1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Jorge Luis Borges

Tópico em 'Autores Estrangeiros' iniciado por Anica, 26 Set 2009.

  1. Anica

    Anica Usuário

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    :

    Eu (vergonhosamente) nunca li Borges. Na verdade, passei os olhos em O Aleph, mas foi com pressa e desleixo e acaba que é como se não tivesse lido. Então queria saber dos que conhecem bem o autor, qual livro sugerem para quem está começando a ler esse autor?
     
  2. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    li este ano o ficções, e achei o estilo e as tramas dele bem mais complexos q os do poe ou lovecraft. sei q há diferenças de épocas e segmentos literários, mas falo como leitor, pois o borges conseguiu me satisfazer mais q os outros 2.
     
  3. imported_Amélie

    imported_Amélie Usuário

    Li alguns contos e confesso que os achei fenomenais... Só que com o contexto histórico eles são ainda melhores!!! Me senti tão pequena perante as minhas pesquisas, que a decisão final é ler mais, quando tiver paciência e maturidade para compreendê-lo...

    O que vcs acham da gente discutir algo dele?
     
  4. imported_Wilson

    imported_Wilson Please understand...

    Eu li O Aleph (coletânea de contos) e concordo com o JLM e a Amélia, os contos dele são fenomenais realmente. Satisfazem não só por sua criatividade mas pela elegância da prosa e dos temas abordados (morte, imaginação, espaço, tempo e memória).

    Comprei o Ficções (mais contos) e o Poesia (edição bilíngue português espanhol), mas ainda não abri, dei só uma folheada.
     
  5. Pips

    Pips Old School.

    Gênio e mestre.
     
  6. Palazo

    Palazo Mafioso Literário

    Estou lendo, aos poucos, o livro "Seres Imaginários"... e posso dizer que é de uma literatura rarissima...
     
  7. Anica

    Anica Usuário

    assim que terminar de ler os últimos livros que comprei vou incluir o Ficções na minha lista de compras então :think:

    (eu tenho muita curiosidade sobre o borges pq tem uma citação dele que vive circulando por aí que diz algo tipo 'sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca'. acho linda a frase!)
     
  8. .Penny Lane.

    .Penny Lane. Usuário

    Nossa... acabei de encomendar o Ficções. Bom saber que o pessoal daqui gosta!
    Assim que eu ler posto algo.

    [aliás qual é melhor, este ou O Aleph?]
     
  9. Thorondir

    Thorondir Usuário

    Eu tenho El Aleph, o Seres imaginários e um estudo literário.

    Esse é o único tópico sobre Borges, gente? Me lembro uma vez de ter falado uma merda (um erro) enorme sobre uma obra dele que ainda não tinha lido.. :(
     
  10. Anica

    Anica Usuário

    Bom, aqui na area Autores Estrangeiros é o único sim, até porque se tem um não precisa de outro, né. Mas dos livros do Borges lá no Literatura Estrangeira tem dois:

    Biblioteca Borges -> http://www.meiapalavra.com.br/showthread.php?tid=122
    O Livro dos Seres Imaginários -> http://www.meiapalavra.com.br/showthread.php?tid=711
     
  11. imported_Wilson

    imported_Wilson Please understand...

    "Talvez a velhice e o medo me enganem, mas suspeito que a espécie humana - a única - está em vias de extinção e que a Biblioteca perdurará: iluminada, solitária, infinita, perfeitamente imóvel, armada de volumes preciosos, inútil, incorruptível, secreta."
    - A Biblioteca de Babel, Ficções

    Na contracapa do livro. Ainda não abri, esperando terminar um outro.
     
  12. .Penny Lane.

    .Penny Lane. Usuário

    Acabei de ler O Aleph e tenho que confessar que fiquei meio perdida em alguns trechos. Concordo com o Wilson que ele tem uma prosa bem elegante... a impressão que tenho do Borges é que cada palavra é minimamente pensada...
    Infelizmente não tive tempo de pesquisar as várias referências que encontrei, e certamente existem mais que eu não captei. Eu gostei do livro, mas acho que preciso reler alguns trechos, que não compreendi totalmente...(estou me sentindo totalmente burra ao postar isso... ¬¬) talvez eu não tenha "maturidade literária" o suficiente pra entendê-lo completamente, sei lá.

    Dentre os contos do livro eu destacaria O Imortal(achei o conto totalmente fascinante) e O Aleph.

    (e ele devia ser obcecado por labirintos, rs)
     
  13. imported_Wilson

    imported_Wilson Please understand...

    Dizem do Borges que a palavra dele eh pensamento vivo (ou seria ele o pensamento vivo, não sei). Ele deveria ter escrito seu Gordon Pym antes de morrer :P
     
  14. aces4r

    aces4r Usuário

    [size=medium]Este cara é difícil, mas é um dos meus autores preferidos, aliás, a Argentina tem muita gente boa, Casares por exemplo, me surpreendeu, e agora estou lendo o Jogo da Amarelinha de Cortázar.

    Jorge Luis Borges, para mim, é o autor máximo da Argentina e um dos 5 maiores da América.
    [/size]
     
  15. imported_Kelvin

    imported_Kelvin Usuário

    Adoro Borges! Para quem interessar, a editora Hedra está com umas edições de bolso de entrevistas feitas por Osvaldo Ferrari com o Borges. Uma sobre filosofia, uma sobre sonhos e outra sobre a amizade. Já li alguns pedaços da que trata da filosofia e é fantástica !!!!!!!!

    http://www.hedra.com.br/home/processform.php?lista=autor&searchterm=Osvaldo+Ferrari&search=ok
     

Compartilhar