• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Jorge Luis Borges

Anica

Usuário
Da Wiki:

Jorge Luis Borges Acevedo (Buenos Aires, 24 de Agosto de 1899 — Genebra, 14 de Junho de 1986) foi um escritor, poeta, tradutor, crítico e ensaísta argentino mundialmente conhecido por seus contos e histórias curtas. Ele nasceu, depois de morrer, porque ele viu, que seu sonho era próspero. E nunca mais voltou.

Segundo um estudo de Antonio Andrade, Jorge Luis Borges tem ascendência portuguesa: o bisavô de Borges, Francisco, teria nascido em Portugal em 1770 e vivido na localidade de Torre de Moncorvo, situada no Norte de Portugal, antes de emigrar para a Argentina, onde teria casado com Cármen Lafinur.

Jorge Luis Borges nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina, filho do advogado Jorge Guillermo Borges e de Leonor Acevedo Haedo. Aos sete anos de idade já teria revelado ao pai que seria escritor. Aos nove, escreve seu primeiro conto, "La visera fatal", inspirado em um episódio de Dom Quixote. Em 1914, muda-se, com os pais, para a Europa, morando inicialmente em Genebra, na Suíça, onde conclui seus estudos, e depois na Espanha. Em 1921, retorna a Buenos Aires, onde participa ativamente da efervescente vida cultural da cidade. Em 1923, publica seu primeiro livro de poemas, "Fervor de Buenos Aires". Iniciava-se, assim, uma das mais brilhantes carreiras literárias do século XX. Borges morreu em Genebra, onde está sepultado, por opção pessoal.

Borges foi um ávido leitor de enciclopédias. Em uma memorável palestra sobre O Livro em 1978, Borges comenta a felicidade em ganhar a enciclopédia alemã Enzyklopadie Brockhaus, edição de 1966. Lamenta não poder ver as letras góticas nem os mapas e ilustrações, entrentanto sente uma relação amistosa com os livros. Sua preferida era a IX edição da Britânica, como disse em uma das inúmeras entrevistas que deu.

Eu (vergonhosamente) nunca li Borges. Na verdade, passei os olhos em O Aleph, mas foi com pressa e desleixo e acaba que é como se não tivesse lido. Então queria saber dos que conhecem bem o autor, qual livro sugerem para quem está começando a ler esse autor?
 
li este ano o ficções, e achei o estilo e as tramas dele bem mais complexos q os do poe ou lovecraft. sei q há diferenças de épocas e segmentos literários, mas falo como leitor, pois o borges conseguiu me satisfazer mais q os outros 2.
 
Li alguns contos e confesso que os achei fenomenais... Só que com o contexto histórico eles são ainda melhores!!! Me senti tão pequena perante as minhas pesquisas, que a decisão final é ler mais, quando tiver paciência e maturidade para compreendê-lo...

O que vcs acham da gente discutir algo dele?
 
Eu li O Aleph (coletânea de contos) e concordo com o JLM e a Amélia, os contos dele são fenomenais realmente. Satisfazem não só por sua criatividade mas pela elegância da prosa e dos temas abordados (morte, imaginação, espaço, tempo e memória).

Comprei o Ficções (mais contos) e o Poesia (edição bilíngue português espanhol), mas ainda não abri, dei só uma folheada.
 
Estou lendo, aos poucos, o livro "Seres Imaginários"... e posso dizer que é de uma literatura rarissima...
 
assim que terminar de ler os últimos livros que comprei vou incluir o Ficções na minha lista de compras então :think:

(eu tenho muita curiosidade sobre o borges pq tem uma citação dele que vive circulando por aí que diz algo tipo 'sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca'. acho linda a frase!)
 
Nossa... acabei de encomendar o Ficções. Bom saber que o pessoal daqui gosta!
Assim que eu ler posto algo.

[aliás qual é melhor, este ou O Aleph?]
 
Eu tenho El Aleph, o Seres imaginários e um estudo literário.

Esse é o único tópico sobre Borges, gente? Me lembro uma vez de ter falado uma merda (um erro) enorme sobre uma obra dele que ainda não tinha lido.. :(
 
Bom, aqui na area Autores Estrangeiros é o único sim, até porque se tem um não precisa de outro, né. Mas dos livros do Borges lá no Literatura Estrangeira tem dois:

Biblioteca Borges -> http://www.meiapalavra.com.br/showthread.php?tid=122
O Livro dos Seres Imaginários -> http://www.meiapalavra.com.br/showthread.php?tid=711
 
"Talvez a velhice e o medo me enganem, mas suspeito que a espécie humana - a única - está em vias de extinção e que a Biblioteca perdurará: iluminada, solitária, infinita, perfeitamente imóvel, armada de volumes preciosos, inútil, incorruptível, secreta."
- A Biblioteca de Babel, Ficções

Na contracapa do livro. Ainda não abri, esperando terminar um outro.
 
Acabei de ler O Aleph e tenho que confessar que fiquei meio perdida em alguns trechos. Concordo com o Wilson que ele tem uma prosa bem elegante... a impressão que tenho do Borges é que cada palavra é minimamente pensada...
Infelizmente não tive tempo de pesquisar as várias referências que encontrei, e certamente existem mais que eu não captei. Eu gostei do livro, mas acho que preciso reler alguns trechos, que não compreendi totalmente...(estou me sentindo totalmente burra ao postar isso... ¬¬) talvez eu não tenha "maturidade literária" o suficiente pra entendê-lo completamente, sei lá.

Dentre os contos do livro eu destacaria O Imortal(achei o conto totalmente fascinante) e O Aleph.

(e ele devia ser obcecado por labirintos, rs)
 
Dizem do Borges que a palavra dele eh pensamento vivo (ou seria ele o pensamento vivo, não sei). Ele deveria ter escrito seu Gordon Pym antes de morrer :P
 
[size=medium]Este cara é difícil, mas é um dos meus autores preferidos, aliás, a Argentina tem muita gente boa, Casares por exemplo, me surpreendeu, e agora estou lendo o Jogo da Amarelinha de Cortázar.

Jorge Luis Borges, para mim, é o autor máximo da Argentina e um dos 5 maiores da América.
[/size]
 
Adoro Borges! Para quem interessar, a editora Hedra está com umas edições de bolso de entrevistas feitas por Osvaldo Ferrari com o Borges. Uma sobre filosofia, uma sobre sonhos e outra sobre a amizade. Já li alguns pedaços da que trata da filosofia e é fantástica !!!!!!!!

http://www.hedra.com.br/home/processform.php?lista=autor&searchterm=Osvaldo+Ferrari&search=ok
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo