1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Jovens dinamarqueses substituem religião por vampiros do Crepúsculo

Tópico em 'Planeta Bizarro? Estranhices? Bizonhices?' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 31 Mai 2012.

1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Essas histórias suprem a necessidade pelo fantasioso dos adolescentes ​

As histórias de vampiros de livros como Crepúsculo, de Stephenie Meyer, tomaram o lugar das religiões no imaginário dos jovens dinamarqueses, de acordo com um estudo feito por Line Nybro Petersen, da Universidade de Cinema de Copenhagem e do Departamento de Estudos Sobre Mídia.

Ela concluiu que essas histórias suprem a necessidade dos adolescentes pelo transcendente.
    A Dinamarca é um país escandinavo com cerca de 5,5 milhões de habitantes. Trata-se de uma monarquia cujo regime de governo é o parlamentar. Os dinamarqueses desfrutam de uma elevada qualidade de vida e estão entre os povos menos religiosos do mundo.

Petersen constatou que os jovens adquirem conceitos sobre questões como o bem e o mal, vida após a morte e o destino através da mídia (livro, filmes, internet, etc.).

A pesquisadora argumentou que os vampiros do Crepúsculo ou da saga de True Blood podem parecer ícones estranhos para transmitir experiência espirituais, em substituição às religiões, mas trata-se, segundo ela, de um equívoco porque essas histórias contêm símbolos religiosos, como cruz e água benta.

O estudo de Petersen faz parte de sua tese de doutorado. Ela pesquisou e entrevistou adolescentes que gostam de filmes com a temática do fantástico, como Vampires Diaries, Sobrenatural, Ghost Whisperer, além do Crepúsculo.

Ela descobriu que, a partir dessas histórias, os jovens debatem grandes questões da vida, em um processo que antes era exercido pelas religiões.
    disse.
    Afirmou que se trata apenas de uma fase da vida desses jovens, porque, a partir de um determinado momento, eles
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

• Gostei! Gostei! x 2
  2. Tar-Mairon

Tar-Mairon DARK LORD AND LOVING DAD

.

É um magnífico país que merece uma visita de todos que puderem fazê-lo. Quanto ao tema do tópico, penso que minha geração foi precursora disto, e, no meu caso, "The Lord Of The Rings" fez toda a diferença.

.

• Gostei! Gostei! x 1
  3. Turgon

Turgon 孫 悟空

Eu achei mais estranho o título da matéria pelo conteúdo dela do que a matéria em si.

Não sei se precisava de uma pesquisa para isso, já que se observa no cotidiano. Acho que ficou o esquisito apenas no quesito Crepúsculo, apesar da matéria pouco citar essa obra.

Compartilhar