• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Juramento de Feanor

Gothmog

Usuário
Qual foi o juramento de feanor?
E qual foi amaldicao de Mandos, que fez o outro elfo( esqueci o nome) voltar?[/b]
 
Gothmog disse:
Qual foi o juramento de feanor?
E qual foi amaldicao de Mandos, que fez o outro elfo( esqueci o nome) voltar?[/b]


Feanor fez com que todos seus filhos jurassem que iriam recuperar a Silmaril custe oq custar e se não conseguissem morreriam tentando.

E Mandos disse que nenhum Noldor iria conseguir derrotar Morgoth e ainda q ele não seria derrotado até que um "mortal" conseguisse chegar a Aman e redimir dos erros dos noldor, não é? ou essa parte de tuor não tá inclusa?
 
Apenas complementando.
O juramento completo de Fëanor, conforme consta no Morgoth's Ring, é o seguinte:

Então Fëanor pronunciou um juramento terrível. Imediatamente seus sete filhos saltaram para seu lado e fizeram cada um o mesmo juramento; e suas espadas desembainhadas brilharam rubras como sangue ao clarão das tochas.

- Seja inimigo ou amigo, seja impuro ou honrado,
cria de Morgoth ou claro Vala,
Elda ou Maia ou Nascido Após,
Mortal por nascer na Terra-média,
nem lei, nem lealdade, nem labor de espadas,
desespero ou dor, nem o próprio Destino
o defenderá de Fëanor e da gente de Fëanor,
quem oculte, armazene ou apanhe na mão,
achando guarde ou arroje ao longe
uma Silmaril. Isto solenes juramos:
a morte lhe mandaremos antes que mingúe o Dia,
ódio até o ocaso do mundo! Ouve nossa palavra,
Eru, Pai de Tudo! À eterna
Treva fada-nos se falhar nosso feito.
No topo sagrado testemunhai o que ouvis
e recordai nosso voto, Manwë e Varda!

Assim falaram Maidros e Maglor, e Celegorn, Curufin e Cranthir, Damrod e Díriel, príncipes dos Noldor. Mas por aquele nome ninguém deveria pronunciar juramento, bom ou mau, nem na ira convocar tal testemunho, de modo que muitos tremeram ao ouvir as palavras indômitas. Pois um juramento feito destarte, bom ou mau, não pode ser rompido, e há de perseguir quem o jurou ou quem o rompeu até o fim do mundo.
 
Gothmog disse:
foram todos mortos por esse motivo o juramento era eterno
?

O Juramento era eterno sim. Mas se todos Noldor morreram pelas Silmarills? Indiretamente sim. Afinal se não fosse por elas eles não iriam à Terra Média e viveriam em (suposta) paz.
 
En Taro Adun!

Gothmog disse:
Qual foi o juramento de feanor?
E qual foi amaldicao de Mandos, que fez o outro elfo( esqueci o nome) voltar?[/b]

Só complementando, o nome do elfo que voltou é Finarfin, filho de Finwë.

Gothmog disse:
foram todos mortos por esse motivo o juramento era eterno
?

Não exatamente, acho, porque n'O Silmarillion, Capítulo XXIII, diz-se: "...e o Juramento de Fëanor talvez nem mesmo Manwë pudesse anular, enqüanto não fosse cumprido, e os filhos de Fëanor desistissem das Silmarils, sobre as quais haviam reivindicado cruelmente seu direito." E depois, no Capítulo XXIV: "E ele [Maedhros] percebeu que era como Eonwë dissera: que seu direito à pedra era nulo, e que o Juramento não tinha mais significado. (...) Também se conta de Maglor que ele não pôde suportar a dor com que a Silmaril o atormentava; e que, afinal, a lançou ao mar."

Krebain disse:
Juramento era eterno sim. Mas se todos Noldor morreram pelas Silmarills? Indiretamente sim. Afinal se não fosse por elas eles não iriam à Terra Média e viveriam em (suposta) paz.

Não entendi essa afirmação, porque alguns dos Noldor que foram à Terra-média não chegaram a morrer, como Galadriel.

Abraços,

Turkáno Erutur
 
Desculpa, a frase correta seria: Todas as mortes dos Noldor foram causadas pelas Silmarills, direta ou indiretamente.
 
Para talvez vcs entenderem melhor a maldição de Fëanor eu recomendo que vcs peguem a música The Curse of Feanor da banda Blind Guardian, na letra da música explica muitas coisas a respeito.
 
Gothmog disse:
E qual foi amaldicao de Mandos, que fez o outro elfo( esqueci o nome) voltar?[/b]

Só pra esclarecer: Mandos não amaldiçoou ninguém, nenhum dos Noldor, ele apenas previu aquilo que aconteceria caso continuassem a viagem. E o que ele disse foi tão terrível, que Firnafin resolveu fazer o caminho de volta.
 
Krebain, concordo que as mortes foram causadas pelas silmarils, mas não podemos citar o maior motivo, aquele que estava até por atrás das silmarils, as mentiras e discórdias causadas por Melkor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo