• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[L] Fan Fic

Vinci

Usuário
Fan Fic

Vocês acham que os fan fics são tão respeitados quanto os textos comuns?
Ou vcs acham que o fato de a pessoa ter tirado a idéia de outro lugar incomoda?
 
Pra mim pode tanto demonstrar falta de criatividade quanto a presença dela.

Os motivos que levam uma pessoa a escrever um fan fic variam. Se o cara gosta muito de um certo universo e personagens e resolve dar "continuidade" à obra publicada dos mesmos, mas simplesmente por apreciá-los, não há nada de errado, principalmente se for um fan fic interessante. Creio que muitos fan fics de Star Wars deixam o Episódio 1 no chinelo.

Mas se o cara escreve um fan fic desinteressante, só porque não consegue criar nada de novo, aí realmente não tem porque valorizar esse "trabalho". Já vi muitos fan fics que simplesmente não tem razão de ser, de tão chatos q são. Parecem apenas uma releitura do que já foi feito, com menor qualidade. Aí não há mérito nenhum.

É o que eu acho.
 
Vou dar uma resposta curta:


Se for pra fazer algo como uma paródia, por pura diversão, tudo bem.

Se for pra fazer uma continuação ou versão de uma história, esqueça. Você não vai vender isso. E não vai ser bom pra treinar. É melhor treinar escrever com coisas originais.
 
Tem fanfics que além de sem qualidade, não tem acentuação certinha... Fica uma porcaria pra ler...
Quanto ao Folco...
Concordo! Se eu não vou vender isso... :P
 
Fan fics de comédia são geralmente aceitos por isso. São comédias.

Mas os fan fics mais sérios, às vezes envolvendo todo um trabalho de pesquisa e demanda de tempo, acabam sendo, quase que todas as vezes, negligenciados.
 
Eu gosto de escrever fanfic.Porque?É legal escrever fanfic. :mrgreen:
E depende ...fanfic pode ser um bom treinamento sim...
é muito legal poder mexer com personagens que a gente gosta...mostrar coisas sobre ele que não são citadas...aqueles figurantes sem destaque algum...
Geralmente eu coloco personagens meus, ou deixando o protagonista como secundário ou usando só a ambientação original...
Mas o que realmente importa é que é legal escrever fanfic!!!!!! :lily:

*pensa sobre o que Fëaruin falou*
*lembra que postou uma fic curtinha no CdE e ninguém se manifestou*
Fazer o que, é a vida.. :lily:
 
Bom, estou começando aqui no CdE, e acho que vou me iniciar com um fanfic aqui, não sei se vai ser a coisa mais certa do mundo (o que segundo algumas pessoas pode parecer que não! :tsc: ) porém eu acho que vai ficar meio interessantes, vou dar o tema e vocês opinem!

O tema vai ser sobre as guerras paralelas às batalhas mais mostradas em SdA, será sobre uma guerra acontecendo em Mirkwood, ou Floresta das Trevas se preferirem (eu prefiro). Mas ai vai ter toodoo um caso por trás para deixar mais interessante! Bom, opinem por favvoooooor! Obrigado! :wink:

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:
 
Eu ia criar um tópico, mas não antes de Pesquisar :mrgreen: .

Eu já cheguei a escrever uma fan fiction, mas ficou por isso mesmo, porque não gostei da experiência. Há tantas limitações que chegam a tornar o trabalho frustrante... Mas isso, é claro, somente referente às fics "sérias", porque as paródias estão livres de qualquer compromisso com o cânon (pra usar um jargão do meio).

Não gostei de não dominar ou conhecer os personagens o suficiente para colocar palavras em sua boca. Principalmente em se tratando de cenas não comumente mostradas na obra original (tema que boa parte das fics abordam). Senti falta da cumplicidade entre autor e obra, se me perdoam a pieguice.

Escrever sobre algo que não é seu é desconfortável, como vestir roupas que não são suas. Mas há quem não se incomode. Já eu prefiro ter exclusividade.

Mas sou boa leitora de fics. Leio e comento quando gosto. Acho que vale à pena quando se faz um trabalho bom, mesmo sendo "emprestado". O problema é que a maioria esmagadora é realmente muito ruim, e acho que é isso o leva ao descrédito que testemunhamos.
 
Não foi um flood. Foi um agradecimento por ela ter mencionado a pesquisa, encorajando os outros usuários a fazer o mesmo.

Seu tosco. :mrgreen:
 
Sinto o mesmo desconforto que você ao ler fanfics, Glorwendel... muita gente acaba deturpando o personagem por não se aprofundar nele o suficiente.

Li uma vez no "Tale of Murasaki", um comentário de um mercador chinês ao ensinar a autora de "Tale of Genji" a pintar um ramo de cerejeira:

Murasaki: parece tão natural!
Ming Gwok: Isso porque eu pinto o que eu vejo, e nào o que penso que vejo.
Murasaki (injuriada): então não posso pintar coisas de minha imaginação?!?
Ming: Pode... também posso pintar sem ver.

Acho que o mesmo acontece com fanfics... as pessoas ao fantasiar tornam como elas querem que seja, mas não como devia ser caso o personagem fosse livre para agir como quisesse. Usar a imaginação não significa forçar uma fantasia.

Mas eu acho confortável usar de vez em quando "roupas de outros", ou melhor, personagens prontos. Avaliar um personagem, entrar a fundo em sua psique para então escrever é menos desgastante do que inventar um novo. Serve como treino e pesquisa para aprimorar meus próprios enredos e personagens no futuro, quando não tou com saco de inventar tudo de uma vez.
 
Não gosto muito de fan fics, prefiro textos originais. Até o momento li poucos e não gostei de nenhum. Alguém me dica algum fan fic realmente bom de se ler?
 
V disse:
Não foi um flood. Foi um agradecimento por ela ter mencionado a pesquisa, encorajando os outros usuários a fazer o mesmo.

Um beijo seu não é exatamente encorajador pra mim, V. :lol:

Eu pessoalmente adoro fanfics. :anjo: Não só as paródias. Alias, das paródias, as vezes nao gosto mesmo, simplismente por inabilidade do autor em fazer algo com um humor que valha a pena.

Tenho uma preferencia pelos sérios, os que estão no espirito da obra original (que pode ser uma comédia, sem qualquer necessidade de se parodiar pra ficar engraçado).

Fanfics bem escritos costumam preencher o vazio que sentimos quando uma série que gostamos acaba ou algo parecido. Quando acaba, fica aquela sensação de "Nunca mais"... os Fanfics tão aí pra sempre haver continuações ou universos alternativos... ou pra nós mesmos colocarmos nossas ideias, nossos finais, o que for.

Acho que, lendo um BOM fanfic de algo que você GOSTE, não tem como achar ruim.

* Athos ao som de Stratovarius - Speed of Light *
 
V, seu fofo :kiss: .


Primula disse:
Sinto o mesmo desconforto que você ao ler fanfics, Glorwendel... muita gente acaba deturpando o personagem por não se aprofundar nele o suficiente.

Exato. Mas acho que é um pouco culpa da falta de compromisso dos autores com a fidelidade à obra, afinal, "é apenas uma fanfic". Mas eu sou da opinião de que, se vamos perder tempo fazendo algo, então que seja algo bom.

Existem pontos de vista realmente formidáveis por parte dos fãs, mas é uma pequena parte que expressa isso de forma interessante. Mas, novamente, são poucos os que realmente se preocupam em fazer algo interessante.

Eu leio fics mais pela ânsia de conseguir algo novo daquele universo do que pelas fics em si. SdA, por exemplo, acabou e me deixou um buraco.


Primula disse:
Acho que o mesmo acontece com fanfics... as pessoas ao fantasiar tornam como elas querem que seja, mas não como devia ser caso o personagem fosse livre para agir como quisesse. Usar a imaginação não significa forçar uma fantasia.

É o que penso também, embora já tenha lido fics onde os autores fizessem isso conscientemente, mudando os personagens de propósito (e nos alertando disso), os chamados OOC (Out Of Character). Eu ainda prefiro os In Character...


Primula disse:
Mas eu acho confortável usar de vez em quando "roupas de outros", ou melhor, personagens prontos. Avaliar um personagem, entrar a fundo em sua psique para então escrever é menos desgastante do que inventar um novo. Serve como treino e pesquisa para aprimorar meus próprios enredos e personagens no futuro, quando não tou com saco de inventar tudo de uma vez.

Já eu acho mais desgastante usar os personagens dos outros :wink: ... Talvez pelo esforço de entendê-lo e fazer com que haja segundo seu próprio caráter. É algo que me remete um pouco à tarefa do ator, ao interpretar alguém que não é... Isso se torna mais difícil quando não é você quem cria o personagem, acho...

Mas é uma situação complicada, acho que precisaria me aventurar mais nos dois modos pra chegar a uma conclusão.
 
Glorwendel disse:
Primula disse:
Acho que o mesmo acontece com fanfics... as pessoas ao fantasiar tornam como elas querem que seja, mas não como devia ser caso o personagem fosse livre para agir como quisesse. Usar a imaginação não significa forçar uma fantasia.

É o que penso também, embora já tenha lido fics onde os autores fizessem isso conscientemente, mudando os personagens de propósito (e nos alertando disso), os chamados OOC (Out Of Character). Eu ainda prefiro os In Character...

Para mim nem tem sentido ler esse tipo de coisa :roll:

Imaginem se Aragorn fosse lavador de carros :|

Imaginem se Gimli casasse-se com Galadriel :eh:

Imaginem...

Se é out of Character, então não é o personagem... só tem o nome do personagem e nem tem graça ler aquilo.
 
basicamente.. gosto de algumas fan-fics, mas depende, lógico, da qualidade destas..

O melhor é escrever fan-fics, mas com personagens que não sejam tão importantes assim..

está ai um texto [q eu depois vou colocar lá este mm comentário], que eu gostei de ler [o 1º capitulo, q não li mais], mas que tinha uma coisa que para mim é um erro : usava personagens muito importantes.. [é akele da filha de elrond..]..

mas isso tb eu o fiz qnd escrevi a unica coisa q se pode considerar uma fan-fic minha : a história do meu nick [kalaeth é filho de morgil que é filho de celebrimbor].. Mas neste caso era esencial, pq kalaeth "conhece" sauron quando este vai para Eradior como Anatar.. Na 1ª versão, Celebrimbor e Galadriel eram os pais de morgil, mas depis vi que ficava muito puxado.. bom.. tou a escrever aki a hist. outra vez :P

resumindo : fan-fic sim. mas baseadas no mundo,não nas personagens.. Ou então, pega-se nas personagens que são secundárias, e que não tem já uma história para tras.. Poderse-ia contar a história de Aragorn em Gondor, como Thorongil [axo q é assim..]..

quanto a servir para alguma coisa : serve. Quanto mais não seja para treinar a escrita.

acabo com o meu smile favorito : :disgusti:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo