• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Jogos... 8ª arte?

Eu já disse sobre isso por aí e também li a respeito disso em algumas revistas...

Algumas pessoas (cineastas, desenhistas, etc.) estão dizendo que videogame já pode ser considerado uma arte. A oitava arte. Pois já conseguem fazer algo que a alguns anos não era possível: transmitir sentimentos.

Já outras pessoas acham exagero, mas o que vocês acham? Será que seria certo ou exagero?
 
Jogos = Arte??? Nem em sonhos...

Se qualquer coisa que transmite sentimento é arte, Ratinho tb é arte. Ele me transmite o sentimento de raiva.
 
Defina arte então...Creio que vc não conheça bem o mundo dos jogos para julgá-lo.
 
Tenho 18 anos e jogo diariamente desde os 5 anos. Conheço jogos o suficiente para dizer, com convicção que Jogos não devem ser considerados como arte.
 
Olha, mas não é porque qualquer coisa transmite sentimento que tem que sair por aí dizendo que é arte... Talvez videogame possa, vamos analizar.

Anos atrás os games eram meios que... bem, simples. Mas com o tempo a industria dos games foi aperfeiçoando suas plataformas, o ambiente começou a ser tridimensional e assim modelamento 3D e animação.
As produtoras de games foram fazendo roteiros primorosos, trilhas orquestradas, dublagem e interpretações perfeitas.

Com a liberdade criativa proporcionada pelos milhões de polígonos, aprimoração da AI, texturas foto-realísticas e tudo mais que os consoles podem realizar hoje, nada mais natural do que isso: Games, são outra forma de contar histórias e podem ou não optar por contá-las. Porém, diferentemente do cinema, onde sua imaginação é o que conta, os games permitem a sua interação com o desenrolar da história. As possibilidades narrativas para os jogos agora são tão ou até mais amplas (interatividade) que a do cinema.

Com tudo isso, já é possivel você entrar na estória, se identificar com os personagens, sentir adrenalina, rir e por que não raiva?

Tudo isso pode fazer com que videogame possa ser considerado uma forma de arte... Né?
 
Não nego que que os programadores gráficos e os criadores sejam artistas. eles são e tem seu valor, mas na área gráfica e criativa. o videogame em si não é uma arte. É um entretenimento cuja elaboração conta com alguns artistas... é diferente...
 
Hmmm, boa pergunta Ristow...

Mas eu acho que fico na mesma que o Knolex... Não sei se o videogame possa ser considerada a 8ª arte, embora seja esteticamente muito bonito, trabalhado e tal... Mas não sei, eu não consideraria os jogos uma 8ª arte, embora goste muito de jogar...
 
A questão é: o que seria a arte?

(pronto, entrei no mesmo assunto que o outro topico lá no filmes...) :?

Mas é verdade, eu mesmo não consigo definir exatamente o que é arte... Pintura, música, escultura, literatura, cinema... Esssas coisas são artes, e o que impediria videogame ser também?
O knolex disse que os jogos são feitos de artistas mas o videogame em si não é arte... Então por que cinema também é considerado arte? :?:
 
Ristow disse:
O knolex disse que os jogos são feitos de artistas mas o videogame em si não é arte... Então por que cinema também é considerado arte? :?:

Uma excelente pergunta. Eu sinceramente não creio que os videogame não chega a ser a oitava arte, porque pra isso falta pelo menos atingir uma massa ainda maior do que atinge atualmente. Esse é o mérito do cinema.

Mas vamos ver o que o Knolex tem a dizer sobre isso... 8)
 
Vários jogos me passaram emoção como certas músicas me passam.E vários jogos já me passaram MUITO mais emoçào que muitos filmes...
 
Não considerar o Videogame uma arte é fruto daquele velho preconceito dq videogame é entretenimento e coisa de crianças... Foi-se o tempo em que um videogame era apenas isso! Não que todos os jogos possam ser chamados de arte! Ao contrário! Muitos ainda se valem da "adrenalina" e apesar de muito bem feitos não passam disso... As coisas só começaram a mudar mesmo de alguns anos pra cá... Primeiro com o surgimento de jogos que exigiam não apenas habilidade manual com os botões, mas também uma boa dose de raciocínio (rpg, fundamentalmente) e por fim com o surgimento de plataformas (pode-se dizer que o Playstation iniciou isso) que permitiram exprimir com mais clareza sentimentos e emoções graças a imagens e sons convincentes.

Atualmente existem jogos com histórias e interpretações superiores a muitos filmes hollywoodianos, e não estou me referindo a filmes B... E o futuro do videogame é muito promissor! Estamos apenas no início dessa revolução! Ainda existe muito oq aprimorar nesse campo! Imaginem quando os devaneios de realidade virtual puderem se concretizar! Vai ser orgásmico!

Um jogo atualmente é muito mais dq um Pitfall do Atari... Existem centenas de pessoas trabalhando em projetos de grande porte como os RPGs da Square, por exemplo... São roteiristas, figurinistas, desenhistas, diretores, programadores, produtores, atores, compositores... Para se ter uma idéia, a Square pagou um milhão de dólares para a cantora coreana Faye Wong interpretar a canção Eyes on Me em Final Fantasy VIII... Isso para citar apenas um exemplo...

E sem querer ser intransigente... Se o videogame não é arte, o cinema também não...

E é claro que quando falo em videogame eu me refiro aos jogos... É meio obvio isso, não? O videogame em si é apenas o meio de expressar isso, assim como o película de um filme e sua câmera.


E tenho dito!
 
Ristow disse:
O knolex disse que os jogos são feitos de artistas mas o videogame em si não é arte... Então por que cinema também é considerado arte? :?:

O videogame é aprimorado pelos artistas grtáficos, e não desenvolvido. O jogo pode existir sem a participação do artista. Ele só é incrementado com a participasção deste.

Já um filme só existe com a participação de artistas. Seja o roteirista, que é um escritor, ou um artista dramático(ator/atriz), a participação de artistas é a base. É fundamental, e não apenas um complemento como no videogame.
 
Mas isso que eu estou falando desde o começo. O videogame avançou tanto que o o cinema e os jogos já são coisas bem parecidas.

Primeiro que jogos tem roteiro, sim. As vezes até mais complexos que um filme. Você pode ver em RPG, onde as falas podem até mudar dependendo do que você faz ao decorrer no jogo (é o caso de "Eldar Scrolls 3: Morrowind"). E mais: as vezes você tem a liberdade de escolher mais de 10 falas! Bota um super roteiro nisso, hein...
Os cenários, por exemplo... Precisam de muitos desenhistas (artistas, viu?). Sem contar os efeitos especiais, sons, orquestras (sabia que o John Willians compos a musica tema de Zelda? Verdade, é procurar no Kazaa por "The Legend of Zelda John Willians").

Acho que uma excessão são os atores... Mas mesmo assim alguns jogos precisam de alguns atores para os desenvolvedores possam capturar os movimentos e expressões faciais.
Hmmmm... Mas você sabia que existe um jogo que tem atores de verdade? É claro que não tem como controla-los, mas foi lançado para Playstation 2 no Japão... (mas não foi muito elogiado não, hehehehehe).

Bom, resumindo... Hoje em dia, não tem jogo sem artista por tras da produção dele, não...

Bom, e vejamos os filmes... Filmes de animação. Toy Story, Final Fantasy, etc... Esses são mais os que se assemelham aos jogos: CG, dublagem... Oras, e esses filmes são considerados artes, não?
 
Ressuscitando o tópico:

Na EGM Brasil Nº 4 saiu uma matéria muito interessante que trata exatamente desse assunto. É uma matéria muito interessante, que mostra o ponto de vista de pessoas de diferentes áreas, como artistas e intelectuais, etc...
 
tb axo q é uma arte....
pra mim o videogame, hj, é um cinema interativo....a maioria com uma história, personagens atores, música e etc....só q vc pode movimentar o "ator" principal até o final do "filme" e ver o final....
 
Ristow disse:
Olha, mas não é porque qualquer coisa transmite sentimento que tem que sair por aí dizendo que é arte... Talvez videogame possa, vamos analizar.

Anos atrás os games eram meios que... bem, simples. Mas com o tempo a industria dos games foi aperfeiçoando suas plataformas, o ambiente começou a ser tridimensional e assim modelamento 3D e animação.
As produtoras de games foram fazendo roteiros primorosos, trilhas orquestradas, dublagem e interpretações perfeitas.

Com a liberdade criativa proporcionada pelos milhões de polígonos, aprimoração da AI, texturas foto-realísticas e tudo mais que os consoles podem realizar hoje, nada mais natural do que isso: Games, são outra forma de contar histórias e podem ou não optar por contá-las. Porém, diferentemente do cinema, onde sua imaginação é o que conta, os games permitem a sua interação com o desenrolar da história. As possibilidades narrativas para os jogos agora são tão ou até mais amplas (interatividade) que a do cinema.

Com tudo isso, já é possivel você entrar na estória, se identificar com os personagens, sentir adrenalina, rir e por que não raiva?

Tudo isso pode fazer com que videogame possa ser considerado uma forma de arte... Né?
Falou tudo Ristow.
Star Wars, por exemplo.No filme, ele segue uma unica história, porém, quando se entra nos jogos, é possível reestabelecer essa história de acordo com o que você imagina, independente de tudo_Os atos do personagem são influenciados pelo jogador, ao contrário do cinema, onde você pode imaginar mil coisas, mas não pode influenciar o que está vendo.
Arte, pra mim, pode ser definida como uma forma de expressar a imaginação humana, e os sentimentos e todas as coisas que envolvem a mente humana.os jogos, atualmente, já podem ser considerados um desses meios de transmissão, acho eu.
 
Eu tenho que concordar que videogame é sim uma arte! Meu joga Final Fantasy que vocês vão concordar comigo (Pelo menos a maioria). As pessoas podem se envolver com um jogo, não somente pelo enredo, mas com as musicas, personagens, gráficos, e todo o carisma passado por ele! Hoje é fácil dizer e confirmar que os sentimentos fazem parte de um jogo, pelo menos em RPG é um dos principais fatores para se gostar do gênero!
 
Além dos jogos constituirem uma arte em si eles também agem como um meio de exposição de várias outras variações dela, como música, escrita etc. Estes são os meios pelo qual o jogo interage com o jogador(e o faz interagir com outros jogadores), saber juntar todos eles em algo que envolva a pessoa e a faça sentir emoções é a arte do jogo. Algo que, na verdade, não é muito diferente da arte do cinema que usa os meios audiovisuais para contar suas histórias, somente com a diferença do elemento interatividade.
Na verdade cinema e jogos deveriam pertencer a um só grupo da "arte de combinar artes". :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo