1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[L] [Nob][Os Grupos Na Sociedade]

Tópico em 'Clube dos Bardos' iniciado por Nob, 19 Jul 2004.

  1. Nob

    Nob Usuário

    [Nob][Os Grupos Na Sociedade]

    Aqui está uma curta dissertação que acabei de escrever. Numa análise própria minha, percebi que ela pode não ser lá tão longa e bem escrita, mas acredito que ela seja eficiente na idéia que tenta passar.

    Autor: Nob
    Gênero: Dissertação
    Título: Os Grupos na Sociedade

    Quando nossos antepassados decidiram que seria necessário o início de uma sociedade, não esperavam uma demora tão grande para seu fim. Imaginavam que o anseio humano pelo combate iria acabar com a idéia de fazer as pessoas se auxiliarem reciprocamente.

    Mas evidentemente isto ainda não ocorreu. O homem percebeu que é favorável se relacionar com outros de sua própria espécie para ajudar a construir sua própria personalidade. Porém, com a ambição de melhorar esta personalidade ao extremo, o homem escolhe algumas pessoas para se relacionar e ignora todo o resto, criando pequenos grupos. Felizmente, estes grupos se comunicam com outros, mas possuem pendor a tornarem-se cada vez mais restritos.

    Os grupos são (ou já foram) tentativas de recuperação da sociedade, que permanece abalada após diversas guerras. Porém, eles provavelmente terão parte no rol das grandes batalhas dentre os homens. Alguns grupos já participam de batalhas. Talvez seja somente uma propaganda ideológica para conseguir mais membros, mas pode ser percebida a intenção de acabar com os outros grupos, e isto pode acabar com a própria sociedade.

    O mundo dominado pelos humanos jamais esteve tão próximo de uma grande guerra. Resta observar se esta guerra será a que trará a (aparente) tão aguardada volta ao primórdio.
     
  2. Ka Bral o Negro

    Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

    Boa iniciativa; estavam faltando dissertações por aqui.

    Contudo, a mim cabe opinar, com o intuito de melhorar ainda mais os textos aqui publicados:
    O texto não só poderia como deveria ser mais longo; infelizmente, creio eu, você foi pouco eficiente na proposta que desejava compartilhar.

    Isso aconteceu porque dissertações clamam por exemplos concretos; diseertações acerca de assuntos tão abrangentes como o que você propõe tornam-se pobres quando repletos de generalidade, como ocorreu em seu texto.

    Por exemplo:
    Poder-se-ia citar aqui os prováveis primeiros conflitos entre humanos por fogo e comida, ainda na pré-história; poder-se-ia citar as primeiras guerras do neolítico, período do qual ocorrereu os primeiros combatas em larga escala, exércitos de milícia para tomar grandes vilas e povoados.

    Deixou escapar a deliciosa oportunidade de exemplicar grupos inúmeros, e critica-los sutilmente ao seu gosto; creio que tenha captado a mensangem...

    Eu poderia citar mais exemplos, mas aí estaria eu reescrevendo o texto para você, e não é essa a idéia.

    Ou seja, refaça o texto, citando exemplos concretos para conferir crédtio real às suas opiniões; e não economize nos detalhes, atentando apenas para o ritmo dos períodos.

    :wink:
     
  3. Nob

    Nob Usuário

    Bom, eu costumo não citar muitos exemplos em textos com esse intuito que eu tive, porque isso de certa forma forçaria o leitor a ter alguma opinião e não o faria pensar sobre o assunto, o que indubitavelmente não é minha intenção.

    Mas eu posso claramente reescrever o texto em breve, aumentando o número de detalhes, se isso facilita o compreendimento.

    Ah, e obrigado pelas críticas. :)
     
  4. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    O Ka Bral deu boas dicas... Mas eu, pessoalmente, gostei do jeito que está.

    Principalmente do último parágrafo.

    Inclusive essa "volta ao primórdio" pode ser melhor explorada em outro texto (é uma coisa bem ampla que pode render bastante coisa). Vai ficar supimpa. :mrgreen:
     
  5. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Algumas considerações:

    Eles não decidiram. A partir do momento em que se reuniram pra deliberar qualquer coisa, já estavam agindo como em sociedade mesmo que não organizada.


    Não creio que exista aí oposição entre "se relacionar com os outros pra construir a própria personalidade e ser seletivo na escolha das pessoas com quem conviver. O uso do termo porém soa inadequado.
     
  6. Nob

    Nob Usuário

    As considerações merecem respostas com explicações.

    Sim, eles não decidiram. Claramente, utilizei uma metáfora. A facilidade de compreensão disso está justificada na impossibilidade de reunião dos antepassados.

    E o texto se refere a uma grande sociedade. Isso também parece claro.

    A explicação para o uso do "porém" é simples: o indivíduo não constrói sua personalidade escolhendo pessoas com quem se relacionar.

    Lembrando que não estou desejando ser ofensivo com as críticas. Aliás, eu nem deveria estar respondendo a isso. :|
     
  7. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Não me pareceu bem claro.


    Isso decorre do fato de que você, como o autor, tem a leitura posterior já influenciada pelas suas próprias impressões e idéias de durante o processo criativo.


    Seria simples se o 'porém' não estivesse confrontando outras idéias, não confrontantes, mas sim isso.

    Não espero estar soando ofensivo com as críticas também. Estou apenas sendo analítico.
     

Compartilhar