• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Justiça vai apurar ofensas contra nordestinos na internet

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
A OAB de Pernambuco entrou nesta quarta-feira com uma notícia-crime no Ministério Público Federal em São Paulo contra a estudante de direito Mayara Petruso, que chocou o Brasil com mensagens racistas postadas no Twitter logo após a eleição de Dilma Rousseff no domingo.

Vários usuários se manifestaram de forma ofensiva aos nordestinos, mas, segundo a asessoria de imprensa da OAB-PE, a ação será concentrada em Mayara "porque foi ela quem começou". Dentre vários posts ofensivos, Mayara escreveu:
"'Nordestisto' não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado" (sic).

Caberá ao Ministério Público Federal investigar o caso, e decidir se Mayara é passível de punição. A garota será alvo de duas ações: uma por racismo e outra por "incitação pública ao ato delituoso". A primeira estipula pena de 2 a 5 anos de detenção, e a segunda, de 3 a 6 meses de reclusão ou multa. O crime de racismo é imprescritível e inafiançável.

O escritório de advocacia Peixoto e Cury Advogados, em São Paulo, onde Mayara era estagiária, divulgou nota nesta quarta-feira lamentando a postura da estudante. Ela já não trabalha mais no escritório.
"Com muito pesar e indignação, (o Peixoto e Cury Advogados) lamenta a infeliz opinião pessoal emitida, em rede social, pela mesma, da qual apenas tomou conhecimento pela mídia e que veemente é contrário, deixando, assim, ao crivo das autoridades competentes as providências cabíveis",
diz o escritório, em nota divulgada à imprensa.


mayara-twitter-xenofobia_550.jpg


Não é a primeira ação na Justiça que apura crimes de xenofobia contra nordestinos praticados na internet. O Ministério Público Federal investiga denúncias de racismo por parte de membros de uma comunidade no Orkut chamada "Eu odeio nordestinos". O tumblr Xenofobia Não reúne uma série de "print screens" de ofensas de usuários a nordestinos no Twitter, como
"Só Hitler acaba com a raça dos petistas, construindo câmara de gás no Nordeste e matando geral" .
O objetivo da ação contra Mayara, segundo a OAB-PE, é acabar com a percepção que existe de que manifestações odiosas na internet acabam impunes.

Fonte
 
Não sei exatamente no que pode dar isso... acho que presa realmente por preconceito ela não vai, mas acho que isso vai ser um grande alarde pra servir de lição para que todos vejam que não é apenas com os negros que existe racismo, coisa que muita gente não nota...

É chamar arianos de "branquelo aguado" é chamar orientais de "japas" ou "amarelos", negros de "negão" e coisa assim.... Embora muita coisa esteja sendo levada ao cúmulo do exagero como o bolo "nega maluca" ou o doce "teta de nega" terem que mudar de nome quando é algo tão antigo e sem maldade real afinal...
Mas talvez o susto seja interessante.

Ainda assim, tomar isso ai como incitação a ato violento e usar a coisa como "assassinato" e tal talvez seja mostrar mesmo o quanto a massa brasileira é burra e ignorante, a ponto de chamar uma rebeldia infantil quanto ao resultado político de "incitação".... Sei lá... acho que tudo tem limites e algumas coisas devem sim ser castigadas, mas tanto "passar a mão" quanto a "surra" tem que ter dosagem para gerar aprendizado... extremos levam sempre a revoltas maiores.
 
Acho que cada um tem o direito de pensar o que quiser, seja algo bom ou não... Mais se for algo 'ruim' tem que guardar para si...

Se ela odeia os nordestinos, ótimo! Ela não é obrigada a gostar deles, porém que guarde isso para ela mesma, os nordestinos não merecem entrar na internet e ficarem sujeitos a verem algo desse tipo :T

Eu tenho o direito de odiar japoneses, ocidentais, brancos, negros, americanos, brasileiros, poloneses ( eu sou um xD), os vizinhos, as sogras, os cunhados, enfim... Mas a internet é algo público, e devemos respeitar as leis... E acho que isso é até uma questão de ética e moral... obs: não to apoiando a xenofobia, pelo contrário!

Enfim, bem feito para ela! Como um estudante de direito, fico feliz que uma pessoa assim não vai se tornar uma agente do direito tão cedo. ^_^

Tenken :lily:
 
Última edição:
Tomara que seja punida severamente...como se deve... Uma futura advogada agindo contra a lei é uma prova da qualidade de profissonal que ela será.
 
Podem dizer que estão colocando essa menina como bode expiatório (porque há vários casos iguais), mas o processo vai servir de lição para quem acha que liberdade de expressão = permissão para escrever m#rda.

Tomara que identifiquem os outros casos (os reais dentre os fakes e flamers), e sofram as mesmas consequencias. Nesse site tem vários exemplos (alguns até arrependidos :lol: )

http://xenofobianao.tumblr.com/
 
Tá, mas no dia do resultado da eleição o twitter virou tipo um show de horrores com MUITA mensagem imbecil sobre o pessoal do nordeste. Alguém sabe me dizer por que só ela está se ferrando nessa?
 
Tá, mas no dia do resultado da eleição o twitter virou tipo um show de horrores com MUITA mensagem imbecil sobre o pessoal do nordeste. Alguém sabe me dizer por que só ela está se ferrando nessa?

Pq alguém deve ter denunciado ao MP!
Ouuuuuuuu o MP a pegou aleatoreamente, mas acho que não é o caso, pois acredito que teriam pego comentários piores, pq sim, teve uns bem mais absurdos!
 
Tenho dó dessas pessoas que não tiveram um pai e uma mãe...por isso eu sou a favor das palmadas quando crianças, a criança cresce "bardosa" e cheia de "mimis" e com uma mente vazia e opaca...aff
 
Legal que todos me mobilizaram para isso, mas também existem gays, negros e evangélicos que são diariamente discriminados na web.
 
De nada adianta pegarem "pra Cristo" apenas essa fulana achando que estão dando uma bela punição exemplar e depois fica só por isso mesmo e a coisa continua.
 
Agora essa:


Querem vitimizar Nordeste, diz Movimento SP para Paulistas

Ana Cláudia Barros

A atendente de suporte técnico Fabiana Pereira, 35 anos, uma das articuladoras do Movimento São Paulo para os Paulistas, sai em defesa da estudante de direito Mayara Petrusco, apontada como uma das responsáveis por desencadear a onda de manifestações preconceituosas contra os nordestinos na internet após a vitória de Dilma Rousseff (PT).

Na internet, Mayara declarou que "nordestino não é gente, faça um favor a São Paulo, mate um nordestino afogado", o que rendeu à universitária uma denúncia junto ao Ministério Público Federal, apresentada pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Pernambuco (OAB-PE). A entidade viu no ato a configuração dos crimes de racismo e de incitação pública à pratica delituosa, no caso, homicídio.

Para Fabiana, a estudante não se referiu a um assassinato literal e apenas estava "desabafando".


- Acho também que não estão sendo debatidas quais as causas da revolta dela. O fato de - não que justifique-, mas o fato de São Paulo sustentar o Bolsa Família, e aí esses beneficiários emergem e São Paulo fica subjugado a um governo que não elegeu, né?! - "advoga".

Na interpretação da representante do movimento - cujo abaixo-assinado virtual já conta com quase 1400 assinaturas -, o episódio foi usado para vitimizar o "pessoal do Nordeste". Segundo ela, a solução para acabar com a "guerra" seria "que cada Estado tivesse autonomia para administrar os seus recursos".

- Aí, ia parar essa guerra que existe. São Paulo sustenta e eles (nordestinos) decidem quem vai nos governar.

Ao ser lembrada que mesmo se fossem excluídos votos do Norte e do Nordeste Dilma venceria, Fabiana argumenta:

- O Brasil, na verdade, parece que é dividido em duas culturas. Minas é mais identificada com o Nordeste, não sei se é por motivos de colonização. Não sei quais as causas. Se você olhar aquele mapa que dá meio vermelho, meio azul do (José) Serra e da Dilma, é sempre assim. Parece que um se identifica mais com uma ideologia e outro, com outra ideologia. Então, mesmo que tirasse o Nordeste, talvez ela se elegesse da mesma forma. Mas o pessoal não deixa de culpar... Culpar entre aspas, né?! Sabe que lá (Nordeste) é um celeiro mesmo, que vota no assistencialismo, no populismo.

Confira a entrevista.

Você acompanhou a polêmica sobre as manifestações contra nordestinos na internet após a vitória da Dilma Rousseff?
Fabiana Pereira - Dei uma olhada sim.

A OAB de Pernambuco acionou o Ministério Público Federal contra a estudante de direito Mayara Petrusco. A entidade considera que ela foi uma das responsáveis por ter desencadeado as manifestações de preconceito contra nordestinos. O que vocês, do movimento, acham dessa polêmica?


Acho que aquele negócio que ela falou de matar, afogar, é mais ou menos assim, que nem você fala: "Ah, mate todos os corintianos". Sabe? Num sentido assim. Claro que ela não estava falando literalmente em matar. Acho que foi um sentimento de revolta. No mesmo sentido de falar: "Eu mato aquele infeliz".

Então, você acha que ela falou aquilo como forma de expressar raiva?
É. Um desabafo ou algo assim.

Mas você acha que o tom foi exagerado?

Na internet, tem essas coisas dos dois lados. Acho também que não estão sendo debatidas quais as causas da revolta dela. O fato de - não que justifique -, mas o fato de São Paulo sustentar o Bolsa Família, e aí esses beneficiários emergem e São Paulo fica subjugado a um governo que não elegeu, né?!
Então, essa é a essência da coisa. Claro que eu achei que o que ela (Mayara) falou talvez... não, mal interpretada. Na internet é comum esse bate-boca. Você acha também contra paulista gente falando um monte. E acabaram usando isso até para fazer um pouco de vítima, eu acho.

Como é? Desculpe, não entendi.
Acabaram usando tudo isso para colocar até um pouco como vítima, né?!

Colocar quem como vítima?
O pessoal do Nordeste. Olhando ao pé da letra, parece radical o que ela disse, mas eu creio que ela não foi literal. Foi um desabafo.

Você falou que não estão sendo discutidos os motivos da revolta dela (Mayara). Na sua opinião, quais seriam esses motivos?

Então, essa questão de São Paulo, que fornece recursos para o Bolsa Família, por exemplo. E o pessoal de lá (do Nordeste) acaba elegendo um governo que... São Paulo fica subjugado a um governo que não elegeu, na verdade.

Qual seria a solução?

Seria que a democracia fosse mais subsidiária, que cada Estado tivesse autonomia para administrar os seus recursos. Aí, ia parar essa guerra que existe. São Paulo sustenta e eles (nordestinos) decidem quem vai nos governar.

Mas os recursos do Bolsa Família também vêm de outros Estados...

Os impostos federais, no site da Receita, São Paulo fornece 40% sozinho. Contando com tudo. Isso dá R$ 200 bilhões/ano e voltam 4%, segundo o Portal Transparência. E o Bolsa Família já custou mais de R$ 50 bilhões desde o começo. Uma coisa assim... Então, na prática, é São Paulo que sustenta mesmo. Tem sete Estados que pagam mais impostos do que recebem. Do Sul, Amazonas...

Então, você entende o sentimento de revolta da Mayara. É isso?

Entendo. Olhando ao pé da letra parece agressivo. Mas não foi literal.

Um levantamento de Terra Magazine mostra que, mesmo sem os votos do Norte e do Nordeste, Dilma venceria. O que você acha disso?

O Brasil, na verdade, parece que é dividido em duas culturas. Minas é mais identificada com o Nordeste, não sei se é por motivos de colonização. Não sei quais as causas. Se você olhar aquele mapa que dá meio vermelho, meio azul do (José) Serra e da Dilma, é sempre assim. Parece que um se identifica mais com uma ideologia e outro, com outra ideologia.

Então, mesmo que tirasse o Nordeste, talvez ela se elegesse da mesma forma. Mas o pessoal não deixa de culpar... Culpar entre aspas, né?! Sabe que lá (Nordeste) é um celeiro mesmo, que vota no assistencialismo, no populismo.

Na sua avaliação a Dilma ganhou por causa do Bolsa Família?

Não só do Bolsa Família, mas de toda essa ideologia populista. Mas o Bolsa Família interfere muito. Com certeza.

Em quem você votou para presidente?

Eu votei no Serra, porque me identifico mais com o livre mercado, com essa ideologia mais do progresso, de menos intervenção estatal na economia.

O Tiririca (PR), deputado federal eleito por São Paulo, teve uma votação expressiva. Como você vê isso?

Acho que não foi só o migrante. Com certeza houve muitos votos dos nordestinos, mas muito paulista que não tem muita consciência... A própria estrutura de educação no Brasil faz com que o paulista não ligue muito... Eu mesma, há três anos, não estava nem aí com nada. Então, muitos votaram de zoeira, não levaram muito a sério ou como protesto mesmo, mas acabaram dando um tiro no pé.

A propaganda do Tiririca foi muito contestada. No Ministério Público Eleitoral, houve várias ações contra ela. Todas negadas. Em uma das ações, a pessoa contestava porque o Tiririca dizia que iria defender os nordestinos, priorizava os nordestinos. Você avalia da mesma forma ou acha que há um exagero nessa interpretação?

Acho que até li isso em algum lugar. Então, se um candidato no Rio de Janeiro falasse que ia defender os direitos dos mineiros. Ou em Minas, um candidato que falasse que ia defender os direitos dos gaúchos. É mais ou menos assim. Ele está em São Paulo, dizendo que vai defender os direitos dos nordestinos. Tá certo, os que moram aqui. Mas São Paulo já tem representação inferior na Câmara, já é discriminado e aí ele fala que vai defender...
A prefeitura da cidade dele também comemorou, porque ele falou que ia ajudar a prefeitura de lá. Então, não se sabe se ele vai tirar recursos de São Paulo para enviar para lá, defendendo outros lugares.
 
Podem dizer que estão colocando essa menina como bode expiatório (porque há vários casos iguais), mas o processo vai servir de lição para quem acha que liberdade de expressão = permissão para escrever m#rda.

Tomara que identifiquem os outros casos (os reais dentre os fakes e flamers), e sofram as mesmas consequencias. Nesse site tem vários exemplos (alguns até arrependidos :lol: )

http://xenofobianao.tumblr.com/

Eu acho que deviam entrar com processo contra todos os que conseguissem identificar. É preciso parar com essa idéia que a internet permite que se cometa crimes impunimente. Mas mesmo um que eles consigam pegar já serve de aviso que isso não pode ser aceito.

Felizmente é a 2a vez em pouco tempo que crimes cometido via internet, ou pelo menos iniciados via internet, são pelo menos apurados. O outro caso foi o rodeio de gordas.



Ninguem merece :roll:

Isso é típico. O sujeito que espanca a mulher também costuma dizer que ela está se fazendo de vítima quando a infeliz enfim procura a polícia.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo