• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lá e de volta outra vez

Elurín

Usuário
Balrogs (eu sei, eu sei; todo mundo esta cheio de ouvir ou ler sobre duvidas a respeito deles, mas a que pretendo propor pelo menos não tem nada a ver com asas....hehehe). Não sei se esse ponto já foi exposto em algum lugar, se foi gostaria de saber onde e se não, qual a opinião de vcs a respeito.
Desde que li o Silmarillion e outros materiais da Primeira Era, uma pergunta começou a latejar em minha cabeça.
Nos embates da Primeira Era, vemos que em algumas passagens, quando elfos e homens se digladiaram com esses servos de Morgoth saíram-se vitoriosos.
Já no Senhor dos Anéis na passagem por Moria, Gandalf diz que o balrog é um inimigo além das forças de qualquer um deles. (Referindo-se aos outros membros da Comitiva) (SdA: SA p.350)

As questões são:

O balrog de Moria (A ruína de Durin) ficou mais forte com o passar dos anos como os Dragões?
Os homens, elfos e anões entraram em tamanha decadência em comparação com seus antepassados, que não eram mais adversários para essa criatura?
As armas dos membros da Comitiva do Anel, não se comparavam as prodigiosas obras dos Noldor em seu apogeu?
Ou todas essas coisas somadas?

É isso ai pessoal, espero que vcs possam dar as suas opiniões.
 
Na minha opinião:
Elurín disse:
Os homens, elfos e anões entraram em tamanha decadência em comparação com seus antepassados, que não eram mais adversários para essa criatura.
As armas dos membros da Comitiva do Anel, não se comparavam as prodigiosas obras dos Noldor em seu apogeu.
 
Acho que foi um conjunto de coisas.
Os homens e elfos decaíram sim, mas nem tanto. Aragorn e Boromir possuiam sangue Numenoriano o que não é pouca coisa, e suas armas não eram qualquer uma.
Mas temos que ver que na 1º Era todos os embates entre Balrogs e elfos acabaram em tragédia (morte do Balrog e do elfo ou apenas do elfo), não lembro de Balrogs terem enfrentado homens, mas acho que o resultado seria fatal também.
Sendo assim Gandalf (que era um ainu tbm) deve ter concluido que seria o único a ter capacidade de derrotar o Balrog sem que houvesse um prejuíso maior para a comitiva (no final foi um errado que deu certo).
 
É fato. Homens e Elfos da 3ª Era eram bundões comparados aos da 1ª. Quem era Legolas perto de um Fingon, Fingolfin, Ecthelion, etc? Quem eraAragorn ou Boromir perto de um Túrin, um Húrin, um Tuor?
Assim como as armas, que na minha opinião eram também, de longe, inferiores.

Já o Balrog não, ele não ficou mais forte.
 
Não tenho certeza absoluta, mas acho que li uma vez (ou me disseram) que inicialmente Tolkien não havia imaginado os Balrogs como Maiar. Por isso nas histórias da Primeira Era aparecem tantos e eles são derrotados com relativa facilidade por apenas um guerreiro.
No SdA, o Balrog já era um Maia, comparável em poder, portanto, com Gandalf. Por isso esse aparente "aumento de poder".

Alguém me corrija se eu estiver errada.
 
Alassë disse:
Não tenho certeza absoluta, mas acho que li uma vez (ou me disseram) que inicialmente Tolkien não havia imaginado os Balrogs como Maiar. Por isso nas histórias da Primeira Era aparecem tantos e eles são derrotados com relativa facilidade por apenas um guerreiro.
No SdA, o Balrog já era um Maia, comparável em poder, portanto, com Gandalf. Por isso esse aparente "aumento de poder".

Alguém me corrija se eu estiver errada.
Nos primeiros textos era assim mesmo. Havia muitos Balrogs e eles eram mais fracos. Mas Tolkien mudou isso ainda em vida, e o Silma publicado usa essa "versão" já, qual os Balrogs eram Maiar, provavelmente em número de 7, e bem poderosos.
 
Concordo com o Pandatur, mas creio que uma outra boa explicação seria que como os Balrogs eram seres com uma expectativa de vida beeemm grande, pode ser provável que os poderes deles também tenham aumentado proporcionalmente com o passar das eras.
 
Ao que eu lembre, os balrogs da Primeira Era apareciam sendo derrotados, mas causando perdas fatais ao oponente, no enfrentamento com exércitos e não uma companhia de 9 membros, dos quais 4 eram hobbits pouco belicosos.
 
Se você pensar bem, verá que o Balrog era um adversário extremamente poderoso mesmo para os Elfos da Primeira Era.
Gothmog feriu mortalmente Fëanor, simplesmente o não-ainu mais poderoso de todos os tempos. Ele matou Fingon, também. Glorfindel só matou o Balrog na Fuga de Gondolin porque Thorondor o ajudou e ele derrubou o Balrog da montanha, e acabou caindo também. O único a matar um Balrog "no braço" foi Ecthelion, que acabou morto também.

Agora, vocês realmente acham que quatro hobbits, um anão, um elfo verde e dois humanos (por mais que tenham sangue e Númenor) teriam alguma chance contra ele? Legolas fraquejou e largou sua flecha de medo quando percebeu o que estava vindo. Gimli, Boromir e Aragorn poderiam oferecer algum risco a ele, mas no máximo, o deixariam ferido e acabariam mortos, mesmo se Legolas criasse coragem e ajudasse.
 
Também acho que eles não dariam conta, o próprio Gandalf teve que lutar até a morte contra ele (o que não seria possível mesmo para outros integrantes da sociedade...)
 
Última edição:
Bem, não me lembro de nenhum Balrog morto facilmente. Todos deram trabalho.

É como disse o amigo anteriormente, foram mortos em batalhas, contra grandes exércitos. Um Balrog não era tão poderoso quanto pode se pensar, mas também não é tão fraco para a comitiva enfrentá-lo de igual para igual. Ali só Gandalf podia derrotá-lo, era uma luta de Maiar contra Maiar.

Qualquer outro morreria. E por sinal, Gandalf morreu, mas pode voltar.

Elessar Adan
 
Agora me ocorreu uma coisa.
Balrogs são Maiar, ora essa, como podem ser mortos? No máximo, destrói-se o seu corpo e ele faz um novo.
 
Estamos falando de matar um corpo Ima.

Além disso os Balrogs passaram tantos anos com as mesmas "vestes", que se ligaram muito a ela (mesmo sendo fána), quando morriam o trauma e a perda de poder era grande demais, assim eles faziam companhia a Sauron como espíritos impotentes.
 
Não é bem que eles tenham decaído, é que os elfos fodas da Primeira Era já estavam mortos. E os homens também não eram nenhum Húrin nem nada.

Pensando bem, tá certo, eles decaíram, sim. :?
 
Acho que foi a soma de tudo, exceto do poder do Balrog, porque Homens e Elfos decairam sim, e as armas da comitiva nao eram como as da Primeira Era (Exceto TALVEZ Anduril), mas quanto ao Balrog ficar mais forte acho que nao, se o poder mudasse conforme a idade, ele ficaria eh mais fraco devido a velhice, mas como ele era um Maiar imortal, isso nao afetava ele, e portanto nao mudava o poder.
 
ShidoSan disse:
Acho que foi a soma de tudo, exceto do poder do Balrog, porque Homens e Elfos decairam sim, e as armas da comitiva nao eram como as da Primeira Era (Exceto TALVEZ Anduril), mas quanto ao Balrog ficar mais forte acho que nao, se o poder mudasse conforme a idade, ele ficaria eh mais fraco devido a velhice, mas como ele era um Maiar imortal, isso nao afetava ele, e portanto nao mudava o poder.
Talvez afetasse até inversamente, ao invés de mais poderoso, poderia enfraquecer, já que agora não existia um mal tão intenso na própria terra e natureza, como aquela inserida por Morgoth.
 

Tópicos similares

C
Respostas
0
Visualizações
1K
Calib
C
P
Respostas
0
Visualizações
2K
Paganus
P
P
Respostas
0
Visualizações
6K
Paganus
P

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo