1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[L] Poesia hoje e amanhã

Tópico em 'Clube dos Bardos' iniciado por Inho, 4 Set 2002.

  1. Inho

    Inho Usuário

    Poesia hoje e amanhã

    Eu li há algum tempo atrás já um artigo sobre a produção poética no Brasil. Eu costumava pensar bastante sobre as poesias que eu via meus amigos fazerem e as que vemos em livros, poemas de autores consagrados e tal...
    Comparando, via-se que as dos jovens eram quase totalmente desprovidas de estrutura, métrica e tal...aquelas coisas que parnasianos adoram. O autor do artigo desprezava essa poesia desmedida. Mas eu nunca deixei de achar aquilo bonito e profundo. E sempre chamei aquilo de poesia.
    Eu passei então a me perguntar, e tb pergunto a vcs: será que no futuro o estilo dominante na poesia vai corresponder ao que uns jovens vem praticando, abusando de liberdade quanto a estrutura do poema? Já criaram até um tópico aqui pros poemas toscos né?
     
  2. Ogden

    Ogden Usuário

    eu não acho que a poesia deve seguir uma estrutura, ou qualquer tipo de "regulagem". A poesia acompanha a língua que se fala, como se fala e o domínio do autor sobre essa língua, além de sua vontade de escrever é claro, e, muitas vezes, do momento (a famosa inspiração).
    Mas eu acho que a produção poética no Brasil e no mundo, feita por jovens, caiu muito. Influência da televisão. Se antes os poetas tinham grandes movimentos para acompanhar, e ajudar, agora o movimento é um: Rede Globo.
    Etrutura? Depende, pra mim só ser em versos já tá bom, uma das regras da poesia é que o poeta pode (e deve) se expressar a vontade. O futuro da poesia depende de como os poetas interpretam essa regra.

    Bom, eu não entendi o tópico muito bem, fui jogando minhas idéias e deu nisso :oops: :?
     
  3. Arandelis

    Arandelis If I can dream

    Bem, naum sao tds q tem esse nivel pessimo, Inho, mas de fato o nivel caiu mto. Mas qm disse q hj a poesia tem algum tipo de incentivo, seja do governo, seja das escolas, seja da sociedade?

    Por outro lado fazer BOA poesia naum significa q a estrutura poetica tenha q estagnar, nem significa q tenha q se avacalhar como acontece mto...

    (bem, por outro lado eu naum devia nem estar falando nd, uma vez q o meu nivel poetico eh.... hum.... nd bom :mrgreen:)
     

Compartilhar