1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[L] GÊNEROS LITERÁRIOS - Amplie seus horizontes

Tópico em 'Clube dos Bardos' iniciado por Ka Bral o Negro, 15 Jul 2004.

1. Ka Bral o Negro

Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

Aqui vai um resumo dos Gêneros Literários conhecidos.

ÉPICO ou NARRATIVO em prosa:

Romances - narrativa longa com várias ações concomitantes.

Novelas - narrativa com ações em sequência.

Contos - narrativa com unidades de ação.

Crônicas - narrativa com fatos do cotidiano.

Apólogos - narrativa com funções humanas atribuídas a coisas ou animais.

ÉPICO ou NARRATIVO em verso:

Poemas Épicos, Poemetos, Hinos, Canções, Cantatas, Fábulas - narrativas sobre assuntos diversos.

Epopéias - poema narrativo que trata de fatos notáveis, grnadiosos e extraordinários de um povo, geralmente representados por um herói.

LÍRICO em verso:

Poemas (sonetos, odes, baladas, cnções, etc.) - textos metafóricos, sensíveis e de poucas palavras, escolhidas com critérios para exalalem maior força, e parágrafos curtos; normalmente chamados de poesias.

LÍRICO em prosa:

Prosa Poética - narrativa sensível, escolha lexical típica de poema; também podem ser chamados de poesias.

DRAMÁTICO:

Tragédia - teatro clássico com final de morte.

Comédia - teatro clássico com efeito cômico.

Tragicomédia - teatro clássico com morte e humor.

Drama - teatro com ênfase nos sentimentos.

Auto - teatro ligado à vida religiosa.

Farsa - teatro de crítica de costumes.

Em sua maioria, os textos publicados aqui no Clube são Romances.

Que tal experimentar novos gêneros, a partir dos supracitados anteriormente?

2. Nerwen

Nerwen Usuário

Gosto muito de crônicas. Tenho um livro com umas ótimas de grandes escritores brasileiros, como Mário de Andrade, Raul Pompéia, Cecília Meireles, Oswald de Andrade e Euclídes da Cunha, no qual relatam fatos cotidianos, grande parte era publicada nas colunas de jornais famosos.
    Agora, percebo na hora de escrever a tendência de não deixar nada muito bem explicado, dá margem para o leitor imaginar e tirar suas próprias conclusões, o que me leva à poesia lírica. Não me agradam métricas.

3. Lord Meneltar

Lord Meneltar Argerich

Sinceramente, eu achoque poucas coisas fascinam tanto quanto uma boa dissertação.Quando bem escrita, você pode acompanhar todo o raciocínio do autor, tudo o que passou pela cabeça dele e ligar.É quase como se você estivesse concluindo aquilo tudo.Extremamente Socrãtico.É uma pena que aqui neste nobre lugar tenhamos pocas dissertações. :)

4. Melkor- o inimigo da luz

Melkor- o inimigo da luz Senhor de todas as coisas

Eu não gosto de dissertações... Pelo menos não de escrever...

O que tenho achado legal (mesmo que eu nunca tenho feito) é o uso de recursos diferentes durante a escrita... Li um texto de um guri outro dia que ele, pra mostrar que o narrador tava sem fôlego, escreveu sem pontuação... É uma coisa boba, mas, poxa, eu nunca pensei nisso.

Tem muita coisa legal que dá pra fazer com um texto assim que você tiver um gênero definido.

Depois do tópico fiquei com uma vontade imensa de escrever uma tragédia ou uma farsa... Gostei muito! =)

5. Epopéias - poema narrativo que trata de fatos notáveis, grnadiosos e extraordinários de um povo, geralmente representados por um herói.

Se fosse buscar um tema é oque mais gosto para escrever porem a maioria dos que leio sao Dramas (peças de teatro) alguem ai ja leu opera do Malandro, aki é a 7 maravilha do mundo...ehhhe estou acada mes facinado por alguma coisa...ehhe mas nunca largo meu sda...prq sao historias assim q me inspirao eu escrevo coisas parecidas antes de conhecer Sda e obras do professor....!
    Voltando ao assunto do Topico essa separaçao de generos literarios é algo complicado na minha cabeça e sempre será mas esse topico simplifico um poco...!

6. Denethor II

Denethor II Pontífice Inquisidor de Gondor

ô Lancaster, eu tenho o drama "Estado de Sítio", "O Estrangeiro" e um outro que num me lembro. Mas´precisa ter mta vontade de escrever ou ler pra se inspirar (pelo menos eu acho)

Alguns termos aí precisam ser melhor definidos, pois não acompanham a regra normativa que existe para denominar um ou outro, principalmente no novela, contos, epopéias e lirico...

mas pra nós que nao somos do "ramo", tá otimo. Mas será que alguem da Valinor faz Letras?

Compartilhar