1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

José de Alencar ou Machado de Assis?

Tópico em 'Autores Nacionais' iniciado por Senhora de Avalon, 25 Fev 2003.

?

Machadão ou Alencar?

  1. Machado de Assis

    99,8%
  2. José de Alencar

    0,2%
  1. José de Alencar ou Machado de Assis?

    Eu abri esse tópico porque estava lendo livros deles dois e n/ao achei tão bom quanto falavam...

    Jose de Alencar: A sua mão até gruda no livro da linguagem tão melosa que ele usa... tava até deixando de gostar de romances por causa dele.

    Machado de Assis: A linguagem é diferente, boa e livros gostosos de ler. Mas em compensação as histórias não são aquelas que vc se emociona ao ler...

    Qual deles vc´s preferem?

    é bobeira minha achar isso deles, ou tem algum livro que foge do que eu falei sobre eles...?

    :kiss:
     
  2. Knolex

    Knolex Well-Known Member In Memoriam

    José de Alencar é um ótimo escritor.

    MAchado é um Gênio.

    Ótimo muitos podem ser. Gênios são poucos.

    Machado é melhor.
     
  3. Alex deLarge

    Alex deLarge Usuário

    vc deve ser super-inteligente... acho Machado de Assis super foda de ler, tem que ter ajuda do dicionário ou procurar livros que tenha "tradução" das palavras difíceis. Até por causa disso o humor dele causa menos efeito em mim do que em minha mãe que entende mais facilmente, por exemplo. Mesmo assim, O Alienista o único livro que li dele, mais um livro de contos (em breve vou ler Memórias Póstumas) é um dos meus livros preferidos. Excelente!
    Já José de Alencar não li ainda... as obras dele não me chamam a atenção mas provavelmente a escola vai pedir pra ler alguma...
     
  4. Anigel

    Anigel Eu atropelo duendes!

    8-) Machadão, sem a menor dúvida!!!

    Quando eu era mais nova odiava o Machadão :oops:, mas isso porque eu tinha acesso a todos os livros dele. Minha avó materna guardou os livros que o meu bisavô comprou no início do século XX. É muito difícil você ler coisas como somno quando se tem 13 anos. Por isso tomei uma tremanda antipatia pelo Machado de Assis. Graças ao Edgar Alan Poe mudei de opinião sobre ele. Eu tinha um livro de contos do Poe, traduzido pelo Machado de Assis. Nesse livro, que eu fiz a besteira de emprestar para uma amiga, também tinha o poema O Corvo, que me impressionou muito. Depois disso procurei livros dele em edições mais recentes e passei a adorar o estilo e a ironia do Machado de Assis.

    Quanto ao José de Alencar, já repararam na espécie de moralismo contido em seus livros? Em Lucíola vemos uma menina pobre que se prostitui para conseguir dinheiro para comprar remédios e salvar a família. O que ela ganha de recompensa? É execrada por todos (inclusive pela própria família) e termina morrendo em conseqüência de um abortamento retido. Em outro livro Senhora vemos um homem que se casa por dinheiro, visando o dote da esposa (golpe do baú também não é uma forma de prostituição?). O castigo dele? Fica casado com a mulhr que ama e rico. Belo moralismo, não?
     
  5. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Na minha opinião, a única coisa que eles têm de comum é o fato de serem escritores brasileiros. No mais, Machadão tem larga vantagem. Aliás, tenho cá para mim que nós estudamos Alencar principalmente como representante de uma escola literária, e não pelo valor da obra (não estou dizendo que não tem valor, mas já li coisa melhor, definitivamente).
     
  6. Faram¡r

    Faram¡r Dr. Benway

    Ahhh ... Machado de Assis com certeza. O que a Lovejoy falou eu já houvi mais de uma vez, sobre ser estudado mais como representante de uma escola literária. Ele não é um gênio. É literatura boa, mas nada a ser comparado com Machado de Assis.
     
  7. Green Arrow

    Green Arrow Usuário

    José de Alencar é um zé-mané que se achava só por que com seu folhetim de décima oitava categoria fazia o jornal vender umas edições a mais...

    Machado de Assis é um gênio da literatura mundial. Na minha opinião está neste ranking:

    1-Shakespeare
    2-Victor Hugo
    3-Franz Kafka
    4-Machado de Assis
    5-Cervantes
    6-Goethe
    7-Homero
    8-Tolkien
    9-Dante
    10-Dostoiévski (acho que escrevi certo desta vez)

    >Som do Momento - Legião Urbana - Índios (acústico)<
     
  8. Sméagol

    Sméagol Usuário

    Pô, com certeza Machado de Assis, com folgas...

    Minha obra favorita dele é Memórias Póstumas de Brás Cubas...
     
  9. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Machado de Assis. :D

    Na verdade eu odeio o Romantismo bunitinhu. O Jose de Alencar seria um bom autor de novelas, atualmente. Ele chegou e escrever alguma coisa mais "fora da moda", algo não "para moças", como era na época. Mas não tem muito como comparar com Machado.

    A Joy já disse a semelhança entre eles, são brasileiros. Alencar só é tão lembrado porque se destacou em uma época.
     
  10. Ptah

    Ptah Usuário

    Machado, claro. Mas Jose de Alencar era um escritor para entreter as tardes das senhouras... coitado, embora meloso e preconceituoso ( como a Anigel disse ) era um perfeito representante da época...
     
  11. Vilya

    Vilya Pai curuja, marido apaixonado

    Uma vez eu tomei uma suspensão no colégio. Tive de cumprí-la na sala do coordenador de turno (foram três dias seguidos, das 7:10 às 11:40 da manhã). Ele me deu um livro e disse que minha suspensão terminaria quando eu acabasse de ler e de fazer um resumo, e é claro, ao final ele iria aplicar uma prova oral.

    Eu tinha 12 anos e o livro em questão foi O Guarani.

    Traumas a parte, comparar o Machado de assis ao José de Alencar é como como comparar a Seleção Brasileira de Beach Soccer com o time de veteranos da praia de Ramos. Eles até se destacaram na época deles, foram campeões caricas e tudo, mas foi só.
     
  12. Sméagol

    Sméagol Usuário

    É raro, mas parece que essa é uma unanimidade! :mrgreen:
     
  13. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    ahhh... mas é que também... se fosse comparar com qualquer outro autor... mas Machadão é reconhecido como gênio até pelo Harold Bloom, que é o crítico literário mais exigente que eu já vi por æ
     
  14. Green Arrow

    Green Arrow Usuário

    Não é pra menos. Esaú e Jacó, Dom Casmurro e O Alienista estão ai pra provar.

    Mas O Guarani é o melhor livro de Alencar e não deixa de ser o que é: uma novelinha de aventuras exageradas. É isso.

    >Som do Momento - Southpark Central - Too Sexy For South Park<
     
  15. Dharma K

    Dharma K Usuário

    Uma outra figura internacional q já declarou gostar muito de MdeA foi Woody Allen...
    Pra mim não tem nada a ver essa votação, não por gostar muito de MdeA (sim, eu gosto) mas por achar as estórias de José de Alencar um saco.
     
  16. Morgoth

    Morgoth Stalker

    Machado de Assis,claro!
     
  17. lzdls

    lzdls Usuário

    Não que Jose de Alencar seja ruim, mas eu não tenho saco pra ler livros dele, aff odeio esse lance de indio, romance indigena.. :disgusti:

    Em compensação Machado é foda!!
     
  18. Arandelis

    Arandelis If I can dream

    Bah... eu não acho O Guarani o melhor do Alencar não (apesar de não deixar de ser um livro... hm... bom dele)

    Em td caso, não tem como comparar o Machado com o Alencar. O Machado é o unico escritor brasileiro que é reconhecido, aqui e no exterior, como um escritor com uma grande obra, uma obra universal...

    Apesar de eu não ser muito fã dele (haja saco pra chegar no fim de um livro onde vc tem q consultar o dicionario toda hora pra conseguir entender um poko do que estar lendo :roll: ), a obra dele eh excepcional. E, sinceramente, o Alencar enche o saco depois de um tempo, pq o estilo varia mt poko, o q da uma sensaçao de "dejavú" incrivel... os personagens sao sempre mt iguais, a trama da historia eh extremamente previsivel (vc conhece alguem que gosta de ler o inicio do livro e jah saber o final qse todo? :| :mrgreen: )...

    Alencar eh iniciaçao nos classicos pra qm naum tem saco com dicionario, e pra mim não passa mt disso :P

    Edit: putz... unanimidade total... faz tempo q eu não vejo isso 8O :obiggraz:
     
  19. Deza

    Deza Blink

    Machado de Assis
    Pq?
    Dom Casmurro resume tudo, um livro cuja a dúvida permanece até hj
    e é um dos meus preferidos junto com Othelo de Shakespeare
     
  20. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Hum... só acho bobeira falar que a linguagem do Machadão é difícil. Não é não. Puro preconceito... qualquer um com um léxico de 2º grau consegue ler numa boa, sem ter que ficar recorrendo a dicionários...
     

Compartilhar