• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lados bons da tragédia turiniana

De qualquer forma, sendo bom ou não, achei o capítulo sobre Turin o mais triste e maldito do Silmarillion......

E cada pessoa teve seu papel na grande trama.... se Turin não fosse importante e não tivesse feito algo que devesse ser lembrado não teria um capítulo só pra ele ou uma música das mais longas....

Ele foi sim um herói porém um dos mais amaldiçoados......

Não acho que ele deveria ter se matado.... poderia ser útil depois.... mas talvez tenha sido melhor assim.... nunca se saberá..... uma vez ouvi falar que os livros de Tolkien eram sobre Morte.... por isso não me surpreende tanto o suicídio... porém continuo sendo totalmente contra essa forma de morte......
 
Os livros de Tolkien tem muito sobre a morte mesmo, e ele não seria util depois de tudo, ele morreiria pela tristeza, ou buscaria a morte em batalha.
 
Concordo com quem disse que a sina de Túrin atraiu para si a raiva e o poderio de Morgoth. Além de ter matado Glaurung, Túrin e Húrin serviram como válvula de escape do ódio contido de Morgoth, o q, naturalmente, ajudou Tuor em sua jornada.
 
qto a Túrin...esse foi tarde e nao vai fazer falta :aham:

a vida dele foi amaldiçoada? Foi! Mas o kra era uma mala...
causou a ruina d Nargothrond, a morte d finduilas, matou beleg, engravidou a irmã, e + uma penca d coisa q num to lembrando

mesmo matando glaurung, o saldo ta negativo :tsc:
 
Sim, mas ele soh fez tudo isso por causa da maldição lançada sobre Húrin e sua família por Morgoth. Tanto é que, no final do Narn, ele diz que alcançou sua sina. Todos os atos perversos derivaram da maldição de Morgoth.
 
Bá, pessoal...

Eu não posso falar nada, porque tenho uma paixão não-tão-secreta pela tragédia de Túrin, eu amo essa história..

Porém, mesmo totalmente parcial, tenho que dizer que Turambar foi uma das peças mais importantes entre os homens, não só por matar Glaurung, mas por mostrar a todos tanto a força quanto a fraqueza do caráter e personalidade dos humanos e os desvios que podem decorrer dos atos de alguém tão impetuoso quanto Túrin.

Ele provocou desgraças, mas foi sincero e verdadeiro por toda a vida. 8-)
Ele sofreu tanto com a morte de Finduilas e após descobrir que Níniel era sua irmã... me surpreende que tenha resistido tanto a se entregar aos desígnios do além. E sua morte foi tão triste que até sua lâmina negra deve ter chorado.

...

:grinlove:
 
Ele provocou desgraças, mas foi sincero e verdadeiro por toda a vida.
Ele sofreu tanto com a morte de Finduilas e após descobrir que Níniel era sua irmã... me surpreende que tenha resistido tanto a se entregar aos desígnios do além. E sua morte foi tão triste que até sua lâmina negra deve ter chorado.

:clap: :clap:
Eh isso aih!! hehehehe
 
Dyeison disse:
A lamina dele não, pois no final ela se vinga de Turin, pois ele matou seu verdadeiro dono Beleg.

Ok, baby... mas, vamos lá, tu não podes me culpar por arriscar a poesia... :(

Eu não lembro de todo o tópico, mas alguém chegou a falar da Segunda Profecia de Mandos?

Well...

Valinor disse:
"Dessa forma falou a profecia de Mandos, que ele declarou em Valmar durante o julgamento dos Deuses, e rumores dele são sussurrados por todos os Elfos do Oeste: quando o mundo estiver velho e os Poderes cansarem-se, então Morgoth deverá retornar através da Porta para fora da Noite Eterna; e ele deverá destruir o Sol e a Lua, mas Earendel virá até ele como uma chama branca e o derrubará dos ares. Então deverá ser travada a última batalha sobre os campos de Valinor. Naquele dia Tulkas lutará com Melkor, e à sua direita estará Fionwe e à sua esquerda estará Turin Turambar, filho de Hurin, Conquistador do Destino; e será a espada negra de Turin que trará a Melkor sua morte e fim definitivo; e então as Crianças de Hurin e todos os homens estarão vingados."

"Então as Silmarilli serão recuperadas do mar, da terra e do céu; pois Eärendil descerá e dará aquela chama a qual mantinha posse. Então Feanor utilizará as Três e com seu fogo reacenderá as Duas Árvores, e uma grande luz surgirá; a as Montanhas de Valinor serão rebaixadas, para que a luz possa atingir todo o mundo. Naquela luz os Deuses novamente sentir-se jovens, e os Elfos despertão e todos os mortos levantarão, e o propósito de Ilúvatar estará completo em relação a eles. Mas dos Homens naquele dia a profecia não fala, com excessão de Turin apenas, e a ele o nomeia entre os Deuses."

Preciso dizer mais alguma coisa? :grinlove:
 
Finalmente alguem sitou o verdadeiro proprosito de Turin, já ouvi falar que Turin seria como um "Jesus" um martir que se sacrifica mas retorna para ser o salvador de seu povo.

Na minha opinião isso é a razão de existir de Turin, ele precisava morrer para poder retornar entre os Valar e derrotar Morgoth.
 
Túrin era o equivalente humano de Fëanor. Orgulhoso, poderoso, e com uma aptidão notável para o desastre.

Claro que houveram coisas boas além de Glaurung e Tuor. Mesmo com a nuvem negra de seu destino, ou talvez até por causa de, ele era um guerreiro admirável, e um avatar exagerado dos humanos naquela época. Ele inspirou homens a lutarem contra Morgoth, e os elfos puderam observar um pouco mais da força dos Sucessores. A história dele retrata claramente a visão do mundo para a maioria dos filhos dos homens naquele tempo negro: a desgraça apesar dos esforços, coragem e força tendo que serem criadas para sobrepujar a maldição de Morgoth (sendo ele uma maldição em si, e não uma maldição especificamente lançada por ele) o orgulho e o sentimento de superioridade élficos. Túrin era de fato o mais forte dos Atani a viver, mas talvez não o mais infeliz. A sequência que parte de Húrin é o princípio da grande desgraça que se estende até a Guerra da Ira.

Se houveram consequências claras e indubitávelmente boas da vida dele é uma questão infinita. Seria como calcular os prós de contras de Beren ter encontrado Lúthien, ou dos Valar terem levado os elfos para Valinor. A cadeia de reação se alonga e se verte, partindo a inúmeras situações, muitas indecifráveis enleadas nas teias que Eru traçou para Arda. O que se pode afirmar é que ele foi relevante no decorrer da história de Arda, e que é elevado acima de toda a raça na Segunda Profecia. Isso deve ser suficiente.

Todavia, a mesma passagem que trata dos filhos de Indis é válida para Túrin: "Contudo, foi notável e glorioso, e se não tivesse nascido a história dos homens teria empobrecido."
 
Celebeth Ránasilma disse:
Finalmente alguem sitou o verdadeiro proprosito de Turin, já ouvi falar que Turin seria como um "Jesus" um martir que se sacrifica mas retorna para ser o salvador de seu povo.

Na minha opinião isso é a razão de existir de Turin, ele precisava morrer para poder retornar entre os Valar e derrotar Morgoth.

Mártir? :eek:

OK, ele vai compensar tudo, quando deixar de ser um zé mané que mata primeiro de cabeça quente e depois vê que fez cagada fica chorando mas na verdade não aprende e continua a fazer o mesmo tipo de coisa com cabeça quente e fazendo besteira, etc, ou seja, só mesmo no final dos tempos para que ele e Feanor consigam parar de meter pés pelas mãos e acertar o golpe no Inimigo em vez de ficar descontando a raiva e frustração em amigos e aliados (seja por engano, seja por birra de não querer ouvir ninguém, é fato) :disgusti:

Porque até o momento ambos podem até odiar o Inimigo do Escuro, mas suas ações violentas são mais sentidas em inocentes, ou sejam, de certa forma acabam se tornando instrumentos do mal. Se eles inspiram seu povo não é porque são nobres ou sábios, mas porque são poderosos e teimosos.

A única forma que eles têm de aprender e se tornarem sábios SEM causar muito PREJUÍZO para todo o resto do mundo é ficar como espírito sob a tutela dos poderes do mundo. O risco de ambos se tornarem birrentos e merrecas como Melkor e Sauron e Saruman é muito grande vivendo por aqui.

Essa mania que tem de descontarem as coisas ruins em inocentes, não é nadinha nobre. É como os brutamontes que ficam descontando que tá desempregado nos filhos e na mulher. Onde está o sacrifício dele? Antes vejo um monte de gente se sacrificando por Turin, ora bolas!

Como um rapaz chamado Elendil em outra lista disse "não dá para culpar Morgoth por toda a personalidade de Turin - mesmo com todas as misérias de sua vida causadas pela maldição."

Tipo, se uma pessoa é respeitável não podemos ficar "desculpando" as coisas que ele fez porque "estava de cabeça quente" ou porque "bebeu demais".

E mesmo com todas as coisas ruins que ele fez de cabeça quente (acidente com Beleg, etc.) ele raramente parou para pensar nessas ocasiões de "cabeça quente" antes de continuar fazendo a obra do Inimigo (matar pessoas inocentes, construir uma ponte para um dragão passar :roll:).

Se uma pessoa mata uma pessoa de cabeça quente e se diz arrependida, você deixa ela sair da prisão. Se ela continua matando de cabeça quente então você deixa ele sair de novo da prisão? Ele merece mesmo ficar por lá até que sirva pra alguma coisa.

A única coisa louvável que ele conseguiu fazer por conta própria foi morrer. O resto ele (ou os admiradores dele) sempre vai se desculpar que foi o coisa ruim que o forçou a fazer. Um adulto não fica se desculpando, ele assume e amadurece. E amadurecendo as influências de Melkor seriam minimizadas
 
Comparar Turin com Feanor já é demais, as consequencias ruins do que Turin fez ocorreram devido a maldição sobre a sua familia, Turin não matou Beleg por estar com a cabeça quente, ele o fez por reflexo e pela maldição de Morgoth como proprio livro diz, na minha opinião mesmo que alguns de seus erros sejam culpa de sua personalidade(apesar de que talvez até seus atos fossem afetados pela Maldição assim como os de Niniel parecem ter sido) não podemos culpar Turin por tudo de errado que veio de sua maldição
 
Eu concordo com vc Pereldar. Nao ha comparaçoes entre Túrin e Fëanor. Túrin era um cara amaldiçoado, ele e toda sua familia. Feanor fez tudo que fez em plena consciencia. Todos os seus atos foram premeditados. Apesar de ter se arrependido na hora de sua morte, Feanor fez o q fez por maldade mesmo, por realmente pensar daquela maneira.
Já Turin nao pode ser de fato culpado pela morte de Beleg. Ele, de modo algum, o matou de proposito [ao contrario de Feanor, no Fratricídio de Alqualondë]. A maldiçao sobre sua pessoa era tao forte e tao presente que tudo que ele fazia resultava em alguma coisa ruim. Mas isso nao quer dizer q era proposital...pelo contrario!
 
É só ler a história de Turin no Contos Inacabados que se pode ver como Turin sofreu. Desde criança ele passa por tormentos, nunca sorriu ou teve um grande alegria. Além é claro da maldição lançada por sua família. É claro que ele era orgulhoso, mas devido a esse orgulho que Tuor conseguiu chegar a Gondolin.

No dim das contas, Turin é o cara! :mrgreen:
 
Não acho que nos caiba julgar se o que Túrin fez em vida foi para o bem ou para o mal. Como diria o velho mago Gandalf: "Não pedirei que não chorem, pois nem todas as lágrimas são um mal"... Talvez todo o ·prejuízo· que Túrin causou tenha sido parte da história. :|

Túrin era Turambar, o Senhor do Destino, ele tinha um propósito superior.
É, sabe, nos desígnios de Ilúvatar. 8-)

Primula disse:
Tipo, se uma pessoa é respeitável não podemos ficar "desculpando" as coisas que ele fez porque "estava de cabeça quente" ou porque "bebeu demais".

Sinceramente. :eek:

Estamos falando de Túrin. Um ser humano. Mas não um ser humano qualquer. Que comparação estranha. :?
 
Ambos são muito parecidos mesmo.
Não importa a causa, Turin fez seus atos por vontate, envergonhou os Marinheiros dos portos em Nargothrond, foi encantado por Glaurung por puro Orgulho (sim, ele encarou o Dragão porque quis) e matou Brandir por pura raiva e medo.
Quanto a Fëanor, ele não agiu premeditadamente. Ele fez tudo aquilo por raiva a Morgoth, e orgulho.
Então, se vocês querem perduar Turin, tem que perduar Fëanor, e vise-versa.
 
Há que considerar as circunstâncias prévias. Antes de seu nascimento, Túrin já tinha o Olho de Morgoth voltado para ele, através da Maldição dos filhos de Húrin, da qual nenhum logrou escapar.

Concordo com quem propôs não assumirmos a posição de juízes.
 
Parisio disse:
Há que considerar as circunstâncias prévias. Antes de seu nascimento, Túrin já tinha o Olho de Morgoth voltado para ele, através da Maldição dos filhos de Húrin, da qual nenhum logrou escapar.

Concordo com quem propôs não assumirmos a posição de juízes.

A Maldição da família de Hurin só foi aplicada por Melkor apos o nascimento de Turin, ele já tinha 7 anos se não me engano.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo