1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[ KB ] O Senhor dos Anéis e Saturno-Plutão

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Deriel, 19 Jun 2004.

  1. Deriel

    Deriel Administrador

    Categoria: 5 Textos & Ensaios
    Tipo: FAQ

    Nome do Artigo: O Senhor dos Anéis e Saturno-Plutão
    Autor: Deriel
    Descrição: Bom... O Senhor dos Anéis e Saturno-Plutão, oras.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  2. Precioso

    Precioso Usuário

    Ae, muito bom este artigo de Saturno-Plutao.......

    Soh que tem algumas "falhas" de tradução.....
     
  3. Que "falhas"?
     
  4. Precioso

    Precioso Usuário

    Desculpe pelo meu comentário. Na verdade não há "falhas" na tradução. Eu me expressei errado. Na verdade a tradução está muito boa.

    Na verdade, a tradução apresenta certos termos técnicos incorretos. Estes termos fazem parte do vocabulário usado na astrologia. Como exemplo: "square", que literalmente significa "quadrado", tecnicamente seria "quadratura" na astrologia.

    Mas na verdade o propósito do artigo neste site é o conteúdo e não os termos técnicos. Eu só notei isto porque achei legal o artigo e quis mandar para uma pessoa que também conhece astrologia....

    Por falar nisto, voce conhece astrologia?
     
  5. Mesmo que você tivesse apontado alguma falha de tradução, eu não ficaria chateada, perguntei mesmo para saber do que se tratava e evitar o erro numa próxima vez. :mrgreen: :obiggraz:

    A verdade é que não entendo nada de astrologia e peço desculpas se não respeitei algum termo específico da área :oops: ... acho que talvez antes de traduzir eu devesse fazer um estudo mais aprofundado do tema que estou traduzindo, justamente para não cometer este tipo de engano. Mas, infelizmente, como eu estava trabalhando pesado na época em que o traduzi, e estas traduções são um trabalho "voluntário", não pude me aprofundar mais... além disso, esses textos para a Valinor tem mais importância no que diz respeito a Tolkien, e como você disse o conteúdo é o que vale.

    De qualquer maneira peço desculpas, por não ter traduzido corretamente os termos técnicos, algo que só posso justificar pela falta de mais tempo e ignorância em astrologia. :wall: :doh:
     
  6. Precioso

    Precioso Usuário

    Que isso?!!! Desencana....naum precisa pedir desculpas.....muito pelo contrário....muito legal que voce tenha traduzido, porque se nao fosse por tua tradução eu nao ficaria sabendo deste artigo....obrigado! :amem:

    Quanto ao fato de vc naum saber os termos tecnicos, normal. Afinal, ficaria muito foda vc saber todos os termos tecnicos dos textos de cada area que vai traduzir.....

    Mas eu queria dizer que se vc quiser tirar alguma duvida a respeito da "parte astrologica" do texto.....estamos ai!!!! Alias, qualquer um que tenha alguma duvida a respeito do texto pode perguntar. Eu nao sou "foda" em astrologia, mas quebro um galho....hehehe
     
  7. Bom... brigada. :obiggraz: Então aproveitando a deixa, pergunto: o que é exatamente essa oposição Saturno-Plutão, que o autor considera tão importante? :o?:
     
  8. Precioso

    Precioso Usuário

    Bom, esta conjunção é considerada muito importante porque é indicativa
    de profundas trasnformações a níveis coletivos.
    Primeiro, para que você entenda, deixa eu definir alguns termos:

    Saturno é um planeta considerado lento, já que demora 29,5 anos terrestres para orbitar em torno do Sol. Plutão é muito mais lento, demorando cerca de 248 anos em sua órbita. Estes dois planetas, de tempos em tempos, fazem um ângulo entre si no céu (tomando a terra como referência). Os ângulos considerados são os de 0 graus (conjunção), 90 graus (quadratura) e 180 graus (oposição). Como estes "encontros" (ângulos) demoram para acontecer, atribui-se a
    eles uma "fator coletivo".

    Ok, agora que já defini alguns termos, vou falar brevemento sobre
    o que tais "encontros" destes dois planetas podem indicar. O planeta Plutão é, entre outras coisas, indicativo do "inconsciente coletivo" (nota abaixo). O planeta Saturno, de certa maneira, dá uma espécie de "solidificada", de "corpo" naquilo que toca. Quando estes dois planetas se encontram, há uma espécie de surgimento de temas que estavam gravados no inconsciente coletivo (Saturno "corporifica" o insconsicente coletivo, representado por Plutão). E isto pode se dar de várias maneiras (dependendo de outros indicativos). Como no exemplo do artigo, através de livros, filmes e outras obras de arte. Pode ser também através de manifestações, guerras, etc.
    O que o autor defendo no artigo, é que o fato de as principais etapas
    do desenvolvimento do livro e do filme do Senhor dos Anéis coincidir
    com posicionamentos "Saturno-Plutão" trazem, portanto, algo do coletivo.
    Daí que o filme conta com esta forte "empatia" do público em geral. Pois é uma personificação de algo que faz parte do coletivo.

    Inconsciente Coletivo = termo criado por Carl Gustav Jung para designar
    o inconsciente da Humanidade. Pois se cada um de nós tem um insconsciente pessoal, a humanidade também o tem.


    Eu não sei se me fiz entender claramente....mas pelo menos eu tentei... :roll:
     
  9. Se fez entender muito bem. :D Mas para ser sincera, acho que sou um pouco cética em relação à astrologia... não quero desmerecê-la nem desacreditá-la, desrepeitando quem acredita nela... Mas a verdade é que não sei se acredito nessa capacidade dos planetas de influenciar as coisas e pessoas. De qualquer maneira, achei este texto bastante interessante, pois implica que várias áreas do conhecimento e crença humanos tentam e conseguem encontrar pontos de relação com O Senhor dos Anéis. :obiggraz:
     
  10. Precioso

    Precioso Usuário

    Com certeza eu entendo tua posição....eu mesmo era extremamente cético em relação à astrologia.... :lol:

    Uma coisa só que gostaria de dizer é que, na verdade é equivoco achar que os planetas "influenciam" as nossas vidas. Na verdade o que acontece é que eles "refletem" nossas ações e vice-versa. Ou seja, o que está em cima (planetas) é como o que está embaixo (nós...). Este é um conceito bem conhecido pela tradição desde a Antiguidade.

    Mas concordo com voce que o SdA é uma puta de uma obra e que dá para relaciona-la a muitos campos do conhecimento (inclusive a astrologia.... :obiggraz: ).....hehehehe
     

Compartilhar