1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Jonathan Coe Fala Sobre Tolkien e Racismo.

Tópico em 'Comunicados, Tutoriais e Demais Valinorices' iniciado por Lordpas, 30 Ago 2004.

  1. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    O escritor inglês Jonathan Coe, autor de livros como O Legado da Família Winshaw e outros livros que retratam o período pós Tatcher cedeu uma entrevista a
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    aonde fala sobre os livros "Bem-Vindo ao Clube" e sua seqüência --a ser lançada na Inglaterra em setembro-- "O Círculo Fechado".

    Isso mesmo Birmingham, cidade aonde Ronald Reuel Tolkien passou quase toda sua infância e frequentou a escola King's Edward.

    Na entrevista Coe é abordado sobre as acusações de racismo que Tolkien sofreu. E se isso era comum na localidade de Birmingham (reparem que na entrevista a cidade é citada como "natal" de Tolkien, que na verdade nasceu em Bloemfontein, África do Sul, no dia 3 de janeiro de 1892).

    Então fica registrada a opinião de Coe, uma obra conservadora, mas nem por isso racista.



    A reportagem está disponível
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  2. Smaug

    Smaug Cacho

    Verdade, esta visão de racismo vem de cara quem vê de início as histórias e tal... Mas pensando bem, não é assim.

    Eu não li ainda toda biografia de Tolkien aprofundado, mas de tudo que já li até agora e estudei, acredito que de forma alguma Tolkien era racista. Tem de ver que na narração as palavras "escuro", "negro" ou coisa do tipo não quer dizer que os Orcs (nas quais Tolkien se refere, por exemplo) não são Orcs Negros, mas orcs malignos.

    Na minha interpretação, o negro, assim como frio não é para ser levados literalmente, mas pelo lado da metáfora: frio poderia ser um brilho branco, pálido, etc de Tolkien; assim como Negro quer dizer maldade, pelo lado da cor Preta>> Sauron era preto, assim ele éra negro e maldos, etc...
     
  3. Quem acha q ele era nun precisa nem comenta ja tinha ate tocado nesse assunto em um texto aki mesmo do valinor de esaios e textos e bem ...Tolkien viveu numa epoca racista mas era muito culto para ter tal opiniao e c tivesse tb era da epoca nao podemos culpa-lo!.....era algo inplicito em sua educaçao!...lembrando q ele viveu com um padre isso me faz acreditar menos nessa hipotese...! c bem q tb nao li muito de sua biografia......!
    Mas falar isso me lembra coisas como mensagens subliminares q forçam achar algo q esta ali por acidente nao era a intençao mas meter o pau no trabalho dos outros é facil agora faz igual...! e tenta ver c ninguem vai achar citaçoes duvidosas....c ele tivesse vivo para c defender talves parassem d dizer coisas do tipo...mas....
     
  4. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Em muitos lugares são citados que os orcs tinham pele negra. O trecho que me lembro agora é sobre o vesgo que aparece em Bri. Ali Tolkien frizou muito sua pele negra (mas to falando isso só de memorias, posso estar errado). E além disso, nenhum dos herois tinham pele negra.

    Mas isso nao prova nada quanto a Tolkien ser racista ou nao. A TM era como a Europa e os negros só estavam em Harad, que seria a Africa.
     
  5. Smaug

    Smaug Cacho

    Sim Snaga, ter personagens com a pele escura ou "negra" existe nas obras Tolkien. Mas falando de um modo geral pela narrativa de Tolkien, não é para interpretar que o negro quando Tolkien fala é da pele, mas só interpretar quando realmente diz que a pele é negra. Caso contrário é apenas simbólico...
     
  6. Fëohtar

    Fëohtar Usuário

    Acho que Tolkien não era racista, mas algumas pessoa falam isso só porque os haradrim eram negros e serviam a Mordor, dizendo que Tolkien passa uma mensagem que os negros são maus e fracos e os brancos( homens de Gondor) são sabios, belos e bons.Eu não concordo, mas cada um pensa o que quer.
     
  7. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Bom, que ele fala sobre pele negra ele fala. Mas entendo que muita coisa é simbolica, sim: A Terra Negra, a Mão Negra de Sauron, etc.
    Só nao podemos esquecer que Tolkien colocou a culpa no Branco tambem: Saruman. Eis aí um ponto contra o racismo. :wink:
     
  8. Smaug

    Smaug Cacho

    Mas aí não é racismo pelo meu ponto de vista. Pois os magos podiam ter tipo de níveis, algo assim, Gandalf era Cinzento e Saruman era o Branco. Então quando ele fala que 'Saruman o Branco' fez tal coisa, é que ele esta se referindo ao mago da roupa Branca, e não diretamente à cor da pele. É como se Branco fosse um apelido, ou melhor diozendo, uma denominação de algo....
     
  9. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    "O Branco" seria mais um título, eu diria. E acho que ele se encaixa na questao simbólica das cores.
    Mas você tem razão. O traidor poderia ser qualquer membro do conselho e não necessariamente O Branco.
     

Compartilhar