• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lados bons da tragédia turiniana

Pandatur Parmandil disse:
Eärendil foi o primeiro filho de uma Elda (mais precisamente uma Noldo) e um Adan... mas pode ser que lá no Leste um/uma Avar e um/uma Atan tenham tido um filho, não?

Mas eu pergunto: e...?

Se isso fosse relevante, teria sido mencionado na obra. Pode ter ocorrido, mas o fato em si não afetaria em nada a "ordem das coisas".

O diferencial aqui é justamente Eärendil ser filho de um Adan com uma Elda (particularmente uma Noldo, como apontado): os Eldar, assim como os Edain, eram mais... estimados, por assim dizer, pelos Valar (ver a atitude geral dos Valar com os Eldar e especialmente de Ulmo com Tuor); os Valar, de um modo geral, não se preocupavam tanto com Avari e os homens menores da TM como se preocupavam com Eldar e Edain. Não haveria porque designar um "escolhido" entre esses povos que viviam na obscuridade e não participavam diretamente das guerras de Beleriand.

Nada mais natural que o "salvador" da TM fosse uma pessoa nascida da união das Duas Famílias, e cujo lado materno remetia ao Fratricídio de Alqualondë: mais um motivo para Eärendil ir pedir perdão aos Poderes.

Logo, uniões de homens menores com Avari podem (e devem) ter ocorrido, mas a relevância do fato é praticamente nula se comparada ao "esplendor" de seus parentes mais "iluminados" nascidos de forma semelhante que viviam no Oeste da TM.
 
thunderbreaker disse:
uma questao curiosa me apareceu vendo a aarvore genealogica do silma

huor era irmao d hurin entao turin era primo d tuor, pq raios a maldicao nao se abateu sobre tuor tbm? contando q esse era membro da familia, um pouco distante, mais membro
Acho pq a maldiçao de Melkor era só para a familia principal de Hurin tipo só Hurin, sua esposa e filhos.Se estiver errada por favor me corrigam.
 
Tens razão **EvenStar**. Melkor amaldiçoou a família de Húrin por este não ter revelado onde ficava Gondolin. Huor já tinha sido assassinado.
 
Tilion disse:
Logo, uniões de homens menores com Avari podem (e devem) ter ocorrido, mas a relevância do fato é praticamente nula se comparada ao "esplendor" de seus parentes mais "iluminados" nascidos de forma semelhante que viviam no Oeste da TM.
Sim, concordo com tudo o que você disse, Tilion. Na verdade meu post não foi para discutir, mas apenas para confirmar que cruzamentos entre elfos e homens do leste poderiam ter ocorrido, mesmo que não havendo relevância disso nos "grandes fatos".
E realmente, nada como o "salvador" ser filho de um Edain (e ainda por cima descendente das 3 casas Edain), e uma Noldo.
 
Túrin foi akele tipo herói q morre por uma causa nobre... ele, no caso, morreu após matar Glaurung, o q foi um grandioso feito... axo q esse eh o unico ponto positivo na história d Túrin
 
Ele não morreu por uma causa nobre, como o Glorfindel caindo para a morte junto com o Balrog. Túrin se matou ao saber que Níniel, a mulher por quem se apaixonara e a qual engravidara, era sua irmã Nienor, que também havia acabaco de se matar, jogando-se ao rio.
 
Exato, Turin não precisava ter morrido, mas suicidou num momento de desespero, mesmo já tendo derrotado Glaurung, o que era seu objetivo, ele se encontra em total desespero e suicida. Isso não foi morrer por uma causa nobre...
 
Não acho que não, mas vc me deixou curioso vou reler o Narn i hin Hurin e o capítulo do Silma. :mrgreen:
 
Ele soube quando Gwindor disse a ele que tinha ouvido falar que Morgoth colocou uma maldição sobre a família de Húrin, nas Lagoas do Ivrin. Mas, pelo jeito que ele reage a isso, imagino que ele já suspeitava.
 
JA devia suspeitar, mas ele de certa forma, sempre soube, sendo talvez por isso infeliz em toda sua vida.
Melian com certeza sabia, e Thingol tambem, e Gwindor e talvez Beleg.
 
Quer dizer que mesmo sabendo que era amaldiçoado, ele agiu com orgulho e teimosia, quando na verdade deveria ser mais sensato e reflexivo. Não sei se isso adiantaria muito, mas talvez os efeitos de suas atitudes não tivessem efeitos tão negativos, ou pelo menos tivesse os efeitos negativos um pouco suavizados. Mas claro, ele não tinha controle sobre todas as coisas que aconteciam a sua volta, por exemplo, não sabia que a mulher com quem se casara era sua irmã, nessa situação a informação de ser amaldiçoado não valia de nada, mas talvez em outras...
Digo que todas as coisas ruins que aconteceram com ele foram culpa dele e apenas dele, não teve nada a ver coma a maldição de Morgoth, já que o próprio Túrin era responsavel por suas atitudes e decisões e tinha que assumir as consequencias disso, o papel da maldição de Morgoth era apenas máximizar negativamente os efeitos das suas atitudes, ele pagou pela sua teimosia e orgulho.
 
Você inverteu a ordem das coisas, Shantideva. O próprio fato de Túrin ter se tornado uma pessoa orgulhosa e temperamental está relacionado à Maldição. Isso, naturalmente, não tira dele a responsabilidade pelos próprios atos.
 
O próprio fato de Túrin ter se tornado uma pessoa orgulhosa e temperamental está relacionado à Maldição


Acho que alguém ser amaldiçoado não é desculpa para agir com orgulho e teimosia, todas as adversidades por qual ele passou devieriam tê-lo ensinado a agir com mais humildade, no entanto parece que a lição não foi nem mesmo compreendida, quanto mais aprendida. Mas pelo que vejo, teimosia e orgulho são coisas inerentes a ele, não advindas a maldição. Na época que ele deixou o reino de Thingol, aposto que não tinha idéia de que era amladiçoado, mas quando o Rei o perdou e pediu que ele voltasse, o que foi que ele fez? Disse não ao pedido do rei e do amigo. Até mesmo na decisão de deixar o reino élfico foi ensensata, infantil, temperamental, não acredito que isso teha a ver com a maldição.
 
Até mesmo na decisão de deixar o reino élfico foi ensensata, infantil, temperamental, não acredito que isso teha a ver com a maldição.

infantil, insensato, temperamental? acho que basta ler a segunda profecia de mandos para poder entender que a importância que Túrin - filho do maior guerreiro mortal dos tempos antigo, que por sinal morreu bastante jovem, tendo em conta que quando estivera em nargothrond ainda nem tinha completado seu estagio de desenvolvimento. resumindo era um adolencênte superpoderoso - tinha na mitoligia dos tempos antigos, na qual dizia que ele seria o único dos mortais a voltar e iria derrotar finalmente Morgoth, Melkor, vingando seu pai e toda sua raça.
Acho que Túrin tem que ter seu papel reconhecido na mitoligia antiga de Tolkien.
 
Não nego a ele o reconhecimento merecido, e não digo que ele agiu com infantilidade todas as vezes, mas que a insensatez e orgulho regeu por muitas vezes suas decisões isso é verdade. Confesso que exagerei definindo-o como temperamental, mas não se pode negar que foi precipitada a decisão de deixar o reino élfico de Thingol.
 
Ele foi temperamental, mas cometeu outros erros, mas um deles NÃO foi deixar a donzela de Nargothrond (me esqueci o nome dela) morrer.
Ele não pode ser culado, ele foi encantado por Glaurung.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo