• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[L] Fantasia Medieval = Tolkien?

Melkor- o inimigo da luz

Senhor de todas as coisas
Fantasia Medieval = Tolkien?

Eu já recebi várias críticas dizendo que eu tento ser um "novo Tolkien", qu eu escrevo tentando fazer um mundo como o dele e que isto é ridículo, essas coisas.
O que vocês acham disto, o que vocês pensam da fantasia medieval? É possível escrever sem se inspirar em Tolkien se tratando de um mundo mágico medieval? É algo não louvável usar elfos no seu livro por serem seres criados por Tolkien?
Sabe, tem muita gente que lê um texto medieval e fica imaginando Tolkien, fica menosprezando porque sempre compara com Tolkien, e às vezes me pergunto se vale a pena escrever o livro que estou tentando escrever, se as pessoas vão o levar a sério ou comparar cada trecho com Tolkien.
Sobre a questão dos elfos eu não acho errado. Bram Stoker inventou o Vampiro da elite, porque antes eram vistos só como fazendeiros que acordavam para morder pessoas. Hoje em dia vampiros existem em muitos livros, filmes, rpgs, etc. Porque as pessoas não gostam quando se usa um elfo em um texto?
 
Elfos = mitologia nórdica.
Essas pessoas são iNgnorantes. Tolkien criou hobbits e melhorou a idéia dos anões e dos elfos. Fora isso, os anéis de poder já existiam em outros contos e os magos tb. Tolkien não foi O original. Ele escreveu uma história bem contada.
Olha, eu não comparo FANTASIA MEDIEVAL com Tolkien. É bem diferente.
 
É verdade. Bem, os elfos da mitologia nórdica são diferentes, ele criou seres semelhantes e segundo ele, colocou o mesmo nome por falta de criatividade ¬¬
Mas eu acho ignorancia sim, e comentários assim desanimam escritores, como no meu caso.
Eu postei meu texto, quem quiser ler para me dizer se realmente há muita influencia de Tolkien, ficaria grato.
^^
 
Não existe obra literária totalmente original

Shakespeare, Tolkien, Dostoiévski ou qualquer outro escritor inspiraram-se em outras pessoas e histórias para escrever suas obras. Logo, conscientemente ou inconscientemente, todos somos influenciados por aquilo que lemos (e por todas as nossas experiências também). E essa influência enriquecedora é indispensável e inevitável.

Isso não significa que não possamos ser criativos. A criatividade não é criar algo do nada, mas reorganizar de forma original as nossas memórias, percepções e experiências (entre elas as leituras que tivemos).

Pois bem, logo não há problema em escrever fantasia medieval e ela pode nem ser inspirada em Tolkien. O problema surge quando o livro não é original, quando é uma espécie de reprodução da obra do Professor (ou de qualquer outro autor). Aí o problema é a falta de criatividade.

Na minha opinião, não importa quão bom seja o escritor, ele não deve ter ser um novo Tolkien, ou um novo Machado, etc. Ele precisa tentar construir seu próprio caminho.

Finalmente, reduzir um gênero literário inteiro a um único autor (por mais genial que ele seja) é inconcebível. Seria como dizer que só Shakespeare pode escrever peças de teatro e todos os demais dramaturgos são imitadores. Ninguém defenderia isso seriamente, eu acho. :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo