• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

José Saramago

Hmmm, agora faz sentido. É que não costumo ler sinopses antes de ler os livros, rs.
Fiquei curiosa agora. =)
 
Vou fazer uma resenha e mandar para o blog do Meia. Espero que eles publiquem! Se sim, posto o link aqui, aviso vocês... ^^
 
Aliás, comprei Memorial do Convento recentemente e pretendo lê-lo em breve. Alguém já leu? Gostou, não gostou?
 
Li, li, li e leia com força e sem parar!!!
De todos que já li do Saramago, esse e Ensaio sobre a cegueira foram os que mais gostei até agora. Eu estava tão acostumada com a acidez e crueza do Saramago (essas não são as melhores definições, mas, enfim) que nunca imaginei que ele fosse capaz de criar uma história tão sensível e delicada. Lógico que a crítica social não é negligenciada, afinal é Saramago, mas há uma poesia entre Blimunda e Sete-Sóis que eu não tinha visto em casal nenhum da literatura. Eles são um casal que reza na cartilha romântica sem cair no erro de serem melosos, chatos, "chiklíticos" nem inverossímeis. Dão de mil em Romeu e Julieta, principalmente por serem maduros e terem um relacionamento estável e sólido. Putz, quando eu crescer quero ser igual a eles, hahaha.
Leia com toda a condescendência e afeto que vc tiver disponíveis. =)
 
Ai Manu, é muito lindo mesmo. Eu gostei tanto da explicação do Bartolomeu sobre o éter para a Blimunda! Mas acho mais legal chamá-la de Sete-Luas, uma vez que seu amo é Sete-Sóis :)
 
tenho A Viagem do Elefante e O Evangelho (...). Tive oportunidade de ler metade do Elefante, e devo dizer que é um livro divino, com uma técnica e um estilo refinadíssimo... Pena que Saramago não pode morrer duas vezes e fazer duas promoções =p!

Também não nego que o fato dos ideais comunistas do Saramago serem sensatos e coerentes tenha me aproximado bastante de sua pessoa: mesmo seu ateísmo tendo uma discordância com meus ideais religiosos cristãos, mas enfim. Um dos poucos escritores (ex)-contemporâneos que eu realmente tenho vontade de ler. Hum. Na verdade, é o único.
 
Aliás, algo que me deixa muito triste é o fato de que no fim do ano de 2010, vários jornais/revistas se propuseram a listar os fatos mais importantes do ano, mas quase nenhum se lembrou da morte do José Saramago. Isso é horrível já que ele era um dos nomes mais importantes de literatura em português atual...
 
Mavericco disse:
Um dos poucos escritores (ex)-contemporâneos que eu realmente tenho vontade de ler. Hum. Na verdade, é o único.

Mario Vargas Llosa?
 
fcm disse:
Mavericco disse:
Um dos poucos escritores (ex)-contemporâneos que eu realmente tenho vontade de ler. Hum. Na verdade, é o único.

Mario Vargas Llosa?

Nem o Llosa eu tenho tanta vontade quanto o Saramago... Vai ver pelo fato do meu vínculo com o Saramago ser linguístico, o que vai aquém do que ocorre com o Llosa...

(isso sem contar o fato do Saramago gostava de jogar paciência *-*)
 
Perdoem-me, mas estou prestes a escrever uma das maiores abobrinhas dos últimos tempos. Enfim, toda dúvida é construtiva. =)

Como é a classificação mais comum dos livros dele?

Eu diria, sem pestanejar, que ele escreve dramas. Só que, quando eu deixo meu ego de lado, é inevitável perceber q ele tem um pé e meio na fantasia (não vampiraiada e cia, mas continentes flutuando pelo mar, morte presonificada, cegueira branca mundial... ou seria ficção? Juro q nunca sei distinguir essas nomenclaturas, rs). Afinal, o certo seria classificar o texto ou a essência dele?
 
Creio que o certo seria classificar o texto e não sua essência, visto que esta última gera uma discussão muito grande... No caso do Saramago, julgar o texto dele pela essência seria julgar alegorias, que compõem quase que obrigatoriamente os textos dele...
 
Manu M. disse:
Afinal, o certo seria classificar o texto ou a essência dele?

Não são classificações excludentes.

Toda a minha obra pode ser entendida como uma reflexão sobre o erro. Sim, sobre o erro como verdade instalada e por isso suspeitosa, sobre o erro como deturpação intencional de factos, sobre o erro como ilusão dos sentidos e da mente, mas também sobre o erro como ponto necessário para chegar ao conhecimento.
 
Comprei no submarino Intermitências e ensaio sobre a cegueira!
Não vejo a hora de chegar os livros!!!!!


Mavericco disse:
mesmo seu ateísmo tendo uma discordância com meus ideais religiosos cristãos, mas enfim.

Essa tbm é uma coisa que eu não gosto... difere tbm dos meus ideais...
mas...
 
Gabriel Cezar disse:
Comprei no submarino Intermitências e ensaio sobre a cegueira!
Não vejo a hora de chegar os livros!!!!!

Posso te dar um conselho bem de gracinha? Leia primeiro Intermitências. ;)

Mavericco disse:
mesmo seu ateísmo tendo uma discordância com meus ideais religiosos cristãos, mas enfim.

Essa tbm é uma coisa que eu não gosto... difere tbm dos meus ideais...
mas...
[/quote]

Pois é, eu amo as coisas que ele escreve, ele tem um domínio de língua e enredo admiráveis. Ok, ainda não li o Evangelho, pode ser que a leitura me custe muito, mas o ateísmo dele não me incomoda tão grandemente ainda. Até onde li do Saramago, vejo mais uma crítica ao que fizeram do cristianismo do que ao cristianismo em si. Vamos se quando eu ler o Evangelho mudo de opinião, rs.

(Nota cultural: engraçado, a grande maioria dos portugueses com quem conversei sobre literatura detesta o Saramago... Talvez seja porque ele é leitura obrigatória na escola :rofl:)
 
Manu M. disse:
Gabriel Cezar disse:
Mavericco disse:
mesmo seu ateísmo tendo uma discordância com meus ideais religiosos cristãos, mas enfim.
Essa tbm é uma coisa que eu não gosto... difere tbm dos meus ideais...
mas...
Pois é, eu amo as coisas que ele escreve, ele tem um domínio de língua e enredo admiráveis. Ok, ainda não li o Evangelho, pode ser que a leitura me custe muito, mas o ateísmo dele não me incomoda tão grandemente ainda. Até onde li do Saramago, vejo mais uma crítica ao que fizeram do cristianismo do que ao cristianismo em si. Vamos se quando eu ler o Evangelho mudo de opinião, rs.

Não me incomodo com o ateísmo, só com a militância. Isso de ficar tirando onda com a Bíblia já perde a graça nas primeiras 10 páginas... Tipo, "Evangelho" deve ser para mim o recordista na categoria "vamos lá, desta vez eu vou até o fim"... Meu favorito mesmo é "Levantado do Chão", que parece ter ficado meio esquecido depois que ele entrou em uma fase mais "fantástica".

(Nota cultural: engraçado, a grande maioria dos portugueses com quem conversei sobre literatura detesta o Saramago... Talvez seja porque ele é leitura obrigatória na escola :rofl:)

:lol:

Sempre tive curiosidade de saber se isso acontecia mesmo em outros países...
 
Gigio disse:
Não me incomodo com o ateísmo, só com a militância. Isso de ficar tirando onda com a Bíblia já perde a graça nas primeiras 10 páginas... Tipo, "Evangelho" deve ser para mim o recordista na categoria "vamos lá, desta vez eu vou até o fim"... Meu favorito mesmo é "Levantado do Chão", que parece ter ficado meio esquecido depois que ele entrou em uma fase mais "fantástica".

Aqui ainda não procurei, mas NUNCA consegui encontrar Levantado do Chão em lugar nenhum, nem biblioteca, sebo, livraria, necas. Sempre esgotado ou inexistente. =/

Sempre tive curiosidade de saber se isso acontecia mesmo em outros países...
Ah, Gigio... As pessoas só mudam o número do passaporte, mais nada... hahaha
 
Nós podemos chamar Saramago de uma espécie de Realismo Fantástico. É aquele pé na fantasia, mas com uma verossimilhança externa imensa.

Isso em termos gerais.
 
Eu já li alguns livros de Saramago, Levantado do Chão, História do Cerco de Lisboa e Caim. Gostei dos três, mas para mim o segundo mencionado foi o mais interessante.

Gosto do jeito que ele escreve; assim, espero em breve ler mais alguns livros de sua autoria. Quais vocês me recomendam agora?

Um abraço a todos.
 
eu gostei muito do História do cerco... . As partes em que ele recria a história são demais!
Manu M. disse:
Pois é, eu amo as coisas que ele escreve, ele tem um domínio de língua e enredo admiráveis. Ok, ainda não li o Evangelho, pode ser que a leitura me custe muito, mas o ateísmo dele não me incomoda tão grandemente ainda. Até onde li do Saramago, vejo mais uma crítica ao que fizeram do cristianismo do que ao cristianismo em si. Vamos se quando eu ler o Evangelho mudo de opinião, rs.
E o que eu percebi até agora, mesmo, foi que ele faz mais críticas à Igreja, como instituição... mas pelo que ouvi, em ESJC é bem diferente...

Ah! vou ver se leio o intermitências primeiro:sim:...

Ah! e pessoal, "Levantado do Chão" é bom realmente?
 
Olha, tava na bibliografia do meu vestibular pra UFJF, junto com Vidas Secas e Agosto. Daí vc conclui o mesmo que eu, que não o encontrei nenhures.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo