• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

José Saramago

Li 2 livros dele: O Evangelho segundo Jesus Cristo e Ensaio sobre a Cegueira. Mabos são magníficos.
Vou comecar agora a Jangada de Pedra. Espero que seja tão genial quanto os outros que a li.
 
Eu tenho uma vergonha confessa de dizer que nunca li *nada* do Saramago. :opss:

Mas agora tem um livro, O Evangelho segundo J. Cristo, que tá numa versão baratinha, quase pocket... por menos de 20 reais, se eu não me engano. Prometo assim que juntar verba dar uma lida nesse.

Até porque me falaram que esse é o melhor dele, né?
 
Eu gostei muito dos dois que li. Sinto até uma certa dificuldade em eleger um. Mas talvez o Ensaio sobre a Cegueira seja melhor. :)
 
Todos os Nomes é muito bom... muito mesmo... O Homem Duplicado também... Gostei do Ensaio Sobre a Cegueira, mas não tanto... gostei mais oos outros dois, que têm um clima mais intimista...

Comecei a ler o Ensaio Sobre a Lucidez mas parei... me pareceu meio forçado demais...
 
Li: "Ensaio sobre a Lucidez"

Começa devagar mas vai melhorando cada vez mais.

Estou para ler "Ensaio sobre a Cegueira" que me disseram ser superior,etc
 
Well,estou ressuscitando esse tópico pra perguntar para aqueles felizardos q já leram Ensaio Sobre A Cegueira e Ensaio Sobre A Lucidez se é necessário ler o primeiro para ,digamos,desfrutar o segundo ao máximo.Por favor,boas almas,respondam-me.
 
Puxa, Coiote, não poderei te ajudar porque não li nem um, nem outro. :dente:

Mas foi muito bom você ter dado um bump no tópico, porque eu esqueci de comentar aqui minha primeira experiência (bem, primeira experiência completa ) com o Saramago hehe.

Na metade do ano eu tentei ler 'O Evangelho Segundo Jesus Cristo' mas não fui muito além, logo larguei (shame on me!). Eis que tive que ler 'O Ano da Morte de Ricardo Reis' para a faculdade (cada vez mais vergonhoso, ahn?) e bem, me apaixonei.

Ele já é brilhante na questão de aproveitar que Pessoa não "matou" Ricardo Reis antes de morrer, mas caramba, ele coloca umas frases na boca das personagens que são de deixar boba. E o paralelo que ele estabelece entre Ricardo e o que acontecia em Portugal na época...

... olha, jóia mesmo. Até vou ter mais boa vontade com os outros livros dele agora hehe.
 
Saramago é o cara das grandes idéias. A jangada de pedra, Ensaio sobre a cegueira. As idéias são fantasticas, mas eu NÃO consigo terminar de ler um livro dele. Acho a prosa dele muito arrastada. A coisa não flui. Fica cansativo.
Antes de morrer eu vou ler um livro inteiro dele, mas pelo jeito isso ainda vai levar um tempo.
 
Saramago é o cara das grandes idéias. A jangada de pedra, Ensaio sobre a cegueira. As idéias são fantasticas, mas eu NÃO consigo terminar de ler um livro dele. Acho a prosa dele muito arrastada. A coisa não flui. Fica cansativo.
Antes de morrer eu vou ler um livro inteiro dele, mas pelo jeito isso ainda vai levar um tempo.

Às vezes eu tenho a impressãao que vcs ainda não entenderam bem o espírito da coisa... além da falta de parágrafos e travessões ( estilo que alguns contistas dos anos 70 tentaram usar sem sucesso), não há nada de difícil ou arrastado em Saramago! a linguagem dele é simplíssima, a narrativa fluente e linear, os cenários e personagens muito bem delimitados...

O lance é que Saramago é um crítico sutilíssimo, inclusive da própria técnica de escrever (viu, Ka?). Ele detona todas as regras, estilos, estereótipos, e faz das palavras o que bem entende. Eu já disse isso antes em algum lugar e não me lembro onde, mas... Saramago usa e abusa de velhos provérbios e de uma centena de clichês como se fosse o primeiro escritor do mundo a dizer aquilo! eu chego a sorrir involuntariamente ao ler certas passagens dele...

Sinceramente, insistam! o velhinho vale a pena... e prá quem tá começando, eu sugiro o Ensaio sobre a Cegueira ( mas ouvi dizer que o Lucidez não tem nada a ver!). O Homem Duplicado e Intermitências da Morte também são impagáveis. E o Evangelho... bem, foi o primeiro dele que eu li, e apaixonei pelo autor pelo resto da vida! :grinlove:
 
O Ensaio Sobre a Cegueira vai virar filme nas mãos do diretor Fernando Meirelles.
 
Bom, se ele for fiel à questão "dignidade humana" não vejo problemas :obiggraz:

Vai ser uma co-produção entre Brasil, Japão, Inglaterra e etc. Me parece que ele vai usar São Paulo como uma das locações.
 
caraca, tá aí algo que quero muito ver... ensaio sobre a cegueira é facilmente um dos melhores livros que já li, mas acho que vai ser muito difícil uma adaptação pro cinema. qual a fonte dessa notícia tisf?
 
caraca, tá aí algo que quero muito ver... ensaio sobre a cegueira é facilmente um dos melhores livros que já li, mas acho que vai ser muito difícil uma adaptação pro cinema. qual a fonte dessa notícia tisf?

Folha de São Paulo 13/9/2006. Caderno Ilustrada.

Entrevista direto de Toronto.
 
Eu, sinceramente, não consigo ver uma adaptação cinematográfica de Ensaio Sobre A Cegueira que fique boa. :neutral:
 
Eu, sinceramente, não consigo ver uma adaptação cinematográfica de Ensaio Sobre A Cegueira que fique boa. :neutral:

Também pensei nisso a primeira vez que eu li o livro, porém um amigo meu da faculdade depois de ler falou como seria adaptar o livro, mas pelo jeito que ele falou com certeza não agradaria um público em geral. Imagine algo experimental demais.

O que eu acho vergonhoso nessa noticia é o Saramago deixar o filme ser falado em inglês, já que ele não quer que caia nas mãos de grandes estudios hollywoodianos deveria preservar o português na adaptação, etc .
 
É, mas sei não.

Tem muita coisa pra ser adaptada: Os primeiros cegos > o isolamento deles no manicômio > a repressão e as medidas do governo > a disputa entre eles > o agravamento disso tudo com a falta de comida, etc. > a saída do manicômio > a sobrevivência deles fora de lá > o caos fora de lá, etc.

Eu só consigo imaginar algo foda se ele fosse bem fiel ao livro, e se não ficasse concentrado nas disputas dos cegos per se, mas na perspectiva da mulher do médico nisso tudo.

E eu gostei da escolha de São Paulo pras externas.
 
pelo que li no globo online de hoje parece que os atores serão brasileiros... segundo o site na parceira entre Brasil / Canadá / Reino Unido e Japão o Brasil entraria com os "talentos"... bom... fiquei animado com a notícia... espero que o resultado seja positivo... o lance de os personagens não terem nomes tb pode ser um desafio interessante para adaptar aos cinemas

ah e as cenas de abuso dentro do manicômio tb poderão ser bem chocantes... no livro me deram náuseas
 
Desculpem-me o vocabulário, mas tem que ser muito macho, ter muito culhão para passar o livro pra tela. Por que se não fizer direito vai ficar uma merda. E se fizer direito vai ficar chocante até medula. Estou a 30 pág. do fim e o livro é forte. Adaptá-lo não será difícil. Difícil será não fazer concessões. O livro é violento e cruel. Não será uma obra para o grande público.
Vamos esperar pra ver.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo