1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Juiz manda tirar WhatsApp do ar no Brasil

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por dermeister, 25 Fev 2015.

  1. dermeister

    dermeister Ent cara-de-pau

    Direto do
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    :
    Claro que, do ponto de vista técnico, a tentativa de bloqueio falhará miseravalmente (alguém aí empreste uma cópia de "Internet for Dummies" para o magistrado), mas a mensagem deixada é perigosíssima. Eu imagino que a fúria do juiz deve-se à impossibilidade de capturar a comunicação entre usuários do aplicativo, o que cria um tremendo chilling effect no sentido de "Se você fornece uma forma de duas pessoas conversarem que não podemos monitorar, você é o inimigo".

    Um ponto a mais para os protocolos distribuídos como o
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    que, além de serem open-source e oferecerem criptografia fim-a-fim, não dependem de um servidor central para que os usuários conversem.

    E antes que alguém venha com um "pense nas crianças", "se você não é um criminoso, não deve ter nada a esconder", etc.:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  2. Grimnir

    Grimnir Usuário

    • Gostei! Gostei! x 1
  3. LuizWsp

    LuizWsp A torch in the dark In Memoriam

    Esses juízes brasileiros e suas manias de grandeza...
     
  4. Deriel

    Deriel Administrador

    Bom, pelo que entendi desde 2013 o whatsapp se recusa a atender ordens judiciais. Então, neste caso, qual a sugestão de vocês? Deixa pra lá?
     
  5. Mavericco

    Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

    Sinuca de bico, hein? Pq também não dá pro WhatsApp simplesmente ligar o foda-se pro nosso Ordenamento Jurídico... O Marco Civil realmente é claro em relação a isso:

    Aí, na seção IV,

    Sendo que, se não cumprirem:

    Só que eu enxergo um porém em relação a tudo isso: o artigo 6º:

    Dizer que tirar um troço como o zapzap do ar afetaria a promoção do desenvolvimento humano, econômico, social e cultural não me parece exagero. O uso é muito grande...
     
  6. Deriel

    Deriel Administrador

    Claro que é exagero. O mundo não ficou melhor por causa da existência do aplicativo. E há várias alternativas que supririam quaisquer possíveis pontos negativos =]

    A meu ver a culpa parece ser apenas do próprio WhatsApp. Todo mundo migrando pro Telegram!
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  7. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Segundo Zé Simão, a esposa do juiz tinha descoberto a senha do celular.
     
    • LOL LOL x 9
  8. Grimnir

    Grimnir Usuário

    É aquela coisa: Do ponto de vista legal, o Whatsapp está errado. Do ponto de vista moral, seria interessante entender quais são as bases para as ordens judiciais.

    A aposta mais óbvia é a do link da Exame que eu postei: Pornografia infantil divulgada pelos usuários do programa. E aí, faz sentido que a solução seja tirar do ar? Faz sentido cobrar que o programa se responsabilize pelo material divulgado entre os usuários (uma das bases do Marco Civil da Internet)?
    --- Mensagem Dupla Unificada, 26 Fev 2015, Data da Mensagem Original: 26 Fev 2015 ---
    Grandes coisa, o problema vai ser o mesmo. Fotos serão divulgadas pelo Telegram e um dia um juíz vai querer tirar o programa do ar. Falta uma solução mais inteligente.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  9. Deriel

    Deriel Administrador

    Mas qual foram as ordens ignoradas pelo WhatsApp? Aposto que foram com relação à identidade dos envolvidos e conteúdo das mensagens. Neste caso o WhatsApp está simplesmente colhendo o que plantou e é culpa sim do aplicativo (e que ele se exploda por causa disso!)

    Uma parcela da população sempre vai se desviar - como lidar com essa parcela é a função da justiça. Não sou tão libertário a ponto de dizer que a empresa não é responsável, acredito que seja sim, em partes, e que é responsabilidade dela ajudara coibir abusos em seu aplicativo.
     
  10. Calib

    Calib Visitante

    Fotos podem ser divulgadas por correntes de e-mails ad hoc e não sei se tem como impedir isso anyways.
    A menos que o Grande Irmão monitore nossos e-mails e isso seja considerado legal.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  11. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Se for instaurado um processo por veiculação de imagens por e-mails, se eu não estiver muito enganado, o provedor de e-mail deve divulgar os dados do dono do e-mail sim. Pelo menos é o que diz o Marco Civil. É responsabilidade do provedor esse tráfego de dados, não só do usuário.
     
  12. Deriel

    Deriel Administrador

    Acredito que a ideia não seja impedir, mas responsabilizar. Alguém mandou - este alguém é responsável. Você não tem como impedir que alguém faça uma ligação telefônica com ameaça de morte, por exemplo, mas quem fez é responsável e a companhia telefônica vai fornecer os dados à justiça. Acredito que seja o mesmo caso
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  13. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Mas e aí? É certo a responsabilidade ser do provedor tb?
     
  14. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Opinião pessoal, acho que sim. Até porque é o que o Deriel disse, não é que o provedor (ou app) tenha a responsabilidade pelo ato, por usuários cometerem crimes virtuais utilizando a ferramenta. Mas é correto o aplicativo ter a obrigação de fornecer à justiça os dados necessários para a investigação desse crime.
     
    • Ótimo Ótimo x 2
  15. dermeister

    dermeister Ent cara-de-pau

    É provável que seja impossível atender à ordem judicial (por ex., pedem o log completo das conversas, mas o protocolo do aplicativo criptografa a comunicação fim a fim e os dados que passam pelos servidores não são legíveis). O Whatsapp é do Facebook e, dada a facilidade com que ele libera e usa dados de usuários, acredito que realmente seja um caso de impossibilidade técnica (o que normalmente não faz diferença para juízes, mas enfim).

    Na verdade, qualquer protocolo projetado com foco em segurança precisa, por definição, tornar essa captura impossível. É claro que algumas facilidades que usuários padrões esperam vão pro espaço por causa dessas premissas e pode ser difícil ganhar dinheiro com propaganda nele.


    Agora, um ponto que eu não conhecia quando criei o tópico: os grupos do Whatsapp são como fóruns, certo? (sim, eu não uso esse aplicativo: associação com o FB, permissões inadmissíveis, não tem uma implementação open source do protocolo, etc.) Até agora eu assumia que eles eram basicamente chats em grupo. Se os servidores realmente armazenam dados em plano, em vez de apenas intermediar a comunicação reencaminhando mensagens criptografadas, talvez tenham algo para fornecer.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  16. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Telegram é criptografado, não? E aí, se der merda? Explodem o Telegram pq não teria como recuperar os dados solicitados. Sei lá, estou achando bastante confuso o problema.
     
  17. Heberus Stormblade

    Heberus Stormblade Paz e Amor

    • Ótimo Ótimo x 1
  18. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Pior que deve ter gente pra cacete indo para o Telegram. A verdade é a seguinte: Se vc não quer que ninguém escute as suas conversas, não converse.
     
  19. dermeister

    dermeister Ent cara-de-pau

    Este ataque proposto pela Zimperium não é tão preocupante (dump de memória, não um ataque criptoanalítico, só funciona se você tiver acesso físico ao dispositivo, etc.); o problema está em monte de escolhas infelizes que tornam o protocolo
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    (por ex. por um funcionário malicioso ou uma ordem judicial). Este problema só existe nos chats secretos -- os normais são piores ainda pois o servidor tem acesso às mensagens não-critptografadas.

    Enfim, o Telegram é absurdamente vulnerável. O melhor ainda é usar um cliente de chat com
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .


    EDIT: Deixando claro, o OTR (assim como email criptografado com PGP) só vai esconder o conteúdo da comunicação -- um adversário ainda saberá com quem você conversa e qual a frequência e a quantidade de mensagens trocadas.
     
    Última edição: 26 Fev 2015
    • Gostei! Gostei! x 1
  20. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Mas voltando ao Whatsapp - tem como saber se o programa guarda de alguma forma as conversas individuais ou de grupos?
     

Compartilhar