• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

José Maviel Monteiro

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
José Maviael Monteiro foi um escritor brasileiro, autor de livros infanto-juvenis que marcaram a geração dos anos 80 em diante. Alguns de seus livros fizeram parte da Série Vaga-Lume.

Biografia
José Maviael Monteiro nasceu em 1931, em Aracaju (SE), e desde de menino,gostava de ler e escrever histórias. Seus primeiros trabalhos publicados, porém na área de divulgação cientifica. Formou-se em história natural em Salvador (BA), e veio fazer um estagio no Museu Nacional em Rio de Janeiro, fixando - se nessa cidade vinte e cinco anos.Foi ainda bancário,industriário e pedreiro. Em 1980 publicou o seu primeiro livro voltado para o leitor jovem, A Guerra das Formigas . A partir dai dedicou-se particularmente a literatura juvenil com bastante sucesso de público e critica. Faleceu em 1992.

Livros
O Conde do Touquinho: Em seu quintal, menino observa as transformações que seu bairro e a cidade estão sofrendo com os grandes casarões seu lugar a edifícios. Uma belíssima e triste história que exemplifica o que muitos de nós que vivem nas cidades sofremos quando criança ou não.

  • A Estranha Montanha que Roncava: Um estranho perturba os habitantes do reino. A rainha se incomoda, mas o rei não vê nenhum perigo. Ordena apenas que todos tapem os ouvidos e diz vai apurar o caso. Descobre então que o ronco vem de uma montanha e quer torná-la atração. Mas ela começa a soltar bolas de fogo. O povo pensa que é um dragão e foge apavorado. Só ahfica o rei. Qual será o final dessa história?
  • O Grande Herói: Um dia, no rei da Papálvia, o Bicho-Papão aparece e devora todas as plantações. O povo fica sem ter o que comer e governos juntados.
  • O Menino que Quebrou o Tempo: Pedro Paulo é um garoto muito curioso. Um dia entra na casa do relojoeiro Mané na hora do cochilo dele. O menino aproveita e mexe em tudo. Mas o que ele quer mesmo é descobrir o mistério da ampulheta mágica, capaz de acertar a hora de todos os relógios. Porém, numa distração, Pedro Paulo deixa a ampulheta cair e ela se quebra. E o pior de tudo: isso faz parar todos os relógios da cidade, quebrando o tempo e causando uma grande confusão.
  • Os Barcos de Papel:Quito, Miguel, André e Josué quatro amigos que resolvem passar um dia próximo ao lago no alto de um morro da cidade, onde havia bastante lugar para brincarem com seus navios e brinquedos elétricos (exceto Quito não tinha dinheiro para comprar brinquedos).
O dia estava ótimo até que um deles, Josué some, no começo pareceu normal, mas como passggou-se muito tempo os outros garotos começaram a estranhar o sumiço do amigo. Até que mais um deles desaparece, Miguel. Quito e André pensavam em chamar socorro de um lugar próximo dali, quando Miguel aparece e os chama para conhecerem uma caverna, a qual ele e Josué haviam encontrado em meio à cachoeira. A partir daí começou a grande aventura dos garotos.

  • O outro lado da ilha :Explorando o lado desconhecido de uma ilha deserta, um naturalista e seus companheiros se vêem à mercê de fantásticos enigmas da natureza.
Fonte

----------------------------------------------------------------------------------------------

Apesar de ter algumas obras na clássica Série Vaga Lume, o meu livro preferido foi "A Guerra das Formigas" que é uma fábula infantil, bem legal que marcou muito a minha infância, um dos 3 livros que considero fundamentais por ter despertado o meu interesse inicial pela leitura.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo