1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Jean Plaidy

Tópico em 'Autores Estrangeiros' iniciado por Anigel, 20 Nov 2002.

1. Anigel

Anigel Eu atropelo duendes!

:arrow: Alguém mais é fã dessa escritora inglesa? Ela costuma escrever livros históricos meio romanceados. Já li toda a Saga dos Plantagenetas (14 livros) e mais um livro sobre a vida de Henrique VIII (o rei inglês que teve seis esposas). Atualmente estou lendo o primeiro volume da vida de Lucrécia Bórgia e estou adorando. Embora nenhum dos livros dela figure em meu Top 10, acho todos muito bons. :D

A Saga dos Plantagenetas

01 - Prelúdio de Sangue
    02 - O Crepúsculo da Águia
    03 - O Coração do Leão (a história de Ricardo Coração de Leão)
    04 - O Príncipe das Trevas (a história de João Sem Terra)
    05 - A Batalha das Rainhas
    06 - A Rainha de Provence
    07 - Eduardo I (o rei inglês que lutou contra William Wallace)
    08 - As Loucuras do Rei
    09 - O Juramento do Rei
    10 - Passagem Para Pontefract
    11 - A Estrela de Lancaster
    12 - Epitáfio Para Três Mulheres (uma das mulheres é Joana D'Arc)
    13 - A Rosa Vermelha de Anjou
    14 - O Sol Em Esplendor

Sobre Henrique VIII

01 - Assassinato Real
    02 - Catarina, A Viúva Virgem

Sobre Lucrécia Bórgia

01 - A Madona das Sete Colinas
    02 - Lucrécia Bórgia

:lily:

2. Ptah

Ptah Usuário

Eu li a saga dos Plantagenetas até o livro 6... depois perdi o pique... e acabei não comprando mais... gosto do jeito q ela escreve, mas meu real interesse é a fixação pelas dinastias Europeias...

3. Anigel

:arrow: Eu também gosto das dinastias européias. :wink:
    Finalmente consegui comprar todos os livros da série "Os Reis Malditos" de Maurice Druon parece ser muito boa, foi uma amiga quem me indicou esses livros.
    Começa com o rei da França, Filipe IV, chamado o Belo, perseguindo os cavaleiros Templários. O nome da série vem da maldição que o chefe dos Templários lança em Filipe o Belo e em sua descendência. Você já leu essa série nobre Ptah? :D

4. Ptah

Ptah Usuário

Ah! eu so comprei um desses de um sebo, mas perdi... pra variar... perco muitos livros... acabei não terminando de ler... Vc leu o do Henrique VIII ???? Um q conta toda a historia do reinado dele? Parece ser fantastico!

5. Anigel

:idea: Sobre o Henrique VIII eu li dois livros: "A Seis Mulheres de Henrique VIII" escrito por Antonia Fraser e "Assassinato Real" escrito pela Jean Plaidy.
    Os dois livros são muito bons, mas eu preferi o "Assassinato Real".
    Acho que foi o filho de Henrique VIII com Jane Seymour (a terceira esposa) que acabou virando personagem do livro "O Príncipe e O Mendigo" de Mark Twain. :D

6. Ptah

Ptah Usuário

Eu quero compra-los! Vou então apostar no da Jean Plaidy Anigel! Valeu pela dica!

7. Faram¡r

Faram¡r Dr. Benway

Eu não conheço bem a obra de Jean Plaidy, mas faço público o meu desgosto em relação aos romances históricos. Os que eu li, não se incluem na melhor literatura que eu tive acesso, e não deixam de ser obra ficcional. Para os interessados em detalhes históricos, e em dinastias Francesas, um bom começo é o Idade Média na França, De Hugo Capeto a Joana D´Arc. Escrito por Georges Duby e lançado no Brasil pela Jorge Zahar Editora.

8. Ptah

Ptah Usuário

Boo por q será q imaginei q vc ia dar bronca sobre ler romances históricos? Etava só esperando :roll:! Eu sei, eu sei... mas assim é mais diverido aprender! Claro q leio outras obras não ficcionais pra complementar e ampliar horizontes, mas não fique brabo não :(

9. Anigel

:idea: Jean Plaidy é uma excelente escritora. Pelo que se percebe nos livros ela faz bastante pesquisa e baseia seus livros em fatos históricos.
    Concordo com a Ptah que diz que assim é mais divertido aprender... :wink:
    Maurice Druon é outro excelente escritor de romances históricos. Como já foi dito nesse tópico ele é autor da série "Os Reis Malditos". E pouco antes do prólogo de um de seus livros tem uma frase que justifica bem a relevância dos romances históricos: "A história é um romance que aconteceu." o autor dessa frase é Ed. e J. de Goncourt
    Para meu total embaraço :oops: nunca ouvi falar dele. Nem conheço nada mais que ele tenha publicado. Só essa frase. :oops:

:arrow: Um dos livros que eu citei no tópico não é propriamente um romance histórico "As Seis Mulheres de Henrique VIII" de Antonia Fraser é mais uma biografia histórica. :wink:

10. Peregrin

Peregrin Technologic

Eu só li o primeiro "Prelúdio de Sangue", que conta a história de Eleanor de Aquitânia. Gostei bastante, mesmo achando que, em alguns momentos, a narrativa é um pouco melosa.

Mesmo assim, é muito interessante. Quero poder ler o resto em breve...

11. Anigel

8-) Nos últimos meses li mais dois livros da Jean Plaidy que foram lançados recentemente aqui no Brasil. São as duas primeiras partes da trilogia sobre a Revolução Francesa. O primeiro é Luís, O Bem Amado e o segundo é A Estrada Para Compiègne. Gostei bastante dos dois.

A narrativa começa com a morte de Luís XIV e consequente ascenção de Luís XV (seu bisneto) ao trono com apenas 5 anos de idade.

Bom, os dois primeiros livros falam sobre o reinado de Luís XV, seu casamento, suas inúmeras amantes, inclusive as mais famosas e célebres: Marquesa de Pompadour e Madame DuBarry.

O segundo livro termina com o fim do reinado de Luís XV e a ascenção de seu neto Luís XVI e sua esposa Maria Antonieta ao trono da França.

12. Anigel

Como ninguém postou ainda depois de mim nesse ópico e já fazem zilhões de anos desde o meu último post eu irei postar repetido.

Ganhei mais um livro da Jean Plaidy, curiosamente foi o primeiro livro dela publicado no Brasil, só que eu nunca havia lido.

O livro é Mary Stuart e conta a história da rainha escocesa que acabou por ser aprisionada e executada por sua prima inglesa Elizabeth I.

Mary Stuart foi casada com Francisco II da França que era filho de Catarina de Medicis e irmão de Margot (alguém assistiu ao filme A Rainha Margot?).

Enfim, uma história interessantíssima que vale a pena ler.

13. Ptah

Ptah Usuário

Anigel, já li o meu Mary Stwart da Jean Plaidy... bom, sinceramente, achei bem menos fluido que os outros. Meio tacanha. Mas acredito que a tradução não deva ter ajudado muito!

Compartilhar