• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[L] Continuidade dos Contos

Vinci

Usuário
Continuidade dos Contos

Muitas pessoas escrevem contos e não dão fim a ele. Há muitos que não há nenhum capítulo senão o primeiro, talvez o segundo. Eu não posso reclamar disso realmente pois até agora não terminei nenhum conto grande. Só poesias e crônicas. Só.
Bom, estou escrevendo um conto, o Autumn Leaf e já postei mais ou menos três capítulos. SEGUIDOS. E quantas pessoas demonstraram sinal de leitura : simplesmente nenhuma.
E isso desanima o escritor. Profundamente. A inspiração que em outrora fora abundante, torna-se mais escassa.
Sei que muitas pessoas não vão mais ler, pois já publiquei mais ou menos 17 páginas de Autumn Leaf e ninguém vai ter saco de ler. E, bom, isso influi na continuidade do conto.
Um conto que não é lido, é um post, não um capítulo. E isso vale também para o tópico dos poemas.
Bom, o poema é pequeno, mas desanima as pessoas que lêem, porque? Porque TODOS postam e ninguém comenta. Apenas, a Amiguinha Wood. Só. E só mesmo. Eu também não poderia reclamar disso.
Mas, voltando ao assunto, há muitos contos ótimos sem continuidade, esquecidos por falta de leitores e outros fatores. Mas principalmente o primeiro.
E, fico profundamente desapontado com isso, pois não sei se terei forças para terminar meu conto. Terei, claro, mas deixarei óbvio que não publicarei mais nada até que mostem que estão lendo. Nem que me xinguem. É ótimo poder saber onde melhorar.

Daquele que queria saber o final de Experiência Estórica
Vinci
 
Concordo Vinci, isso realmente desanima... Mas, o que podemos fazer?
Já coloquei vários textos meus aqui, os que tiveram mais de duas vizualizações não tiveram comentários... Ah não, teve um que teve uns dois comentários...
Se fosse a falta de comentários eu entenderia, poderia sugerir que a pessoa não gostou do que eu escrevi... Mas nenhuma vizualização é o que me desanima... Meu ultimo conto q postei aqui teve 6 vizualizações contando com uma minha... Não dá muita vontade de postar o resto, como vc msmo disse...
Mas fazer o q? ^^
 
Tenho lido tudo que postam pur aki, mas as veses simplismente não ha o que dizer (q não pareca um flood) ou eu leio ms eskeço de postar(sim isso aconteçe com rasoavel frequencia :oops:)

mas o que eu queria flar é que vc tem que escrever pra vc, as criticas vem só como um complemento, um incentivo A MAIS; se vc escreve pras criticas intão está semre sujeito a ficar desanimado e parar o conto.

Em relação a poesias; é dificil postar sempre, mesmo pqnem sempre se tem uma critica rasoável pra se fazer... num é legal ficar só no goste, legal, interessante... São mtas poesias...
 
Realmente, eu também já escrevi um conto, e sei bem o que é isso. :tsc:

Ter que fazer campanha no msn/icq para arranjar leitores realmente desanima muito. Eu no caso tenho 2 contos começados, mais nem estou com vontade de postar aqui por causa dessa falta de leitores e de motivação. :|
 
Eu tenho no fórum dois textos que têm continuação, ou seja, que não se limitam a uma só parte... são esses Vaeklan, as Novas Terras, do qual eu postei os sextos primeiros capítulos (sendo que só comentaram até o terceiro - mesmo que o V tenha deletado a maioria dos comentários pela inutilidade), e Gëaráv, a Criação do Mundo, cuja primeira versão está completa e a segunda versão apenas até a metade. Atualmente, ambos os textos estão um tanto paralizados, pelo menos concretamente (já que eu continuo a pensar sobre eles). É difícil escrever sem uma motivação, e a maior motivação que um escritor pode ter são seus leitores.

Eu leio alguns textos do CdE. Gostaria de poder ler todos, mas isso não é viável. E tento também comentar os textos. Tentarei fazer isto mais frequentemente.
 
As motivações dos autores ao postarem seus textos aqui, provavelmente são:
1 - Serem lidos
2 - Ler Comentários, saber o que acharam
3 - Serem Criticados/Corrigidos

Minhas Sugestões:

1 - Abrir o sub-fórum para visitantes (não cadastrados).
2 - Criar uma Sociedade de Escritores.

Os participantes da sociedade teriam que ler e criticar um determinado número de textos que seriam previamente designados entre os membros/criticos por um critério maior, talvez um pequeno grupo escolhido democraticamente (ha) para formar uma diretoria faria esse papel.

3 - Avaliação de textos e de Criticos.

Em um post fixo e bloqueado seriam atualizados um ranking de textos durante um determinado período, e talvez um ranking de criticos.

Bom, são algumas idéias que tive rapidamente, com certeza tem que observar a viabilidade delas. Mas o intuito é: Tornar o Clube dos Escritores um lugar onde é possível ler bons textos e onde escritores amadores e aspirantes possam crescer.
 
NaVegaDor disse:
As motivações dos autores ao postarem seus textos aqui, provavelmente são:
1 - Serem lidos
2 - Ler Comentários, saber o que acharam
3 - Serem Criticados/Corrigidos

Minhas Sugestões:

1 - Abrir o sub-fórum para visitantes (não cadastrados).
2 - Criar uma Sociedade de Escritores.

Os participantes da sociedade teriam que ler e criticar um determinado número de textos que seriam previamente designados entre os membros/criticos por um critério maior, talvez um pequeno grupo escolhido democraticamente (ha) para formar uma diretoria faria esse papel.

3 - Avaliação de textos e de Criticos.

Em um post fixo e bloqueado seriam atualizados um ranking de textos durante um determinado período, e talvez um ranking de criticos.

Bom, são algumas idéias que tive rapidamente, com certeza tem que observar a viabilidade delas. Mas o intuito é: Tornar o Clube dos Escritores um lugar onde é possível ler bons textos e onde escritores amadores e aspirantes possam crescer.

Creio que esta seja uma boa idéia. Eu gostaria de fazer parte desta sociedade. Leio muito...

Mas pra quem não sabe eu tenho dois textos: o Cipreste Branco e o Loriani Nedeferal. Tentem ler, e comentem mesmo q seja pra dizer que é um b.osta!
 
Pessoal, eu vou falar uma coisa para vocês. Teoricamente, o CdE é um clube calminho, onde não existem muitos problemas. *Teoricamente*. Porque, na realidade, o CdE é uma bomba relógio.

Sabem por quê?

Porque de todos os Clubes, é o que mais mexe com o ego do usuário. Eu também escrevo e sei como é difícil mostrar trechos do que estamos escrevendo para os outros, ou estar aberto a qualquer tipo de crítica. Nós colocamos muito de nós mesmos nos textos, e temos um orgulho enorme deles, só por terem sido criados.

Aí vem o problema da bomba relógio. Eu sei que a maioria de vocês aqui aceitaria numa boa uma crítica (mesmo porque se não aceitassem, fariam como eu: não postariam nada aqui :mrgreen: ), mas ainda acho que todos aqui são extremamente cuidadosos na hora de fazer algum comentário. Não conhecemos os limites uns dos outros, não sabemos se há a possibilidade de sermos mal interpretados, e por aí vai.

Resumo da ópera: a gente acaba criticando os textos das pessoas mais próximas, porque sabemos que para todos os efeitos dá para acertar tudo em uma conversa de ICQ.

O que eu posso pedir é que vocês não desanimem por não estarem vendo comentários (bons ou ruins) relativos ao que vocês têm postado. Continuem escrevendo, e tenham a certeza que todos vocês têm um talento incrível, e uma coragem que eu invejo de verdade :wink:
 
outra coisa para complementar o q a ana disse:

toda critica é construtiva, basta vc interpreta-la corretamente.

dizer que vc não é corente na escolha de palavras, é muito bom, para q no proximo texto, vc melhore isso
 
Eu não gosto muito da idéia de criar um ranking de escritores... aí sim ia virar bomba relógio. Se bem que acho que ia ter gente postando adoidado - fazendo poesia fora do próprio estilo, pra tentando aparecer entre "os 10 mais do CdE" ou algo assim.

No entanto, talvez um ranking de leitores ou de comentaristas fosse bem saudável - ou será que ia aparecer um mói de flooder dizendo "Que conto legal" e só? Precisaríamos avaliar cada crítica, mas isso seria inviável pros Mods. Ou não?

Vocês têm o poder, né? Deletar críticas inúteis feito o V fez com os do Largo ajuda?
 
O que Ana comentou tem fundamento... realmente é uma bomba relógio... mas seria crueldade non termos ao menos uma bombinha decente, ehehehe (sem ser clube dos solitários. Isso non pelo amor de Deus, se metade do que vocês comentam for verdade :wink:)

No entanto, lembrem-se que estão fazendo algo em que perseverança é fundamental... no nosso país onde escritor tem de se virar com outras profissões, seria ingenuidade nossa querer encarar um desafio menor.

Para aqueles que precisam de constantes feedbacks, lembrem-se que o V tira os comentários irrelevantes porque senão o seu próprio conto fica tão bagunçado que não vai atrair outros leitores... o V e ( a Aninha também?) deleta por uma boa causa: a dos leitores :mrgreen: (tadinhos de nós, snif!)

Para aqueles que ficam desesperados em saber quando o autor colocou um novo capítulo, tem aquela opção lá embaixo de avisar vocês quando o tópico tiver posts novos (o raios é quando for apenas comentário de alguém...). Mesmo porque, quando o tópico tem um capítulo/post novo ele sobe na hierarquia ficando bem na vista.

E tá bom, Vinci... tem um capítulo novo lá no meu conto. Mas não fique eufórico, pois a titia aqui tem de trabalhar também :wink:
 
Eu não gosto muito da idéia de criar um ranking de escritores... aí sim ia virar bomba relógio. Se bem que acho que ia ter gente postando adoidado - fazendo poesia fora do próprio estilo, pra tentando aparecer entre "os 10 mais do CdE" ou algo assim.

A idéia de um ranking é tonar mais fácil encontrar bons textos estimulando a visita ao sub-fórum que ao meu ver, sem propaganda, fica meio vazio... Mas, poderiam me perguntar, "Isso poderia fazer com que somente um número pequeno fosse lido, etc", pra isso haveria a sociedade, o que faria todos serem lidos e comentados pelo menos x vezes. Demais criticas poderiam ser postadas, mas aí vem o próximo ponto:

No entanto, talvez um ranking de leitores ou de comentaristas fosse bem saudável - ou será que ia aparecer um mói de flooder dizendo "Que conto legal" e só? Precisaríamos avaliar cada crítica, mas isso seria inviável pros Mods. Ou não?

Acho que esse ranking não seria visto por todo o fórum, ficariam limitado a este e não iria aparecer no perfil ou "resumo de perfil", ficaria num post fixo. Serveria para dar uma idéia de quão bem alguém critica, o que tornaria seus comentários mais valiosos/relevantes. Assim, não tem pq alguém dizer apenas "Gostei", pois não seria bem visto.

Enfim, foi uma idéia. Se não ouço ecos é pq não foi bem aceita. Uma pena...
 
Eu acho que fica uma coisa meio falsa do jeito que está. Não é segredo que as pessoas só lêem contos das pessoas que conhecem. Tenho contos meus sem nem vizualizações aqui, mas se o V, por exemplo, posta um conto todo mundo quer ler e opinar. Isso desanima escritores como eu, que postam aqui e entram todo dia esperando algum comentário.
 
Bem, Melkor, eu "conheço" o Vinci, mas só consegui ler um conto dele. O V fica mais fácil de ler porque o moço costuma selecionar antes de postar. E eu mesma sou "conhecida" por Largo, mas só agora que ele viu que estou por aqui. :mrgreen:

Normalmente vou pelo títulos dos textos novos... o problema maior é empatia: não consigo gostar dos títulos postados. Muito poucos me dão coceira para abrir e ver do que se trata.

E quando faço críticas são normalmente duras para que a pessoa melhore. Tá as vezes faço elogios, mas é mais fácil eu ser bem cricri. Já tive o desprazer de afugentar um usuário com minhas palavras, então tento conter minha mania de comentar.

Relaxe em querer "ser lido". Se a estória for boa, naturalmente virão leitores. Não precisa querer que todo mundo leia, certo?
 
Eu acho interessante a idéia de uma sociedade de leitores. Não para avaliar os escritores ou histórias e dar notas, mas para ter certeza que os contos sejam lidos. Porém, vale lembrar que não é necessário uma sociedade para que isso aconteça. É só todos terem consciência do problema de pouca leitura dos textos do Clube, e cada um fazer sua parte lendo os textos, novos e velhos (aliás, acredito que o mais importante seja ressussitar os tópicos antigos do Clube, que são ignorados apesar da ótima qualidade).

No entanto, admito que, sem uma responsabilidade clara e definida, eu não me faria ler os textos com tanta freqüência quanto seria possível se eu fizesse parte de uma 'sociedade'. Dá preguiça! Talvez seja interessante, por esse motivo principalmente, nos juntarmos para assumir tal responsabilidade. E, é claro, mesmo sem fazer isso, acho que devemos ler os textos do clube, pelo menos alguns. É lendo (e escrevendo, é claro) que se aprende a escrever.


(Primula, eu tinha te visto por aqui há tempos... só que a preguiça - já mencionada nesse post, acredito eu - me impediu de ler aquele coiso antes :D )
 
Hmmm... mas não tínhamos um tópico "porque as escolas nos mandam ler coisas chatas?". Na escola temos de ler coisas chatas, mas de qualidade. Aqui seríamos obrigados a ler coisas que nem sempre sabemos a qualidade? :lol:

Olha, gente, descontando o pessoal mais jovem que se empolga com estorinhas fáceis, ou de coleguinhas, temos uma boa safra de leitores que 'escolhem' os textos que gostariam de ler... pode não parecer, mas até a escolha do título influi, e muitos títulos simplesmente nem dão tesão de abrir.

Por exemplo, eu não gosto de ler estórias do tipo RPG medieval. Em parte porque em fanfiction.net, antes do filme tinha umas 400 estórias de LotR e de repente pulou para 3 mil. Haja saco para ler milhentas pessoas querendo imitar Tolkien, melhorar Tolkien, virar amante de Legolas. Mesmo assim eu arrisco um ou outro por aqui, mas...

Também não gosto de gente que escreve sobre vampiros... me desculpe uma amiga minha que escreveu um livro sobre este tema, mas simplesmente não aguento um monte de gente na onda de Vampiro-A Máscara, ou Entrevista, enquanto tem uma porrada de assuntos que poderiam ser tratados (mas aí vem de novo o problema que se não fosse esse assunto a editora não publicava... :osigh: ). Tudo bem que gosto do livro dela, mas...

Tento ler no entanto... esforço-me até dois ou três parágrafos... Mas se o autor tá remontando a terra média, ou descrevendo um novo Louis, ah, eu perco o tesão mesmo...

Na pior das hipóteses, o V está lendo. E tendo convulsões para mandar uma crítica mas não fazendo. :mrgreen:

Então contentem-se com os comentários que têm, poxa! Reflitam sobre seus "fracassos" (se são mesmo fracassos), e tentem outra coisa.
 
Ler e comentar 2 histórias numa semana mataria alguém? Sabendo, claro, que se assim fosse seu desejo seus próprios textos tbm seriam enquadrados no mesmo esquema? Garantindo leitura e até comentários? Não seria uma coisa obrigada, seria um pacto entre aqueles que aceitassem participar. Além disso, fazer uma boa crítica não é fácil, daí a importância em valorizar a função dos "comentaristas". Alguns podem preferir não serem criticados, mas outros com certeza sim, poderia ser uma opção. Regras deveria ser discutidas, mas falta-nos saber se: - Existe essa vontade entre os atuais participantes? - Quem se habilitaria em coordenar isso? - O "alto clero" apoiaria?

Eu já vi sociedades de escritores pela net que fazem isso funcionar. Acho que um trabalho de equipe organizado pode fazer muito bem aos membros do Clube com um mínimo de esforço. Acho que esse espaço tinha tudo para as pessoas encontrarem bons textos facilmente (e se gostam da combinação "achar fácil" + "bom texto" voltam procurando mais) e não só isso, fazer crescer e aprimorar as habilidades dos aspirantes a escritores. É apenas um sonho... :lily:
 
NaVegaDor disse:
Ler e comentar 2 histórias numa semana mataria alguém? (...) - Existe essa vontade entre os atuais participantes? - Quem se habilitaria em coordenar isso?

Eu concordaria em participar. Ler duas histórias por semana (ao menos se os capítulos forem mais ou menos do tamanho dos do meu conto) não parece muito.
A crítica, na minha opinião, não é nem o mais importante (embora - quando bem feita - possa ser útil). O que mais importa é que o texto seja lido.
 
Prímula, depende, porque eu nunca escrevi sobre a Terramedia e escrevi só um em uma época medieval mas consigo tipo, não ter vizualizações... Sem comentários é totalmente compreensível, mas cheguei a ver uns textos meus descerem pra outra página com só vizualizações minhas.
O título depende, mas acho que se você já conhece o Autor tudo fica mais fácil, eu mesmo li uns contos do V por saber que ele é um bom escritor e nunca li nada do Vinci, por exemplo, por não saber de quem se trata e como escreve.
É fácil falar, mas eu mesmo nunca leio nada por aqui, esse é o problema, ninguém quer ler e todo mundo quer ser lido.
 
Eu leio alguns textos, sim. Influenciado pelo título, e , admito, leio sim coisas meio que selecionadas. Leio a maioria das coisas que vem da Valanice, embora eu não tenha visto nada dela agora, uma grande parte das coisas que vem do Folco. Pena que eu não esteja acompanhando algumas coisas, mas eh pq ele escreve em inglês, as vezes... Ele também não tem postado muito por aqui.
Leio algumas coisas da Primula. Li o crônicas de alguma coisa... E vou ler assim que der tempo todo o Exp. Estórica que eu acho que já eskeci a história do jeito que ela é. Vou relembrar...
E quanto ao meu conto, não julgo-o. Eu sou parcial demais... E se forem procurar saber de mim pela minha imagem no fórum... Tipo... Ai esquece, mesmo... Ainda mais pq tenho fama de "pirralho" devido a minha idade e a grande quantia de tópicos e posts inúteis.
Nunca terminei um bom conto aqui no CdE e acho que Autumn Leaf vai ser o primeiro a ter um fim, um meio e um começo bons.

P.S : Vou ler aquele treco do Liurom, O ULTIMO DOS ARQUI-MAGOS...
P.P.S : Meu conto não é medieval! É um iluminismo, misturado com fantasia...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo