1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

João Ubaldo Ribeiro

Tópico em 'Autores Nacionais' iniciado por Thorondir, 18 Jul 2010.

1. Thorondir

Thorondir Usuário

Da Wikipédia:
    Não vou destacar nenhum livro, porque a wikipédia já pegou os melhores. :P Pelo menos são esses que eu conheço. Gostei muito de "Sargento Getúlio" e quero porque quero ler "A casa dos budas ditosos", já ouvi falar muito bem.

Uma vez, assisti a uma palestra de António Lobo Antunes, um escritor foda, que falou muito bem dos textos do João. E também da sua irreverência: uma vez um jornalista foi questionar João do porquê ele não escrever mais, no que ele respondeu "mas eu escrevo, sim, oras! Só que uso o pseudônimo de António Lobo Antunes".

2. Clara

Clara Antifa Usuário Premium

:rofl:

É isso que eu gosto no João Ubaldo, já li vários textos dele (mas nenhum livro) e eles sempre têm essa ironia inteligente.

3. Thorondir

Thorondir Usuário

Obrigado pela dica, Clarinha. :)

4. Gustavo Campello

Gustavo Campello Usuário

Taí um escritor que eu não li ainda, minha namorada ADORA ele e acho que já leu todos...

Se fosse pra eu começar a ler qual seria o melhor livro pra se INICIAR?

Fiquei com vontade de ler O Albatroz Azul.

5. imported_Barbie

imported_Barbie Usuário

Poxa, Ubaldo é ótimo, nada de tradicional. Li "A Casa dos Budas Ditosos" o qual me impressionou a magnitude do enredo e recentemente li "O Albatroz Azul", que também recomendo. "O Sorriso do Lagarto" rendeu uma ótima discussão na minha comunidade, mas ainda não li.

6. JLM

JLM mata o branquelo detta walker

dele li luxúria: a casa dos budas ditosos. e recomendo, é um manual de sacanagem, seja literária ou carnal, q a protagonista narra. mto bem escrito, ao ponto de vc acreditar em quase tudo ali...

7. imported_Barbie

imported_Barbie Usuário

Não acho que seja um manual de sacanagem o que Ubaldo escreveu na Casa dos Budas Ditosos, tendo em vista obras indiretamente ligadas ao tema, de autores como Yasunari Kawabata e Gabriel Garcia Marquez, com o mesmo teor.

8. Tataran

Tataran Usuário

Indo ao Google, pesquisar a qual livro de Yasunari Kawabata Barbie se refere. :dente:

9. imported_Barbie

imported_Barbie Usuário

Não precisa ir ao google, o citado é "A casa das Belas Adormecidas".XD

10. Tataran

Tataran Usuário

Valeu, Barbie. Já coloquei na minha lista de compras.

Acho que vou ter que parar de ler o Meia Palavra. Vocês vão me levar à bancarrota desse jeito. :biblio:

11. imported_Barbie

imported_Barbie Usuário

Olha, esse livro é ótimo também.

Você gosta de literatura japonesa???

12. Tataran

Tataran Usuário

Até agora, só li o Musashi, e gostei bem.

Também comprei um livro manuscrito em japonês; língua que eu não sei, nem tenho planos de aprender. :vergonha:

13. imported_Barbie

imported_Barbie Usuário

Poxa, que legal, nem todo mundo gosta ou já experimentou algo da literatura japonesa que é tão boa quanto a africana.

Eu comecei Musashi em .pdf, depois vi que estava tudo fora de ordem aí comprei os dois volumes, mas não terminei de ler. Você leu os dois calhamaços de Musashi?

14. Tataran

Tataran Usuário

Li os dois volumes, sim. O primeiro é, na minha opinião, bem melhor que o segundo. Vai ver que é por conta de alguns elementos repetitivos da história começarem a cansar.

Agora, o thread era sobre João Ubaldo Ribeiro, e já estamos discutindo literatura japonesa. XD

15. imported_Barbie

imported_Barbie Usuário

Melhor voltarmos ao tema central...depois discutimos nosso gosto em comum.:rofl:

16. Thorondir

Thorondir Usuário

Eu tenho vontade de ler "Viva o povo brasileiro", mas eu olho aquele camalhaço e me dá uma preguiiiiça... alguém já leu?

17. imported_Barbie

imported_Barbie Usuário

Vi uma entrevista dele e me empolguei para ler este, só que o mesmo mal me persegue.
    Tenho amigas que adoraram.:happyt:

18. JLM

é, né? tenta então sugerir ele como leitura em escolas públicas... e caso vc ñ tenha reparado eu escrevi um aposto depois da palavra sacanagem.

e o livro do ubaldo tá beeeem distante dos 2 q vc citou, q por coincidência tb tenho e já li. eqto o ubaldo foca no sexo & luxúria como mote do livro, puxando daí outras reflexões, os outros 2 trazem outros temas, e vez por outra o sexo aparece. têm diferença, só ñ vê quem ñ quer.

19. imported_Barbie

imported_Barbie Usuário

Ninguém falou em colocar como leitura obrigatória de escolas públicas, até pq nem todos os livros servem para tal uso, não é somente esse, há inúmeros outros. E se o senhor não viu, coloquei a palavra "indiretamente" para relacionar os temas, acho que não percebeu.

O livro do UUUbaldo não está tão distante assim dos dois que eu citei e tb os tenho e tb os li, ok? Os mesmos tb não entram no rol "escolas públicas" ou "particulares", só não vê, realmente, quem não quer.

Cada um com sua opinião, e tenho dito!

20. JLM

q bom q vc é original em seus argumentos. :puke:

Compartilhar