• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Julgando o livro pela capa

Morpheus disse:
é!!
é a capa do urso?
Urso dos infernos, eles mudam tudo!

hahahah boa, ''putz que foda o Will Smith''

O pior é um livro que eu vi do Stephen king, com o Tom Hanks na capa!! o_O
A ESPERA DE UM MILAGRE

Que tosco.

É, isso é a industria...

Nussa...o_O'
o Tom Hanks XD

Me lembrou do livro O poderoso chefão, o novo tem o Michael Corleone na frente (o Al Paccino)....

Ger disse:
Rogério disse:
Bem, eu não olho muito pra capa não quando vou comprar um livro, já vou comprar sabendo mais ou menos o que quero.

O mesmo comigo. O problema é que eu tenho mania que olhar a livraria inteira de cima abaixo até ir pedir o livro que eu quero, e sempre tem alguma capa interessante que me chama a atenção. Eu lembro que eu vi o livro 'Eu, robô' do outro lado da livraria. A capa brilhava. :rolleyes:

Foi assim também que eu descobri 'O Arqueiro' do Bernard Cornwell, num dia que eu não sabia o que levar. A capa era muito legal, título em alto-relevo, e lá fui eu ler a sinopse, o que resultou na compra. Aliás, a maioria dos livros do Cornwell que eu vi tem capas bonitas, só não me lembro qual é a editora.

bah...os livros do Cornwell, são lindos ..
eu acho muito bonito a capa do livro O rei do inverno :mrpurple:
a editora é a Record
 
Anica disse:
Hoje eu dei uma passada em uma livraria e crendiospadre, a capa nova do Fronteiras do Universo é muito feia. O livro está feio, aliás, não tem o tamanho padrão. Eca eca. Pior que eu só tenho a Bússola Dourada em casa, se eu gostar e quiser continuar lendo (e querer ter os livros em casa), será o da capa feia mesmo =/

Só para ficar registrado, além de ter ficado esteticamente mais feia, tanto na capa como no interior, essa nova edição, embora seja a mesma tradução da primeira, vem sem as notas da tradutora (que nem sempre eram muito relevantes, mas enfim...).

Não sei o que se passa na cabeça dos editores para fazer isso, mas obviamente que a fórmula "simplificar ao máximo o texto + capa do filme pastiche da trilogia de PJ = mais crianças pedindo para os pais comprar a edição" não deve ser descartada.
 
Uma capa que me agrada muito é a do livro As Cartas de J.R.R. Tolkien. Meio idiota contar isso... Leio uma carta por semana, mas em vez de abrir o livro e ler, eu o coloco na mesa, olho, vagarosamente deslizo a mão na capa. Pego novamente com as duas mãos, viro deslizando a mão espalmada em todo o livro. É prazeiroso tocá-lo. Grande, sei que tem conteúdo, o que para mim é um complemento instigante. Visualmente passa uma sensação de tradição, profundidade, um convite ao prazer de se encantar com mais algumas linhas e muitas palavras.
 
É, essa capa tem história :g: Depois vou procurar pelo tópico lá na Valinor para deixar o link aqui para vocês =]
 
Acredito que o grande problema com as capas feias, nem é falta de arte, pois temos muitos bons artistas no Brasil trabalhando nessa área. Entretanto mesmo assim, quando um livro é traduzido muitas vezes ele até tem uma capa fodona, mas quando chega a versão brasileira nem sempre a mesma capa é publicada.

Porque? A resposta é muito simples o mercado editorial tem o problema do poder aquisitivo do público brasileiro. E pra você lançar um livro com uma capa bonitona, implica que as vezes é necessário uma maior investimento em materiais e texturas diferentes para capa, contratação de um, bom, artista gráfico e por aí vai...

Tudo isso encarece o preço da obra. E entre vender um livro bonito pra uma minoria ou atingir o grande público, que na maioria das vezes prefere que o livro venha até sem capa se o preço compensar, é claro que as editoras preferem nivelar por baixo.

Por essa razão o número reduzido de edições mais caprichadas. E vou até um pouco mais longe, a economia até deu uma aquecida e tals, consumidores tem maior poder de comprar e tem preferido a aquisição de bens duráveis e teoricamente as editoras poderiam inestir mais no acabamento dos livros. Mas porquê não investem?

Simplesmente porque livro não é um artigo de primeira necessidade, a maioria da população sobrevive tranquilamente sem ele. Acredito que falta ainda uma maior valorização dos livros como um bem de consumo, como um bem cultural! Falta principalmente um programa[decente] de incentivo a leitura no Brasil. Começando da base nas escolas, mostrando a importância dos livros, trazendos-os para o dia a dia do cidadão brasileiro.

Eu tenho esperança que no futuro(quem sabe próximo...) possa ver adolescentes e adultos preferindo gastar o dinheiro de uma balada ou uma rodada de cerveja, na compra de um livro.
 
Marco disse:
Acredito que o grande problema com as capas feias, nem é falta de arte, pois temos muitos bons artistas no Brasil trabalhando nessa área. Entretanto mesmo assim, quando um livro é traduzido muitas vezes ele até tem uma capa fodona, mas quando chega a versão brasileira nem sempre a mesma capa é publicada.

Porque? A resposta é muito simples o mercado editorial tem o problema do poder aquisitivo do público brasileiro. E pra você lançar um livro com uma capa bonitona, implica que as vezes é necessário uma maior investimento em materiais e texturas diferentes para capa, contratação de um, bom, artista gráfico e por aí vai...

Tudo isso encarece o preço da obra. E entre vender um livro bonito pra uma minoria ou atingir o grande público, que na maioria das vezes prefere que o livro venha até sem capa se o preço compensar, é claro que as editoras preferem nivelar por baixo.

Por essa razão o número reduzido de edições mais caprichadas. E vou até um pouco mais longe, a economia até deu uma aquecida e tals, consumidores tem maior poder de comprar e tem preferido a aquisição de bens duráveis e teoricamente as editoras poderiam inestir mais no acabamento dos livros. Mas porquê não investem?

Simplesmente porque livro não é um artigo de primeira necessidade, a maioria da população sobrevive tranquilamente sem ele. Acredito que falta ainda uma maior valorização dos livros como um bem de consumo, como um bem cultural! Falta principalmente um programa[decente] de incentivo a leitura no Brasil. Começando da base nas escolas, mostrando a importância dos livros, trazendos-os para o dia a dia do cidadão brasileiro.

Eu tenho esperança que no futuro(quem sabe próximo...) possa ver adolescentes e adultos preferindo gastar o dinheiro de uma balada ou uma rodada de cerveja, na compra de um livro.

ahh é verdade mesmo, por não haver tanta procura, eles não investem tanto assim..=/


Eu acho bonita a capa do livro O Pistoleiro =D

dt1.jpg
 
Marco disse:
Acredito que o grande problema com as capas feias, nem é falta de arte, pois temos muitos bons artistas no Brasil trabalhando nessa área. Entretanto mesmo assim, quando um livro é traduzido muitas vezes ele até tem uma capa fodona, mas quando chega a versão brasileira nem sempre a mesma capa é publicada.

Porque? A resposta é muito simples o mercado editorial tem o problema do poder aquisitivo do público brasileiro. E pra você lançar um livro com uma capa bonitona, implica que as vezes é necessário uma maior investimento em materiais e texturas diferentes para capa, contratação de um, bom, artista gráfico e por aí vai...

Tudo isso encarece o preço da obra. E entre vender um livro bonito pra uma minoria ou atingir o grande público, que na maioria das vezes prefere que o livro venha até sem capa se o preço compensar, é claro que as editoras preferem nivelar por baixo.

Por essa razão o número reduzido de edições mais caprichadas. E vou até um pouco mais longe, a economia até deu uma aquecida e tals, consumidores tem maior poder de comprar e tem preferido a aquisição de bens duráveis e teoricamente as editoras poderiam inestir mais no acabamento dos livros. Mas porquê não investem?

Simplesmente porque livro não é um artigo de primeira necessidade, a maioria da população sobrevive tranquilamente sem ele. Acredito que falta ainda uma maior valorização dos livros como um bem de consumo, como um bem cultural! Falta principalmente um programa[decente] de incentivo a leitura no Brasil. Começando da base nas escolas, mostrando a importância dos livros, trazendos-os para o dia a dia do cidadão brasileiro.

Eu tenho esperança que no futuro(quem sabe próximo...) possa ver adolescentes e adultos preferindo gastar o dinheiro de uma balada ou uma rodada de cerveja, na compra de um livro.

O mercado editorial (talvez até por questões econômicas que você mesmo apontou) não é voltado para a possibilidade de redução de preços, mas voltado ao público que comprará livros independente dos preços. Um sintoma disso é o fato de que simplesmente não temos paperback aqui no Brasil (enquanto lá fora as listas de mais vendidos chegam inclusive a se dividir entre 'hardcover' e 'paperback').

E por quê? Porque as pessoas que "compram" livros (não necessariamente as que lêem, devo frisar) gostam de livros bonitos, aqueles que você possa colocar na estante. Os "compradores" não gostam de papel jornal (e alguns inclusive abominam o papel pólen - aquele mais amarelado, muito mais agradável de ler).

O resultado é que nós, leitores de fato, não temos a opção "mais barata", porque as editoras nem investem nisso. Segue uma linha de raciocínio mais ou menos do tipo "Bom, se quem compra livro comprará o formato normal, por que colocar também o paperback e correr o risco de preju?". Um exemplo que costumo citar, nesse caso, é Os Filhos de Anansi, que saiu aqui no Brasil pela Conrad, numa edição em papel brancão furreca, capa furreca e que chegou ao mercado custando mais de 50 reais (agora já dá para encontrar por 38). Lá nos EUA a edição hardcover está na faixa dos 9 dólares (o que no valor atual dá algo em torno de 16 reais) e o paperback está na faixa dos 7 dólares. Há opção. Mas também há mercado.

Então, não é uma questão de "economia", até porque editoras que fizeram capaz horríveis já lançaram capas lindíssimas (Companhia das Letras, por exemplo, tem aquelas edições bacanas com a lateral colorida e a capa levemente encerada, que dá um efeito legal, e a própria Conrad lançou Deuses Americanos com efeito laminado no título, o que também deu um efeito bacaninha). Então, não é questão de valor dos produtos nem nada. Parece mais relaxo mesmo.

Ou, é claro, aquele caso básico do marketing, né? Já que a maior parte das reclamações sobre capas desse tópico são voltadas às capas baseadas nos filmes (tipo Fronteiras do Universo, Eu sou a Lenda, etc.). Aí mais do que relaxo, é querer embarcar na onda para vender os livros. E nessa situação, já acho que a culpa nem é da editora, já que para alguns leitores a associação com o filme que ele gostou (ou que "está na moda") é muito mais automática do que a associação ao nome do autor, por exemplo.

(BTW, a Arte&Letra fez uma capa MUITO foda para as Cartas, e o livro não passou da casa dos 40 reais se eu não me engano. Então, não dá para dizer que certos caprichos na arte do produto não elevem o preço, mas a realidade é que não sai muito fora do que o público já paga para edições "feias").
 
Nossa!
Achava que só eu gostava das folhas amarelas (que não sabia que chamava-se pólen).

Olha, capa bonita significa preços altos. Pode reparar. As capas mais bacanas são sempre uns 50tão não importa o livro.

Honestamente me incomoda mas se eu sei que o livro é bom compro do mesmo jeito.
Mas eu não curto coleções e nem as faço (nem de livros) então deve ser por isso que não ligo.
Mas concordo que é um saco pagar caro num livro e a capa é um horror.
 
Mene, eu acabei de citar o exemplo do Cartas. Capa bonita não é sinônimo de livro caro - até porque capa bonita não é sinônimo de frufruzices, dá para ser bonita *e* simples, como são algumas da LP&M como você mesmo disse ali no outro tópico.
 
Anica disse:
Mene, eu acabei de citar o exemplo do Cartas. Capa bonita não é sinônimo de livro caro - até porque capa bonita não é sinônimo de frufruzices, dá para ser bonita *e* simples, como são algumas da LP&M como você mesmo disse ali no outro tópico.
Eu entendi Anica. Seu exemplo das Cartas é perfeito.
Mas eu estava falando realmente das capas mais cheias de Frufrus:).
Sim, existem capas lindas e muito simples. Mas eu digo no geral, quando a capa é beeeem bonita ela é cara. Não são todas mesmo isso é fato. Mas a maioria é sim cara.
 
Eu já comprei livro pela capa. Vi um livro de Philip Yancey em uma livraria evangélica, "A Bìblia que Jesus Lia". A capa me chamou tanto a atenção que comprei sem conhecer o escritor. Me dei bem. Gostei muuuuuuuuuuuuuuuuito do escritor. Hoje, graças a esse livro que comprei pela capa, tenho mais uns dez ou onze dele na minha estante. Virei fã de Philip Yancey graças a uma capa bonita.:lendo:
 
tbm odeio as edições com capas do filme!

apesar que a maiorida das capas produzidas atualmente são legais, pelo menos dos meus livros!
o unico incomodo é a mudança constante de capas! principalmente se os livros são de uma série!
esta acontecendo isso com as Crônicas Saxônicas do Cornwell, eu tenho 4 livros dessa serie e agora eles querem mudar a capa de todos eles!
agora imagina na estante, metada da serie de uma cor e de uma capa diferente da outra?? eu vou ate me confundir pensando que tem mais uma serie e NÃO É!

acho isso uma falta de respeito! nós não compramos só a história! compramos a capa tbm! (e pagamos um preço alto por isso!) eles deviam aprender a respeitar mais os seus proprios clientes!

por falar em capas de filmes, eu comprei a bussola de ouro com a capa do filme, pois na loja já tinha cabado a capa antiga. Eu até ia comprar a trilogia numa tacada só, mas achei melhor esperar e comprar todos os livros com as capas dos filmes, ou seja, eles só perderam mais lucro.

O que falta no brasil é uma editora que vise menos os lucros e mais a qualidade do seu trabalho e a importancia dos livros para a população.

capas que eu acho legais são do Stephen King, principalmente a Torre Negra!
 
As minhas capas de Fronteiras do Universo graças a Deus são as antigas, com os respectivos objetos dos títulos - bússola, faca e luneta.
Eu também não suporto capa que muda depois que sai o filme, uma coisa que me irrita é ter os cinco livros do Guia do Mochileiro das Galáxias com o primeiro fora de padrão. Pode ser besteira, mas ficaria bem mais legal ter os cinco do mesmo tipo...

Agora, capas que eu acho simplesmente horríveis são as de Discworld, do Pratchett. Se eu não soubesse do que se tratava e escolhesse livros pela capa nunca teria comprado um único livro.(não, não compro pela capa)
 
Cleo disse:
Gente, pobre da Martin Claret, as capas não são obras de arte mas ao menos os livro são baratos... Chegar a encapar e escrever o nome de caneta é um exagero tremendo, não acham não? :rolleyes:

Quando eu vi a capa d'O Processo, apesar de ser horrenda, não liguei. O pior é que além de ter a capa horrível, a tradução segue o mesmo caminho. Joguei dinheiro fora.

123638.jpg


Quanto a capa com o filme, também não gosto. De fato, é um estratégia de venda (muito boba, por sinal, por que depois que lançam o filme geralmente a edição com a capa original desaparece). Se bem que uma das capas mais bonitas dos livros que tenho é a de Crônicas de Nárnia, com o Aslam na capa.

Eu geralmente não compro o livro pela capa. Às vezes tem duas edições e eu vejo qual é a melhor julgando os quesitos capa versus editora (se for pocket, a L&PM ou a BestBolso ganham a preferência; a Rocco também não me agrada muito).

Sinceramente, muitas vezes prefiro que a capa seja simples (o que não deixa de significar que também pode ser bonita) do que ter uma aberração em mãos.
 
Quando vou para livrarias sem objetivo específico eu vou muito pela capa.
Mas para mim duas capas que são ótimas são:

Dom casmurro da martin claret
179275_4.jpg




HUAHUA

brincando.
ORHAN%2BPAMUK.jpg

Neve, tão lindo quando a capa!
0,,11973509-EX,00.jpg

Digo o mesmo deste livro! É fabuloso!
 
Eu tenho um certo problema com capas, um dos livros que eu mais gostei de ler foi "Papillon - O homem que fugiu do inferno", já tive duas edições diferente dele e sempre acabo vendendo para o Sebo, o livro é excepcional, mas as capas deixam a desejar.

Literatura brasileira (no caso dos clássicos) eu quase sempre só vou de biblioteca pública, a gente sempre acaba comprando esses Martin Claret da vida pelo preço e depois passa adiante, sei lá... eu vivo vendo gente dizer que tem pessoas que acham que livro é ornamento de estante, eu curto demais ler mas por mais que o livro seja bom, se não for bonito eu leio e passo adiante na espera de uma capa/edição mais decente.

Alguém falou do Kafka por aí, saiu recentemente uma edição da Companhia das letras do "Processo" e "Metamorfose" mais alguns outros Kafkas que as capas são bem bonitas, e ainda estão bem em conta, vale a pena dar uma olhada.
 
Acho que as editoras não estão muito preocupadas com as capas mesmo. Assim como boa parte dos leitores. Como já disseram neste tópico, quem quer muito um livro não faz questão de ter uma capa bonita. Mas acredito que é possível melhorar um pouco algumas capas sem a necessidade de aumentar o preço.
As capas da Martin Claret são terríveis. O papel sulfite deixa beem mais bonito! O mesmo para capas de filmes.. quando é o caso, deviam fazer como fizeram com Ensaio Sobre a Cegueira. Deixaram a capa antiga, e colocaram uma sobrecapa com uma cena do filme. Aí o leitor tem a opção de descartar a capa com o pôster do filme (:
 
A Companhia das letras é das poucas editoras racionais.

Agora a Cosac NAify é maravilhosa! O que dizer dos livros Moby dick e contos de V,. Woolf? São lindos!


p.s: Isso me deu uma vontade enorme de pegar meu moby dick na prateleira e ler! Acho que vou fazer isso pq esse livro não tem como andar com ele na rua e tenho que aproveitar as férias!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo