• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

José Saramago

LucasCF disse:
Fui tentar ler a viagem do elefante, e achei muito estranho. Não usa ponto e parece que os nomes próprios tão com nome minúscula. :D

quase me matei tentando descobrir o que era um 'secretário pêro de alcáçova carneiro'. hahahahaha eu pensando que eram adjetivos ou algo assim.

Mas é só questão de eu me acostumar, acho. Fora o fato de que quando ele coloca uma vírgula e depois uma letra maíuscula disseram-me para eu entender como fala do personagem. :D

Amanhã tento ler de novo. hehe

Comigo pelo menos foi questão de costume. Li Ensaio Sobre a Cegueira e me perdia muito nos diálogos sem pontuação, mas com o tempo você acaba se acostumando.

Ah, e só li Ensaio Sobre a Cegueira, mas pretendo ler outros logo.(principalmente Evangelho Segundo Jesus Cristo)
 
é uma questão de hábito mesmo. lembro que comecei e larguei o saramago pelo menos umas duas vezes, o único que tinha ido até o fim era o ano da morte de ricardo reis. aí ano passado o ensaio sobre a cegueira fluiu bem legal (apesar de ainda estranhar, principalmente no começo) e agora quando fui ler o evangelho segundo jesus cristo me pareceu absolutamente normal.
 
Por isso que qundo me pedem eu smerpe indico o INtermitências da Morte. Por ser um livro curto a pessoa não se assusta tanto.

Na boa: Ler Saramago é igual andar de bicleta, uma vez que se aprende vc NUNCA mais esquece o jeito!
 
Ramalokion disse:
Por isso que qundo me pedem eu smerpe indico o INtermitências da Morte. Por ser um livro curto a pessoa não se assusta tanto.

eu morro de curiosidade sobre esse, provavelmente será o próximo do Saramago que lerei :think:
 
LucasCF disse:
Fora o fato de que quando ele coloca uma vírgula e depois uma letra maíuscula disseram-me para eu entender como fala do personagem. :D

Isso mesmo, é fala de personagem quando inicia com maiiúscula logo depois da vírgula.
 
ó, notícia sobre ele:

LISBOA - Os textos que o Prêmio Nobel de Literatura José Saramago publicou em sua página digital serão reunidos em um livro que se chamará "O caderno", anunciou nesta segunda-feira a Editora Caminho.

Desde setembro do ano passado, Saramago mantém um blog na internet e agora será realizada uma compilação destas notas, em uma edição conjunta entre a editora portuguesa e a fundação que leva o nome do Prêmio Nobel de Literatura.

Segundo uma fonte da editora, o livro terá uma tiragem inicial de 5 mil exemplares e será lançado na próxima quinta-feira, quando é celebrado o "Dia Mundial do Livro".

- "O caderno" de Saramago não é um livro de crônicas jornalísticas, é um livro da vida - diz Pilar del Río, esposa do escritor.

Saramago começou seu blog com "Palavras para uma cidade", uma carta de amor a Lisboa, como admitiu o autor.

Depois seguiram-se uma centena de opiniões, relatos com frases de humor ou cáusticas sobre a atualidade política internacional, onde entram Barack Obama e Sarkozy, mas também seus escritores favoritos.

Sobre George W. Bush, Saramago mencionou sua "inteligência medíocre, abismal ignorância, expressão verbal confusa e permanentemente atraída pela irresistível tentação do puro disparate".

Segundo Del Río, o livro trará seis meses de "notas inteligentes para leitores inteligentes, sem artifícios".

Fonte: O Globo
 
Noooooooooooossa! Meu mestre!

Mais um que terei para ler.
Ano passado com a doença dele, fiquei com medinho dele não publicar mais nada, ainda bem que ao entrar aqui, vi essa maravilhosa notícia.

\o/
 
Ah. Legal para ter em papel impresso, mas não vou comprar agora não, já que acompanho ele pelo blog já.
 
Terminei de ler hoje A Viagem do Elefante, primeiro livro dele que leio.
É diferente no início, mas como a história é muito boa fluiu muito bem e pretendo ler outros livros dele. A forma como ele escreveu esse livro, dando pitacos, "falando" com o leitor é muito cativante. Pretendo ler os outros para conhecer melhor esse jeito Saramago de escrever.
 
Quero ver se leio O Evalgelho Segundo Jesus Cristo. Tive de abandonar uma vez por motivos exteriores ao livro e fiquei com muita vontade de recomeçar e poder terminar. Estava gostando tanto.
 
coincidência vc perguntar, lu. é exatamente um dos livros que dele que estou curiosa para ler. li algum artigo que falava de história do cerco de lisboa e achei o mote bem interessante.

é bom mesmo?
 
eu já li. recomendo. apesar d ñ ter o brilhantismo todo d ensaio sobre a cegueira e do evangelho, saramago é sempre saramago. pensar como a vida de 1 editor muda tto por causa da mudança de uma palavra no texto original é deveras interessante. me fez pensar se o autor ñ teria usado a mesma premissa no próprio livro, mudando algo q os leitores nem perceberiam a uma primeira vista.
 
JLM, não sei se estou desconcentrada, mas não entendi muito bem o que vc disse. A história do livro sofre alguma transformação por causa de detalhezinhos ou vc estava só comentando sobre a preferência de Saramago sobre o pt-pt?
 
oq vou falar ñ é spoiler, pois aparece na sinopse do livro.

a história do livro é sobre 1 redator q inclui uma palavra NÃO em 1 texto q revisava e acaba mudando todo o significado dele e, consequentemente, altera a sua própria vida.

o meu comentário foi justamente se o saramago, q gosta de brincar com meta-textos, fez isso tb com o livro, mudando algo q tenha alterado todo o verdadeiro sentido dele.

dae daria pra se concluir até q o redator NÃO alterou o texto, mas sim qo escritor alterou propositalmente o livro, fazendo com fosse possível ler a história em diversas camadas.

entendeu?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo