• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lados bons da tragédia turiniana

Ambos são muito parecidos mesmo.
Não importa a causa, Turin fez seus atos por vontate, envergonhou os Marinheiros dos portos em Nargothrond, foi encantado por Glaurung por puro Orgulho (sim, ele encarou o Dragão porque quis) e matou Brandir por pura raiva e medo.
Quanto a Fëanor, ele não agiu premeditadamente. Ele fez tudo aquilo por raiva a Morgoth, e orgulho.
Então, se vocês querem perduar Turin, tem que perduar Fëanor, e vise-versa.

Bem, eu acho mesmo o contrario. Acho que Túrin agiu da maneira que agiu por encantos de Morgoth. Obviamente ele matou Brandir por orgulho e encarou Glaurung pelo mesmo motivo, mas ainda tendo a acreditar que esse era o destino imposto a ele por Morgoth. Nao fosse a maldiçao sobre sua familia, Túrin teria finais mais felizes, e nao tao desastrosos. Afinal, tudo que ele fez resultou em algum mal.
Quanto a Fëanor nao. Ele realmente matou os telerin em Alqualondë pois estava cego de odio por Morgoth. Mas nao era algo previsto por ele. Morgoth nao previu que seus atos maleficos gerariam um odio tao intenso com relaçao à casa de Fëanor.
 
Ambos estavam destinados ao que fizeram?
A propria vingança de Morgoth dependia dele, pois ele sempre perseguia Turin qundo podia, mas Fëanor ele odiava de tal maneira, ou até pior...
E no final, apesar de tudo que fez, Fëanor estava certo,pois como ele mesmo disse, eles passaram pela dor e ira para chegar a felicidade, e seus feitos serão sempre cantados e exaltados.
 
A Maldição da família de Hurin só foi aplicada por Melkor apos o nascimento de Turin, ele já tinha 7 anos se não me engano.

Eita, é verdade. A Maldição recaiu sobre ele, ainda assim, na mais tenra infância, antes que ele tivesse uma culpa. Ele foi castigado sem ter cometido crime algum, e é muito mais fácil cometer o primeiro nessas circunstâncias. Basta olhar ao redor.
 
Eita, é verdade. A Maldição recaiu sobre ele, ainda assim, na mais tenra infância, antes que ele tivesse uma culpa. Ele foi castigado sem ter cometido crime algum, e é muito mais fácil cometer o primeiro nessas circunstâncias. Basta olhar ao redor.

Além da maldição, nessa mesma época Turin perdeu sua irmã Lalaith, após isso, Turin que já era reservado ficou ainda mais reservado. Desde criança ele foi perseguido por maldições e tristezas. Na minha opinião o personagem mais perfeito de Tolkien ao lado de Fëanor.
 
Não tem nada a ver tristeza com perfeição. Eu acho eles os personagens mais bem feitos de Tolkien pelo simples fato que são os que representam de forma mais correta a vida de um ser humano, até Fëanor sendo um dos eldar representa isso. Em outros você ou só ve um ser perfeito ou um ser horrendo, já com Turin e Fëanor esses dois aspectos foram juntados em um só ser.
 
Ahhh...mas vcs devem concordar que a tristeza sempre dah um toque de beleza, em qualquer conto. Tanto eh que as melhores historias e os melhores escritores sempre empregam a tristeza, por mais real que o personagem seja, e eu concordo com o »¥«Arnostalion»¥«. Acho que Túrin, por ser um personagem tao sofrido, tem um semblante mais bonito aos olhos dos leitores [pelo menos os que pensam igual a nos :lol: ]
 
Sim, você esta certo, tem personagens muito perfeitos, mas Tolkien costuma fazer personagens assim, nem Aragorn (o HEroi Classico de SdA) é perfeito, ms sem duvida, Fëanor e Turin juntam ambos os aspectos de melhor forma.
 
Concordo, Fëanor era ambicioso, belicoso e prepotente, e Túrin deprimido e desgostoso da vida, como muitas pessoas aí pelo mundo...
 
NA verdade a beleza está em Turin ser como nós, imperfeito, nós nos indepentificamos com ele em sua tristeza e gostamos da maneira com que TOlkien fez o eprsoangem.
 
Exatamente isso Pereldar. Túrin é mais parecido com os humanos da nossa geraçao do que qualquer outro, em questoes de sofrimentos e tal.
Agora, dizer q ele eh mane nao pode! :lol: :lol: brincadeirinha...
 
fora ter matado o Dragão Turin devia ser o sujeito com mais baixa estima q existe, e falando nessa lenda Tolkien se inspirou em alguma coisa para escrever essa lenda?

to corrigindo o topico ta
 
A história de Túrin foi baseada no conto finlandês do personagem Kullervo, que faz parte do Kalevala, uma espécie de legendário da Finlândia.

Ao final do verão de 1914, estava treinando com o exército, e sentiu-se tentado a escrever. Seu entusiasmo por William Morris dera-lhe a idéia de dar a uma das histórias do kalevala finland6es a forma de um romance em verso e prosa no estilo de Morris. Escolheu a história de Kullervo, um jovem infeliz que comete incesto sem o saber e, quando descobre, lança-se sobre sua própria espada [Túrin Turambar?]. Tolkien começou a trabalhar na "História de Kullervo", que, apesar de ser pouco mais que um pastiche de Morris, foi sua primeira tentativa de compor uma lenda em verso e prosa. Deixou-a inacabada.

Mais sobre o Kalevala e Kullervo você encontra no link a seguir:

http://www.valinor.com.br/kb.php?mode=article&k=75&o=1
 
Acabei de pensar numa utilidade para essa tragédia: é poder contar essa estória para crianças birrentas que não querem escutar as pessoas antes de fazer cagadas e dizer que se continuarem assim vão acabar como o Turin Turambar.
 
Gabriel disse:
Vale lembrar o seguinte:

A Guerra da Ira só ocorreu porque Eärendil conseguiu chegar à Valinor e pedir perdão aos Valar em nome das Duas Famílias. Caso Túrin não tivesse matado Glaurung, o dragão provavelmente participaria do ataque que levou à Queda de Gondolin: a destruição e o número de mortes seriam exponencialmente maiores dado o poder destrutivo do dragão e as chances de Eärendil, então com 7 anos (ano 510 da P.E.), morrer no ataque seriam muitos maiores -- na verdade, não creio que sequer desse tempo dos sobreviventes fugirem pelo caminho secreto e, de fato, não haveria sobreviventes para isso.

Resultado: Desastre total. Ninguém para ir pedir perdão aos Valar. Ninguém poderoso o suficiente para enfrentar Glaurung no auge de seu poder: Túrin provavelmente era o maior dos Edain no ano de 499 (o ano de sua morte); seu pai Húrin foi libertado no ano seguinte e era apenas uma sombra do guerreiro que matara 70 trolls em uma única batalha; após a Queda de Gondolin, apenas 4 dos filhos de Fëanor estavam vivos (Amrod, Amras, Maedhros e Maglor), e não creio que algum deles se dignasse a partir em uma missão para matar o dragão, só enfrentando o verme caso ele ameaçasse seus domínios, e mesmo assim creio que pereceriam, pois não acredito que qualquer criatura pudesse matar Glaurung que não em uma emboscada e sem ser visto por ele -- uma luta frente-a-frente era suicídio certo.

Logo, partindo do pressuposto que Túrin não matasse Glaurung (escorregando no precipício e ele mesmo morrendo ou qualquer outro destino para o filho de Húrin que o levasse para longe do dragão), Eärendil, Tuor e Idril morressem na Queda de Gondolin também por causa do verme, a TM estaria à mercê do dragão e dos exércitos de Morgoth, estimulados e confiantes por terem tamanha força ao seu lado. Se os Valar não engolissem seu orgulho (o que, infelizmente, provavelmente aconteceria), o genocídio seria incalculável.

Mas tem uma coisa: Ulmo e se ñ me engano os outros Valar já diziam que chegaria um homem da TM em certa epóca que rumaria p/ as terras imortais e reestabeleceria "contato" e amizade c/ os Valar... Ulmo até mandou alguém (ñ lembro quem ou se foi Ulmo próprio) fazer as armaduras deste guerreiro p/ tempos futuros...

Ai entra uma questão: Se Glaurung ñ fosse morto por Turín, será q realmente ele iria "atrasar" o destino "já traçado" de Tuor????
 
Deriel disse:
Ambos manés :obiggraz:

Mané? hehe... Eu diria amaldiçoado e sem muita sorte...

Imagine, o kra só conheçe a irmã qdo era mais jovem, anda pra lá e pra cá por um longo período na TM, depois encontra sua irmã (detalhe: ela ñ tinha mais suas memórias antigas) e rola romance... Azarado total neh?!?!
 
Sim...Ulmo mandou Turgon deixar armaduras para um ser humano que seria o salvador das terras que o Rei estabeleceria no vale de Tumladen ao deixar Vinyamar.
Agora, se Túrin nao tivesse matado Glaurung, mto provavelmente as coisas teriam saido um tanto qto diferentes. Serah q Tuor nao seria capaz de encontrar o dragao no meio do caminho e este lhe impediria a passagem?? Nao acho mto dificil...
 
Ettelen disse:
Sim...Ulmo mandou Turgon deixar armaduras para um ser humano que seria o salvador das terras que o Rei estabeleceria no vale de Tumladen ao deixar Vinyamar.
Agora, se Túrin nao tivesse matado Glaurung, mto provavelmente as coisas teriam saido um tanto qto diferentes. Serah q Tuor nao seria capaz de encontrar o dragao no meio do caminho e este lhe impediria a passagem?? Nao acho mto dificil...

É q na minha cabeça tenho como pensamento q os Valar, qdo "previam" o futuro ou qdo davam seus conselhos, sempre estavam muito concientes daquilo e meio "certos"...
Assim como os valar, ao enviarem os 5 istari p/ TM, conseguiram derrotar Sauron na 3a Era (conseguiram de certa forma, pois foram os magos de gde relevancia p/ este feito). Talvez por algum pensamento dos valar eles já sabiam q só a ajuda dos 5 magos já bastava p/ derrotar Sauron...
Mas dessas coisas ñ tenho certeza de nada, só suposições...

E já te falei q tua avatar é linda?? :P
 
Concordo com a idéia de que os atos de Turin influenciaram muito o andamento das coisas naquela época, não acho que ele seja um mané(apesar de ele ter matado meu xará :disgusti: ), acho que poucos suportariam as provações que a maldição de Morgoth impôs sobre ele e sua família, seja homen ou elfo, talvez por isso Beleg nunca tenha desistido de acompanhar o amaldiçoado do Turin.
Acho que Beleg de certa forma sabia que ficar ao lado de Turin traria sua própria morte, e ter continuado ao seu lado foi um tipo de sacrifício também!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo