1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Jazz Quem aqui gosta?

Tópico em 'Música' iniciado por Déor, 22 Mar 2007.

  1. Déor

    Déor Usuário

    bem e que eu a pouco tempo tenho começado a ouvir aki e ali algumas musicas de jazz, e gostei pacas,
    baixei um discografia do louiz armstrong muito boa, muito boa memso,
    vocês sabem quem mais e que toca este ritimo?
    não conheço muitos musicos a não ser o armstrong, e sou pesso para decorar nomes :p
     
  2. Dimitra Wormwood

    Dimitra Wormwood Usuário

    fico em dúvida em classificá-lo como jazz ou blues, mas creio que você gostará de Chet Baker.
     
  3. Phantom Lord

    Phantom Lord London Calling

    Cara não conheço tanto de jazz,mas se tem um álbum que posso lhe indicar sem medo é o A Love Supreme,do John Coltrane(lançado em 1964).
    O cara era um excepcional saxofonista e este é sem dúvidas um dos mais influentes álbuns da história do Jazz.
     
  4. Tapio

    Tapio Usuário

    Ouve Miles Davis. Qualquer coisa dele serve.
     
  5. Sir Mordrain

    Sir Mordrain (Sããr Mórrdæïn)

    Kenny G. Inclusive já tocou com Armstrong.

    Não é o meu tipo preferido de música, mas tem muita coisa boa.
     
  6. Knolex

    Knolex Well-Known Member In Memoriam

    :batera:









    Porque só pode ser piada, sério.
     
  7. Thico

    Thico The Passenger

    Eu li isso e preferi ficar quieto... porque já sabia que alguém iria comentar algo sensato.
     
  8. Knolex

    Knolex Well-Known Member In Memoriam

    Eu tentei ignorar. Juro que tentei. Mas o rapaz que criou o tópico tava procurando indicações... vai que ele baixa algo do Kenny G? Eu ia me sentir culpado pra sempre.
     
  9. Tapio

    Tapio Usuário

    Ele ia se sentir traumatizado, e nunca iria querer ouvir coisas muito boas, só por causa disto...
     
  10. Sir Mordrain

    Sir Mordrain (Sããr Mórrdæïn)

    Que lol.
    Nada a ver.
    Piada por quê?
     
  11. Turgon Vardamir

    Turgon Vardamir Usuário

    Eu gosto pra caramba de jazz cara!!!!!!!!...aqui em Belém recentemente teve um festival chamado Baiacool Jazz Festival e contou c a presença denomesconsagrados como Tomati,Kiko Loureiro entre outros...um espetaculo a boa musica!

    Obs.desculpem os erros de gramatica,problema no teclado
     
  12. Dimitra Wormwood

    Dimitra Wormwood Usuário

    ah
    charlie parker ;D
     
  13. Lippi

    Lippi Usuário

    John Coltrane. Meu preferido. :yep:
     
  14. Knolex

    Knolex Well-Known Member In Memoriam

    Porque:

    Kenny G e música boa = retas paralelas. Nunca se encontram.
     
  15. Goba

    Goba luszt

    O Kiko Loureiro é um jazzista consagrado?
    Ele lançou um álbum medíocre de jazz, só, que eu saiba. Tem alguma coisa a mais?
     
  16. Thico

    Thico The Passenger

    Com todo respeito, geralizando, esse tópico está uma piada.
     
  17. Laurelin

    Laurelin Voltei a ser um

    Eu não conheço muito jazz. Mas o que seria jazz bom pra ti?
     
  18. Thico

    Thico The Passenger

    Já falaram do Miles e Coltrane, o segundo eu não conheço tanto quanto gostaria (conheço apenas o Love Supreme o Giant Steps, aconselho o primeiro). Já o primeiro é unanimidade no jazz ele ser uma das figuras mais importantes, não há quem não goste de qualquer coisa que ele já tenha produzido... como ele teve diversas fases e inovou o gênero em vários momentos existem coisas chatas também.

    Dos discos que ouvi do Miles Davis e aconselho é o clássico absoluto Kind of Blue, em termos de algo mais ambient e fantástico tem o In The Silent e o Sketches of Spain, esse segundo sendo mais orquestrado (aliás, isso me faz lembrar que eu preciso reouvi-lo). Algo mais pro fusion (jazz rock) sub-gênero que ele contribuiu essencialmente para a criação tem o On The Corner que tem melodia bastante repetitiva, e por isso pode ser um álbum complicado de ser ouvir, mas eu aprecio bastante, além do Bitches Brew que eu acho que só ouvi inteiro umas 2/3 vezes (é um álbum quadruplo experimental com faixas de até 20 minutos). Pra quem quer ouvir um estilo mais "apressadinho" de jazz, que é o cool tem o álbum Birth of the Cool e é mais uma coletânea das músicas que ele tocava na década de 50, particularmente não curto tanto cool, então não acho esse tão bom quanto os outros. Aí já dá pra ver o quanto de disco eu ainda preciso ouvir dele, a discografia dele é uma das mais extensas existentes no mundo da música.

    Um bom álbum para iniciar no jazz é o Time Out do Dave Brubeck, meu primeiro disco, e até hoje um dos meus favoritos do gênero, contém um clássico: Take Five.

    Agora tem muita gente boa, Charles Mingus com o Mingus Ah Um e The Black Saint and the Sinner Lady, ambos excelentes álbuns (sendo o primeiro OP). Ou então o Duke Ellington (piano) acompanhado dos fenomenais Max Roach (bateria) e o já citado Charles Mingus (contrabaixo). Se quiserem ouvir guitarras (e quem disse que jazz não tem coisa geniais de guitarra?) tem o Wes Montgomery - The Incredible Jazz Guitar of... ou então qualquer coisa do belga Django Renhardt tocando swing (jazz 30's). Tem a Billie Holliday que é apreciada inclusive por quem não curte jazz.

    Se quiserem tentar algo pro jazz rock/fusion, tem banda como Mahavishnu Orchestra do John McLaughlin [top3 guitarristas pra mim] (os 4 primeiros discos são fodas, especialmente o primeirão), o Jaco do Jaco Pastorius (disco importantissímo pra quem toca baixo) e o Return to Forever do Chick Corea (piano). Coisa mais atuais e de qualidade de cabeça só lembro do Pat Patheny que vem produzindo discos bons desde a segunda metade da década de 70 até hoje (a exemplo do Bright Size Life de 76 e o The Way Up de 2005, ambos formidáveis) e o Bela Fleck que é legalzinho.

    Gente, jazz é um estilo muitissímo amplo e o mais interessante é que não existe aquela coisa do instrumento mais importante (como rola no rock: guitarra/baixo/bateria), há uma diversidade absurda de instrumentistas de qualidade que se sobresaem. Além disso eles viviam fazendo parcerias e trabalhando um no álbum do outro e assim por diante. Eu não conheço nem 1/100 do que gostaria de conhecer e por enquanto ainda me sinto em marcha lenta pra conhecer esse estilo, não por falta de interesse é que acho que ainda tô preocupado em conhecer focar no rock um pouco mais... talvez quanto mais eu envelheça mais esse estilo vá chamar a minha atenção! Assim espero.



    edit: Falei certa besteira quanto ao cool, Be-Bop na verdade é o estilo de jazz mais "apressadinho", é o caso do disco Giant Steps que consegue ser grandioso pelo fato de ser arranjado por um gênio chamado John Coltrane. Mas é um estilo que não aprecio tanto, assim como Cool.
     
    Última edição: 24 Mar 2007
  19. Sir Mordrain

    Sir Mordrain (Sããr Mórrdæïn)

    Pequeno equívoco conceitual: Retas paralelas de encontam no infinito.

    Logo, Kenny G é infinitamante bom.
     
  20. Tapio

    Tapio Usuário

    Só pode tá zoando...
    Enfim, se não tiver, não confunda Kenny G com Jazz, por favor... é até sacanagem...
     

Compartilhar