• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

John Howe, Ted Nasmith, Alan Lee e cia.

Balbo Bolseiro disse:
Eru disse:
Alguns personagens dos Hildebrando, como mencionei num dos primeiros posts, são excelentes... O problema é que eles são muito presos também a uma estética dos anos 70, vejam como o Legolas parece o Robert Plant com aquele cabelo... :lol: Deles, o problema é o Aragorn Seu Madruga e o Gollum Tião Macalé... :lol:

:lol: :lol: :lol:

É verdade. Mas os hobbits deles são os meus preferidos.

Aragorn e os Hobbits

Sim, os hobbits deles são ótimos. São os melhores pra mim junto com os do Angus McBride. :mrgreen:
 
Desses desenhistas o q eu mais gosto é o John Howe, ele é muito bom! Acho q suas visões da terra media são as melhores. Gosto bastante do Alan Lee tbm! Já do Ted Nasmith eu gosto de algumas poucas obras. Eu gosto de algumas dos desenhos dos irmãos Hildebrand tbm!
 
Eu adoro as ilustrações do John Howe, especialmente as de cenas ação. Dos três ele é o melhor nisso. O Nasmith é o melhor com paisagens. O Lee tem umas ilustrações legais, como aquela dele de Helm´s Deep, mas muitos trabalhos deles são "etéreos" demais.

Isso de algumas ilustrações do Hildebrandt serem caricatas (cartunísticas) acho que é uma coisa da época em que eles trabalharam. Os Hildebrandt começaram a ilustrar Tolkien cerca de uma década antes do Howe e do Nasmith (se a gente considerar os trabalhos deles nos calendários). Naquela época praticamente todos os artistas que trabalharam nos calendários ilustravam Tolkien daquele jeito (Tim Kirk e Darrel Sweet são dois que eu lembro agora). Não sei se isso é por causa da idéia que os artistas daquela época tinham sobre SdA (infantil?), ou se era o estilo da época mesmo.

Fox, aquela ilustração da cena da morte do Boromir eu acho muito bacana. É um exemplo de o Nasmith se dando bem ao ilustrar personagens. Aliás os desenhos do Aragorn que eu prefiro são dele (não conheço quase nada de Angus McBride, que o Eru mencionou). E você já conhecia essa ilustração aqui?

Beleg is Slain (8O)

Essa ilustração de Rivendell era meu desktop no começo do nao passado. Um dia minha mãe chegou junto do micro, viu e quis saber o que era! 8O :lol: A dos hobbits deixando o condado eu também usei.
 
Esse desenho do Túrin é muito legal, mas eu sempre imaginei ele um pouco maior, mais forte. Eu acho que o do Howe é assim.

Ah, eu só vou colocar o meu desenho preferido. Eu adoro montanhas, mas esse desenho me deu um susto quando eu vi pela primeira vez.

As Portas da Noite
 
Esse da Porta da Noite também é bem legal. E é a capa do HoME II, não é? :wink:

Eu tenho várias dessas imagens dos calendários impressas em laser colorido. Essa do Túrin me deixou tão parada quando eu vi, que eu levei uns dois dias até ter coragem de tirar a impressão. :roll: As expressões dos caras, desenhados de frente, são de assustar. Naquele tamanho mesmo, pra mim, já parece bastante forte... :roll:
 
As Portas da Noite foi meu papel de parede até a semana passada, quando troquei por outra ilustração do Howe que não sei o nome 8-) .

Aliás, meu desktop tem sido ilustrado por ele há tempos.

Esse cara é demais.
 
Eu estou impressionado em ver como o Angus McBride é pouco conhecido pela comunidade... Gente, ele é o melhor que conheço na caracterização de personagens (não estou falando de cenários).
 
Já que o Eru mencionou o pouco conhecimento do pessoal sobre Angus McBride, eu criei vergonha e fui olhar melhor o trabalho do cara :mrgreen: , e descobri que na verdade já tinha visto várias daquelas ilustrações.

Peguei as figuras dele aqui. Nessa coleção tem uma porção delas.

De maneira geral, fiquei com a impressão de que as ilustrações dele são um pouco off-topic. Elas não são de maneira nenhuma ruins, mas artistas como o Howe e o Nasmith têm uma outra visão de Tolkien, que, eu acho, é mais próxima da que os livros passam. A Galadriel, por exemplo, ainda acho a dos Hildebrandt melhor.

Frank Frazetta eu não conhecia :oops: . ADOREI as ilustrações dele em preto e branco, até a Éowyn sem calças e com armadura de valquíria e a caveirinha no cinto do Nazgûl (tudo off-topic :mrgreen:).

Mas, sim, uns pares de calças aqui e ali, ou algo do tipo, seriam muito bem-vindos... :roll:
 
Swanhild disse:
Fox, aquela ilustração da cena da morte do Boromir eu acho muito bacana.

Essa aqui?

http://www.valinor.com.br/imagens/ilust/sda/tn_aragorn_bids_farewell.JPG

Eu ainda acho eles bem feios.

Olha a cara do Boromir. Parece um velho capitão de um navio cargueiro que pegou malária. :P

Membro do Quarteto Fantástico disse:
E você já conhecia essa ilustração aqui?

Beleg is Slain (8O)

Valeu por me mostrar esse. Eu nunca tinha visto. São as pessoas menos feias que já vi em gravuras dele sobre Tolkien.

Ei, posta aqui sua(s) fonte(s) de gravuras dele na net. :wink:
 
As thou wish...

http://fan.theonering.net/rolozo/

É bonzinho, esse arquivo. Um dos mais completos que eu conheço sobre Tolkien.

Sério mesmo que você acha as pessoas feias assim?? Bem, no caso do Boromir eu até concordo... mas afinal de contas ele está morrendo, faz sentido ele aparecer com aquele ar de sofrimento ali. O Túrin também não é uma beleza, mas a cara feia dele também faz algum sentido dentro da história. Não sei bem se é disso que você está falando, mas acho melhor assim do que se eles fossem desenhados lindos, produzidos, fortões e tal...
 
Swanhild disse:
As thou wish...

http://fan.theonering.net/rolozo/

É bonzinho, esse arquivo. Um dos mais completos que eu conheço sobre Tolkien.

Valeu!!!! :D

Swanhild disse:
Sério mesmo que você acha as pessoas feias assim?? Bem, no caso do Boromir eu até concordo... mas afinal de contas ele está morrendo, faz sentido ele aparecer com aquele ar de sofrimento ali. O Túrin também não é uma beleza, mas a cara feia dele também faz algum sentido dentro da história. Não sei bem se é disso que você está falando, mas acho melhor assim do que se eles fossem desenhados lindos, produzidos, fortões e tal...

Não é nada relacionado com a situação atual dos personagens.

Eu acho o Boromir horroroso, não pela pele dele nem seu estado bem próximo à morte. Mas olha a estrutura do rosto dele. O formato da cabeça, do queixo...

Ali, ele não está feio. Ele é feio, compreende? Estar morrendo não é desculpa pra desenhá-lo de forma tão feia assim.

Eu nem achei o Túrin tão feio assim. Só que os olhos dele me parecem meio exagerados. Fora isso, até passa por uma pessoa normal, o que me parece como um mérito vindo do Nasmith.

Então, só pra esclarecer. Eu acho eles feios porque os rostos lembram demais as pessoas feias que você vê pela rua. Mas feias meeeeeeeesmo.

Eu não acho uma arte extremamente interessante se ela não possui alguma feiura nela. Acho que quem tambem dizia isso era o Degas... ou o Rembrandt... ah, eu nunca lembro quem fala isso. :disgusti:

De qualquer forma, eu acho que o Nasmith exagera nessa feiura. Até porque é desequilibrado. As paisagens são lindas de morrer, enquanto as pessoas são feias de doer. E é desigual, porque esses rostos acabam atraindo a atenção e destoam da beleza do resto da pintura.

Se ele não sabe desenhar rostos bem é uma pena. E se isso é algum tipo de proposta dele, eu acho mal bolada e mal aplicada.
 
Tá, não vou discutir esse Boromir... que ele é feio, não tem nem dúvida... mas mesmo assim é curioso. Naquela ilustração do Túrin, sabe o que mais me deixou admirada? Nem vou te perguntar, acho que você reconhece que Beleg e Gwindor são bem mais bonitinhos do que o Túrin. Pois foi isso mesmo o que me incomodou neles, especialmente no Beleg...

Não sei se concordo que o Nasmith sempre desenha paisagens (ou melhor, construções) bonitas e pessoas feias. Na verdade, acho que ele é um bocado irregular. Veja só alguns exemplos que eu estava vendo aqui nos meus arquivos:

Construções:

Os Hobbits chegando ao Pônei Saltitante

Os Hobbits nas Barrow-downs

Falta nessas figuras o brilho, os detalhes de outras ilustrações de construções dele.

Pessoas:

Maglor atira a Silmaril no mar

Gelmir e Arminas guiam Tuor

Lúthien na floresta de Neldoreth

Não dá para dizer que as pessoas nessas ilustrações são feias...

E quanto a esta imagem aqui, é bastante fora do estilo dele, lembra um pouco as imagens dos Hildebrandt:

http://img-fan.theonering.net/rolozo/images/nasmith/pursuit.jpg
 
Swanhild disse:
Nem vou te perguntar, acho que você reconhece que Beleg e Gwindor são bem mais bonitinhos do que o Túrin. Pois foi isso mesmo o que me incomodou neles, especialmente no Beleg...

O Beleg nem precisa dizer, mas o Gwindor tambem não era elfo?

Swanhild disse:
Falta nessas figuras o brilho, os detalhes de outras ilustrações de construções dele.

Eu tambem acho. Aliás, não lembro de nenhum gravura com hobbits, do Nasmith que eu goste. Inclusive nas construções. Aquela deles saindo do Condado, tambem acho sem graça. Sem o brilho que você mesma diz faltar.

Deixa eu comentar sobre algumas gravuras agora...

Maglor atira a Silmaril no mar

Não dá pra ver se esse Maglor é feio né. O rosto dele tá fora do foco. :P
Eu curto a anatomia a Nasmith. Não se engane quanto a isso. O que me incomoda mesmo são os rostos. Como aqui:

Lúthien na floresta de Neldoreth

Se você tivesse como olhar essa figura com maior resolução e tamanho, notaria que essa Luthien não é bela. No máximo, bonitinha (mas na minha opinião, nem isso).

Gelmir e Arminas guiam Tuor

Não consigo ver esses rostos muito bem. Mas, junto com a gravura do Túrin, são os meno feios que já vi. Até passariam por bonitos, sob certo ponto de vista. :mrgreen:
Mas falando sério, eu queria uma resolução maior pra poder analisar com mais justiça.

Swanhild disse:
E quanto a esta imagem aqui, é bastante fora do estilo dele, lembra um pouco as imagens dos Hildebrandt:

http://img-fan.theonering.net/rolozo/images/nasmith/pursuit.jpg

Teve uma época que até achei que fosse arte digital. Porque, de longe, os caras parecem destoar muito do cenário. Sei lá, é um pouco estranho...

Bem, eles são feios pra burro. Não há dúvida quanto isso. O Legolas é o mais feio dali, o que denota certa incoerência com o que os livros do cara lá dizem. :mrgreen:
 
Eu gosto daquela figura dos hobbits do Shire não tanto pelos hobbits, claro, mas pela maneira como ele usa aquela lua iluminando os hobbits e a neblina... acho muito bacana. Mas aí eu já não entendo muito, provavelmente isso é alguma coisa bem fácil de se fazer em pintura. E aquele céu lá é lindo :grinlove:

Maglor: não, o rosto dele não tá fora do foco. Ele tá escondido mesmo. :cool:

Demais comentários: Bom, Fox, se você quer retratos com mais detalhes dos personagens da TM, aí fica difícil. Esses JPEGs nunca são perfeitos, sempre falta algum detalhinho. Aquele Boromir, por exemplo, se você ver ele num livro, você é até capaz de achar que o do JPEG é bonitinho... nos livros ele está muito mais enrugado do que parece por essa imagem, e o Aragorn também.

Imagens com hobbits: Você não gosta nem daquela da Sociedade deixando Lothlórien naquele esplendor amarelo das árvores em volta? :mrgreen: (Tá, eu reconheço que os hobbits são fraquinhos ali também, mas tem taaaanta coisa tão melhor do que eles naquela imagem... :grinlove:)

E tu quer ver uma Lúthien feia *de verdade*? Pois eu te mostro uma:

http://fan.theonering.net/rolozo/image/morrill/?filename=beren-luthien.jpg&hide=-3

Fortinha ela, né não? :x :x :x
 
Swanhild disse:
Eu gosto daquela figura dos hobbits do Shire não tanto pelos hobbits, claro, mas pela maneira como ele usa aquela lua iluminando os hobbits e a neblina... acho muito bacana. Mas aí eu já não entendo muito, provavelmente isso é alguma coisa bem fácil de se fazer em pintura. E aquele céu lá é lindo :grinlove:

Então qualquer zé na rua faria bem. :P

Não tanto, e nem tanto. Com um pouco de prática , você pega o jeito. Mas fácil fácil assim, eu acho que não.

Swanhild disse:
Maglor: não, o rosto dele não tá fora do foco. Ele tá escondido mesmo. :cool:

Foco nesse caso, significa o ponto de vista mesmo (pelo amor de deus, não se acanhem em me corrigir nas coisas que falo, porque tô longe de ser entendido nisso...).

Em termos cinematográficos (eu gosto de falar através deles :mrgreen: ), o rosto do Maglor não aparece na câmera, naquela posição.

Swanhild disse:
Demais comentários: Bom, Fox, se você quer retratos com mais detalhes dos personagens da TM, aí fica difícil. Esses JPEGs nunca são perfeitos, sempre falta algum detalhinho.

Ah, foi só um comentário de justiça às figuras. =]

Eu vou acabar procurando algo em algum lugar da net... eventualmente. :P

Mas não creio que não haja por aí um único livro decente do Nasmith e demais ilustradores tolkienianos...

Swanhild disse:
Aquele Boromir, por exemplo, se você ver ele num livro, você é até capaz de achar que o do JPEG é bonitinho... nos livros ele está muito mais enrugado do que parece por essa imagem, e o Aragorn também.

Quanto aquela imagem não tenho reclamações sobre resolução. :wink:

Swanhild disse:
Imagens com hobbits: Você não gosta nem daquela da Sociedade deixando Lothlórien naquele esplendor amarelo das árvores em volta? :mrgreen: (Tá, eu reconheço que os hobbits são fraquinhos ali também, mas tem taaaanta coisa tão melhor do que eles naquela imagem... :grinlove:)

Não consigooooo... :disgusti:

Uma hora ou outra eu lembro de olhar pras pessoas na gravura e aí... :puke:

Mania de quem gosta de olhar tudo quanto é detalhe das imagens. :doh:

Swanhild disse:
E tu quer ver uma Lúthien feia *de verdade*? Pois eu te mostro uma:

http://fan.theonering.net/rolozo/image/morrill/?filename=beren-luthien.jpg&hide=-3

Fortinha ela, né não? :x :x :x

Ahahahahahahahahahahahaha. Robin Hood importou uma dançarina de Bagdá, naquela gravura. :lol:
 
Essa última que eu coloquei é a ilustração sobre Tolkien mais sem noção que eu conheço. Eu fiquei piririca a primeira vez que eu vi. :disgusti:
 
Putzgrila, vai dormir. 8O

Swanhild disse:
Essa última que eu coloquei é a ilustração sobre Tolkien mais sem noção que eu conheço. Eu fiquei piririca a primeira vez que eu vi. :disgusti:

Ah, na Valinor mesmo você acha figuras bem piores. Garantia de quem conferiu. :doh:
 
Swanhild disse:
Já que o Eru mencionou o pouco conhecimento do pessoal sobre Angus McBride, eu criei vergonha e fui olhar melhor o trabalho do cara :mrgreen: , e descobri que na verdade já tinha visto várias daquelas ilustrações.

Peguei as figuras dele aqui. Nessa coleção tem uma porção delas.

De maneira geral, fiquei com a impressão de que as ilustrações dele são um pouco off-topic. Elas não são de maneira nenhuma ruins, mas artistas como o Howe e o Nasmith têm uma outra visão de Tolkien, que, eu acho, é mais próxima da que os livros passam. A Galadriel, por exemplo, ainda acho a dos Hildebrandt melhor.

Essas imagens estão meio muito mal escaneadas... E algumas realmente não são as melhores dele...

Vá em http://www.aumania.it/fa_mcbride1.html e dê uma olhada. Essas estão com melhor qualidade, mais limpas e em maior quantidade. :wink:
 
Ok, vou olhar, Eru. Mas, estava pensando, e me dei conta de uma coisa. Aquelas figuras na Rolozo Tolkien que eu coloquei os links aqui podem ser clicadas para que apareçam maiores, vocês viram isso? Tem uma legenda embaixo de cada figura explicando. Os links que eu coloco são as páginas com informações sobre os artistas, e ali as figuras aparecem num tamanho menor. Mas se vocês clicarem nas figuras, elas aparecem no mesmo tamanho das do arquivo do Eru.

Devo mesmo estar precisando dormir. :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo