• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Jogos... 8ª arte?

Olhanod as opiniões aqui minha opinião se desenvolveu sobre o assunto...

Mas mesmo o cinema como um todo não é ate né. Se você olhar a razão filmes de arte/filmes pipoca, não poderiamos chamar o cinema de arte. :P

Mesma coisa com os games. Há muitos ao nivel de arte mesmo, mas é só.

Só um adendo: Que eu saiba, o John Williams apenas fez uma versão da musica tema do Zelda, mas não o compôs.
 
Eu achei ridiculo o que o kojima falou. Tenho certeza que o myamoto vê isso de forma diferente, é impossível não concordar que jogos são arte ainda mais depois de jogos como Katamari Damacy, assim como na arte com o tempo e a evolução a tendencia é surgirem coisas novas que quebrem o tradicional, que atraia pessoas novas e transmita novos sentimentos, isso começa a acontecer com jogos, como na arte moderna que vem para quebrar o conservadorismo do movimento artistico anterior, chocar o publico; Claro que no mundo dos games o objetivo principal de inovar não é somente chocar, mas sim atrair mais pessoas, mas apartir do momento que um jogo pode revolucionar um conceito, surpreender pessoas, transmitir novos sentimentos ele é sim arte. E no atual estado que os jogos eletronicos ja se encontram é possível até mesmo analisar artisticamente, tecnicas diferentes que são empregadas em cada jogo e tudo mais.
 
Olha, muito tempo se passou, li livros e mais livros, mestres e mais mestres na arte de colocar no papel os mais diferentes tipos de sentimentos, ou então passá-los através das telas.

Desde Dostoievsky até os maiores gênios do Cinema, ainda assim não vi um enredo que possa bater de frente com Xenogears.
 
Última edição por um moderador:
Pra mim não resta dúvida que os games estão dominando um espaço entra os tipos de arte. Pois a cada novo jogo, desde o enredo até a trilha sonora está cada vez mais próximo de um filme, em algumas comparações até melhor!:lol:


Alguem já jogou Legacy of Kain Soul Reaver? Tem um enredo muito melhor do que muito filminho que tem por ai..
 
Não gosto da comparação de jogos com filmes, são coisas diferentes e devem ser tratados de maneiras diferentes.

Ultimamente a trilha sonoro dos jogos vem melhorando cada vez mais, cada vez mais musicas orquestradas e bem trabalhadas que além de bonitas conseguem fazer parte do clima do jogo.
 
Última edição:
Aurus disse:
Não gosto da comparação de jogos com filmes, são coisas diferentes e devem ser tratados de maneiras diferentes.
Sim, eu concordo. Só que a comparação que faço é referente ao nível de emoção que cada um consguiu proporcionar.

Livros tem a vantagem de desenvolver a história o quanto quiser.
Filmes tem o poder da imagem e da música para auxiliá-los.
Jogos tem o elemento participativo (além das vantagens dos outros formatos já ditos)
 
Aurus disse:
Não gosto da comparação de jogos com filmes, são coisas diferentes e devem ser tratados de maneiras diferentes.

Ultimamente a trilha sonoro dos jogos vem melhorando cada vez mais, cada vez mais musicas orquestradas e bem trabalhadas que além de bonitas conseguem fazer parte do clima do jogo.
sim, não apenas trilhas sonoras, mas arte na texturização dos "materiais", assim como os efeitos de luz e sombra...
 
De 4 em 4 anos eu ressucito esse tópico, aparentemente.
Pelo menos eu acredito que estou evoluindo na forma de escrever.
Ou não.

Eu continuo num dilema.
Tem eras que eu não acho cinema nem games como arte e tem eras que eu acredito que sejam.

Neste ano a agência governamental americana National Endowment for the Arts colocou games no panteão das artes.

Depois do lançamento de games como Heavy Rain e LA Noire, cada vez mais filmes e games se entrelaçam em alguns gêneros. Pelo menos a coerência pede que se classifique um de forma similar ao outro.
Ainda mais que nessa década também tivemos o crescimento no interesse e na quantidade/qualidade das produções de longa-metragens em animação gráfica.
Até as trilhas sonoras de games já também participam do Grammy e já levou premio pra casa.
 
Porque não?
Eu ultimamente tenho me perguntado qual a diferenciação de um game com um filme, fotografia, etc.

Claro que sempre podemos encontrar jogos que não são arte nem nada. Mas da mesma forma podemos encontrar musicas como Eguinha Pocoto ou filmes B horriveis, que dá vergonha de dizer que estão na mesma categoria de obras de arte reais.
 
Talvez pelo fato que na música, cinema, teatro, pintura tudo é feito de uma maneira que não envolva uma lógica exata de criação, coisa que nos jogos isso existe devido a necessidade de se saber programação que é a alma do jogo, ou seja tem aquela coisa de ter que primeiro saber usar raciocínio lógico pra depois transformar em arte.
 
Talvez pelo fato que na música, cinema, teatro, pintura tudo é feito de uma maneira que não envolva uma lógica exata de criação, coisa que nos jogos isso existe devido a necessidade de se saber programação que é a alma do jogo, ou seja tem aquela coisa de ter que primeiro saber usar raciocínio lógico pra depois transformar em arte.
Não entendi isso. Criação de jogo envolve várias partes (todas importantes), não só programação. O que você quis dizer com "lógica exata de criação"? Todo tipo de arte tem suas técnicas e planejamentos.
 
Não concordo contigo, Fúria. Num jogo de RPG, por exemplo, a história, o enredo é muito mais importante que os detalhes técnicos, que a mecânica do jogo. A mecânica é criada depois, de forma que ela potencialize as boas características do enredo. É como um pintor que tem uma ótima ideia pra pintar uma tela, mas precisa se limitar ao espaço da tela e as cores que ele tem disponíveis no momento.

Nunca tinha pensado sobre o assunto, mas lendo o tópico, creio que jogos sejam arte sim. Eu culpo a interatividade por essa noção geral de que um jogo não pode ser arte. Quando se fala em arte, nós sempre nos limitamos a ser meros espectadores - seja ela um quadro, uma música, um livro, uma peça teatral... No jogo, você pode interagir com a obra e mudá-la a seu bel prazer. E eu não acho que isso sirva pra descaracterizar o jogo como arte, é apenas uma manifestação artística diferente da qual estamos acostumados.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo