• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[L] Seus problemas ao escrever!

Sempre que eu escrevo alguma coisa, roteiros na maioria das vezes, penso em outras milhões de idéias e possibilidades, o que atrapalha tudo e sempre que essas idéias surgem elas inconscientemente são melhores que as vigentes, o que nem sempre é verdade.
 
Eu já terminei 2 roteiros até hoje, e o meu segredo pra isso é só um:

Planejamento. muita gente esquece desse detalhe.

Claro, tem também outras coisas como ter certeza da idéia que vc escolheu, pensar e refletir bastante nela antes de começar o roteiro, etc.
 
Indo além do lance do planejamento, o importante é você estabelecer metas. Profissionalmente falando, você sempre vai ter um prazo pra cumprir. Se mesmo praticando você estabelecer um prazo pra si mesmo, você vai estar se acostumando a essa realidade. Defina um prazo e se concentre no que você está fazendo. Quando eu digo pra definir um prazo não quero dizer tipo "tenho que terminar isso até o fim do mês". É aí que entra o lance do planejamento. Pense em mais ou menos quanto tempo você vai levar pra terminar e reserve uma parte do seu dia pra trabalhar naquilo.
 
É. É sempre importante nunca se afastar totalmente do trabalho.

Escreva pelo menos uma (ou meia) página por dia.
 
É phoda quando você tá concentrado numa história e vem uma idéia melhor na cabeça. :lol:
Ai vc fica na duvida de escrever a nova ou continuar a antiga :mrgreen:
 
Vinci disse:
É phoda quando você tá concentrado numa história e vem uma idéia melhor na cabeça. :lol:
Ai vc fica na duvida de escrever a nova ou continuar a antiga :mrgreen:

É! E acabo não terminando nenhuma, pois tenho outra idéia! :lol: :doh:
 
Vinci disse:
Pensei até em escrever uma crônica. PONTO VÍRGULA, O MISTÉRIO DO PORTUGUÊS.

Ponto e Vírgula por Luis Fernando Veríssimo (e um outro conto). :lol:

Sabe, meu maior problema ao escrever é confiar em minhas próprias idéias. E eu exagero um pouco no planejamento... Não o planejamento positivo que o V comentou, um planejamento do tipo ir melhorando até ficar realmente bom e por conta disso algumas boas idéias vão embora procurar outros autores mais organizados... :disgusti: Vocês não fazem idéia das sagas e mundos que já imaginei... Daí me sair melhor (entenda-se melhor por "colocar no papel") com coisas despretenciosas e escritas rapidamente. Mas estou trabalhando nisso... Ainda quero escrever bons Contos.
 
Vinci disse:
É phoda quando você tá concentrado numa história e vem uma idéia melhor na cabeça.
Ai vc fica na duvida de escrever a nova ou continuar a antiga

Isso geralmente acontece pq vc não tem confiança suficiente na idéia que vc está usando. Ou pq não está gostando de escrevê-la.
 
Tipo, eu acho q o ponto e virgula é uma pausa bem grande, quase um ponto mas continuando o mesmo assuno ou mudando um pouquinho.
Na verdade não precisa usar muito ele, mas quem usa muito é Machado de Assis, as frases dele são cheias de pontos e virgula; e fica legal. (notaram o meu -;- ?)
:mrgreen:
 
Eu tenho neura por "então".... Uso muito essa palavra! E eu também coloco mta informação porque tenho muita idéia, daí fica algo muito complicado no fim...
 
Melkor disse:
Eu tenho neura por "então".... Uso muito essa palavra! E eu também coloco mta informação porque tenho muita idéia, daí fica algo muito complicado no fim...

sim, eu também tinha um vício de colocar muito então, agora ele mudou pra de repente... hehehehee
 
NaVegaDor disse:
Sabe, meu maior problema ao escrever é confiar em minhas próprias idéias. E eu exagero um pouco no planejamento... Não o planejamento positivo que o V comentou, um planejamento do tipo ir melhorando até ficar realmente bom e por conta disso algumas boas idéias vão embora procurar outros autores mais organizados... Vocês não fazem idéia das sagas e mundos que já imaginei...

Uma palpite a esse respeito. Eu acho que o plano é muito importante, especialmente quando a história for longa. Entretanto, se você ficar muito preso ao plano, isso pode fazer com que você pare de escrever. Eu, pelo menos, se não descobrisse alguma coisa nova cada vez que escrevo, certamente desistiria. Eu postei uma observação a esse respeito num outro tópico sobre técnicas de escrita e acho interessante transcrevê-la aqui:

Liurom disse:
(...) 1. Primeiro surge a idéia, que é uma visão bastante geral da história que quero contar. Essa idéia é uma espécie de esqueleto, de roteiro. Não precisa ser muito detalhada, nem estar escrita num papel. Por exemplo, no caso do meu livro, guardei-a simplesmente na minha cabeça. De qualquer forma, mentalmente ou por escrito, é bom que esse "roteiro" exista e tenha começo, meio e um fim. Ele é o rumo seguro, pelo qual podemos seguir.

2. (...) Esse é um ponto importante: no roteiro você tem a idéia geral, é como ver uma cidade de um avião. Mas quando você anda pelas ruas da cidade, ou seja, quando passa a escrever, vai descobrir muitos detalhes, não só sobre os personagens, mas também sobre o ambiente e sobre o enredo. É como se, além de autor, você fosse também um leitor. Na minha opinião, é isso que faz escrever ser tão legal.

3. O que eu disse até aqui tem algumas conseqüências. Em primeiro lugar, esses detalhes que você vai descobrindo vão mudando a paisagem, ou seja, o enredo, os personagens e o ambiente ganham em riqueza e podem se transformar, em relação ao roteiro inicial. Na minha opinião, é muito importante que o escritor permita essas transformações. Vou dar um exemplo: quando comecei a escrever meu livro, achava que o personagem principal era mais ou menos um clone meu. Mas depois, conforme fui escrevendo, descobri que ele tinha muito pouco a ver comigo! Suas escolhas eram muito diferentes das que eu faria (o que me deixava, às vezes, até um pouco irritado). Mas acabei me conformando, pois conclui que assim o personagem se tornaria mais coerente consigo mesmo, mais complexo e mais verdadeiro. Essas mudanças podem afetar também o enredo e o ambiente, transformando, assim, o roteiro inicial. A história fica mais imprevisível e isso é muito bom!!! Entre outras coisas, ajuda a fugir dos clichês. (...)

Outro ponto: quando se trabalha num livro por um ou dois anos, é inevitável que em alguns momentos você fique cansado da história. Mas deve-se persistir. Normalmente, aos momentos de desânimo sucedem-se momentos de profunda satisfação pelo que foi conquistado. Pelo menos é assim comigo até hoje: momentos positivos :D e negativos :( se alternam.

Quanto ao tema do tópico, minhas dificuldades para escrever são três:

1. Nunca consigo escrever muito (o máximo que consegui num só dia foram sete páginas, mas geralmente escrevo meia a uma página por dia - e olhe lá). Além disso preciso estar num certo estado de espírito para escrever, senão não consigo... :roll:
2. Meu estilo é muito formal. Tendo moderar isso ao máximo, mas ainda não consegui.
3. Às vezes utilizo um ou outro clichê (principalmente na linguagem).
 
~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
ah sim! Não sei usar ";" :mrgreen:
Eu tb não. Mas geralmente eu uso pra enumerar coisas explicando. Por exemplo:
"Essas são as frutas: maçã, minha fruta preferida; goiaba, ade preferência a vermelha; uva, que venha da Itália e mais algo do tipo"

Entendeu? Não sei se stou certa, mas geralmente nos livros vêm assim...
 
Atualmente, conseguir comentários :mrgreen:

Eu escrevi 35 páginas já, duvido q alguém leia. :roll:

É claro que tem umas exceções :wink:

Mas são poucas. E quem seriam :o?:

Pra quem não sabe, usei todos os SMILIES cínicos.
 
Acho que o meu maior problema é ter que rever tudo o que eu faço. Eu sou extremamente critico com qualquer coisa que eu escreva, mesmo a mais tosca redação de Português. As veses eu chego a pegar a folha na minha mão, achar um monte de erros e coisas que podiam ser diferentes, mas não consigo pegar uma outra folha e corrigir! As veses é por preguiça, outras por achar que não importa o quanto eu revisar não vai ficar bom, ou até por sono ou falta de papel!
É por isso( e por outras coisas) que eu num posto aki... :disgusti: :wall: :roll:
 
O meu problema também é terminar meus contos (na verdade é terminar qq coisa que eu comece...hehehe...maldita ariana que sou). Porque eu passeio na estória; ela se prolonga além do previsto; vira primeiro, segundo, terceiro capítulos de um livro e acaba parando por aí. Vai ver é trauma de infância, porque meu irmão formatou o computador com um conto meu de meses de trabalho qdo eu tinha 7 anos.

Outra dificuldade é que após um tempo eu não gosto mais do que escrevi (como a Clarice Lispector :mrgreen: ). Minhas dissertações nota 10 pro colégio que a professora teima em querer publicar no jornaleco daqui (sem pagamento, não!) me enjoam depois de um mês ou dois. E começo a achar erros, pêlo em ovo.

Exemplo de conto meu? fora o Aneleh que tá mofando aqui, tem o Nirnaemorgoth, publicado por uma das Universo Fantástico, escrito há dois anos pro runas de Daeron (e que eu esqueci de mandar)
 
Eu curto muito as experiências de me lançar a um conto. Você coloca alguns personagens, basta dar-lhes a cada um uma característica diferente e coloca-los numa situação obrigando-os a interagir... pode acabar legal, ou um belo lixo, mas é divertido. Sinto-me mas livre... mas só serve para pequenas histórias.

Quanto ao ponto e virgula, acho que ele é totalmente livre...não devia se associar nenhuma regra ao ponto e virgula. Ele é unicamente sonoro, enquanto os outros pontos,além de sonoros têm função sintática.

Interessante a quesão do prazo, V. Eu nunca tinha percebido mas, de fato, você se atribuir um limite pode contribuir muito para o andamento do trabalho. Na verdade, acabar é tão importante quanto escrever. Vou tentar adotar essa medida.

E o tal do plano...! Geralmente, eu tenho uma faísca de idéia e acho que isso já me leva a muita coisa, e não saio do lugar. Na verdade, quanto à essência do texto, eu não tenho dificuldade nenhuma. Todo dia, inspirações e inspirações - principalmente sem aula - mas nada se concretiza, por falta de planos.

Felizmente eu não tenho muitos problemas com a gramática... já basta os textuais.

EDIT: é altamente recomendado ler um texto de Allan Poe: A Filosofia da Composição . Um texto onde ele relata todo o processo de criação que ele usa pra fazer os textos dele. Muito matemático demais, acho. Mas é interessante.[/url]
 
Meu maior problema é a falta de leitura. Sabe, ninguém hoje em dia quer ler um continho bonito e bem escrito (não que os meus sejam, mas nem lêem pra ver se são). Só poucos amigos lêem o que eu escrevo e dão opinião, eu não escrevo pros outros e sim pra mim, mas eu gosto que os outros leiam, pows...
Aqui no CdE eu tenho postado lendas minhas e pelo menos as últimas 6 coisas que postei ninguém comentou. Isso definitivamente não anima, você não sabe se as pessoas nem leram o conto inteiro, se elas não gostaram, se gostaram...

Quanto a gramática, eu tenho tendencia a ser muito pedante...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo