• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

JRR Tolkien e o Retorno de Glorfindel

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
Então pessoal.

Todos nós sabemos que o Glorfindel do Senhor dos Anéis é o mesmo do Silmarillion.
Sabemos também que ele foi enviado possivelmente na companhia de Gandalf até a Terra média.
Como praxe, percebemos que foi ele que ajudou os hobbits a fugir dos espectros do anel. Sua presença foi importante no Conselho de Elrond, possivelmente seu olhar, seu espírito "angelical" e poderoso foi uma ferramente imprescindível no desfecho da Guerra do Anel.

Diante disso, qual foi a mensagem (a essência ou âmago) que Tolkien quis passar com o retorno de Glorfindel?

Deixem suas opiniões! :D



Observação: Diversos tópicos foram criados acerca de Glorfindel, mas não como esse que fiz :mrgreen:


http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=56157&highlight=Glorfindel

http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=49130&highlight=Glorfindel

http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=34799&highlight=Glorfindel

http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=39456&highlight=Glorfindel

http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=38861&highlight=Glorfindel

http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=37865&highlight=Glorfindel

http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=32514&highlight=Glorfindel

http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=32160&highlight=Glorfindel
 
Sei lá, talvez a mensagem de que o bem sempre renasce quando alguém lhe dá um fim? Já que Glorfindel morreu na Primeira Era e renasceu em Valinor.
 
Imortalidade a toda prova, Tolkien já dizia que os Eldar podem voltar à vida, ou não morrem simplesmente entram em um contexto de superação e porque não aprendizado, voltando muito mais poderosos e a exemplo disso usa Glorfindel, o mesmo acontece com Gandalf, na questão "o bem sempre vence o mal", isso está explícito nas obras, o retorno de Glorfindel serve como um elo entre os Eldar e a comitiva para a superação dos perigos eminentes, sendo espiritualmente (iluminado) ou fisicamente, entra como um 9º elemento na trama, um fortalecimento.
 
Os fëar dos elfos não são destinados a ficar nas mansões de Mandos. Eles voltam a ser libertados e renascem, por vezes com o seu corpo anterior e por vezes com um novo corpo. Quando eram reencarnados os elfos eram proibidos de retornar a Terra-média, a menos que um papel de extrema importância estivesse a espera de seu regresso. Podemos então razoavelmente supor que Glorfindel, após a purificação ou perdão por seu papel na rebelião dos Noldor, foi liberto de Mandos e tornou-se ele mesmo novamente, mas permaneceu no Reino Abençoado - pois Gondolin fora destruída e todos ou a maior parte de seus parentes tinham perecido.


Podemos assim entender porque ele nos parece uma figura tão poderosa e quase angelical. Tinha retornado à primitiva inocência dos Primogênitos, e tinha então vivido entre aqueles Elfos que nunca se rebelaram, e na companhia dos Maiar por eras: desde os últimos anos da Primeira Era, através da Segunda Era, e até o final do primeiro milênio da Terceira Era: antes de retornar a Terra-média . É de fato provável que em Valinor tenha se tornado amigo e seguidor de Olórin. Mesmo nos breves vislumbres dados sobre ele em ''O Senhor dos Anéis'' aparece especialmente preocupado com Gandalf, e foi um (o mais poderoso, ao que parece) dos que foram mandados de Valfenda quando as inquietantes notícias de que Gandalf nunca reaparecera para guiar ou proteger o Portador do Anel, chegaram a Elrond.

Então Glorfindel havia sido enviado pelos Valar para assistir Elrond nas suas difíceis tarefas e supõe-se que chegou à Terra-média durante o primeiro milênio da Terceira Era. Talvez até mesmo tenha chego junto com os Istari.
 
Verdade, supõe-se que tenha vindo na compahia do próprio Gandalf.
Como Glorfindel morreu adulto, portanto ele voltou com seu espírito adulto. Digo isso, pois uma vez uma pessoa me questionou se Glorfindel quando veio "ao mundo" novamente, veio de forma natural, ou seja, como uma criança e cresceu novamente até tomar sua personalidade de outrora, ou se teve um novo corpo com seu espírito já formado. É interessante esse assunto.
 
Esperem.

Se é o mesmo glorfindel da 1º era, quem é o glorefindel do jogo "the battle for middle earth 2"

Alguem me pode esclarecer?
 
Pessoal, li esse texto aqui do fórum que explica muito bem o caso:
http://www.valinor.com.br/artigos/textos-de-tolkien/glorfindel/


O texto ajudou muito! :joinha:

Engraçado, quando o texto fala de punição e tudo o mais para os elfos que seguiram Fëanor, parece um tanto surreal..

Nessa parte:
Quando Glorfindel foi morto seu espírito foi para Mandos e foi julgado, e então permaneceu nos Salões de Espera até que Manwë lhe concedesse liberdade.
eu pensei: égua, o que diabos ele fez?! Mas logo em seguida ele explica o óbvio.
As boas ações dos "pró-Fëanor" bonzinhos (como Glorfindel, cara bacana =D) na TM acabam por apagar um pouco da minha mente a tolice da insurreição aos Valar. Se eu fosse um Vala, a impunidade reinaria :lol:
Mas isso é assunto pra outro tópico :mrgreen:
 
Não sei qual era a intenção, mensagem, essência ou âmago de Tolkien ao trazer Glorfindel de volta à vida. Ele é o único personagem que "ressuscita" - Ok. Muita gente aqui falou do retorno de Gandalf, mas ele não morreu efetivamente.

Agora, sem dúvida alguma, o tópico é valido já que Tolkien obviamente quis algo especial com a vinda de Glorfindel para o resgate de Frodo, além de sua participação no Conselho de Elrond.

Seria muito mais simples fazer como no filme: pegar um personagem "normal" e resgatar os Hobbits...

Por isso acredito que havia algo por trás dessa volta de Glorfindel.
 
Esperem.

Se é o mesmo glorfindel da 1º era, quem é o glorefindel do jogo "the battle for middle earth 2"

Alguem me pode esclarecer?

É o mesmo Glorfindel que salva Frodo no caminho até Valfenda carregando-o no seu cavalo até a casa de Elrond, é o Glorfindel da Primeira Era reencarnado exatamante como ele era na sua primeira encarnação.
 
Sempre pareceu-me que a ressurreição de Glorfindel foi para tentar arrumar o fato dos dois elfos de grande porte terem o mesmo nome. Lendo o texto, isso parece ser confirmado:

Seu nome é de fato derivado do mais antigo trabalho na mitologia: A Queda de Gondolin, escrito em 1916-1917, no qual a linguagem Élfica que no final das contas tornou-se aquela do tipo conhecido como Sindarin estava em uma forma primitiva e desorganizada, e sua relação com o tipo chamado Alto Élfico [por si mesmo bastante primitivo] ainda era aleátorio. A intenção era que significasse ‘Tranças Douradas’, e foi o nome dado ao ‘Gnomo’ [Noldo] heróico, um líder de Gondolin, que na passagem de Cristhorn [‘abismo das �?guias’] lutou com um Balrog [> Demônio], a quem ele matou ao custo de sua própria vida.

Seu uso em O Senhor dos Anéis é um dos casos do uso de alguma forma aleatório dos nomes encontrados nas antigas lendas, agora conhecidas como sendo O Silmarillion, e que escapou à reconsideração na versão final publicada de O Senhor dos Anéis. Isto é desafortunado, uma vez que agora o nome é difícil de encaixar no Sindarin, e possivelmente não pode ser Quenyarin. Também na agora organizada mitologia, dificuldades estão presentes nas coisas anotadas sobre Glorfindel em O Senhor dos Anéis, se Glorfindel de Gondolin é supostamente a mesma pessoa que Glorfindel de Valfenda.

(...)

Esta dificuldade, muito mais séria que a linguística, deve ser considerada primeiro. De qualquer modo a solução mais simples à primeira vista deve ser abandonada: aquela na qual temos uma mera duplicação de nome, e que Glorfindel de Gondolin e Glorfindel de Valfenda são pessoas diferentes. Esta repetição de um nome tão impressionante, embora possível, não é crível. Nenhum outro personagem de destaque nas lendas Élficas como relatadas em O Silmarillion e O Senhor dos Anéis tem um nome usado por outra personalidade Élfica de importância.


Nesse sentido acho que não há mensagem nenhuma por trás da coisa.


E, diferente do que alguém disse, Glorfindel não é o único que ressuscita, a maioria dos elfos ressuscitavam, a não ser aqueles que fizeram algo de grande culpa, como o caso dos elfos da rebelião noldorin (Tolkien discute no texto como Glorfindel, sendo um desses elfos, pôde ressuscitar sem grande demora). Em O Silmarillion, é citada a ressurreição de Finrod.
 
É o mesmo Glorfindel que salva Frodo no caminho até Valfenda carregando-o no seu cavalo até a casa de Elrond, é o Glorfindel da Primeira Era reencarnado exatamante como ele era na sua primeira encarnação.

ok, obrigado por me esclarecer.
 
É o mesmo Glorfindel que salva Frodo no caminho até Valfenda carregando-o no seu cavalo até a casa de Elrond, é o Glorfindel da Primeira Era reencarnado exatamante como ele era na sua primeira encarnação.
Posso estar errado, mas se não me engano, Asfaloth carrega Frodo sozinho até Valfenda! Glorfindel fica para trás, junto a Aragorn e os outros Hobbits (não me lembro, mas Glorfindel não carrega Frodo até Valfenda).

Estou certo? :think:


Alguém?
 
Posso estar errado, mas se não me engano, Asfaloth carrega Frodo sozinho até Valfenda! Glorfindel fica para trás, junto a Aragorn e os outros Hobbits (não me lembro, mas Glorfindel não carrega Frodo até Valfenda).

Estou certo? :think:


Alguém?

É cara ele só coloca o Frodo em Asfaloth e ele o carrega até Valfenda e fica mais pra trás com Aragorn e os hobbits.


Sinceramente eu acho que o fato de Glorfindel voltar não tem nenhum motivo especifico.
 
Sinceramente eu acho que o fato de Glorfindel voltar não tem nenhum motivo especifico.


Eu penso um pouco ao contrário. Acho que foi de grande valia Glorfindel ter ajudado porque o Rei Bruxo temia e respeitava Glorfindel. Como exemplo temos a Batalha de Fornost onde Angmar foge da presença de Glorfindel, possivelmente pelo seu poder ancestral e angelical. Ele também foi de importância em Rivendell, um grande conselheiro de Elrond e amigo dos homens e hobbits.
 
Eu penso um pouco ao contrário. Acho que foi de grande valia Glorfindel ter ajudado porque o Rei Bruxo temia e respeitava Glorfindel. Como exemplo temos a Batalha de Fornost onde Angmar foge da presença de Glorfindel, possivelmente pelo seu poder ancestral e angelical. Ele também foi de importância em Rivendell, umgrande conselheiro de Elrond e amigo dos homens e hobbits.
]


Nisso eu concordo. Mas a pergunta do Erkenbrand é se Tolkien deixou alguma mensagem na volta de Glorfindel, estavame referindo a isso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo