1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Jogos de Tabuleiro

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por imported_Ariane, 6 Dez 2010.

  1. imported_Ariane

    imported_Ariane Usuário

    Os jogos de tabuleiro fazem parte da cultura desde tempos imemoriais. Normalmente são jogados por duas pessoas, mas existem alguns que admitem até seis pessoas como as Damas chinesas.

    Os primeiros jogos de tabuleiro surgiram a cerca de 4000 anos em civilizações como Egito e Mesopotamia[1].

    Foram muito populares na Grécia e em Roma de onde se espalharam por toda Europa e depois para a América.

    Somente a partir do sec. XIX se tornaram produtos de massa devido ao surgimento da classe média, que tinha mais tempo para o lazer.

    Nas duas últimas décadas este tipo de jogo perdeu muito espaço devido aos jogos eletrônicos, mas, nos últimos anos, devido aos seus méritos voltou a conquistar muitos adeptos. Um dos motivos é seu alto índice de interação entre os jogadores. Jogos de tabuleiro não são apenas uma alternativa de lazer. Sua prática incentiva a capacidade de memória, ajudam a desenvolver o raciocínio lógico e abstrato.[2]

    É possível saber mais sobre uma sociedade analisando os jogos que ela criou.

    No Brasil, os índios conhecem um jogo chamado o Jogo da Onça que tem sua origem provável entre os incas. Esse jogo foi encontrado entre os Bororos, no Mato Grosso, onde é conhecido como Adugo, bem como entre os Manchineri, no Acre, e os Guaranis, em São Paulo.Trata-se de um jogo de estratégia. O tabuleiro é riscado no chão. Uma pedra representa a onça e 14 outras representam os cachorros. O objetivo dos cachorros é imobilizar a onça e o objetivo da onça é comer 5 cachorros. Jogos parecidos a este são encontrados entre outras civilizações, como os Incas (Puma e Carneiros), Índia (Tigre e Cabras) e China (Senhor Feudal e Camponeses).

    Os jogos de tabuleiro mais populares no Brasil incluem:

    Damas
    Carcassonne
    Descobridores de Catan
    Gamão
    Go
    Jogo do Moinho (ou Trilha)
    Ludo (conhecido por alguns como "devagar se vai ao longe")
    Mastermind
    Monopólio (conhecido no Brasil por Banco Imobiliário)
    Sogo
    War
    Xadrez
    Xadrez chinês

    Alguns jogos são de estratégia, como xadrez, samas, e xadrez chinês, Go e outros envolvem algum elemento de sorte, como ludo e gamão.

    Em inglês eles se chamam "German-style games" ou "German board games".
    Na Alemanha eles existem aos montes. Eu jogava Banco Imobiliário, mas não tinha idéia de quantos e bons jogos de tabuleiros existem.

    Qual é a experiência de vocês com eles?
     
  2. imported_Ariane

    imported_Ariane Usuário

  3. Tilion

    Tilion Administrador

    É teu? Comprou onde? Quanto custou? :babar:
     
  4. Clara

    Clara Que bosta... Usuário Premium

    Banco Imobiliário e Ludo tiveram presença marcante na minha infância. :sim:

    (Nessa listinha está faltando Batalha Naval, que também joguei muito).

    E até hoje, com sobrinhos ou filhos de amigos, jogo estes e os mais novos como o Detetive ou Cara a Cara.



    Dê mais detalhes sobre esse jogo do Lovecraft, Ariane.
    Quantos podem jogar (até quatro?)? Qual o objetivo?
    Os jogadores têm que assumir personalidades?
     
  5. Gigio

    Gigio Usuário

    Nossa, eu era totalmente fissurado em jogos de tabuleiro. Eu praticamente escravizava minhas irmãs para que continuassem jogando comigo infinitas rodadas de War... Depois inventava regras novas e obrigava-as a mais infinitas rodadas... :chibata:

    Só quando tive mais contato com outros jogos é que descobri que War ("Risk" em outros países), muito querido aqui no Brasil, é considerado um jogo mais ou menos, principalmente por causa do tempo que cada jogador fica ocioso entre um turno e outro...

    Um outro de que gostava bastante, dentre os populares no Brasil, era "Hero Quest".

    Aqui em Sampa sei de uma luderia, um local que permite que você escolha à vontade entre um acervo de jogos, mediante o pagamento de um "couvert lúdico". Devem existir outras aqui também, e em outras cidades, mas a que conheço é a
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . (Para quem precisar de jogadores, estou à disposição... :g: )
     
  6. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Uma vez ganhei na escola o passa ou repassa em um bingo, joguei até ter decorado todas as respostas daí enjoei. Outro que sempre gostei muito foi damas, jogava com todo mundo, principalmente com meu vô, de quem meu primo e eu nunca ganhamos apesar de todos os planos que bolávamos. Agora jogo na tv, mas não tem graça, é muito fácil de ganhar dela.
     
  7. Mavericco

    Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

    Curto jogar damas. Mas de um lado bem técnico mesmo... Pegava partidas anotadas em sites ou revistas e conseguia construir o tabuleiro e todos os movimentos de cabeça! Ou então ler problemas e achar a solução em X passos... Bons tempos. Damas é divino. Se você souber um pouquinho da parte técnica, consegue vencer mil pessoas ao mesmo tempo -- e se brincar com a mesma estratégia!

    (mas antes tem que se decidir as regras de jogo... Se não o safado do seu oponente vai querer ficar inventando regras de última hora: coisa muito comum em damas... Existe um tipo de jogo COMPLETAMENTE diferente do outro se você considerar a "assoprada" ou desconsiderá-la [o que implica a obrigatoriedade da captura].... Com a "assoprada", por exemplo, é comum você conseguir comer 3 damas do oponente tendo apenas duas. Sem a assoprada, você consegue fazer aquelas belíssimas cadeias de fim de jogo -- e comer 7 peças do inimigo numa só vez)
     
  8. imported_Shiryu

    imported_Shiryu Yippie-ki-yay...

    Quando era criança jogava altos jogos de tabuleiro: War, Combate, Jogo da Vida, Passa ou Repassa (este foi o primeiro, mas era bem fraquinho), mas principalmente Scotland Yard, que me introduziu ao universo Sherlock Holmes que eu iria me aventurar depois.
     
  9. imported_Ariane

    imported_Ariane Usuário

    Esse não é o meu não, Tilion, mas eu tenho um igualzinho! :sim:

     
  10. imported_Ariane

    imported_Ariane Usuário

    Agora sobre Arkham Horror:

    Eu comprei o jogo aqui mesmo. Ele custou uns 20Euros se eu não me engano.

    O jogo pode ser jogado com até oito pessoas, mas eu não jogaria com mais de cinco. Nós jogamos com quatro e com seis e eu digo que com quatro foi muuuuuito melhor. Explico já já o pq.

    No jogo você pode escolher entre 7 (eu acho) monstros principais. Que são uma espécie de Deuses e vivem em uma outra dimensão. Eles influenciam o jogo de maneira diferente.

    O objetivo do jogo é ganhar dele, salvando a cidade Arkham. O mostro escolhido fica preso na outra dimensão e envia monstros "menores" para a cidade, eles fogem em diversos portais entre as dimensões.

    Os jogadores:

    Você pode escolher um entre, eu acho que, 12 pessoas diferentes entre homens e mulheres que chegam na cidade por algum motivo. Atrás da carta que mostra, entre outros, "saúde física" e "saúde mental" da sua figura, você encontra a história, o porquê de ela estar em Arkham e querer lutar contra os monstros.

    Cada um possui um talento diferente e traz consigo armas. Alguns são mais fortes fisicamente outros mentalmente. Vc tem uma figura na mão, que pode movimentar no jogo (mais ou menos como um boneco).

    O jogo:

    No jogo vc pode ganhar armas e conhecimento encontrando pessoas nos diversos lugares em Arkham, ou abrir um portão para uma outra dimensão. Isso está em cartas que vc tira, sempre que entra em algum lugar.
    Se um portão abrir, saem monstros. Vc pode lutar contra eles. Mas antes vc será sugado para uma outra dimensão. E lá pode encontrar coisas que te ajudem ou atrapalhem. ehehehehehhehehe

    Depois de sair, vc tem que fechar o portão e trancá-lo com o símbolo antigo para que daquele lugar nunca mais saia um portão. Conseguindo trancar 6, vc ganha o jogo. Mas acreditem, isso não é tão fácil.

    O jogo é um misto de estratégia e sorte. Todos jogam junto contra o jogo, por isso é um saco quando é muita gente. Você tem as fases: Movimentar, Encontro, talvez luta contra os monstros e depois cada um pode mudar suas capacidades para melhores chances. E isso cada um atrás do outro, ou seja. Dura uma eternidade até chegar a sua vez com muita gente. hahahahahaha


    Mais ou menos isso, para detalhes, é só perguntar! XD
     
  11. Clara

    Clara Que bosta... Usuário Premium

    Nossa! Que bacana!

    Quem gosta de Lovecraft (como eu :timido: ) ia amar participar dessas partidas.

    Valeu Ariane.
     
  12. imported_Ariane

    imported_Ariane Usuário

    Eu adorei o jogo.

    Nós até compramos uma outra "fase" mais uma caixa hahahaha. Lá vem um vilarejo junto, perto de Arkham, vc pode viajar até lá para procurar ajuda, coisas e por aí vai. To curiosa. :timido:
     
  13. imported_Ariane

    imported_Ariane Usuário

    PESSOAL, EU ACHEI O JOGO NO BRASIL! :happyt:

    ...mas não sei se tem uma versão em português. :-(

    Lê aí!
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    !

    O cara desse blog explicou tudo tim tim por tim tim! XD
     
  14. Clara

    Clara Que bosta... Usuário Premium

    Está cada vez mais interessante o negócio. :pipoca:

    O jogo originou vários outros como "expansion":

    Tem o Horror de Innsmouth:

    [attachment=3038]

    O de Dunwich:

    [attachment=3037]

    O de Kingsport:

    [attachment=3035]

    e vários outros como o do "Dark Pharao" e do "King in Yellow".

    Belos presentes para "nerds-lovecraftianos", hein?! :dente:


    Os dadinhos são supimpas de fofos, com os "elder signs":

    [attachment=3039]


    E existe até piadas sobre as dificuldades em acompanhar as inúmeras regras do jogo:

    [attachment=3040]


    E não Ariane, o jogo não existe no Brasil, o cara do blog que você indicou comprou o dele de segunda mão. :seila:
     
  15. imported_Ariane

    imported_Ariane Usuário

    Esse dois eu tenho! hahahahahahah

    Que meleca! Eu não li tudo! :timido:

    Poxa, achei que ia poder dar um pra minha irmã de presente. Fiquei decepcionada. :-(
     
  16. Tilion

    Tilion Administrador

    Malditos impostos alfandegários. ¬¬
     
  17. Tayana

    Tayana Usuário

    Banco imobiliário tenho até hoje, Ludo joguei muito, Dama, War...

    Era legal demais juntar a galera e se divertir com todos presentes.
    Tive muitos jogos de tabuleiro...
     
  18. _Paulinha

    _Paulinha Usuário

    Eu jogo muito Imagem & Ação - e Academia - para nós que adoramos palavras, este é sensacional.

    Quero muito esse do Lovecraft!
    Vou encomendar com alguém...rss
     
  19. Vinnie

    Vinnie Usuário

    Ninguém joga xadrez? Me amarro em xadrex, ia até abrir um tópico pra ele... quero jogar com a galera do Meia.
     
  20. *Ceinwyn*

    *Ceinwyn* Ogra rosa

    Damas e xadrex eu não tenho o menor talento. E pouca paciência. Mas ainda resolvo isso :sim:

    Gosto muito de jogos de tabuleiro, tô refazendo a minha coleção que foi doada :disgust: Por enquanto só estou com War Império Romano e Clue e alguns joguinhos daquelas caixas de vários. Pre-ci-so de um tabuleiro de gamão, do Combate, de algum jogo tipo Perfil... vou comprando aos poucos :sim:
     

Compartilhar