• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Jogo da Criptografia

Excluído004

Excluído a Pedido
criptografia [De cript(o)- + -grafia.] S. f. 1. Arte de escrever em cifra ou em código. 2. Conjunto de técnicas que permitem criptografar informações (como mensagens escritas, dados armazenados ou transmitidos por computador, etc.).

Bom, como nunca vi algo parecido resolvi abrir um tópico desse tipo.... A brincadeira vai funncionar do mesmo modo que o Desafio de Charadas...

Algém faz uma frase e usa um dos meios de encriptação conhecidos ou não que utilizem apenas caractéres alfa (incluindo acentos) porém sem caractéres especiais (!@#$%¨&*() e etc...)

Só pode uma tentativa por vez... errou errou... se ninguém acertar depois de 2 paginas tem de falar o resultado e dar a chance pro que tiver chegado mais perto ou pra quem tentou advinhar aí então a escolha é de quem colocou a charada...

Bom... :mrgreen: vamos lá... a minha primeira vai aí...

Nesta frase foram usados 2 tipos de criptografia...

sisap i odizami id idav ó sisap e ner ed edlum

PS: Por favor levem a sério ok... e não postem perguntando "mas e se tal coisa acontecer".. "o que tem que fazer mesmo?!" ... qualquer duvida, MP pra mim... tive muita paciência pra criar esse tópico e não quero ver ele trancado a toa ok?! Vamo lá... divirtam-se seres pensantes :)

Duvido muito que isso vá pra frente.

Criptografias realmente boas requerem profissionais para decifrar, é realmente muito difícil para pobres mortais como nós.

Ex. em "205211951121002122122" está escrito "Rousoku". Duvido que alguém ia descobrir.

(Pra bolar códigos eu sou 10 8-) )

O que poderíamos fazer é:

O cara que escreve dá seu nick escrito no código dele, e depois a frase. Tendo o nick criptografado, teríamos uma base.

Se não, acho que não rola.

Então, pmk, diga como fica "pmk" no seu código...

realmente,se vc naum der uma base fica bem dificil... :?

podia fazer assim tbm:dah a frase criptografada e dah ela original,aih o carinha tem q descobrir qual q eh a criptografia q vc usou

Vocês acham que os alemães mandavam junto com as mensagens umas "dicas" para os americanos terem menos trabalho?

Deixem de ser folgados, mexam seus traseiros gordos e decifrem. :D

Vocês tão reclamando à toa, ele já deu a dica:
Nesta frase foram usados 2 tipos de criptografia...

[Inicio da Sessão de Brainstorm]

Analisando a frase podemos ver que:
*Temos uma palavra sendo repetida 2 vezes: "sisap", o que mostra que provavelmente as palavras foram encriptadas independentemente, o que é bom, pois existem criptografias em que isso não ocorre: cada letra modifica a próxima...

*Também temos algumas palavras de 1 letra: "i", "ó" e "e", que em português só podem ser as vogais: "a", "e" e "o".

Somando a dica e essas suposições eu imagino que as criptografias usadas são:
1) Troca de Alfabeto: Cada letra tem uma equivalente no alfabeto criptografado
2) Rotação de Palavra: A palavra foi rotacionada sobre si mesma, por exemplo: ARVORE -> RVOREA -> VOREAR -> OREARV -> REARVO -> EARVOR -> ARVORE
Ou mais simples, a frase pode estar invertida: do fim pro começo...

[Fim do Brainstorm]

Sem a dica eu iria direto para a troca de alfabeto, mas provavelmente ficaria muito fácil, a idéia de usar 2 criptografias é muito boa!!!

E é claro que também pode não ser nada disso!!! :mrgreen:

Alguém tem outra idéia?

o=>e
ó=>é
d=>e
l=>n
s=>t
p=>r
i<=>a

se essa foi a substiuição o mentor acertou ( eu não levo jeito pra essas coisas)

Mentor acertou! Beleza... dexa que eu explico! :mrgreen: nem foi difci... eu usei:

TENIS
POLAR

ou seja... cada letra da palavra TENIS é substituida pela POLAR letra por letra....

depois a inversão... por exemplo Amizade fica edazima :)

Bom, é isso aé!

MENTOR! MANDA A SUA GAROTO! vamo ver se a galera descobre... :wink:

e ps: vc é bom nisso cara... algum dia podemos brincar no ICQ.... :D

Lá vai o desafio:

"aowg jozs ia dóggofc bo aõc rc eis rcwg jcobrc."

Só usei um método para criptografar. Boa Sorte!!!

Primeiro eu inverti todas as palavras e ficou assim:

"Pasis i imazido di vadi ó pasis e ner de mulde".

Pra descobrir o resto, você pode dar uma lida no meu post anterior à resposta, aonde tá escrito "Sessão de Brainstorm": O que eu fiz foi verificar a repetição de palavras e que algumas palavras tinha uma letra só, e em português isso só pode ser uma vogal.

Além disso tem o acento, que facilitou muito, porque isso mostra que "Ó" no código só pode ser "É" na nossa língua.

E eu ainda tive sorte porque comecei com a seguinte troca:
O -> E
E -> O
I -> A
A -> I
U -> U

Aplicando essa troca temos:
"Pisas a amizade da vida é pisas o nor do muldo"

Daí em diante é só tentar descobrir o que encaixa: algumas palavras, como "amizade" já estão prontas, e outras, como "Pisas" requerem um pouco mais de raciocínio...

É tão complexo quanto aqueles desafios de revistas de palavras cruzadas! :mrgreen:

Basta um pouco de raciocínio, não é nenhuma coisa de outro mundo. Mas é claro que dá pra complicar infinitamente... :twisted:

No caso, o desafio atual só tem 1 encriptação, então tratem de botar os neurônios para funcionar!!!

"aowg jozs ia dóggofc bo aõc rc eis rcwg jcobrc."

De cara já se nota que foi substituição de letras.

Temos: "dóggofc". "gg" é muito esclarecedor. Na nossa escrita, só em 2 casos ocorrem duas letras seguidas: "rr" e "ss". portanto, G = R ou G = S.

Temos: "aõc". Vamos supor que os acentos mantenham-se intactos na alteração das letras. Assim, temos na nossa escrita duas letras que aparecem com acento nasal: "õ" e "ã". Se O = O mesmo, então temos "aõc" = "põe", e A = P e C = E. Se O = A, temos "?ã?", e então C = O (como em "não") ou C = E (como em "mãe"). Duvido muito que O = O, então suporei O = A.

Agora entra a parte dedutiva. Eu suponho rotação de alfabeto, onde temos um alfabeto na mesma sequencia do original, porém deslocado. Rotacionaremos o alfabeto para termos O = A:

Código:
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O P Q R S T U V W X Y Z A B C D E F G H I J K L M N

Assim, temos "aõc" = "mão", o que é plausível. Ainda nesse sistema, G = S, o que é correto segundo a primeira dedução.

Testamos o sistema com a primeira palavra: "aowg" = "mais", que também é plausível. Assim, muito provavelmente matamos a charada.

Decodificando a frase:

"Mais vale um pássaro na mão do que dois voando."

A frase faz perfeito nexo, portanto, acertei 8-)

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back