• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

José Saramago

Desde que essas " coisas ocultas" sejam uma intenção do autor, e não uma viagem dos leitores tentando adaptar a obra às suas expectativas filosóficas e intelectuais, totalmente distantes do recado que o figura pretendia dar...:uhum:
em outras palavras, ficar procurando chifre em cavalo. :hanhan:

Sim, mas a forma de saber se ele teve essa intenção ou não (no que o leitor supostamente acharia que sim) é justamente buscar saber.
 
Última edição:
Eu sou português, mas ABOMINO Saramago!.... etc

Ainda não entendi o que tem o Nobel a ver com isso... Saramago é
G-E-N-I-A-L com ou sem prêmio. Não foi o prêmio que lhe trouxe reconhecimento, e sim a excelência de sua obra ( que de quebra lhe gerou um prêmio).

Eu até posso compreender que vc não goste do autor. Ele é de fato bastante polêmico. Da mesma forma eu detesto Machado de Assis... mas reconheço plenamente o valor do figura! Eu gostando ou não ele continua a ser um grande literato, entende a diferença? :cool:

Acho que te falta um pouquinho de senso crítico para conseguir separar teus gostos pessoais ( e talvez tua dificuldade de compreender certas literaturas) do que é um fato, ou seja: o cara é FODA - mundialmente reconhecido e aclamado - vc gostando ou não... :hanhan:

Melkor disse:
Adoro o jeito dele pontuar loucamente e revolucionariamente, e acho super válido. Ok, é irritante e me dava dor de cabeça, mas eu sou apaixonado por inovações na forma do texto (mais do que por inovações no conteúdo, acho). Aliás, Flaubert disse uma vez, sabiamente ou não, que é a forma que determina o conteúdo.

Bingo! não apenas em Saramago, a forma é sempre mais importante que o conteúdo... e por forma entenda-se um texto não apenas inovador: pode ser apenas um texto bem escrito, o qu é uma raridade hoje em dia. Mesmo porque desde os grandes clássicos gregos não há mais nada a se acrescentar aos conteúdos ... :lol:
Saramago reúne todas as características de um bom escritor: forma, conteúdo, e de quebra a originalidade estética da escrita, que poderia até ser descartada - não se perderia nada na obra. Mas até ela é intencional, posto que ele critica a própria ditadura da arte de escrever... logo, não teria sentido ele levar uma escrita " normal".

Loreley disse:
Sim, mas a forma de saber se ele teve essa intenção ou não (no que o leitor supostamente acharia que sim) é justamente buscar saber.

Loreley, a questão é justamente a mania de alguns leitores de buscar questões onde elas não existem. Saramago não é um filósofo, é um crítico social. E suas mensagens são muito claras. Naturalmente, como eu disse ao 10º, não é significativa para uma criança. Mas um leitor com um mínimo de cultura geral, artística, literária e histórica consegue apreender seus escritos numa boa. Não há nada por baixo do pano ali, as obras são bem claras, a crítica é evidente, salta aos olhos. E o próprio autor já afirmou em entrevistas que NÃO há o que buscar nas entrelinhas.
 
Última edição:
Acho que te falta um pouquinho de senso crítico para conseguir separar teus gostos pessoais ( e talvez tua dificuldade de compreender certas literaturas) do que é um fato, ou seja: o cara é FODA - mundialmente reconhecido e aclamado - vc gostando ou não... :hanhan:

Mas quem é você, que não me conhece, para vir falar de minha "dificuldade de compreender certas literaturas"?....
Se calhar, já li mais livros em minha vida do que você em duas ou três.
E de muitos géneros, bem diferentes.

Agora, se alguem diz que se diverte a ler Saramago... bem, só pode ser alguem a armar-se em intelectual.
Mas querem que eu acredite que dá prazer ler Saramago?
Só se forem os sócios da Sociedade dos Masoquistas e dos maníaco-depressivos. Quero lá saber que seja famoso e aclamado. Lá porque é idolatrado eu tambem tenho de gostar?

Alem do mais, já vi inumeras entrevistas do José Saramago aqui em Portugal, e acho que o personagem deve achar que os outros são todos burros.
Se você o ouvisse falar, sempre armado no "só ele é que sabe", via logo que dali só vem esterco literário.
O homem, nem como pessoa presta.
Arghhhhhh!
 
Olá, ruims, você está terrivelmente perdido. Seus posts neste tópicos só podem ser vistos como simples birra de uma leitor frustrado vai saber por quê. Sim, porque você ainda não argumentou sobre o porquê de Saramago ser tão ruim. Até agora, você se limitou a escrever coisas como "ele é muito chato e exibido omg!1!!!11" e não escreveu algo realmente pertinente ao tópico. A pessoa de Saramago pouco tem a ver com a obra dele. Se ele é chato ou algo do tipo, não é isso que nós queremos saber neste tópico. Eu não vou simplesmente ignorar a genialidade explícita em seus livros porque ele é antipático/chato/metido/whatever.

Sinto muito, seus posts, até agora, não saíram do patamar de "birra".
 
A pessoa de Saramago pouco tem a ver com a obra dele. Se ele é chato ou algo do tipo, não é isso que nós queremos saber neste tópico. Eu não vou simplesmente ignorar a genialidade explícita em seus livros porque ele é antipático/chato/metido/whatever.

Sinto muito, seus posts, até agora, não saíram do patamar de "birra".

Pois, ainda um dia vão dizer que o "Mein kampf" não pode ser associado ao autor...
Até parece que uma obra literária cai do céu e o seu autor não tem nada a ver com aquilo.
Ora bolas, uma obra é sempre um reflexo do que o autor é, do que ele pensa, dos seus ideais, do seu passado, das suas alegrias e frustrações.
Como é que se pode disassociar uma obra do autor?.....????? Essa não dá para entender.

E para quem não sabe, Saramago não tem muitos estudos. Nem sequer o chamado vestibular.
Suas obras dispensam pontuação?
Claro, quando começou nem devia saber onde colocar uma vírgula ou um ponto. Não é inovação, não. O homem não sabia pontuar, e o editor, ao ler, deve ter achado piada e deixou ir assim.
Agora chamam-lhe inovador por isso.
Essa até me dá vontade de rir.

Eu fiz o serviço militar no convento de Mafra (pois, existe ali um quartel do exército).
Conheço portanto muito bem o palco onde se desenrola o "Memorial do Convento".
Ao ler o livro, até parece que D. João V morava ali...
E no entanto, nunca foi morada permanente do rei.
Aliás, as visitas dele eram essencialmente para ir ver as freiras... que ele apreciava especialmente (chegou inclusivamente a gerar diversos filhos de algumas delas), e para ir com a família real fazer caçadas na tapada.
Mas pronto, como é um mosteiro grande e imponente, lá serviu para o Saramago "põr" ali uma história.

Mas Mafra não era mais do que um poiso para caçadas reais (existe uma grande mata, com animais de caça, ainda hoje) e para "visitar freiras".

O convento tem corredores onde cabem camiões do exército. Tem salões que parecem anfiteatros. Tem quartos enormes, autênticos salões de baile.
Criadagem, naquele tempo, era às centenas. Silêncio, ali, é coisa rara.
Por isso, nem uma única passagem do "Memorial do Convento" me faz sentir "lá".
Com abóbodas tão grandes, espaços tão amplos, com tanta movimentação que devia haver naqueles claustros, não estou a ver como poderia haver tanto mistério num sítio onde o fausto e a luxuria ditavam leis...
Aliás, para D. João V, a política era ouvir umas óperas, caçar, esbanjar dinheiro, fazer de rei e ... visitar freiras.

Tá bem. É uma obra de ficção. Isso é verdade.
O autor tem liberdade criativa. Também é verdade.
Mas quase nenhum aluno em Portugal aprecia Saramago.
Todos o acham muito "pesado". Já foi até retirado de alguns manuais.

Daqui a 100 anos ninguem estudará a sua obra.
Já agora, conhecem Miguel Torga?
Desse sim, cada linha que leio me sinto português. Os seus versos respiram as montanhas e os rios lusitanos.
Faz com palavras, fantásticos quadros de Portugal.

Quando eu estiver no meu leito de morte, recitem-me Miguel Torga ou Pablo Neruda.
Mas por favor, não leiam nada do Saramago senão ainda morro mais depressa.
 
Última edição:
Pois, ainda um dia vão dizer que o "Mein kampf" não pode ser associado ao autor...
Até parece que uma obra literária cai do céu e o seu autor não tem nada a ver com aquilo.
Ora bolas, uma obra é sempre um reflexo do que o autor é, do que ele pensa, dos seus ideais, do seu passado, das suas alegrias e frustrações.
Como é que se pode disassociar uma obra do autor?.....????? Essa não dá para entender.

E para quem não sabe, Saramago não tem muitos estudos. Nem sequer o chamado vestibular.
Suas obras dispensam pontuação?
Claro, quando começou nem devia saber onde colocar uma vírgula ou um ponto. Não é inovação, não. O homem não sabia pontuar, e o editor, ao ler, deve ter achado piada e deixou ir assim.
Agora chamam-lhe inovador por isso.
Essa até me dá vontade de rir.

Então você é um leitor preconceituoso. Se você vê um escritor novo, numa entrevista, e percebe que o cara é o maior chato, mas ganhou inúmeros prêmios, não vai procurar lê-lo pelo fato de ser chato?
Saramago pode não ter muito estudo, mas tem criatividade. O que vc deve achar dos neologismos do Joyce, então? Que foi uma piada que ele fez no livro e o editor deixou assim? Quierendo ou não, é inovação.
Mas aqui não discorremos apenas de pontuação ou não, do contrário poderíamos comentar os erros gramaticais existentes em algumas (muitas) edições.
 
Mas quem é você, que não me conhece, para vir falar de minha "dificuldade de compreender certas literaturas"?....
Se calhar, já li mais livros em minha vida do que você em duas ou três.
E de muitos géneros, bem diferentes.

Eu sou a Las, muito prazer! :obiggraz:
E até acredito que vc leu mais que eu ... a diferença é que eu costumo assimilar o que eu leio... :lol:

Agora, se alguem diz que se diverte a ler Saramago... bem, só pode ser alguem a armar-se em intelectual.
Mas querem que eu acredite que dá prazer ler Saramago?
Só se forem os sócios da Sociedade dos Masoquistas e dos maníaco-depressivos. Quero lá saber que seja famoso e aclamado. Lá porque é idolatrado eu tambem tenho de gostar?

Uai, alguém aqui disse isso? eu pelo menos disse justamente o contrário: vc pode até não gostar, mas isso não tira de forma alguma o mérito do autor.

Alem do mais, já vi inumeras entrevistas do José Saramago aqui em Portugal, e acho que o personagem deve achar que os outros são todos burros.

Ahan, ahan... será que ele está tão errado assim? :hanhan:

E para quem não sabe, Saramago não tem muitos estudos. Nem sequer o chamado vestibular.
Suas obras dispensam pontuação?
Claro, quando começou nem devia saber onde colocar uma vírgula ou um ponto. Não é inovação, não. O homem não sabia pontuar, e o editor, ao ler, deve ter achado piada e deixou ir assim.
Agora chamam-lhe inovador por isso.
Essa até me dá vontade de rir.

Pior que escrever tão bem sem estudo é ser um PHD e interpretar tão mal...:lol:

E ademais, quem disse que Saramago não pontua? 8-O
A única coisa que ele eliminou de seus textos foi o parágrafo. E como eu mencionei anteriormente, foi uma coisa proposital e com um fim específico.


Daqui a 100 anos ninguem estudará a sua obra.
Já agora, conhecem Miguel Torga?
Desse sim, cada linha que leio me sinto português. Os seus versos respiram as montanhas e os rios lusitanos.
Faz com palavras, fantásticos quadros de Portugal.

Ah, saquei... é um caso típico de ciúme editorial. :lol:
De mais a mais, ruims, Saramago não veio ao mundo para louvar Portugal. Prá isso, vá ler Camões.

Quando eu estiver no meu leito de morte, recitem-me Miguel Torga ou Pablo Neruda.
Mas por favor, não leiam nada do Saramago senão ainda morro mais depressa.

Bem que tu podias tomar um chá de Saramago, hein? :cool:

Agora, no sério, ruims: como disse o Edward, vc até agora só fez birra. Não apresentou um único argumento concreto contra a obra do autor. Fala sério...:loser:
 
Pronto, agora me chamaram de preconceituoso...

Vocês não sabem que é muito feio, em qualquer conversa, chamar nomes ao outro? Só em três posts, vocês já me chamaram uma data de nomes.
Ó caras, vocês têm que se deixar disso.
Revela um complexo de superioridade que é preocupante.

Vocês gostam de Saramago? Tudo bem.
Eu não gosto? Tudo bem na mesma.
Só isso.

Já agora: todos somos preconceituosos. Assim como todos somos ciumentos ou vaidosos.

Tenho uma amiga que diz até uma coisa engraçada:
"Na minha vida conheci dois tipos de homens: os que são ciumentos e os que DIZEM que não são ciumentos...
mas na hora da verdade, os segundos são piores que os primeiros."

Por isso, se você DIZ que não é preconceituoso... é porque talvez seja mais do que eu.

Esta conversa tá engraçada :fones:
Já são quatro contra mim. :sabia:
Até parece que fui mexer em solo sagrado...
 
Última edição:
Pronto, agora me chamaram de preconceituoso...

Vocês não sabem que é muito feio, em qualquer conversa, chamar nomes ao outro? Só em três posts, vocês já me chamaram uma data de nomes.
Ó caras, vocês têm que se deixar disso.
Revela um complexo de superioridade que é preocupante.

Vocês gostam de Saramago? Tudo bem.
Eu não gosto? Tudo bem na mesma.
Só isso.

Já agora: todos somos preconceituosos. Assim como todos somos ciumentos ou vaidosos.

Ok, então o tópico poderia se resumir nisso:
Você gosta de Saramago?
Sim
Não

E sim, todos somos preconceituosos em um dado momento e você pode perceber que não escrevi que me escapo dessa condição humana, apenas disse que nesse caso específico você é preconceituoso por associar, de forma errada, escritor e obra.

E mais uma coisa. Ninguém está contra você. Estamos trocando idéias.
 
E mais uma coisa. Ninguém está contra você. Estamos trocando idéias.

Uf...

pela carga de cavalaria, já pensava que o Brasil estava invadindo Portugal :flag: :smile:

É claro que só estamos conversando. O mundo seria muito aborrecido se todos tivessemos as mesmas ideias ou pontos de vista.
Aliás, este é o problema dos foruns: não vemos a expressão do outro ou de como ele está se sentindo.
Se me conhecesse, veria que preservo sempre um ar tranquilo.
Cursei Psicologia. Para alguma coisa deve ter servido... acho eu :doido: :uhu:

Já agora, só para não deixar morrer a discussão:
UM POR TODOS E TODOS CONTRA O SARAMAGO! :rider:
 
ruims, já que estamos aqui prá conversar.... que tal começarmos por alguns argumentos ? :hanhan:

Tipo: POR QUE vc abomina tanto o autor, etc?

Aliás será que vc leu meu post de hoje? :roll:
 
ruims, já que estamos aqui prá conversar.... que tal começarmos por alguns argumentos ? :hanhan:

Tipo: POR QUE vc abomina tanto o autor, etc?

Aliás será que vc leu meu post de hoje? :roll:


Eu li. E assino.
Também gostaria de saber o por quê dessa política anti-Saramago.
 
Bom, talvez não goste de Saramago apenas pelo seu tipo de escrita.
Confesso que prefiro ler autores que em 10 linhas conseguem dizer uma história, do que outros que precisam de 10 páginas para descreverem uma casa.

penso que isso é uma das coisas que me fascina, por exemplo, no Silmarillion: a capacidade de falar de tanta coisa em tão poucas páginas. Essa capacidade de síntese, mas com tudo tão explícito e perceptível, é um dos segredos do Tolkien. Por exemplo, tambem adorei o Cem Anos de Solidão de G.G.Marquez, pois apesar de tantas personagens e lugares do tempo, existe uma harmonia e um enredo que funciona como uma abóboda que suporta toda a história.
Isso, para mim, seria impossível em Saramago. Se ele escrevesse o Silmarillion, teria no mínimo que escrever 4 ou 5 livros. E não é porque seja um detalhista. Isso também Tolkien o era. Saramago está é demasiado agarrado a conceitos e ideais (não sei se é por ser membro do Partido Comunista). É o que eu acho.

Nisto há uma coisa curiosa: eu como português, se calhar até devia estar a defender um patrício meu.
Mas (e este é porventura uma factor subjectivo que determina o meu desprezo por Saramago) não posso gostar de um compatriota que um dia disse que vive em Lanzarote porque já não vê muito Portugal como uma Pátria, mas um lugar como tantos outros.
Gostavam que o Jorge Amado tivesse um dia dito isso?
Não sei se é um preconceito meu.
Mas pelo menos, dos valores que defendo, um é o de fazer parte de um povo, para o melhor e para o pior.

Ele só cá vem para receber prémios e homenagens.
Por mim, pode ficar lá em Lanzarote.
De vez!
 
Bom, talvez não goste de Saramago apenas pelo seu tipo de escrita.
Confesso que prefiro ler autores que em 10 linhas conseguem dizer uma história, do que outros que precisam de 10 páginas para descreverem uma casa.

Eu contesto dois pontos aqui:

1) Saramago não é se forma alguma descritivo... pelo contrário, é mais suscinto que eu gostaria que fosse!

2) Segundo esta teoria, Wilde - um dos maiores descritores que conheço ( e simplesmente genial também), assim como vários outros mais prolixos, seriam simplesmente um lixo? a objetividade é tudo, e pronto?

penso que isso é uma das coisas que me fascina, por exemplo, no Silmarillion: a capacidade de falar de tanta coisa em tão poucas páginas. Essa capacidade de síntese, mas com tudo tão explícito e perceptível, é um dos segredos do Tolkien. Por exemplo, tambem adorei o Cem Anos de Solidão de G.G.Marquez, pois apesar de tantas personagens e lugares do tempo, existe uma harmonia e um enredo que funciona como uma abóboda que suporta toda a história.
Isso, para mim, seria impossível em Saramago. Se ele escrevesse o Silmarillion, teria no mínimo que escrever 4 ou 5 livros. E não é porque seja um detalhista. Isso também Tolkien o era. Saramago está é demasiado agarrado a conceitos e ideais (não sei se é por ser membro do Partido Comunista). É o que eu acho.

Continuo sem entender nadinha! os livros de Saramago são curtos, diretos, objetivos... :think:

E a propósito, suas comparações estão meio fora de foco. São autores completamente diferentes, de estilos diferentes, com temáticas e objetivos diferentes... :think: :think: :think:

Nisto há uma coisa curiosa: eu como português, se calhar até devia estar a defender um patrício meu.

Por que? se o cara fosse de fato ruim, isso não passaria de um ufanismo barato!

Mas (e este é porventura uma factor subjectivo que determina o meu desprezo por Saramago) não posso gostar de um compatriota que um dia disse que vive em Lanzarote porque já não vê muito Portugal como uma Pátria, mas um lugar como tantos outros.

Acabamos de cair no ufanismo explícito... :roll:


Gostavam que o Jorge Amado tivesse um dia dito isso?

Por mim, podia até mandar o Brasil à m*** ... mesmo pq eu não gosto de Jorge Amado, e não considero a literatura um veículo de propaganda patriótica.

Não sei se é um preconceito meu.
Mas pelo menos, dos valores que defendo, um é o de fazer parte de um povo, para o melhor e para o pior.

Parabéns pelo patriotismo. Contudo, na arte isso é algo totalmente insignificante. A arte é mundial, não pode ter limites ou barreiras ufanistas, a não ser que o camarada queira justamente louvar a cultura de seu povo com isso, como é o caso de Guimarães Rosa. Mas absolutamente não é essa a proposta de Saramago, logo querer que ele fique rasgando seda para sua pátria é chover no molhado.

Ele só cá vem para receber prémios e homenagens.
Por mim, pode ficar lá em Lanzarote.
De vez!

Continuaria escrevendo maravilhas do mesmo jeito... ou por acaso é a
"terrinha" que inspira um autor? :hanhan:
 
Estou impressionado, Lasgalen...

Você vai buscar cada trecho que eu escrevo e contrapõe.
Essa é a maneira mais fácil de discutir algo: usar as palavras dos outros contra eles. Você já me viu fazer isso?
Já me viu usar o que você escreve contra si ????
É assim que conversa com os seus amigos, usando o que eles dizem em seu proveito?
Isso não é contestar. É fazer de jornalista.
Está até parecendo um daqueles analistas que aparecem nos noticiários a comentar o discurso de alguem.

Mas pronto, já deu para entender: podíamos estar aqui trinta dias e trinta noites a escrever que não chegávamos a nenhuma conclusão.
E que ganhávamos com isso? Inimizade para muitos anos? Pois, eu não sei viver assim.
Será que você não percebeu que eu até estava a levar isto para a brincadeira? Você às vezes tem uma falta de sentido de humor que até assusta. E depois, tem um defeito terrível: passa a vida a chamar nomes aos outros, directa ou indirectamente. Isso é um pouco feio. É o que eu sinto.

Quer ter razão? É assim tão importante para você, moça?

Então pronto, leve lá a bicicleta. :cerva: :slow:
VIVA O SARAMAGO! VIVA! É O MAIOR!
DÊEM-LHE OUTRO NOBEL! VIVA! :drink:
SARAMAGO FOREVER!

-------------------------------------
Nota: vocês continuam nos chamando de "terrinha" como se isso nos chateasse ou nos incomodasse, e ainda não perceberam que para nós tanto faz que gostem ou não. Era o que faltava estarmos preocupados com o que o Brasil pensa da gente. E as anedotas sobre portugueses até são engraçadas.
Podem brincar à vontade se isso vos faz felizes. Bem precisam, né?
 
ruims, vc foi incrivelmente engraçado nesse seu último post.

E ninguém está "chamando nome aos outros"; é que, às vezes, as pessoas utilizam adjetivos cabíveis.
 
ruims disse:
E para quem não sabe, Saramago não tem muitos estudos. Nem sequer o chamado vestibular.

Nem o nosso presidente da República, e ainda assim ele governou por 4 anos e ainda vai governar por outros 4.

ruims disse:
Suas obras dispensam pontuação?
Claro, quando começou nem devia saber onde colocar uma vírgula ou um ponto. Não é inovação, não. O homem não sabia pontuar, e o editor, ao ler, deve ter achado piada e deixou ir assim.
Agora chamam-lhe inovador por isso.
Essa até me dá vontade de rir.

É. E Picasso não sabia desenhar direito. Já passou pela sua cabeça que para fazer ruim, é preciso saber fazer bem? :roll:

Pode rir, mas o Saramago vai rir por último, e melhor.

ruims disse:
Bom, talvez não goste de Saramago apenas pelo seu tipo de escrita.
Confesso que prefiro ler autores que em 10 linhas conseguem dizer uma história, do que outros que precisam de 10 páginas para descreverem uma casa.

É. Eu tinha me esquecido que os livros precisavam ser pequenos, mal descritos, objetivos e sucintos. Afinal de contas, se o ruims não gosta de ler livros extensos, por que os outros gostariam? É, vamos queimar os livros do Proust na fogueira, as 3.000 páginas de Em Busca do Tempo Perdido são uma bobagem enorme.

Lasgalen disse:
Continuo sem entender nadinha! os livros de Saramago são curtos, diretos, objetivos...

Ei, Las e ruims, acho que esse é o momento de vocês abrirem os seus livrinhos e transcreverem alguns trechos. Assim, quem não conhece o Saramago pode formar a sua própria opinião também. Né?

ruims disse:
Isso não é contestar. É fazer de jornalista.

OPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA :disgusti:

Você não quer que eu comece a falar mal de psicólogos, né? (e olha que há muito pano para manga!) :hanhan:

ruims disse:
Será que você não percebeu que eu até estava a levar isto para a brincadeira? Você às vezes tem uma falta de sentido de humor que até assusta. E depois, tem um defeito terrível: passa a vida a chamar nomes aos outros, directa ou indirectamente. Isso é um pouco feio. É o que eu sinto.

Sabe, acho que você é que não percebeu que todo mundo tá levando a coisa numa boa aqui, menos você próprio. Estou surpreso com o quão fácil você fica ofendido. Deve ser o chamado Lirismo Português, acho. :think:

ruims disse:
Podem brincar à vontade se isso vos faz felizes

É... Isso me faz feliz sim. :joy:
 
Nem o nosso presidente da República, e ainda assim ele governou por 4 anos e ainda vai governar por outros 4.


Era o que eu ia comentar, mas acabei esquecendo. Aliás, eu fiquei com medo que o ruims fosse levar para o outro lado e responder algo fora do contexto.
 
Oi, galera, pegou fogo aqui a discussão!

Bom, só umas coisinhas:

Li Saramago, li Torga, li Eça , li Camões, li Pessoa. Participei de um seminário que era sobre Literatura Portuguesa aqui na UFMG, e quem era o convidado de honra? Saramago!
Não é uma pessoa arrogante ou um intelectual presunçoso. É um homem, um materialista, existencialista e, sobretudo, um intelectual do seu tempo, escrevendo em sincronia com suas impressões do mundo.
O Nobel de Literatura lhe fez justiça, pois fez justiça à Literatura Portuguesa como um todo. Mas não seria Jorge Amado, mas sim Graciliano Ramos quem nos representaria com louvor no caso de algum brasileiro trazer esta distinção para nossa literatura "menor".
Saramago é um cânone da Literatura Portuguesa, quer se goste ou não dele, e não há como compará-lo a Miguel Torga: estéticas diferentes, momentos diferentes, recortes diferentes.
Kafka foi um incompreendido, Dostoievsky também, Flaubert foi até julgado criminalmente por "Madame Bovary", Graciliano Ramos foi prisioneiro político na Ilha das Cobras e jamais aceitou indicação nenhuma para prêmio nenhum.
Aquilo que é bom muitas vezes incomoda. Incomoda porque força uma abertura, quebra o paradigma, rompe atavismos. Incomoda porquê é muitas vezes "feio", "mal acabado", "desordenado". A vida é assim, o resto é fantasia parnasiana!
O tempo vai passar, e todos nós com ele, mas Saramago fica. Se de resto não ficar, a Literatura Portuguesa será menos rica para as gerações futuras.

Abraço a todos!!
 
Gente, vocês não estão entendendo.
Não estou chateado com ninguem não. Nem esquentei.
Eu entendo, forum é mesmo assim.

Mas já repararam? Esse Saramago é tramado mesmo.
Vejam só as complicações que ele arranja com os seus livros...
Põe toda a gente a discutir. :issoaih: :raiva: :bump: :mrpurple:

Tão a ver? Tenho ou não tenho razão?
A escrita dele só provoca conflitos. :redcard: :nana: :grin: :grin: :grin:



Oops... lá ia começar de novo
Tou frito.
.....
VIVA SARAMAGO! VIVA PORTUGAL! VIVA A LÍNGUA PORTUGUESA!
ABAIXO EU!
E sai um brinde p'ó velhote. :cheers: :beer:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo