• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[L] Um conselho para todos

V

Saloon Keeper
Um conselho para todos

Eu já disse isso no tópico do Anglachel, mas vamos lá:

-Um conselho para todos que escrevem textos aqui:

Não façam blocos de texto gigantescos. Fica cansativo demais pra ler e as pessoas acabam se desencorajando. Isso resulta em poucos leitores e, conseqüentemente, poucos comentários.

Tentem pular uma linha entre os parágrafo, sempre que parecer adequado. Não entre todos os parágrafos, mas de vez em quando; o suficiente pra não dar essas sensação claustrofóbica que alguns textos têm passado. Isso torna a leitura muito mais fácil e agradável.

Claro, não há a necessidade de pular uma linha a cada três frases, isso seria exagero. Mas quando você perceber que o bloco de texto está meio grandinho, pule uma linha. Isso ajuda bastante.

Se querem um exemplo, tem a minha história (13 Horas), que eu estou fazendo nesse esquema. Tenho pulado uma linha praticamente toda vez que o diálogo encontra a narração, e fica muito mais fácil de ler assim.

Claro, isso é só um conselho. Se você achar que não há a necessidade de fazer isso, não faça. Mas aí não reclame se ninguém ler seu texto. :wink:

P.S.: Vou deixar o tópico aberto, caso alguém queira fazer alguma pergunta.
 
Finalmente alguém reconheceu isso! Francamente, isso é horrível. :evil:
[Ok! Desculpem-me pelo flood. :roll: Mas não pude evitar.]
 
Acho que outra coisa importante é a gramática.

Um erro ou outro não tem importância a meu ver, mesmo porque ninguém pode escrever sem errar nada. Mas um texto cheio de erros gramaticais dá a impressão que o autor não teve nenhum cuidado com o texto, ou que ele é um bebê tentando ser escritor.

Outra coisa que enche a paciência, é quando a pessoa tenta usar um vocabulário mais formal/prolixo/trabalhado, mas volta e meia erra nas construções das frases. Parece um intelectualóide tentando impressionar alguém.

OBS: erros gramaticais propositais não cai nessa categoria. Como em diálogos, ou monólogos de pessoas simples e sem instrução.
 
Lord T. Meneltar disse:
V, se um livro tem 3 volumes,ele tem que ser postado em 3 tópicos ou posso postar tudo num só?

Eu acho que se não for tão grande, poste em 1 só, e separe eles entre capítulos, mostrando cada é o correspondente. Se for grande poste em 3 posts...
 
Lord T. Meneltar disse:
V, se um livro tem 3 volumes,ele tem que ser postado em 3 tópicos ou posso postar tudo num só?

Um tópico por texto... Poste os três juntos.. Mas mostre q há diferença entre eles
 
Lord T. Meneltar disse:
V, se um livro tem 3 volumes,ele tem que ser postado em 3 tópicos ou posso postar tudo num só?

Bom senso, Meneltar. O que Heruost disse é um bom conselho.

Tipo, se você tem trocentas páginas já digitadas, e três livros com as tais trocentas páginas, então não é ruim você editar algumas página por dia, como o próprio V fez com o 13 horas. E quando acabar, combinar com o V de trancar o primeiro volume, colocando o link para o segundo volume.

Repetindo: não tente colocar todo o livro (trocentas páginas) em um único post. O fórum tem limitações. Sem falar que demoraria pacas para carregar apenas um post desse tamanho! Pegue UMA OU DUAS PÁGINAS do word e faça um post.

(primula traumatizada com um texto html que peguei que tinha 2 mega! demorou pacas para o texto todo carregar na página)

Um último aviso: continue no ritmo de postagem, independente de ter ou não comentários de leitores, OK? Somente aqui no clube dos Escritores é que ter um post super-hiper-enorme-de-oitocentas-páginas-editado-por-falta-de-comentários pode se transformar num horror maior do que inúmeros posts mais comedidos e equilibrados.
 
Meneltar, quando for assim me manda uma mp. Eu nem me liguei que tinha post novo nesse tópico. ¬¬

Ahn... sobre o texto, faça como a Primula falou. :mrgreen:
 
V disse:
Meneltar, quando for assim me manda uma mp. Eu nem me liguei que tinha post novo nesse tópico. ¬¬

Ahn... sobre o texto, faça como a Primula falou. :mrgreen:

E se alguém mais perguntar algo a você, não vai perceber de novo.

Não é melhor colocar isso como fixo?

Editando em 26 de fevereiro de 2004, porque não quero ficar aumetando meu número de posts e mesmo porque ninguém vai ler um post novo neste tópico, já que ninguém lê o Regras:

Conselho 3 da Primula: Não fiquem pedindo para os leitores serem bonzinhos, não massacrarem, etc. Isso enche o saco, e metade da boa vontade de ler o texto vai embora só com essa choradeira. Se o texto não tá bom o bastante para ser lido, então não poste até sentir alguma segurança, ora bolas! E se não aguenta críticas, então nem poste, ora bolas!

Conselho 4 da Primula: Se sentir compulsão de postar poesias que não sejam como da fórmula do Ka Bral, ou da Saranel (Ode ao Frodo), que sejam uma coisa que de repente vocês sentiram vontade de extravasar, POR FAVOR vejam o tópico Poesia Sempre. Já foi dito no Regras, mas quem lê regras? :roll:

Conselho 5 da Primula: O fato de não ter gente com bagagem comentando os textos tem a ver com o tédio que ronda os leitores por causa dessa bagunça que fica o CdE de tantas poesias sem eira nem beira (normalmente sobre amor, melancolia, etc., lugar comum, etc.) e sobre chorões que nem começam o texto já começam pedindo para não massacrar, ou explicando o texto ou sei lá o que.

Para os primeiros é um claro sinal de que não lêem sequer as regras (e grifo é estressado porque significa que essa cambada não LÊ, ou seja, quem não lê tem poucas chances de escrever coisa além do lugar comum :roll: )

E no segundo caso, é pra colocar logo o texto, e somente coloquem explicações se isso interessar AO LEITOR (por exemplo, se vai ter continuidade interessa ao leitor, mas se isso foi escrito durante o recreio interessa - e só Deus sabe por que!!! - ao autor)











Há exceções, mas o geral tá enfadonho por tudo isso. Depois reclamam que o CdE não tem leitores cativos :rolll:
 
V,

Eu acho que outro conselho importantíssimo para os escritores aqui do CdE seria: sem PONTUAÇÃO correta não existe texto.

Não tem quem aguente ler um conto, capítulo, frase que seja sem que você saiba o ritmo de leitura que o autor quis passar quando escreveu aquilo...

Siceramente, eu páro de ler a maioria dos textos porque não tem condição, você começa a prestar mais atenção no sentido da frase do que no conteúdo propriamente dito.

A minha vontade é de dar EDITAR nesses textos e corrigir tudo, e eu não me incomodaria em fazer isso, MESMO...

FendiOrc
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo