• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Juramento de Fëanor

Alguém por favor pode me explicar o que foi o Juramento de Fëanor e de seus filhos antes de deixarem Valinor no encalço de Morgoth!!! O que foi esse Juramento? E o que o mesmo significou tanto para Fëanor e sua descendência qnto para os noldor que deixaram Valinor na ocasião?
 
Fëanor jurou que retomaria as Silmarilli que Morgoth roubou a despeito do conselho dos Valar de que nenhum elfo poderia derrotar um Vala; Fëanor jurou também que mataria qualquer um que estivesse de posse de uma Silmarill e se recusasse a entregar-lha, e disse ainda que os Valar os mantinham (aos elfos) prisioneiros em Aman para que os homens pudessem tomar a Terra-Média (o que aliás, é um argumento tolo, visto que os Valar nunca os obrigaram a ir a Aman, e de fato ainda permitiam que muitos elfos vivessem na Terra-Média). Com essas palavras ele mesmo se exilou e a sua gente também.
 
O juramento completo, que se enconta no HoME Morgoth's Ring, pode ser visto aqui:

Juramento de Fëanor

Mas caso o link saia do ar, eu posto aqui também:


Seja inimigo ou amigo, seja impuro ou honrado,
cria de Morgoth ou claro Vala,
Elda ou Maia ou Nascido Após,
Mortal por nascer na Terra-média,
nem lei, nem lealdade, nem labor de espadas,
desespero ou dor, nem o próprio Destino
o defenderá de Fëanor e da gente de Fëanor,
quem oculte, armazene ou apanhe na mão,
achando guarde ou arroje ao longe
uma Silmaril. Isto solenes juramos:
a morte lhe mandaremos antes que mingúe o Dia,
ódio até o ocaso do mundo! Ouve nossa palavra,
Eru, Pai de Tudo! À eterna
Treva fada-nos se falhar nosso feito.
No topo sagrado testemunhai o que ouvis
e recordai nosso voto, Manwë e Varda!

Assim falaram Maidros e Maglor, e Celegorn, Curufin e Cranthir, Damrod e Díriel, príncipes dos Noldor. Mas por aquele nome ninguém deveria pronunciar juramento, bom ou mau, nem na ira convocar tal testemunho, de modo que muitos tremeram ao ouvir as palavras indômitas. Pois um juramento feito destarte, bom ou mau, não pode ser rompido, e há de perseguir quem o jurou ou quem o rompeu até o fim do mundo.
 
Ok... mas e com a morte? Na casa de Mandos? Como ficaram os esíritos do noldor da Casa de Fëanor? Qndo eles voltarem a vida, estarao ainda sob juramento?! E em q esse juramento influenciou nos outros noldor, da Casa de Filgolfim e Finarfim? >> Esta eh minha dúvida! hehehehehe
 
Creio que não. Todo a dor e o sofrimento por que passram na Terra-Média foi castigo suficiente, e quando reencarnassem já não pesaria sobre eles o juramento (talvez pesasse apenas no caso do próprio Fëanor, mas isso eu não sei...). Quanto a Casa de Finarfim, bom, como ele voltou em tempo, acho que não sofreu da maldição de Mandos; já Fingolfim, esse estava sujeito a ela, já que acompanhou Fëanor até a Terra-Média.
 
Ok... mas e com a morte? Na casa de Mandos? Como ficaram os esíritos do noldor da Casa de Fëanor? Qndo eles voltarem a vida, estarao ainda sob juramento?! E em q esse juramento influenciou nos outros noldor, da Casa de Filgolfim e Finarfim? >> Esta eh minha dúvida! hehehehehe
O juramento perdeu a validade no final da 1º Era, pois as Silmarilli não pertenciam mais a Fëanor ou seus filhos.
A prova disso foi que as queimaduras feitas pelas pedras nas mãos de Maglo e Maedhros.
E apenas o Fëanor e seus filhos fizeram o Juramento. Os outros Noldor (fossem de sua casa ou não) apenas os seguiram no trajeto para a TM.
A maior influência do juramento, além de provocar o êxodo dos Noldor, foi as chacinas como em Aqualondë e em Doriath (durante o reinado de Dior).
 
Creio que não. Todo a dor e o sofrimento por que passram na Terra-Média foi castigo suficiente, e quando reencarnassem já não pesaria sobre eles o juramento (talvez pesasse apenas no caso do próprio Fëanor, mas isso eu não sei...).
Apenas ressaltando algo: Fëanor foi destinado a nunca reencarnar, até o Fim dos Tempos. E, aproveitando que já estamos falando disso, os dois únicos elfos que sabe-se que reencarnaram são Finrod e Glorfindel (louros ruleiamos 8-) )
 
Eu não sabia dessa sobre o Finrod; onde diz isso? Reencarnou em algum elfo conhecido na terceira era?
 
Não, reencarnou como Finrod mesmo em Valinor :D Os Elfos reencarnavam (reencarnam?) como eles mesmos
 
Ah, é mesmo. Ela reencarnou e viu que Finwë já tava casado de novo, certo? Bem lembrado, Elrond.
 
Ela reencarnou após a morte de Finwë.
Miriel não podia retornar já que Finwë estava casado, pois nenhuma elfos pode estar casado com duas elfas...
Então quando Finwë foi para Mandos, ele abdicou do direito de reencarnar para que Miriel pudesse retornar a vida.
Assim Finwë ficou em Mandos junto com Fëanor :mrgreen:
 
Essa lei do casamento me parece muito tola! Os elfos já estão presos a Arda, e ainda por cima não podem casar de novo se o cônjugue morrer, já que corre o risco de impedir que a o antigo parceiro reeencarne... Não havia um jeito de anular o casamento?
 
Cësárin disse:
Essa lei do casamento me parece muito tola! Os elfos já estão presos a Arda, e ainda por cima não podem casar de novo se o cônjugue morrer, já que corre o risco de impedir que a o antigo parceiro reeencarne... Não havia um jeito de anular o casamento?

Com Tolkien, já viu! :mrgreen:

Vou salvar esse tópico em disquete... nunca vi tanta informação junta (que eu não conhecia) sobre reencarnação de elfos! 8O

Tudo isso está no CI, é?
 
Não havia um jeito de anular o casamento?
Não, mas o elfos não casavam tolamente... Quando eles casavam era algo para sempre, mesmo q um conjuge morresse, o outro sabia que era só esperar ele(a) reencarnar. O caso de Finwë foi único...
Tudo isso está no CI, é?
Não. Da reencarnação de Finrod esta no Silmarillion mesmo, de Glorfindel acho que Tolkien comentou numa carta o restante está nos HoME (você pode encontrar traduções de trechos dos HoME e Cartas no site da Valinor, é só dá uma procurada).
 
Na verdade havia sim a maneira de divorciar-se do cônjuge; isso só não era comum.

Eu não sei se vou lembrar da passagem muito bem, eu só me lembro que havia uma cerimônia onde, ao final, os antigos cônjuges enterravam suas antigas alianças.
 
???
reiencarnaçao? :eek: :eek:
sou so eu ou mais alguem esta boiando? eu achei q apenas umas 3 pessoas (beren, glorfindel, gandalf) tivessem voltado da morte
 
Todos os elfos têm direito, e dever, diga-se de passagem, de reencarnar. Eles só devem cumprir um tempo em Mandos, que varia dependendo das suas ações em vida.

Ou seja, cedo ou tarde, todos, de novo, TODOS os elfos reencarnam.
 
[off topic]
tolkie realmente amava os elfos hein
eram imortais belos iluminados habilidosos poderosos e ainda REINCARNAVAO ¬¬
enquanto os homens eram
gordos feios balofos preguisosos mortais ladroes bandidos politicos e so sabia manejar um copo d cerveja ¬¬
q injustiça hahahahha
[off topic]

essas informacoes constam em que livro?
 
[off topic]
tolkie realmente amava os elfos hein
eram imortais belos iluminados habilidosos poderosos e ainda REINCARNAVAO ¬¬
enquanto os homens eram
gordos feios balofos preguisosos mortais ladroes bandidos politicos e so sabia manejar um copo d cerveja ¬¬
q injustiça hahahahha
[off topic]
Os homens tinham seus dons também. A própria morte deveria ser tratada como um dom...

essas informacoes constam em que livro?
No próprio Silmarillion fala sobre a reencarnação elfica eu acho. Mas pode achar mais informações no HoME e nas Cartas (algumas), eu acho.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo