• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Juiz chileno indicia coronéis por morte do pai de ex-presidente

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Dois coronéis reformados da Força Aérea do Chile foram detidos e indiciados nesta terça-feira por torturar e matar o general Alberto Bachelet, pai da ex-presidente do país Michelle Bachelet, durante a ditadura de Augusto Pinochet.

"Declara-se que o processo contra Ramón Cáceres e Edgar Ceballos como coautores do delito de torturas resultante em morto é submetido",
indica a decisão emitida nesta terça-feira pelo juiz Mario Carroza, que investiga as causas da morte do general da Força Aérea, Alberto Bachelet, desde agosto de 2011.

12199337.jpeg

Foto de arquivo mostra uma jovem Michelle Bachelet ao lado de seu pai, general Alberto Bachelet​

Os dois coronéis, Ramón Cáceres e Edgar Ceballos, enfrentarão acusação de tortura com resultado de morte. O indiciamento, assinado pelo juiz especial Mario Carroza, foi emitido depois do Serviço Médico Legal divulgar, em 21 de junho, o resultado de uma série de perícias que estabeleceram que Bachelet morreu por causa das torturas que sofreu após ser detido e acusado de traição, em 1974, em plena ditadura de Augusto Pinochet.

Bachelet foi um dos integrantes das Forças Aéreas que não se uniram a Pinochet em seu golpe militar que derrubou o governo de Salvador Allende. Depois de sua detenção, ele foi levado a uma prisão de Santiago e transferido quase diariamente para a Academia de Guerra Aérea, onde era submetido a tortura, como os demais militares que não se uniram ao ditador.

A última viagem do general foi em 11 de março de 1974, quando retornou em um estado crítico à prisão. No dia seguinte, morreu vítima de uma dilatação cardíaca aguda, sem receber os cuidados necessários.

A investigação da morte de Bachelet foi declarada prescrita pela Corte Suprema do Chile, mas foi reaberto diante de um pedido apresentado em 2011 por familiares de vítimas da ditadura junta a mais de 700 casos de violações de direitos humanos que nunca foram investigados.

Segundo o juiz Carroza, todos os interrogatórios a que foi submetido o general Bachelet agravaram seu estado de saúde e provavelmente foram a causa de sua morte.

A ex-presidente Michelle Bachelet, na época estudante de medicina, e sua mãe, Ángela Jeria, também foram presas e levadas a um centro de torturas da Dina, a polícia secreta de Pinochet.

Durante a ditadura (1973-1990), cerca de 3.200 chilenos morreram nas mãos de agentes do Estado, enquanto outros 1.192 permanecem como desaparecidos e cerca de 32 mil relatam terem sido torturados e encarcerados por causas políticas.

Os coronéis Ceballos e Cáceres já enfrentaram outras acusações em casos de violações de direitos humanos.

Fonte
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo