• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

José Saramago

Estou impressionado, Lasgalen...

Você vai buscar cada trecho que eu escrevo e contrapõe.
Essa é a maneira mais fácil de discutir algo: usar as palavras dos outros contra eles. Você já me viu fazer isso?
Já me viu usar o que você escreve contra si ????
É assim que conversa com os seus amigos, usando o que eles dizem em seu proveito?
Isso não é contestar. É fazer de jornalista.
Está até parecendo um daqueles analistas que aparecem nos noticiários a comentar o discurso de alguem.

Mas pronto, já deu para entender: podíamos estar aqui trinta dias e trinta noites a escrever que não chegávamos a nenhuma conclusão.
E que ganhávamos com isso? Inimizade para muitos anos? Pois, eu não sei viver assim.
Será que você não percebeu que eu até estava a levar isto para a brincadeira? Você às vezes tem uma falta de sentido de humor que até assusta. E depois, tem um defeito terrível: passa a vida a chamar nomes aos outros, directa ou indirectamente. Isso é um pouco feio. É o que eu sinto.

Quer ter razão? É assim tão importante para você, moça?

Então pronto, leve lá a bicicleta. :cerva: :slow:
VIVA O SARAMAGO! VIVA! É O MAIOR!
DÊEM-LHE OUTRO NOBEL! VIVA! :drink:
SARAMAGO FOREVER!

-------------------------------------
Nota: vocês continuam nos chamando de "terrinha" como se isso nos chateasse ou nos incomodasse, e ainda não perceberam que para nós tanto faz que gostem ou não. Era o que faltava estarmos preocupados com o que o Brasil pensa da gente. E as anedotas sobre portugueses até são engraçadas.
Podem brincar à vontade se isso vos faz felizes. Bem precisam, né?


Ruims, aceita uma Bohêmia? (louvada seja) :cerva:

Acho que vc tá precisando...

1) Eu sempre procuro responder a todos os posts com citações daquilo que estou respondendo, para uma maior compreensão principalmente dos que estão chegando. Eu, e a metade do Forum... :roll:

2) Eu não sou jornalista, sou publicitária. :obiggraz:

3) Inimizades, eu? você, como um bom psicólogo que imagino que seja, não foi capaz de perceber que eu escrevo rindo o tempo todo e sou altamente bem humorada? tsc, tsc... :lol:

4) Que birra vc tem de nomes, hein... eu não ligo de me chamarem de nome nenhum. Mesmo pq a maioria do que me chamam é a pura verdade! :lol: :lol:

5) Razão quando se tem razão! eis a questão. Volto a afirmar: vc gostando ou não Saramago é um excelente escritor.É um fato, ruims, independente de seu gosto ou vontade... assim como Picasso (que foi citado por aí) é um excelente artista por mais que muitos o abominem... entenda: uma coisa não deixa de ser boa unicamente porque não gostamos dela... :hanhan:

6) Quando eu disse " terrinha" foi em um tom carinhoso/humorístico. Eu conheço tua terra e sou apaixonada por ela, assim como por seu povo, que me recebeu muito bem! e adoravam ouvir minhas piadas sobre portugueses. Coisa de gente bem resolvida, não acha? Não foi nenhuma crítica e nenhuma restrição pessoal, acredite. :abraco:

Finalizando: não adianta vc ficar dando pulinhos de louvor a Saramago. Vc não gosta dele? ok! está em seu pleno direito! só não nos disse ainda por que: apenas chegou aqui atacando, chamando o cara de mil nomes ( ahãn) e ficou por isso mesmo... :think:
 
Continuo a dizer que isto é tudo culpa do Saramago.
Vêem como eu tinha razão? :dance:

O cara só arranja confusão... :rofl: :mwaha: :dente:
 
Tá, vamos agitar esse negócio aqui. Os que já leram Saramago, me indiquem um livro dele. Só li o "Ensaio Sobre a Cegueira". Gosto do título do "Intermitências da Morte" e do "Don Giovanni". Alguém já leu?
 
Que bom que tudo acabou bem por aqui! :lol:

Pensou que fosse começar uma guerra Brasil/Portugal? :lol:

Tá, vamos agitar esse negócio aqui. Os que já leram Saramago, me indiquem um livro dele. Só li o "Ensaio Sobre a Cegueira". Gosto do título do "Intermitências da Morte" e do "Don Giovanni". Alguém já leu?

As Intermitências da Morte é genial!:joy: mas além dele e do Cegueira, eu só li O Evangelho Segundo Jesus Cristo e O Homem Duplicado: ambos excelentes também. Agora estou atrás do A Caverna, que me disseram ser muito bom.

Há pouco tempo ele lançou um novo, esqueci o nome. Não me interessou muito... parece que é um livro meio auto-biográfico, e eu não sou muito fã de biografias... :think:
 
Há pouco tempo ele lançou um novo, esqueci o nome. Não me interessou muito... parece que é um livro meio auto-biográfico, e eu não sou muito fã de biografias... :think:


Ele lançou As Pequenas Memórias. E, bem, é auto-biográfico, onde ele chega a assumir que foi adepto do "grande" Salazar.
Eu li "Ensaio sobre a cegueira" e "Memorial do Convento". O primeiro, na minha opinião, é superior. Mas eu vou ler o segundo novamente, já que faz um tempo que li.
 
Para reanimar a discussão - principalmente aos que não gostam do maguinho.

JB Online 04/02/2007 disse:
'Continuo escrevendo porque não tenho nada melhor para fazer'
[FONT=verdana, Helvetica, sans-serif]http://jbonline.terra.com.br/extra/2007/02/04/e040212788.html
Aos 85 anos, o prêmio Nobel de Literatura José Saramago disse que continua escrevendo "para tentar entender", e porque não tem outra coisa melhor para fazer. O escritor português fez estas declarações no povoado de Tias, localidade da ilha canária de Lanzarote, onde mora há vários anos, durante a festa de apresentação do seu novo livro, As pequenas memórias. O livro narra uma história na qual o autor português volta no tempo para, a partir de suas origens rurais e humildes, convidar os jovens a aprender que a vida "não é tão fácil".

[/FONT]
 
Essa declaração não é tão fácil de engolir. Escrever pareceu-lhe ser um ato banal.
Mas, ao contrário do ruims, não vou deixar de enaltecer suas obras por causa dessa declaração.
No entanto, tenho aqui uma dúvida quanto ao título da notícia e o que ele realmente diz na notícia.
Título:'Continuo escrevendo porque não tenho nada melhor para fazer'
Matéria: 'Porque não tem outra coisa melhor para fazer'.
No título pareceu-me tratar da escrita como banalidade. Já na matéria eu entendo que não há coisa melhor no mundo para se fazer do que escrever; o prazer da escrita.

:tsc:
 
Não entendi onde é que a matéria depõe contra ele :think: (e muito menos pq o Melkor o chama de " maguinho" :ahn?:).

O cara diz exatamente o que qualquer escritor diria... ou alguém acha que as pessoas escrevem para tentar salvar a humanidade? por simples prazer? por idealismo? escrever não passa de um vício - e bastante lucrativo para alguns! Saramago ainda atenua sua ironia ao dizer que escreve para tentar entender... um homem com 85 anos que ainda tenta entender só pode ser um gênio :clap: .
 
Última edição:
Vocês estão deixando completamente de lado o principal: para tentar entender. Além do mais, não vejo o não ter nada melhor para fazer como algo banal: é a profissão dele, ele se especializou nisso, é o que ele sabe fazer. Se eu fosse física, continuaria estudando exatamente pelos mesmos motivos: para entender (o mundo, o universo e tudo o mais) e porque eu não teria nada melhor para fazer, como física. Ele é escritor, vai fazer o que com 85 anos? Virar bailarino?
 
Concordo que o 'para tentar entender' é o principal.
E eu não quis me referir ao fato de ele fazer outra coisa. Apenas para mim soa diferente falar: Vou ler José Saramago porque não tenho nada melhor para fazer; e, vou ler Saramago porque não tem nada melhor para fazer.
Mais uma nóia minha :tsc:
 
É engraçado. Podemos dizer que a Loreley está discutindo "para tentar" entender como é que um jornalista escreve uma matéria cujo olho diz uma coisa e o lead diz outra. E ninguém está dando atenção para ela! :raiva:

Concordo com você, Lory... Dá a entender duas coisas diferentes, né? Mas temos que nos apegar, então, às aspas, já que teoricamente é a transcrição do que ele disse - portanto, ele escreve porque é o melhor que ele faz. Bom, é o que eu acho. :roll:
 
E em momento algum eu deixei de lado o " para tentar entender" ... pelo contrário, foi a primeira coisa que me chamou a atenção na entrevista. :uhum:

A Loreley tem razão quanto à duplicidade de sentido. Porém eu fico mais com o sentido "explícito" mesmo: ele continua escrevendo para matar o tédio, pq é o que ele gosta e o que sabe fazer.

E essa do Maguinho foi simplesmente terrível, Melkor. :nana:
 
Última edição:
É engraçado. Podemos dizer que a Loreley está discutindo "para tentar" entender como é que um jornalista escreve uma matéria cujo olho diz uma coisa e o lead diz outra. E ninguém está dando atenção para ela! :raiva:

Ah, vcs querem discutir o texto jornalístico, não o autor que dá título ao tópico. Ok... :roll:

Vamos voltar ao texto.

Começamos com o título (faz mais de 7 anos que larguei a faculdade de jornalismo, mas lá eu aprendi que 'olho', era outra coisa, btw):

'Continuo escrevendo porque não tenho nada melhor para fazer'

Acredito que o uso da primeira pessoa somado às aspas caracterizam uma citação. Ou seja, o que tá ali, é exatamente o que o Saramago disse: escreve porque não tem nada melhor para fazer. Mas sobre isso você já tinha se tocado, não é?

Ok, depois vamos ao conteúdo:

Aos 85 anos, o prêmio Nobel de Literatura José Saramago disse que continua escrevendo "para tentar entender", e porque não tem outra coisa melhor para fazer.

O que aparece aqui? Ah, sim, Saramago alegando que escreve porque não tem coisa melhor para fazer, com a diferença de que agora não é uma citação direta. Hmmm. Certo. O legal é, independente disso, o sentido é o mesmo: Saramago disse que escreve porque não tem outra coisa melhor para fazer.

Não sei de onde o "segundo sentido" e, principalmente, a razão para polemizar. A não ser, é claro, a questão já levantada anteriormente pela Lasgalen e por mim - de o que significa o não ter nada melhor para fazer. Mas nada a ver com o pobre jornalista.
 
Desculpe, eu não quis polemizar (muito menos discutir o que o jornalista possa ter escrito, de errado ou não). Só foi algo que coloquei como dúvida, algo que na hora me chamou a atenção.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo