• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

João Ubaldo Ribeiro

Thorondir

Usuário
Da Wikipédia:
João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro (Itaparica, 23 de janeiro de 1941) é um escritor, jornalista, roteirista e professor brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras. É ganhador do Prêmio Camões de 2008, maior premiação para autores de língua portuguesa. Ubaldo Ribeiro teve algumas obras adaptadas para a televisão e para o cinema, além de ter sido distinguido em outros países, como a Alemanha. É autor de romances como Sargento Getúlio, O Sorriso do Lagarto, A Casa dos Budas Ditosos, que causou polêmica e ficou proibido em alguns estabelecimentos, e Viva o Povo Brasileiro, tendo sido, esse último, destacado como samba-enredo pela escola de samba Império da Tijuca, no Carnaval de 1987

Não vou destacar nenhum livro, porque a wikipédia já pegou os melhores. :P Pelo menos são esses que eu conheço. Gostei muito de "Sargento Getúlio" e quero porque quero ler "A casa dos budas ditosos", já ouvi falar muito bem.

Uma vez, assisti a uma palestra de António Lobo Antunes, um escritor foda, que falou muito bem dos textos do João. E também da sua irreverência: uma vez um jornalista foi questionar João do porquê ele não escrever mais, no que ele respondeu "mas eu escrevo, sim, oras! Só que uso o pseudônimo de António Lobo Antunes".
 
Tauil disse:
(...) uma vez um jornalista foi questionar João do porquê ele não escrever mais, no que ele respondeu "mas eu escrevo, sim, oras! Só que uso o pseudônimo de António Lobo Antunes".

:rofl:

É isso que eu gosto no João Ubaldo, já li vários textos dele (mas nenhum livro) e eles sempre têm essa ironia inteligente.
 
Taí um escritor que eu não li ainda, minha namorada ADORA ele e acho que já leu todos...

Se fosse pra eu começar a ler qual seria o melhor livro pra se INICIAR?

Fiquei com vontade de ler O Albatroz Azul.
 
Poxa, Ubaldo é ótimo, nada de tradicional. Li "A Casa dos Budas Ditosos" o qual me impressionou a magnitude do enredo e recentemente li "O Albatroz Azul", que também recomendo. "O Sorriso do Lagarto" rendeu uma ótima discussão na minha comunidade, mas ainda não li.
 
dele li luxúria: a casa dos budas ditosos. e recomendo, é um manual de sacanagem, seja literária ou carnal, q a protagonista narra. mto bem escrito, ao ponto de vc acreditar em quase tudo ali...
 
Não acho que seja um manual de sacanagem o que Ubaldo escreveu na Casa dos Budas Ditosos, tendo em vista obras indiretamente ligadas ao tema, de autores como Yasunari Kawabata e Gabriel Garcia Marquez, com o mesmo teor.
 
Barbie disse:
Não acho que seja um manual de sacanagem o que Ubaldo escreveu na Casa dos Budas Ditosos, tendo em vista obras indiretamente ligadas ao tema, de autores como Yasunari Kawabata e Gabriel Garcia Marquez, com o mesmo teor.

Indo ao Google, pesquisar a qual livro de Yasunari Kawabata Barbie se refere. :dente:
 
Barbie disse:
Não precisa ir ao google, o citado é "A casa das Belas Adormecidas".XD

Valeu, Barbie. Já coloquei na minha lista de compras.

Acho que vou ter que parar de ler o Meia Palavra. Vocês vão me levar à bancarrota desse jeito. :biblio:
 
Tatarana disse:
Valeu, Barbie. Já coloquei na minha lista de compras.

Acho que vou ter que parar de ler o Meia Palavra. Vocês vão me levar à bancarrota desse jeito. :biblio:

Olha, esse livro é ótimo também.

Você gosta de literatura japonesa???
 
Barbie disse:
Olha, esse livro é ótimo também.

Você gosta de literatura japonesa???

Até agora, só li o Musashi, e gostei bem.

Também comprei um livro manuscrito em japonês; língua que eu não sei, nem tenho planos de aprender. :vergonha:
 
Tatarana disse:
Até agora, só li o Musashi, e gostei bem.

Também comprei um livro manuscrito em japonês; língua que eu não sei, nem tenho planos de aprender. :vergonha:

Poxa, que legal, nem todo mundo gosta ou já experimentou algo da literatura japonesa que é tão boa quanto a africana.

Eu comecei Musashi em .pdf, depois vi que estava tudo fora de ordem aí comprei os dois volumes, mas não terminei de ler. Você leu os dois calhamaços de Musashi?
 
Barbie disse:


Eu comecei Musashi em .pdf, depois vi que estava tudo fora de ordem aí comprei os dois volumes, mas não terminei de ler. Você leu os dois calhamaços de Musashi?

Li os dois volumes, sim. O primeiro é, na minha opinião, bem melhor que o segundo. Vai ver que é por conta de alguns elementos repetitivos da história começarem a cansar.

Agora, o thread era sobre João Ubaldo Ribeiro, e já estamos discutindo literatura japonesa. XD
 
Eu tenho vontade de ler "Viva o povo brasileiro", mas eu olho aquele camalhaço e me dá uma preguiiiiça... alguém já leu?
 
Tauil disse:
Eu tenho vontade de ler "Viva o povo brasileiro", mas eu olho aquele camalhaço e me dá uma preguiiiiça... alguém já leu?

Vi uma entrevista dele e me empolguei para ler este, só que o mesmo mal me persegue.
Tenho amigas que adoraram.:happyt:
 
Barbie disse:
Não acho que seja um manual de sacanagem o que Ubaldo escreveu na Casa dos Budas Ditosos, tendo em vista obras indiretamente ligadas ao tema, de autores como Yasunari Kawabata e Gabriel Garcia Marquez, com o mesmo teor.

é, né? tenta então sugerir ele como leitura em escolas públicas... e caso vc ñ tenha reparado eu escrevi um aposto depois da palavra sacanagem.

e o livro do ubaldo tá beeeem distante dos 2 q vc citou, q por coincidência tb tenho e já li. eqto o ubaldo foca no sexo & luxúria como mote do livro, puxando daí outras reflexões, os outros 2 trazem outros temas, e vez por outra o sexo aparece. têm diferença, só ñ vê quem ñ quer.
 
JLM disse:
é, né? tenta então sugerir ele como leitura em escolas públicas... e caso vc ñ tenha reparado eu escrevi um aposto depois da palavra sacanagem.

e o livro do ubaldo tá beeeem distante dos 2 q vc citou, q por coincidência tb tenho e já li. eqto o ubaldo foca no sexo & luxúria como mote do livro, puxando daí outras reflexões, os outros 2 trazem outros temas, e vez por outra o sexo aparece. têm diferença, só ñ vê quem ñ quer.

Ninguém falou em colocar como leitura obrigatória de escolas públicas, até pq nem todos os livros servem para tal uso, não é somente esse, há inúmeros outros. E se o senhor não viu, coloquei a palavra "indiretamente" para relacionar os temas, acho que não percebeu.

O livro do UUUbaldo não está tão distante assim dos dois que eu citei e tb os tenho e tb os li, ok? Os mesmos tb não entram no rol "escolas públicas" ou "particulares", só não vê, realmente, quem não quer.

Cada um com sua opinião, e tenho dito!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo