• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Japoneses se unem para acabar com fansubs e scan ilegal de mangás

Turgon

Mugiwara no Ichimi
mangaXscan-anmtv.jpg


A notícia de que empresas japonesas e americanas querem acabar com scan ilegal de mangás não é nova, mas agora a briga promete esquentar: 30 sites, famosos por disponibilizar na internet o scan de mangás horas depois de públicados, estão prestes a ser punidos com ações na justiça por pirataria. E dentre eles também estão incluídos fã-sites de tradução de mangás e distribuidores de cópias digitais para a internet como um todo.

Cerca de 36 empresas do ramo formaram a "Japanese Digital Comic Association", que está empenhada em acabar com o crescimento desenfreado dos scans ilegais de mangás e revistas japonesas. Um porta-voz do grupo não identificado justificou as ações, alegando que esses sites de scan estão usando o matérial japonês para obter lucro próprio, sem qualquer autorização de distribuição dos proprietários legais das obras.

Essa organização é formada atualmente por revistas japonesas, como a Kodansha, Shogakukan, Shueisha, Square Enix e Tuttle-Mori Agency e também de empresas americanas, como a Vertical Inc., Viz Media, Tokyopop, e Yen Press. Os nomes desses 30 sites não foram revelados, mas a associação já entrou com um pedido na justiça para o fim imediato de suas atividades, bem como o fechamento definitivo dos sites e posterior punimento legal.

Fonte: ANMTV
-----------------------------------------------

O que acham? Há alguma chance deles vencerem essa?

O que eu achei estranho é o fato deles falarem em "lucrar" com a disponibilização das scans. Quem acompanha sabe muito bem que isso não ocorre.
 
Mas muitos sites lucram sim.
Podem não vender os scans, mas ganham na publicidade que colocam no site que só tem visitas porcausa dos scans.


Só acho ruim tentarem acabar também com os fansubs. Afinal 99% dos mangas não são traduzidos para a nossa lingua. E, a não ser que essas editoras também tenham um cursinho de japones para leitores de manga, não dá pra alegar que a tradução dos mangas está prejudicando-as.
 
Acho errado o que querem fazer, e acho que nem dará certo, se der vou ter que fazer um curso de japonês para continuar assistindo...Acho que isso não prejudica em nada as empresas, mas sabemos também que pirataria é crime, acho que eles deveriam fazer uma espécie de acordo com esses sites, ao invéz de processá-los.
 
[F*U*S*A*|KåMµ§] disse:
Mas muitos sites lucram sim.
Podem não vender os scans, mas ganham na publicidade que colocam no site que só tem visitas porcausa dos scans.
FUSA, a maioria que tem essas publicidades no site, serve mesmo para conseguir pagar o site e as contas premium. O lucro não é tão gigantesco assim como alguns pensam. Se quiser posso indicar um site (por mp) aonde eles mostram suas contas, ou seja, o que ganham em doações e o que realmente gastam para manter um site legal para todos.

A maioria que traduz, disponibiliza e tanto mais, fazem por gosto e não são pagos por isso. Mas claro, existe alguns poucos que tentam se aproveitar, mas pouco tem sucesso hoje.

[F*U*S*A*|KåMµ§] disse:
Só acho ruim tentarem acabar também com os fansubs. Afinal 99% dos mangas não são traduzidos para a nossa lingua. E, a não ser que essas editoras também tenham um cursinho de japones para leitores de manga, não dá pra alegar que a tradução dos mangas está prejudicando-as.
Hoje em dia está bem melhor. As editoras nacionais estão sendo trazendo títulos novos. Hoje a quantidade de mangás e mangás realmente bons está até que legal. O ruim ficaria apenas no atraso com relação ao Japão nos volumes.

Eu acho que mais seria prejudicado seriam os animes. Pois esses levam uma falta de consideração da maioria das produtoras, com cortes, dublagem mal feita, alterações na história e tantas outras coisas que já citamos de monte em outros tópicos.

Vale lembrar que tem muitos alguns sites que começaram a disponibilizar animes gratuitamente. A Viz, por exemplo, está exibindo o episódio na televisão e depois disponibilizando-o em seu site, para todos assistirem gratuitamente. Essa é uma forma de acabar com a pirataria também.
 
Sim, esta bem melhor, mas ainda não está bom.
Quem nãosabe japones ainda fica com serios problemas para assistir animes bons.
Acabar com fansubs complicaria bastante a situação.
 
Bom, a unsanos atrás houve a mesmasituação quanto aos seriados americanos, o pessoal do site o qual eu usava na epoca foram interrogados e os computadores apreendidos.
Acabou que não deu em nada, pq foi provado que o que eles recolhiam em doações no site pagavam no maximo a hospedagem, mas o trabalho mesmo e os gastos com internet e energia eletrica ficava por conta dos pais.
Acabou de a propria justiça americana decretou que se não tem fim lucrativo não é pirataria, e ai tudo acabou.
Não sei se os japioneses serão bonzinhos ao enteder como os americanos, acho que eles brigarão mais,quanto aosanimes não acho q deveras acabarão os fansubber´s, mas os sites descan pode sersim, pq afinal lá o anime passagratuito na tv, já o mangá quem quer ler tem q comprar, não tá exposto p/quem quiser ver.
 
Ah que lindo isso¬¬
Eu leio e assisto em sites online (e não pago nada por isso), por que aqui quase não tem onde venda mangas e muito (muuuito) menos animes...então oque resta é ir procurar na net.
Quando os mangás/animês começarem a aparecer com acesso mais facil e preço também mais acessivel por aqui eu vou começar a pensar em concordar com eles...¬¬ se não ainda continuo sendo do contra /comosemprefuiemquasetudo/.
 
Melian_ a maia disse:
Não sei se os japioneses serão bonzinhos ao enteder como os americanos, acho que eles brigarão mais,quanto aosanimes não acho q deveras acabarão os fansubber´s, mas os sites descan pode sersim, pq afinal lá o anime passagratuito na tv, já o mangá quem quer ler tem q comprar, não tá exposto p/quem quiser ver.
"Gratuitos", né?

Muitos só são exibidos em canal fechado e mesmo os de tv aberta tem um custo para serem exibidos.

§Sarah§ disse:
Quando os mangás/animês começarem a aparecer com acesso mais facil e preço também mais acessivel por aqui eu vou começar a pensar em concordar com eles...¬¬ se não ainda continuo sendo do contra
Eu ainda considero os dvds que estão sendo lançados caros no Brasil. Os de Lost Canvas, por exemplo, não são tão caros, mas a quantidade de episódios em cada DVD é muito baixo.

Eu não acredito que acabará, no máximo diminuir por um tempo e depois voltar ao "normal". Enquanto eles não encontrarem uma solução para isso, que agrade principalmente os fãs, fica difícil manter o controle.

E a maioria são distribuídos gratuitamente, ou seja, é apenas um trabalho feito de fã para fã. Tanto que muitos fansubbers fazem questão de escrever no episódio a frase: "Feito para fãs. Não vender os episódios".
 
Para as grandes empresas terem se juntado para combater o scan de mangás é porque a coisa tá feia, não digo em relação do Brasil, mas em alguns países do Leste Europeu, há muitos sites que cobram uma quantia "simbólica", a título de manutenção, para download dos mangás... e de quebra você ganha uma pá de vírus.

Se as empresas confirmarem as ameaças, a exibição de animes via fansub vai ser prejudicada seriamente. O ideal seria estas editoras se espelharem nos estúdio de Hollywood e criarem um site de animes e séries via streaming e disponível para os demais países além da Europa e USA. Tenho quase certeza de que obteriam um lucro considerável com divulgação e propaganda em banners.
 
O problema é eles fazerem isso. Dúvido que vão contratar alguém para traduzir e legendar para diversos países. Não seria algo muito rentável, caso eles não recebessem algo em troca.

Esses sites de scan são sim do exterior, mas acontece que tem muitos fansubbers no Brasil que utiliza eles para sua tradução, já que preferem traduzir do inglês para o português do que direto do japonês. Mas claro, não são todos.
 
Outra notícia que tem a ver com essa.

dolescente é preso por infringir direitos autorais no Japão

A polícia de Kyoto, no Japão, prendeu um estudante de 14 anos na última segunda por distribuição ilegal de mangás via internet. Os vídeos postados no YouTube incluem imagens de várias obras, como de One Piece e Naruto, que ainda nem foram reveladas oficialmente pelas editoras. O infrator é de Nagoya, sudeste de Tóquio, e segundo a polícia, esta é primeira apreensão por direitos autorais veiculados pelo sistema de upload de vídeos da internet.

De acordo com o próprio adolescente, ele fotografava as páginas das revistas, montava um vídeo com elas, e em seguida postava no You Tube, tendo consciência da ilegalidade. A polícia está investigando como o suspeito adquiria os mangás antes de serem lançados. A Shonen Jump se pronunciou sobre o assunto, e alegou que irá tomar todas as medidas possíveis para proteger a cultura e os direitos dos criadores dos mangás. A polícia relatou ainda que o jovem utilizava o site social Twitter para informar os interessados do upload de algum novo vídeo. 118 parcelas que compõem 30 mangás da Shonen Jump foram postados pelo rapaz de dezembro do ano passado até este mês.

Os vídeos receberam uma média de 8 milhões de acessos, sendo postados na rede entre 4 e 5 dias antes do lançamento oficial dos mangás. O adolescente possuía um blog, o qual já foi banido do provedor. Sua conta no Twitter, porém, continua disponível, assim como um de seus canais no YouTube. Amigos do jovem também participavam do esquema, onde trabalhavam na montagem do blog e divulgação dos vídeos na rede. Na casa do principal suspeito, a polícia apreendeu várias fotografias de mangás, além de computadores portáteis e aparelhos de vídeo game.

Outros casos similares já foram reportados pela polícia japonesa em 2007, quando três jovens residentes no Japão foram presos por escanear páginas da própria revista Weekly Shonen Jump. A Lei de Direitos Autorais no país não autoriza a hospedagem de conteúdo sem autorização, porém, pelo menos até o início deste ano, não restringia o download dos mesmos,só que, uma lei aprovada em janeiro decretou a proibição.

Fonte: ANMTV
-----------------------------------------------

Está ficando cada vez mais sério isso.
 
Concerteza!

O interessante é saber como ele conseguia essas scans antes do lançamento! Sem contar que o mangá One Piece já sofreu disso em duas oportunidades, sendo o capítulo da semana saindo antes na internet do que na Shonen Jump.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo