• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

José Saramago

Mas nós não estamos explorando o Brasil: estamos explorando Saramago, é bem diferente. Os atores de Cidade de Deus podem ter dado um show naquele filme. Mas seriam totalmente inadequados para uma produção dessas.. compreendem o que eu quero dizer? eu não sou nenhuma expert em escalação de elenco, mas continuo sem conseguir imaginar uma atriz brasileira sequer capaz de encarnar a Mulher do Médico, como eu disse lá atrás. Ou mesmo a Moça de Óculos Escuros... se bem que essa teria a vantagem de esconder a (falta de) expresão atrás das lentes... :lol:
 
Talvez nosso problema maior seja que os filmes que conseguem grande repercusão sejam filmes "globalizados" com certeza há mão de obra qualificada nas riblatas brasileiras. A questão é: os produtores terão coragem de chamar um bom ator desconhecido em troca de um ator mediano que é muito famoso e ajudará na divulgação do filme?
 
Ele é um escritor que merece uma atenção especial. Motivos enunciarei.

Primeiro de tudo, ele possui uma quantidade enorme de livros. Isso ao meu ver significa que ele é um cara que gosta muito de escrever, que sente prazer em escrever. Não sei se algum dia ele manifestou alguma coisa a respeito disso, mas é isso que eu penso.

Segunda coisa relevante sobre ele é que ele é um escritor que demonstra uma "inteligência" literária incrível. Por exemplo: ele conseguiu dar vida a um heteronimo de Fernando Pessoa, no livro O Ano da Morte de Ricardo Reis, mesmo após a morte do mesmo, e essa audácia não é qualquer um que tem.

A habilidade que ele tem em trabalhar um tema é estramente admirável. Ele conseguiu escrever vários livros sobre o tema "E se..." (Ensaio sobre a cegueira, Ensaio sobre a lucidez, Intermitencias da Morte) sem torná-lo repetitivo.

A última coisa que me chama muita atenção nele é que ele conseguiu escrever o livro mais lindo de todos os tempos da forma mais simples possível que é o Conto da Ilha Desconhecida.
 
“ Autoritárias, paralisadoras, circulares, às vezes elípticas, as frases de efeito, também jocosamente denominadas pedacinhos de ouro, são uma praga maligna, das piores que têm assolado o mundo. Dizemos aos confusos, Conhece-te a ti mesmo, como se conhecer-se a si mesmo não fosse a quinta e mais dificultosa operação das aritméticas humanas, dizemos aos abúlicos, Querer é poder, como se as realidades bestiais do mundo não se divertissem a inverter todos os dias a posição relativa dos verbos, dizemos aos indecisos, Começar pelo princípio, como se esse princípio fosse a ponta sempre visível de um fio mal enrolado que bastasse puxar e ir puxando até chegarmos à outra ponta, ao fim, e como se entre a primeira e a segunda, tivéssemos tido nas mãos uma linha lisa e contínua em que não havia sido preciso desfazer nós nem desenredar estrangulamentos, coisa impossível de acontecer na vida dos novelos e, se uma outra frase de efeito é permitida, nos novelos da vida...
...puro engano de inocentes e desprevenidos, o princípio nunca foi a ponta nítida e precisa de uma linha, o princípio é um processo lentíssimo, demorado, que exige tempo e paciência para se perceber em que direção ir, que tenteia o caminho como um cego, o princípio é só o princípio, o que fez vale tanto quanto nada.”

José Saramago.
 
Mais algumas novidades sobre a adaptação de Ensaio Sobre a Cegueira

Cinema em Cena disse:
Gael García Bernal, Danny Glover e Alice Braga no elenco
31/05/2007 09:45

Fernando Meirelles escalou mais três atores de peso para seu próximo filme, a adaptação de Ensaio Sobre a Cegueira: Gael García Bernal (Babel), Danny Glover (Atirador) e Alice Braga (Só Deus Sabe). Não foi informado quais papéis eles irão interpretar.

Esta será a segunda vez que Meirelles dirige Braga, com quem trabalhou em Cidade de Deus, longa de estréia da atriz. Para Bernal, será o segundo filme com um diretor brasileiro, depois de interpretar o jovem Che Guevara para Walter Salles em Diários de Motocicleta.

De acordo com a agência Reuters, a produtora O2 Filmes informou que as filmagens de Ensaio Sobre a Cegueira começam no segundo semestre, com locações em São Paulo, Toronto e Montevidéu.
 
Mais algumas novidades sobre o filme

foto da Julianne Moore nos sets de filmagem

blindness_01.jpg


E o Fernando Meirelles está mantendo um blog sobre a produção do filme. Tem um post interessante sobre o encontro dele com o Saramago.

http://blogdeblindness.blogspot.com/
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo