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José de Alencar

Tópico em 'Autores Nacionais' iniciado por Lucas_Deschain, 12 Jul 2010.

  1. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    [size=medium][align=center]José de Alencar (1829-1877)[/align][/size]

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    [align=center] Biografia[/align]

    [align=justify]José de Alencar, advogado, jornalista, político, orador, romancista e teatrólogo, nasceu em Mecejana, CE, em 1o de maio de 1829, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 12 de dezembro de 1877. É o patrono da Cadeira n. 23, por escolha de Machado de Assis.
    Era filho do padre, depois senador, José Martiniano de Alencar e de sua prima Ana Josefina de Alencar, com quem formara uma união socialmente bem aceita, desligando-se bem cedo de qualquer atividade sacerdotal. E neto, pelo lado paterno, do comerciante português José Gonçalves dos Santos e de D. Bárbara de Alencar, matrona pernambucana que se consagraria heroína da revolução de 1817. Ela e o filho José Martiniano, então seminarista no Crato, passaram quatro anos presos na Bahia, pela adesão ao movimento revolucionário irrompido em Pernambuco.
    As mais distantes reminiscências da infância do pequeno José mostram-no lendo velhos romances para a mãe e as tias, em contato com as cenas da vida sertaneja e da natureza brasileira e sob a influência do sentimento nativista que lhe passava o pai revolucionário. Entre 1837-38, em companhia dos pais, viajou do Ceará à Bahia, pelo interior, e as impressões dessa viagem refletir-se-iam mais tarde em sua obra de ficção. Transferiu-se com a família para o Rio de Janeiro, onde o pai desenvolveria carreira política e onde freqüentou o Colégio de Instrução Elementar. Em 1844 vai para São Paulo, onde permanece até 1850, terminando os preparatórios e cursando Direito, salvo o ano de 1847, em que faz o 3o ano na Faculdade de Olinda. Formado, começa a advogar no Rio e passa a colaborar no Correio Mercantil, convidado por Francisco Otaviano de Almeida Rosa, seu colega de Faculdade, e a escrever para o Jornal do Commercio os folhetins que, em 1874, reuniu sob o título de Ao correr da pena. Redator-chefe do Diário do Rio de Janeiro em 1855. Filiado ao Partido Conservador, foi eleito várias vezes deputado geral pelo Ceará; de 1868 a 1870, foi ministro da Justiça. Não conseguiu realizar a ambição de ser senador, devendo contentar-se com o título do Conselho. Desgostoso com a política, passou a dedicar-se exclusivamente à literatura.
    A sua notoriedade começou com as Cartas sobre a Confederação dos Tamoios, publicadas em 1856, com o pseudônimo de Ig, no Diário do Rio de Janeiro, nas quais critica veementemente o poema épico de Domingos Gonçalves de Magalhães, favorito do Imperador e considerado então o chefe da literatura brasileira. Estabeleceu-se, entre ele e os amigos do poeta, apaixonada polêmica de que participou, sob pseudônimo, o próprio Pedro II. A crítica por ele feita ao poema denota o grau de seus estudos de teoria literária e suas concepções do que devia caracterizar a literatura brasileira, para a qual, a seu ver, era inadequado o gênero épico, incompatível à expressão dos sentimentos e anseios da gente americana e à forma de uma literatura nascente. Optou, ele próprio, pela ficção, por ser um gênero moderno e livre.
    Ainda em 1856, publicou o seu primeiro romance conhecido: Cinco minutos. Em 1857, revelou-se um escritor mais maduro com a publicação, em folhetins, de O Guarani, que lhe granjeou grande popularidade. Daí para frente escreveu romances indianistas, urbanos, regionais, históricos, romances-poemas de natureza lendária, obras teatrais, poesias, crônicas, ensaios e polêmicas literárias, escritos políticos e estudos filológicos. A parte de ficção histórica, testemunho da sua busca de tema nacional para o romance, concretizou-se em duas direções: os romances de temas propriamente históricos e os de lendas indígenas. Por estes últimos, José de Alencar incorporou-se no movimento do indianismo na literatura brasileira do século XIX, em que a fórmula nacionalista consistia na apropriação da tradição indígena na ficção, a exemplo do que fez Gonçalves Dias na poesia. Em 1866, Machado de Assis, em artigo no Diário do Rio de Janeiro, elogiou calorosamente o romance Iracema, publicado no ano anterior. José de Alencar confessou a alegria que lhe proporcionou essa crítica em Como e porque sou romancista, onde apresentou também a sua doutrina estética e poética, dando um testemunho de quão consciente era a sua atitude em face do fenômeno literário. Machado de Assis sempre teve José de Alencar na mais alta conta e, ao fundar-se a Academia Brasileira de Letras, em 1897, escolheu-o como patrono de sua Cadeira.
    Sua obra é da mais alta significação nas letras brasileiras, não só pela seriedade, ciência e consciência técnica e artesanal com que a escreveu, mas também pelas sugestões e soluções que ofereceu, facilitando a tarefa da nacionalização da literatura no Brasil e da consolidação do romance brasileiro, do qual foi o verdadeiro criador. Sendo a primeira figura das nossas letras, foi chamado “o patriarca da literatura brasileira”. Sua imensa obra causa admiração não só pela qualidade, como pelo volume, se considerarmos o pouco tempo que José de Alencar pôde dedicar-lhe numa vida curta. Faleceu no Rio de Janeiro, de tuberculose, aos 48 anos de idade. [/align]

    Fonte: http://www.casadobruxo.com.br/poesia/j/josealencarbio.htm

    [align=justify]Incrivelmente não encontrei nenhum tópico sobre esse autor, um dos mais conhecidos da Literatura Brasileira. Já li várias obras dele e sei que ele é um dos mais odiados dos alunos, que não costumam apreciar obras como O Guarani, Iracema, Senhora, Ubirajara, A Viuvinha, Lucíola e por aí vai. Particularmente gosto do estilo dele, mesmo que às vezes ache meio arrastado. [/align]
     
  2. Katrina

    Katrina Usuário

    Eu gosto muito de José de Alencar, não fulgura entre os meus escritores brasileiros favoritos, mas também não tenho ódio. Talvez pelo fato de minha apresentação a ele não ter sido feita na base da imposição mas sim na sugestão, acabei lendo o que dele caiu na minha mão não porque a professora obrigou mas porque tive vontade. E ah, eu adoro Lucíola, romance no qual ele mais se aproximou do realismo, principalmente no que diz respeito as críticas à sociedade.
     
  3. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    [align=justify]Quanto a essas críticas a sociedade, lembro de ter lido esses dias atrás alguns trechos de Literatura e Resistência do Alfredo Bosi, e ele apontava uma obra do Mário de Andrade em que esse estudava a obra de Alencar, Senhora no caso, apontando como ele não vinha reforçar somente o nacionalismo e tudo o mais, mas sim que ele tinha uma visão crítica sobre vários aspectos da sociedade burguesa brasileira da época em que ele escreveu, sobre o casamento de interesse etc. Bem legal, pena que não me lembre o título do livro do Mário de Andrade. (pode ser A Escrava que não é Isaura, mas não posso confirmar)[/align]
     
  4. imported_Barbie

    imported_Barbie Usuário

    Nossa, não sou fã de Alencar, li O Guarani, Iracema, Senhora e Lucíola. Não gosto de temas indianos, já explica o fato de não ter muita simpatia pelo Guarani e Iracema, o qual achei chatinho demais, uma historia simples previsível, no todo sem graça. Senhora foi o que mais me agradou e Lucíola li só para comparar com A Dama das Camélias, e ao meu ver, Lucíola é quase um plágio, longe de chegar perto da obra de Dumas.XD

    Sei que é polêmico, mas é a minha visão, por isso coloquei "quase", devido ao muito que se andou às voltas com o tema da mulher perdida, naquela época.
     
  5. aces4r

    aces4r Usuário

    O cara é romântico demais. Não é para mim.
     
  6. _Paulinha

    _Paulinha Usuário

    Puxa, eu estou ensaiando para reler Senhora - a apresentação na escola foi traumática...vou dar uma segunda chance.
    A mulher é uma flor que se estuda, como a flor do campo, pelas suas cores, pelas suas folhas e sobretudo pelo seu perfume.
     
  7. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    [align=justify]Requer uma certa paciência para ler os livros dele, mas tem coisas legais sim. Se você, a cada vez que ver uma palavra desconhecida, procurar no dicionário, vai sair com seu vocabulário ampliado sensivelmente.[/align]
     
  8. Feynman

    Feynman Usuário

    O vocabulário rebuscado incomoda um pouco....mas os livros que lí (Iracema, Senhora, Lucíola) gostei bastante!
     

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