• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

José Saramago

Elanor Ladeira

Apaixonada
Oi povo feliz!

É a prieira vez q entro aki no literatura e qual foi minha surpresa ao ver q em 4 paginas não havia nenhum tópico pra discutir as obras do, na minha singela opinião, melhor escritor de nossa época o portugues José Saramago...

Resolvido, se alguém mais por ai conhecer a obra e quiser comentar, discutir, etc, o espaço tah aberto, se não conhecer e quiser saber mais pode vir tb q eu jah li bastante coisa dele e a gente tenta ajudar!! :)

É isso...
Depois eu posto os livros q jah li, o q achei de cada um etc...
Vamos ver primeiro se isso vai pra frente

Beijos a todos

Elanor Ladeira
 
Um bom escritor... Li "O evangelho segundo Jusus Cristo, e "Todos os nomes".
Achei a sutil (sutil?) ironia afiada e antidogmatica do primeiro livro brilhante. O seu humanismo é muito inquietante, blasfemo e profundo, mas sinceramente, não gosto muito do seu ateísmo que me parece vir de uma visão meio adolescente de deus...
Enfim, é um escritor portugues de linguagem deliciosa que vale a pena ser lido :)
Bom gosto, Elanor!
 
Nossa, eu li "Ensaio sobre a Cegueira" e achei muito legal! No começo tava me dando aflição o jeito como ele escreve (sem travessão nem nada), mas é só falta de costume. O livro é muito bom mesmo, mas é muito deprimente. Fora que tinham partes que me dava muita aflição e nojo.
Queria ler "O Evangelho segundo Jesus Cristo", parece que deve ser bom tbm...
 
Bem

o q mais me impressiona eh como ele consegue escrever uma historia sobre um homem q trabalha num cartorio e descobre uma ficha fora do lugar e transformar isso num conto lindo, com milhares de sacadas e balançadas na sua cabeça... (estou dando o exemplo de Todos os Nomes)... ele fala sobre coisas banais do dia a dia e passa mensagens e lições para qualquer um... Eu adoro ele!
 
Eu só li até agora o A Jangada De Pedra. ADORO o que ele faz com a pontuação, ADORO!!!
 
Eu li dele "A Caverna" e AMEI!!!!!! muito bem escrito, ele deu uma vida nova ao mito de platão... tem um estilo literário muito marcado... ele "brinca" muito bem com a pontuação.... e mesmo assim e uma leitura fácil....
 
Nossa Camila... vc comeceu por um dos melhores... a caverna eh o ultimo trabalho dele... e realmente eh incrivel... fiquei com medo no final... sei lah... vai q um dia... cavam mais fundo aki perto de casa... hehehehehehe

leia o envagelho camila vc vai adorar
 
Eu to lendo o Evangelho Segundo Jesus Cristo! Estou achando excelente! Gostei bastante do estilo dele! E me acostumei bem rapido a falta de travessões.
 
:mrgreen: :mrgreen:
Estou lendo mais um:
Viagem a Portugal

Alias por conta desse portugues eu já morro de vontade de conhecer portugal desde q li memorial do convento (morro de vontade de conhecer Mafra), agora então... com esse livro... to achando q vou me mudar pra lah hehehehehehehe

Pode parecer bobeira mas ler Saramago me faz taum bem... eu fico taum feliz... eh agradavel demais... muit gostoso... dah prazer... eu naum consigo, desde q li o primeiro, ficar mais do q tres meses sem ler nada dele... :)
 
Não deu tempo de eu acabar de ler O Evangelho Segundo Jesus Cristo :( e tive q devolver pq tava reservado.
Porém peguei A Caverna, q é menor, e msm com as provas e os trabalhos q tenho vai dar tempo de ler :mrgreen:
 
Eu já li memorial do convento, ensaio sobre a cegueira e o ano da morte de ricardo reis. Gostei muito dos três, em particular do terceiro devido à minha paixão pela obra de Fernando Pessoa, que na minha opinião é o maior poeta da lingua portuguesa.

O que mais me chamou a atenção é a forma que ele desenvolve e amarra a lógica das suas estórias, sei lá, as vezes chega a soar 'lusitana' por demais e acaba ficando muito engraçada. Não que isso seja um ponto contra, muito pelo contrário, acaba por diferenciá-lo ainda mais dos outros escritores.

Pretendo (assim que acabar de ler os três ou quatro livros que comecei a ler e ainda não terminei) ler o evangelho segundo jesus cristo, que segundo a minha mãe é fantástico. E de tanto que falaram bem, a caverna já entrou na minha lista de próximos livros a serem lidos.
 
Ganhei hj o novo livro dele!!

Ai esta a contra capa do livro... deliciem-se...

O Homem Duplicado

O q vc faria se descobrisse que tem um sósia, alguém que é o seu retrato fiel, o mesmo rosto, o mesmo corpo, a mesma voz? Na sua cidade moram cinquenta milhóes de pessoas, surpreendente seria nã haver duas pessoas iguais, embora, esclareça-se desde logo, esta história nada tenha a ver com experiências de clones humanos gerados no laboratório de um cientista louco.
O que fará Tertuliano Máximo Afonso, o sossegado professor de história que, numa noite tumultuada, se vê reproduzido, como em um espelho, no ator secundario de um filme? Seu interlocutor privilegiado, não a toa chamado de Senso Comum, aconselha-o a não ir em busca da cópia de si mesmo. Mas nem todos primam pela sensatez, por isso o mundo está do jeito que está.
A essa mesma conclusão desabusada chegará o leitor que acompanhar o extraordinário caso de Tertuliano, o homem duplicado. Pois as singularidades são irredutiveis, e quando um rouba a individualidade do outro, ainda que simbolicamente, ambos perdem a identidade, sem a qual ninguem vive. O professor de historia ou o ator: um dos dois abriu a caixa de pandora: um dos dois está sobrando.
Em "O homem duplicado", dá-se a perda de identidade, morte ficcional para que o autor toque num dos aspectos mais desumanos da sociedade global, que, em sua ansia uniformizadora, dissolve as singularidades numa cultura pretensamente universal.


Não vejo a hora de começar.... :obiggraz: :obiggraz:
 
Estou lendo "Ensaio sobre a cegueira" pro colégio. Impressionante.
Saramago é um putz bom autor. Tem seu estilo próprio de narração e pontuação que funciona muito bem. Quando acabar, quero ler outros livros dele. Muitos outros.

O autor consegue mixar em uma só obra uma grosseria e uma sutileza de modo tão incrível que faz nossos demônios internos lutarem até a morte.

Uau, hein.
 
hehehe

Ensaio sobre a cegueira foi um livro legal, certa vez escrevi para ele comentando que esse livro me fez descobrir q eu posso adorar um livro mesmo q ele me cause asco medo e nojo... hehehehe

Saramago sempre disse q Ensaio sobre a Cegueira, Todos os Nomes e A Caverna formam uma trilogia, se vc quiser, termine a sequencia.

Não se trata de uma sequencia temporal ou mesmo de temas parecidos, não se engane, mas segundo ele as tres obras fecham um ciclo de "conceitos" que mexem com o ser humano...
 
Elanor Ladeira disse:
certa vez escrevi para ele comentando que esse livro me fez descobrir q eu posso adorar um livro mesmo q ele me cause asco medo e nojo...

ele respondeu????

eu até agora continuo só lendo a caverna... mas quero muito ler o Evangelho, que a minha querida Cris indicou, e ensaio sobre a cegueira, que eu apaixonei quando li as 'orelhas" na livraria....
 
Já li vários, inclusive Ensaio sobre a Cegueira que é muito bom. Adoro ele. E se causou asco e nojo, se esta for a intção do autor, intaum é porque é bom. É realmente um livro meio "pesado" em certas partes.
 
poxa, que legal, finalmente achei um tópico sobre o Luso.
eu acho que se não encontrasse nenhum eu ficaria deveras desapontado... inclusive eu fiz um tópico falando sobre a caverna, quem puder, quiser, confira.

na minha opinião ele é o maior escritor que eu já li nos últimos tempos. quando li "Ensaio Sobre a Cegueira" eu fiquei pasmado. do asco à devoção. fantástico, genial, e o modo dele escrever, pontuando só com vírgulas e escassos pontos finais, e ainda sim faz com que a leitura tenha um fluxo ininterrupto, vc desliza pela página e se vê entendendo tudo. acho ainda melhor os diálogos que eles estabelece entre as personagens dos livros: Frase dum, Frase d'outro, Frase dum, Frase D'outro...
maravilhoso, genial.

Sobre "Ensaio sobre a Cegueira" ainda, eu acho que a associação que podemos fazer com o mundo em que vivemos é algo táo vívido que chega a ser assustador, confesso que Saramago foi o autor que fez explodir, de vez, o meu gosto pelo comportamente humano, pois acho que todos os seus livros, em maior ou menor grau, o conteúdo humano é o que mais vale, é aquela cousa, por vezes inexprimível, que nos faz pensar, ao término do livro, da frase, da palavra, de que podemos aprender alguma cousa, sempre.
 
Eu só li Memorial do Convento, mas achei incrível. Já tinha a maior vontade de conhecer Portugal, mas depois que li, então...
 
Eu acabei de ler semana passada o Ensaio Sobre a Cegueira. Nossa, no começo achei um livro bom e tal, mas do meio pra frente, putz ele vai ficando melhor e melhor. E hoje vendo o que tá acontecendo em New Orleans imediatamente lembrei do livro! Impressionante como as coisas tornam-se parecidas com a cidade dos cegos narrada no livro!
 
Faz tempo q não posto aqui...

Li 3 livros do Saramago, O Homem Duplicado, O Evangelho Segundo Jesus Cristo e Memorial do Convento. Ah sim, não consegui terminar de ler A Caverna =/
Todos os 3 são maravilhosos, especialmente o Evangelho.

Minha mãe ganhou um livro dele, não lembro qual agora, mas vou pegar pra ler assim que der.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo