• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[L] [Jedan] [Faz melhor]

  • Criador do tópico Silenzio
  • Data de Criação
S

Silenzio

Visitante
[Jedan] [Faz melhor]

“Faz melhor”. É o que ouço a maioria das vezes que critico algo ou vejo alguém criticando. Se critico algo que a maioria defenda, a pessoa diz apenas “faz melhor”. Se eu ficar horas argumentando o porquê da crítica, não importa, ela apenas dirá “faz melhor”, sem usar sequer um argumento para defender o objeto de críticas.

Há um tempo atrás, houve um evento do jogo Age of Empires que estava premiando em 30.000 reais. Eu não pude ir, na verdade nem tinha vontade. Restou-me ver as fotos do grande acontecimento em São Paulo. As fotos foram tiradas por um jogadora de notável beleza, sendo assim é fácil imaginar que todo mundo elogiou as fotos. Foi então que fiz um comentário de que metade das fotos do evento traziam o namorado dela e na outra metade apenas fotos embaçadas porque ele não testou a câmera antes de tirá-las. Sorte dela que a câmera não estava queimada, senão íamos ficar no escuro mesmo. Foi só eu citar esse “probleminha” com as fotos que choveu gente me xingando de tudo quanto é coisa, de falso brasileiro (?), de que só sei criticar e etc. E como de praxe, a maioria ostentava a seguinte frase: “faz melhor!”
Não sei se o pior é ouvir essa gente sem argumento reclamando ou ouvir esse erro absurdo de concordância.

A gente adora criticar os americanos, mas nunca criticamos a nós mesmo. Se você critica Bush você é aplaudido. Mas experimente dizer uma verdade do Brasil que todo mundo vai te apedrejar e dizer coisas como “porque você não vai embora então?”,e etc.
Eu sempre fui muito crítico e sempre critiquei muito nosso país, prefiro reconhecer nossa realidade do que viver uma fantasia.

Outro dia li um artigo que indagava por que brasileiro fala tão mal do país. Eu acho que é o contrário, e é justamente esse o problema. Nosso povo é muito conformista. Somos um país lindo e etc. O mesmo artigo mostrava uns pontos fortes do Brasil, como o fato de termos tanto jatos e helicópteros particulares. Você já andou em um jato particular? Nem eu. Não consigo imaginar o que isso trás de bom para nós. Prestígio lá fora não é porque até pouco tempo o presidente chegava em outros países com um avião caindo aos pedaços. Agora comprou um novinho, gastando o dobro do que gastaria se alugasse um por décadas.

Mas eu realmente desisti de criticar. Vou agora trocar de lado, e vou começar a usar o “faz melhor”. Ai de quem criticar algo na minha frente. Se alguém falar mal do presidente da república vou dizer apenas “faz melhor”. Não gostou do filme? “Faz melhor” então. Como assim Kelly Key não canta bem? “Faz melhor!”
 
Faz melhor. :mrgreen:

Acho que realmente apresentar críticas defendendo a pessoa sem nenhum argumento é realmente ridículo. Mas quer saber...? Faz melhor 8-) :? :lol: :mrgreen:
 
Jedan, qual a proposta deste texto? :eek:

Gramaticalmente é bom, mas não vejo como encaixar no clube dos escritores. Quase virou crônica, mas o teor dá mais margem de um bom tópico de discussão, a não ser o fato que não podemos discutir suas idéias, mas sua estética e estilo.

Bem, só fiquei um pouco confusa e frustrada. :mrgreen:
 
Bom Primula, esse foi um ensaio que fiz.
E como to treinando dissertação e etc resolvi postar aqui para vocês comentarem o que preciso melhorar e etc.
 
O principal problema é que você pula muito na argumentação. Está ainda desenvolvendo e preparando terreno para algo, mas aí muda de direção.

Ao criticar deve-se estar no controle de nossas emoções mais impestuosas, senão a nossa defesa de algo fica frouxa e não convence.
 
Eu gostei bastante do texto, Jedan... Olha, parabéns... Não vou falar muito porque não entendo de criticar textos, mas ele ficou com uma cara de crônica mesmo, com um quê de última folha da veja. =P

De mais, a idéia é excelente e você desenvolveu ela bem. Pelo menos me passou a mensagem.

É isso aí ^^
 
Ora meu caro Jedan, concordo com você em gênero, número e grau. Gostei muito do seu texto, está bem argumentado e bem estruturado. Obviamente não é uma dissertação formal, e logo não deve ser tratada como tal; você expressou seu ponto de vista de maneira clara e objetiva. Parabéns!

Ah, e quem não gostar da minha opinião... "faz melhor"! :mrgreen:
 
Re: [Jedan] [Faz melhor]

Jedan disse:
A gente adora criticar os americanos, mas nunca criticamos a nós mesmo. Se você critica Bush você é aplaudido. Mas experimente dizer uma verdade do Brasil que todo mundo vai te apedrejar e dizer coisas como “porque você não vai embora então?”,e etc.
Eu sempre fui muito crítico e sempre critiquei muito nosso país, prefiro reconhecer nossa realidade do que viver uma fantasia.

Foi só o meu professor de inglês começar a falar do Brasil na aula e o povo já veio com aqueles cochichos: "Ai credo, o Brasil é tão bom, não existe povo mais humano, não tá feliz vai embora." etc.

Não gosto de meter o pau a ponto de ser pessimista, mas a onda de "minha terra tem palmeiras" já passou neh! :?
Primula disse:
Ao criticar deve-se estar no controle de nossas emoções mais impestuosas, senão a nossa defesa de algo fica frouxa e não convence.

Um dia eu chego lá... u.u

Tá bem legal o textu, Jedan! Conhece o Christian Moreno? Achei que ficou bem parecido com os textos dele!^^
 
Bom, valeu mesmo galera pelos elogios, me motivei a escrever mais depois disso.
Primula, você poderia dar algum exemplo prático disso que falou? Fiquei bem interessado em saber no que posso melhorar. Obrigado.
Melkor, tem sim um quê de última página da Veja, na verdade das últimas. Minha total inspiração é o Diogo Mainairdi, sou muito fã dele.
Saranel, não conheço esse Christian Moreno mas vou procurar conhecer então.
Valeu pelos elogios Aranedhel.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo