Observando esta e lendo O Silmarillion, fiquei pensando sobre a punição de Melkor, e das outras criaturas nefastas que o seguiam, seja como espiões ou caçadores, noturnos, que assombravam o povo de Arda à noite, com sombra e escuridão.Pensando bem, não saberia dizer quem ao certo seria o juíz do julgamento do Círculo da Lei.Acho que todos aqui sabem o que é o Círculo.
Valinor fica no continente de Aman, a oeste do mundo, e é circundado pelo oceano Ekkaia. No monte Ezellohar ficam os restos das Duas Árvores. Ao Norte há o Gelo Atritante, Helcaraxë, e em Valimar, cidade dos Valar, está Máhanaxar, o Círculo da Lei, onde os Valar reunem-se para deliberar sobre variados temas.
Valinor fica no continente de Aman, a oeste do mundo, e é circundado pelo oceano Ekkaia. No monte Ezellohar ficam os restos das Duas Árvores. Ao Norte há o Gelo Atritante, Helcaraxë, e em Valimar, cidade dos Valar, está Máhanaxar, o Círculo da Lei, onde os Valar reunem-se para deliberar sobre variados temas.
-Enciclopédia Valinor
Com o pouco que se sabe sobre o Círculo da Lei, creio que ele sirva para duas coisas; refletir e punir.Certamente os Valar se reuniam lá, e alguns nem tanto, como Ulmo, que apenas descia das profundezas dos mares quando o assunto realmente era importante.Vendo a situação, Gandalf, na Sociedade do Anel, diz a Frodo, portador do Anel.Os dois estão na casa de Bilbo, que já deixou a partilha, e foi morar em Valfenda com os Elfos:
"Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes a vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém à morte. Pois mesmo os muito sábios não conseguem ver os dois lados."
"Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes a vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém à morte. Pois mesmo os muito sábios não conseguem ver os dois lados."
-Gandalf
A questão é: se nem mesmo os sábios sabem punir, ou saber quem está errado ou quem merece morrer, quem faz os seus atos de uma forma errada ou não, quem saberia?Pois sem dúvida os Valar eram sábios, e se eles não sabem ver os dois lados, como saberiam a quem punir, sob quais condições?
Existe uma controvérsia...Pelo menos vendo desse ângulo.
E também têm a questão da Chama Imperecível:
Tilion :
Eles podiam fazer o que quisessem...Mas se fizessem erradas, assim como Melkor, seriam punidos.Qual o sentido da punição nas obras Tolkienianas?
Existe uma controvérsia...Pelo menos vendo desse ângulo.
E também têm a questão da Chama Imperecível:
Tilion :
Livre-arbítrio é a capacidade de se fazer o que quiser sem estar condicionado a algo ou alguém, por qualquer motivo que seja.
É um dos princípios básicos do cristianismo, por exemplo, em que é dito que Deus deu livre-arbítrio ao homem, de modo que as ações dele refletiriam essa liberdade e não algo manipulado por Deus. Mas, claro, há vários pontos nebulosos, como o fato de que se tu fizer algo em vida que não seja do agrado de Deus tu vai para o inferno ou purgatório, etc.
E tem isso na obra de Tolkien, claro, já que Eru = Deus. O livre-arbítrio na obra é visto mais na Chama Imperecível, a qual só Eru pode dar. Por isso que seres "criados" por outras criaturas, como os Anões por Aulë, só passam a ter a Chama se Eru quiser. No caso de Aulë ele quis, claro. Melkor queria pegar a Chama pra si porque assim ele teria capacidade de criar seres plenos a partir do nada e não meras imitações de coisas já existentes - e essas, por suas vez, não tinham nunca livre-arbítrio, já que ele não era capaz de lhes dar a Chama e nem Eru quis fazê-lo, como no caso dos Orcs.
E mesmo nas obras de Tolkien há pontos nebulosos, já que também há um "Fim dos Tempos" por vir e discute-se se os Filhos de Eru são realmente livres assim e até que ponto. A coisa é bem complexa.
Eles podiam fazer o que quisessem...Mas se fizessem erradas, assim como Melkor, seriam punidos.Qual o sentido da punição nas obras Tolkienianas?
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