• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Justiça determina penhora de taça do Mundial 2012 do Corinthians

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
  • AFP PHOTO / KAZUHIRO NOGI
    16dez2012---com-a-taca-do-mundial-de-clubes-da-fifa-goleiro-cassio-do-corinthians-da-volta-olimpica-no-estadio-internacional-de-yokohama-no-japao-1355667588337_615x300.jpg

    Justiça penhorou taça do Mundial de 2012 conquistada pelo Corinthians

A Justiça de São Paulo determinou nesta quinta-feira a penhora da taça do Mundial de 2012 conquistado pelo Corinthians. A medida ocorreu em uma cobrança do Instituto Santanense de Ensino Superior, com quem o clube tem uma dívida de cerca de R$ 2,5 milhões. A taça será penhorada e avaliada para saldar o débito.

Penhora da taça de Mundial do Corinthians revolta Neto: 'Vergonha'

O UOL Esporte havia noticiado nesta quarta-feira o pedido de penhora do troféu. O Instituto Santanense havia, inicialmente, tentado penhorar a premiação do alvinegro pela classificação à final da Copa do Brasil, mas o clube antecipou o recebimento. Com isso, a faculdade acionou a Justiça acusando o Corinthians e a CBF de fraude, solicitando a penhora da taça e pedindo que o Ministério Público de São Paulo seja acionado para investigar.

Mesmo com a penhora, a Justiça não deve fisicamente tomar o troféu conquistado no Japão. Por ora, o clube fica impedido de fazer atividades com a taça, ou até mesmo mesmo vende-la ou tira-la do país, pois o objeto seria colocado a leilão no futuro caso realmente a dívida não seja quitada.

Presidente do Corinthians, Andrés Sanchez falou em coletiva sobre a penhora com ironia. "Pelo menos, o Corinthians tem duas taças de Mundial para penhorar, né? Temos terreno, ônibus, carro... Temos patrimônio. O Corinthians tem dois Mundiais e quiseram isso. Era uma faculdade que tinha no Parque São Jorge. A faculdade tem a receber, o Corinthians também tem. Estava bem adiantado o acordo, mas infelizmente os advogados quiseram uma nota midiática e fizeram isso com a taça do Mundial. O que tiver de pagar, vamos pagar, e vamos esperar o processo para receber a nossa parte. É uma ação midiática, os advogados devem torcer para outro time e fizeram isso. Quanto vale a taça no valor financeiro? Mas é direito deles, a Justiça existe para isso. Temos 48 horas para resolver e vamos resolver", disse.

Entenda o caso


A instituição de ensino executou o Corinthians para recebimento da dívida, já reconhecida pela Justiça. Para isso, pediu o bloqueio dos valores que o clube tinha a receber por ter chegado à final da Copa do Brasil. Oficiada para depositar o valor diretamente na conta da credora, a CBF respondeu no dia 23 de outubro que já tinha realizado o depósito nos cofres corintianos um dia antes, no dia 22.

Para o Instituto Santanense, a medida configurou fraude em conluio entre Corinthians e CBF. A empresa argumenta que, no dia 22, antes da CBF realizar o depósito, diversos veículos de imprensa já tinham noticiado a ordem de penhora. Além disso, aponta que, nos autos, o alvinegro já havia dado à entidade máxima do futebol brasileiro um recibo de quitação no dia 19 de outubro, três dias antes da data na qual a CBF depositou o valor.

"É inconteste que o Executado tinha ciência do pleito formulado pelo Exequente e, assim, em conluio com a CBF buscou adiantar o recebimento do prêmio ao qual fazia jus, frustrando, assim, o cumprimento da determinação judicial de bloqueio desses valores", diz o documento acusando a fraude.

Além da penhora da taça do Mundial, o Instituto Santanense ainda pede que todo o processo seja encaminhado ao Ministério Público, para a apuração de irregularidades. O Corinthians e a CBF ainda não foram notificados sobre a acusação, protocolada nesta quarta-feira.

Andrés fala sobre desempenho do time


Prevista para ocorrer logo após a notícia de que a taça do Mundial seria penhorada, a entrevista coletiva do presidente Andrés Sanchez teve apenas uma pergunta sobre a polêmica (leia acima). A grande maioria dos repórteres focou no desempenho do Corinthians na temporada e não quis afirmar que o técnico Jair Ventura está garantido no cargo para o ano que vem.

"Garantido nem eu estou hoje! Tem cinco, seis clubes com pedido de impeachment. Não é justo falar do Jair agora, sabemos que tivemos problema no Campeonato Brasileiro. Fora os erros de arbitragem, o nosso time não está bem no Brasileiro, tem os nossos erros também. Mas o Corinthians teve só um pênalti a favor, os outros times tiveram 10, 12. Mas não vamos usar de desculpa, vamos recuperar o que foi perdido. Infelizmente, não vamos ser campeões. Temos nossos erros e temos de assumir", disse.

"[O Corinthians foi] Campeão paulista, mas isso não vale mais nada", comentou, em aparente tom de ironia. "Fomos vice-campeões da Copa do Brasil, teve toda a polêmica do VAR para os dois lados. Futebol é detalhe! A gente termina o ano com dificuldade, e no ano seguinte volta forte de novo. Não vou pagar por reforços o que os outros estão pagando!", completou Andrés.

https://esporte.uol.com.br/futebol/...ra-de-taca-do-mundial-2012-do-corinthians.htm
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os credores estão ficando mais bem espertos, penhorando aquilo que realmente dói no calo e dá rápida e maior repercussão na mídia e assim o clube é forçado a se coçar pra pagar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo