• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lados bons da tragédia turiniana

Parisio

Usuário
O velho ditado diz que tudo tem um lado bom. Certamente, muitas coisas boas advieram da trágica vida de Túrin.

Lanço esse tópico para debatermos esses aspectos e começo eu mesmo com um: ao ter chamado, mesmo que involuntariamente, toda a atenção de Morgoth sobre si, Túrin pode ter deixado o caminho livre, ou menos obstruído, para que o primo que nunca conheceu, Tuor, cumprisse seus desígnios. O que vocês pensam a respeito?
 
A única coisa boa de toda essa tragédia foi Túrin ter matado Glaurung, coisa que provavelmente salvou milhares de vidas nos anos que viriam.

Em compensação, as desgraças decorrentes da maldição de Morgoth provavelmente também causaram mais mortes do que o número de vidas salvas com a morte do dragão, então a média final continua negativa.
 
É bem difícil ter um lado positivo na história de Túrin. Acho que é isso mesmo o que o Tilion disse, ter matado Glaurung foi pelo menos um feito heróico.
 
Mith disse:
É bem difícil ter um lado positivo na história de Túrin. Acho que é isso mesmo o que o Tilion disse, ter matado Ancalagon foi pelo menos um feito heróico.
ñ foi acalagon q ele mato, foi glaurung :wink:
 
Nunca pensei sobre essa história de Tuor mesmo :think:

E, se pensarmos, o papel de genitor de Eärendil foi bem mais importante do que o de Túrin.
 
¥Felagund¥ disse:
Mith disse:
É bem difícil ter um lado positivo na história de Túrin. Acho que é isso mesmo o que o Tilion disse, ter matado Ancalagon foi pelo menos um feito heróico.
ñ foi acalagon q ele mato, foi glaurung :wink:
Isso que dá passar despercebido. Obrigado, Felagund. Já vou editar. :wink:
 
Não consigo ver um "lado bom" para tanta tragédia, o cara era muito azarado e teimoso, quantas vezes que ele podia ter feito as coisas direito, mas resolveu ser orgulhoso e estragar tudo. Poe exemplo na queda de Saeros, O Peladão, o Thingol perdoou ele, mas ele orgulhoso não quis retornar a Menegroth, o que acabou na morte do Beleg Cúthalion. outro exemplo é quando Ulmo disse mais ou menos assim:

- Derruba a porra da ponte de Nargothrond que a largatixa super vitaminada do Morgothinho vai aí.

Mas ele quis destruir? Não. Ou seja Nargothrond foi detruída, Finduillas morreu, ele caso com a própria irmã, que depois se matou e ele burrão se matou tb.

Quem se importa se ele matou o Glaurung ele acabou com a vida de muita gente. :lol:
 
Se não houvesse um Túrin para matar Glaurung, ele continuaria a sua devastação sabe-se lá até quando.

Além disso, ao analisar-se a vida de Túrin é preciso levar em consideração que Morgoth o escolheu a dedo para cercar de provações, de modo que em outras circunstâncias Túrin poderia não ter cometido tantos erros.

Mesmo os desvios de sua personalidade (orgulho e arrogância, por exemplo) estão relacionados à perseguição de Morgoth.
 
Mith disse:
¥Felagund¥ disse:
Mith disse:
É bem difícil ter um lado positivo na história de Túrin. Acho que é isso mesmo o que o Tilion disse, ter matado Ancalagon foi pelo menos um feito heróico.
ñ foi acalagon q ele mato, foi glaurung :wink:
Isso que dá passar despercebido. Obrigado, Felagund. Já vou editar. :wink:
relaxa mith :wink:
bem, podemos levar em conta q turim se sacrifico pela destruição de morgoth, mas isso ele ñ conseguiu fazer, apenas mato glaurung, mas pode se dizer q vivo ele teria rendido mais em vez de se sacrificar
 
Apenas matou Glaurung? :eek:

Considerando que este foi um dragão, e um dos mais poderosos, não se pode considerar o ato de Túrin como algo sem importância.

Túrin tinha uma sina e era por demais insconstante. A única coisa boa dele foi ter matado Glaurung. Por onde passou, só deu desgraça. Já ia tarde quando morreu.
 
Apenas matou Glaurung?

Considerando que este foi um dragão, e um dos mais poderosos, não se pode considerar o ato de Túrin como algo sem importância.
ñ disse q isso foi pequeno, apenas disse q vivo, ele teria feito outras grandes coisas
 
ñ disse q isso foi pequeno, apenas disse q vivo, ele teria feito outras grandes coisas

Ele poderia também fazer outras coisas ruins,fazer mais cagada aí pelo mundo....talvez não necessáriamente fosse bom que ele continuasse vivo....
 
Matar um orc, qualquer um poderia fazer.
A questão é que Túrin tinha uma maldição sobre sua família. E uma maldição jogada por Melkor. A única saída para Túrin era a morte. Somente através da morte ele poderia se livrar de coisas piores que poderiam acometê-lo. Ele não tinha nenhuma parcela de culpa nisso. Mas infelizmente, a morte era a melhor solução para ele, e para o bem alheio.
E não, não consigo ver lado bom na desgraça dele. Nem a fato de ter matado o Glaurung, que cedo ou tarde iria ser morto por alguém.
 
Considerando que uma criatura como Ancalagon só pode ser morto por um meio elfo fodão num barco mais fodão ainda (Eärendil e Vingilot, é claro), também tenho minhas dúvidas se Glaurung seria morto por alguém sem ser Túrin. :mrgreen:
 
Tilion disse:
Fëanor ¥ disse:
E não, não consigo ver lado bom na desgraça dele. Nem a fato de ter matado o Glaurung, que cedo ou tarde iria ser morto por alguém.

Iria mesmo? :)

Olha Tilion... eu creio que sim. Túrin era foda, mas não era o mais foda não. E como Glaurung era uma grande ameaça, acho que cedo ou tarde alguem forte o suficiente acabaria por se disponibilizar a derrotá-lo Resta saber o que causaria mais desgraça vivo: Túrin ou Glaurung?


Heceldamar disse:
Considerando que uma criatura como Ancalagon só pode ser morto por um meio elfo fodão num barco mais fodão ainda (Eärendil e Vingilot, é claro), também tenho minhas dúvidas se Glaurung seria morto por alguém sem ser Túrin.

Acontece que Ancalagon só enfrentou à Eärendil. Foi a única vez em que ele saiu das Thangorodrim. Mas pode ser realmente que ninguém mais fosse capaz de fazê-lo pois Ancalagon era um dragão alado. Glaurung não. Glaurung podia ser o maior, e o primeiro dos dragões, mas eu sempre considerei Ancalagon mais poderoso que ele, pelo fato de ser alado.

Peregrino disse:
Não poderia ter sido morto por um maiar na Guerra da Ira? Ou talvez por um vanyar fodão.

Aí até pode ser. Haviam muitos elfos fortes, quer fosse ente os vanyar, noldor, ou qualquer outro povo. Entre os Maiar então, nem se fala. Por isso que tenho que certeza que Glaurung seria morto. Talvez mais cedo, talvez mais tarde!
 
Achei interessante essa visão de que a maldição de Morgoth sobre Túrin teria atraido toda sua atenção para o pobre coitado, permitindo a Tuor cumprir seus designios.
se pararmos para pensar, realmente não é pouca coisa o cara ter andado por aí, falado com o vala dos mares e ainda chegado em uma cidade protegida -que Morgoth procurava acima de tudo - "despercebido". e essa sempre foi uma das coisas que eu mais estranhava na estória de Túor, parecia meio forçado.
pensar que Morgoth estava ocupado com Turin poderia resolver isso...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo