• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[ KB ] Comentário sobre o Athrabeth Finrod ah Andreth

Gostaria de salientar duas falhas, a meu ver:

1)
4. A separação de fëa e hröa não é "atural", e acontece não pelo propósito original, mas pela "Desfiguração de Arda", que deve-se às operações de Melkor.
Faltou o "n" na palavra "natural"

2)
Assim, baseando seu argumento no axioma de que a separação de hröa e fëa não é natural e é contrária ao seu desígnio, ele chega (ou se preferir, precipita-se) à conclusão de que o fëa de um homem não caído levaria consigo seu hröa ao novo modo de existência (livre do Tempo). Em outras palavras, esta "suposição" era o fim natural de cada vida humana, embora, até onde sabemos, este foi o fim do único membro "não caído" da humanidade.*
* A referência é à Virgem Maria.
Não sei quem acrescentou este comentário, mas parece-me que o único edain que partiu de Arda levando consigo o hröa foi Cristo; e isto se adeqüa à frase
Finrod, por esse motivo, crê que Ele, quando vier, terá que ficar tanto "fora" como "dentro"; e assim ele vislumbra a possibilidade de complexidade ou de distinções na natureza de Eru que, apesar de tudo, O caracterizam como "O Um".
, na qual Tolkien expressa nítidamente a sua crença católica na Santíssima Trindade: Eru, Cristo e a Chama Imperecível como uma só entidade trínica.
 
O comentário da referência à Virgem Maria foi feito pelo Christopher Tolkien; me parece lógica a referência não ser a Cristo, uma vez que ele era O Filho de Deus, e não um humano comum, ao contrário de Maria.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo