1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Karl Marx agora é efígie de cartão de crédito

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 11 Jul 2012.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Karl Marx, quem diria, virou este ano efígie do cartão de crédito MasterCard, na Alemanha.

    Com isso, veio a ser o segundo líder comunista a se tornar foco de propaganda de empresas capitalistas --mas ainda perde de longe para o primeiro, Che Guevara, muito aproveitado, em todo o mundo, para ornar camisetas, pôsteres etc.

    No caso de Marx, porém, não se trata de uma jogada de marketing, e sim de uma medida de relações públicas.

    A iniciativa foi do banco Sparkasse Chemnitz, da cidade alemã de Chemnitz. A cidade, de 255 mil habitantes, fica no centro-leste do país.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    MasterCard com a efígie de Karl Marx, criado por banco alemão; moradores de Chemnitz escolheram a imagem​

    O banco fez uma pesquisa entre seus clientes sobre qual era o marco urbano mais importante da cidade para ornar o seu cartão MasterCard. Enfrentando nove outras instalações --como castelos medievais e um hipódromo--, um busto de Marx de sete metros de altura, com 35% dos votos, foi o vencedor.

    O busto foi instalado em 1953, quando os líderes comunistas da então Alemanha Oriental, onde fica Chemnitz, alteraram o nome da cidade para Karl Marx-Stadt (Cidade Karl Marx).

    Com numerosos projetos de conjuntos habitacionais e um cuidado especial para a reconstrução pós-guerra (cuidado que não houve em outros centros importantes, como a própria Berlim Oriental), as autoridades comunistas procuravam apresentar a cidade como uma "cidade socialista modelo".

    A cidade já retomou seu nome original, mas perdeu cerca de 20% de seus habitantes. Segundo pesquisas realizadas após a eclosão da crise mundial em 2008, por volta de 40% dos moradores na antiga Alemanha Oriental consideram o socialismo, tal como o conheceram, melhor do que o capitalismo.

    Marx jamais esteve em Chemnitz. Os habitantes não gostaram das mudanças, embora muitos gostem do busto do líder comunista. O monumento é conhecido como Nischel ("cabeça", no dialeto saxão local).

    HISTÓRIA

    Chemnitz existe desde o século 12, quando era um centro da produção de sal. No começo da Revolução Industrial, Lá foi instalado o primeiro tear mecânico da Alemanha. Durante o século 19 e parte do século 20, era um centro têxtil.

    A fábrica de automóveis Auto Union foi instalada em Chemnitz, e a cidade tornou-se um ativo centro de produção de armamentos durante a Segunda Guerra Mundial. Também tinha uma grande refinaria de petróleo --por isso foi arrasada pelos bombardeios dos Aliados.

    Com o fim da Segunda Guerra, os executivos da Auto Union migraram para o Ocidente, onde fundaram a Audi.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. ExtraTerrestre

    ExtraTerrestre Usuário

    Os donos do meio de produção estão aproveitando para aumentar a mais-valia através de seu maior opositor vocal. Curioso...
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. abylos

    abylos Usuário Usuário Premium

    Me parece um desrespeito com o legado da pessoa usa-la em ícones antagônicos a ele...
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  4. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    :rofl:

    To rindo porque eu gosto de ironia.

    Nem vou comentar a citação às camisetas com a imagem do Che Guevara, porque essa é uma crítica estúpida.

    No mais, eu curti. Agora, com esse cartão, já é possível você receber desconto nas suas compras no supermercado Wal Marx:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • LOL LOL x 4
    • Gostei! Gostei! x 3
  5. Amon_Gwareth

    Amon_Gwareth Paragon

    uma população troll....interessante!
     
  6. General Artigas

    General Artigas Não tá morto quem peleia

    Gostei da piada que a população fez.

    Já que os comunistas de hoje vão comprar camisa do Che Guevara no shopping, esse cartão podia virar algo mundial, assim usam o Karl Marx pra fazer compras no shopping.
     
    • LOL LOL x 1
  7. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Marx está se remoendo em sua tumba.

    Eles podiam colocar a imagem do Tio Patinhas.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  8. Mercúcio

    Mercúcio Well-Known Member

    Pra mim isso é tópico pro Planeta Bizarro...
     
    • Gostei! Gostei! x 1
    • LOL LOL x 1
  9. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Então, se Karl Marx já rendeu uma polêmica, imagine lançar algo com nomes mais emblemáticos como Hitler.
     
  10. Excluído045

    Excluído045 Banned

    Sou mais essa:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    :grinlove:

    Mas enfim, gostei da piada. É estúpido mesmo isso de criticar quem compra camisas do Che.

    Mas mais estúpido são esses babacas usando as tais camisas pra pagarem de revolucionário, entre tantas outras babaquices ideológicas muito piores. Mas cada um sabe de si.
     

Compartilhar