• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Jogo de Tabuleiro

Eriadan

Well-Known Member
Minha situação é um drama :( Desde já alguns anos, vinha eu e vários amigos meus produzindo um jogo de tabuleiro, grande, realmente muito bom, o qual, levando em conta o que pensamos nós mesmos e outros, conforme opinaram, despertaria grande interesse de jogadores entre 14 e 18 anos, principalmente. Uma "breve" descrição: é criado encima das raças e ambientes tolkienianos, mas tem uma história própria. O tabuleiro é um mapa detalhado de Beleriand Oriental e de Ossiriand e do Oeste da Terra-média "oriental" (ou seja, o ocidente da Terra-média a partir da 2ª Era), cujo meio é a grande muralha das Ered Luin; em outras palavras, vai do Celon até Brilthor e daí até os limites de Arnor. A depender de sua raça, vc comanda os territórios de Thargelion, Ossiriand e Lindon (elfo); Estolad até Andram e Arnor (homem); Belegost, Nogrod e Esgaldor - que inventei - que fica ao sul de Arnor (anão); e outros locais para os orcs que também inventei mas não dei nomes ainda, nas Montanhas ao norte e sul extremos e no oeste do Gelion. A missão é, naturalmente, conquistar os seus objetivos dependendo da sua situação inicial (que se define por vários fatores no início do jogo, tirando a sorte nos dados e nas cartas e conforme sua vontade). O legal é isto: um jogo seu nunca vai ser igual ao outro, é como uma guerra vívida, em que não se pode prever muito, e o uso da sorte é pouquíssimo, somente nos momentos em que concluímos que seria impossível ser de outra forma. Entermentes, não dá pra explicar todo o jogo neste tópico. (correria o risco da cópia - na verdade, já corro...)

Enfim, a questão é que, agora que concluímos o jogo, anônimo por enquanto, gostaríamos de jogá-lo!, como qualquer jogo de tabuleiro, pois o material já está todo pronto e testado. Enviei e-mails à Grow, Estrela e outras menos renomadas, perguntando-lhes, mas eles usam apenas as produções feitas pelos seus próprios "produtores". Alguém tem idéia do que eu posso fazer com meu projeto? Como qualquer autor orgulhoso de sua arte, amaria vê-la à venda para que alguém pudesse desfrutar de tão cansativo - e divertido - trabalho, e bastaria isso pra mim. Não desejo dinheiro; mas tb detestaria ver tudo o que fiz ser simplesmente colocado no nome de outro, por isso reluto tanto em simplesmente mandar um protótipo do jogo para uma das empresas, como elas sugerem, estando eu correndo o risco de ter a idéia roubada e por outro patenteada, sabendo que um processo contra quem o faz é sempre complicado.

Detesto ver uma obra, que poderia divertir e interagir tantos, aqui, ociosa. Se alguém tiver idéia de uma produtora de jogos pequena, que aceite comprar ou no mínimo aceitar publicar (sem preço, não faço questão) um jogo de tabuleiro produzido por "externos", iria ser grato se me informassem. E tb à Valinor, pergunto se há algum espaço para algo do tipo, pois é um jogo que, se explicando as regras e o processo, e divulgando algumas imagens, é possível facilmente vc mesmo contruir todo o material, embora evidentemente que não teria o mesmo resultado de como se deveria de fato, com as peças e tudo o mais.

Agradeço desde já as ajudas que poderão surgir. Vlw! :cerva:
Eriadorion.

PS. Pô, postei este tópico em "Jogos" no "Fãs de Tolkien Também Têm Outros Interesses" e ninguém sequer viu. O fórum lá tá meio apagado, n tah? Parece que n tem nem Moderador... :disgusti:
 
Hm... eh, nem tinha pensado na Devir. Mandei um e-mail pra lá; se der certo, logo estarei divulgando aki. :) Valeu, Edra!
 
A ideia é muito criativa Eriadorion! Realmente gostei.
Porém, quanto ao caso da "cópia" é meio complicado, pois a Rowling (escritora do Harry Potter) estava sendo acusadade plágio (também pudera né?).
Mas enfim, acho que você corre este risco. E tente a devir, quem sabe não dá certo?
Nai valar laituvar cë.
 
Inicialmente, você tem que verificar se seu caso é registro de propriedade intelectual ou uma patente (me parece ser mais o primeiro caso) para resguardar sua autoria. Existem diferenças entre as duas e você precisaria de um consultor que lhe auxiliasse (ou gastar muito tempo no site no INPI - http://www.inpi.gov.br/ para tentar decidir).

Por estar usando os nomes de lugares (exceto o que você criou) pertencentes à obra de Tolkien, terá que verificar também se isso não lhe força a pagar royalties para os detentores do direito sobre a obra de Tolkien (seus filhos), pois correria o risco de receber um processo de violação de direitos autorais. Principalmente se pretender registrar (ou patentear, se for o caso) antes de apresentar para uma empresa.

Não estou desanimando-o, mas propriedade intelectual é algo extremamente complicado e burocrático. Você pode ser forçado a fazer um investimento inicial que o forçaria a cobrar por seu trabalho (mesmo não tendo interesse inicial). Levar o projeto sem se proteger também é arriscado, mas eu penso que se você registrar em seu nome terá que arcar com as responsabilidades junto aos detentores da obra original. Apresentar uma obra já patenteada para uma empresa também pode lhe fechar algumas portas (teria que negociar muito para que eles o ouçam e preparem um contrato do jeito que acharem melhor para ambas as partes). Um processo de registro de patente pode demorar um tempo também, que você pode achar melhor aguardar antes de apresentar para terceiros.

Em suma, é uma situação complexa demais e você deverá procurar um consultor (ou um bom advogado especialista em propriedade intelectual) para lhe orientar. Talvez até um dos advogados que participam do fórum possam complementar algum detalhe (eu só conheço a parte que lida com proteção de software).

Boa sorte!
 
É, verdade, Erulasto, tinha me esquecido da questão dos direitos autorais... mas a lei dos mesmos só não implica quando o objeto está por bens financeiros?
 
Mas o objetivo de uma empresa produzir o jogo não seria vender? Você quer se resguardar para que alguém não copie sua idéia (mesmo inicialmente não querendo receber por ter desenvolvido), então teria que registrar como uma concepção sua. Em algum momento a questão financeira passaria a existir e a questão seria: quem terá que pagar por isso?
 
Erulasto disse:
Mas o objetivo de uma empresa produzir o jogo não seria vender? Você quer se resguardar para que alguém não copie sua idéia (mesmo inicialmente não querendo receber por ter desenvolvido), então teria que registrar como uma concepção sua. Em algum momento a questão financeira passaria a existir e a questão seria: quem terá que pagar por isso?
Sim, tem razão. :think: Bom, é mais complicado do que eu pensava... até para fazer diversão há burocracia! É melhor eu fazer minha própria produção. :roll: ;-)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo