1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[L] Estudos de personagens

Tópico em 'Clube dos Bardos' iniciado por Inho, 2 Fev 2003.

1. Inho

Inho Usuário

Estudos de personagens

Tive a idéia de abrir um tópico deste aqui no CdE com o intento de que este se torne um espaço onde possamos realizar um exercício muito importante para um escritor: o da elaboração de personagens.
    Aproveitando as férias para umas longas leituras, cheguei à conclusão de que em muitos romances, o autor usa personagens estereotipados e clichês para desenrolar uma trama qualquer. O caso é que o personagem costuma ser menosprezado no processo criativo em função de uma trama mais complexa e elaborada, chegando ao ponto de que a situação descrita ali poderia ocorrer com qualquer um.
    Acho muito importante a elaboração dos personagens, não somente como mariontes do autor, mas como cooperadores na condução da trama. Quem sabe deixá-los tomar suas próprias decisões?

Enfim, neste tópico falaremos de personagens. Iremos descrever nossos personagens. Dar-lhes mais textura e profundidade.

Mais tarde eu coloco meu primeiro exemplo.

Personagens são filhos, da nossa criatividade. Conheça-os bem.

Compartilhar